Óculos tecnológico: o que é, como funcionam e principais do mercado

Óculos tecnológico: o que é, como funcionam e principais do mercado
  • por
3
(2)

Os conhecidos óculos tecnológicos ou óculos inteligentes são dispositivos que vêm ganhando popularidade nos últimos anos e, além de corrigir os erros refrativos e revelarem o estilo,  proporcionam aos usuários conectividade e uma experiência imersiva com o mundo digital. 

Desse modo, no artigo de hoje mostraremos tudo o que você precisa saber sobre como estes óculos funcionam, suas tecnologias e expectativas para o futuro, além dos principais modelos disponíveis no mercado. Então, se você está curioso para saber mais sobre essa tecnologia em ascensão, continue lendo.

Óculos tecnológicos: o que são e como funcionam?

Os óculos tecnológicos, também conhecidos como óculos inteligentes ou smartglasses, são dispositivos eletrônicos que combinam tecnologias avançadas com design inovador para oferecer uma experiência imersiva e interativa aos seus usuários. Desse modo, esses óculos incorporam recursos como telas de exibição de realidade aumentada, reconhecimento de voz e gestos, GPS, recursos de áudio, câmeras, sensores de movimento, conectividade Wi-Fi e Bluetooth, entre outros.

Assim, entre os grandes diferenciais dos óculos tecnológicos estão recursos como a capacidade de exibir informações digitais diretamente na linha de visão do usuário, permitir a visualização e interagir com conteúdos virtuais enquanto realiza outras atividades, controlar aparelhos à distância, interagir com assistentes virtuais, etc.

Nesse sentido, os óculos tecnológicos podem ser uma ferramenta útil, indicados para diversas atividades, desde entretenimento e jogos até setores como saúde, educação e negócios. Além disso, eles também podem ser usados para treinamentos, análises de dados em tempo real, suporte remoto, navegação, entre outras aplicações. 

Já em relação ao design, alguns deles remetem a modelos clássicos, são mais discretos e parecem óculos convencionais. Por outro lado, outros óculos tecnológicos têm um design futurista e chamativo, dependendo das tecnologias aplicadas por cada fabricante do acessório, como perceberemos ao longo do artigo. 

Também é importante destacar que é possível adaptar lentes de grau nos óculos tecnológicos, desde que o modelo do óculos permita essa adaptação. A maioria dos fabricantes de óculos tecnológicos oferecem modelos que permitem a instalação de lentes de grau, como mostraremos no decorrer do artigo. 

Qual a tecnologia usada neste tipo de óculos?

Para proporcionar as facilidades no uso diário em diversas atividades, os óculos tecnológicos contam com tecnologias como: 

  • Telas de realidade aumentada, que permitem a visualização de informações digitais diretamente em sua linha de visão;
  • Câmeras e sensores que capturam imagens e dados em tempo real para oferecer recursos como reconhecimento de gestos, voz e objetos;
  • Conectividade Wi-Fi e Bluetooth, que permitem que o dispositivo se conecte a outros dispositivos e redes sem fio;
  • GPS e outros sensores de localização, que permitem que o dispositivo rastrear a localização do usuário e oferecer recursos como navegação e mapeamento;
  • Microfones e alto-falantes direcionados para ouvir música, fazer e receber ligações, além de notificações e comandos para assistentes virtuais. 

Óculos tecnológico: uma inovação revolucionária para o futuro

De olho nesse mercado extremamente promissor, empresas como Google, Apple, Amazon, Facebook e Microsoft, entre outras, investem bilhões de dólares e competem intensamente. Com o intuito de criar um produto único, com diferenciais em termos de design, tecnologia, funcionalidades e preço, a fim de conquistar a preferência dos consumidores.

Afinal, os óculos inteligentes têm potencial para se tornarem uma nova forma de interação entre as pessoas e o mundo digital, permitindo a visualização de informações e interagir em tempo real sem a necessidade de usar as mãos ou um smartphone. Além disso, os analistas das empresas de tecnologia acreditam que os óculos inteligentes têm potencial para serem usados em diversas áreas, como educação, entretenimento e trabalho, aprimorando a experiência do usuário.

Embora os primeiros modelos de óculos tecnológicos tenham aparecido há alguns anos (o primeiro modelo, da Google, foi lançado em 2012), é consenso entre os analistas que os óculos tecnológicos se tornem mais populares na próxima década, à medida que a tecnologia evolui e os preços se tornam mais acessíveis. 

No entanto, ainda há questionamentos acerca da capacidade dos óculos inteligentes de substituir os smartphones e outros dispositivos móveis, já que os óculos podem ser menos práticos para tarefas que requerem digitação ou entrada de dados. Por outro lado, o co-fundador e diretor executivo Mark Zuckerberg, da Meta Platforms, pondera que tecnologias como a realidade aumentada  e realidade virtual podem ajudar a impulsionar o uso cotidiano dos óculos tecnológicos em um futuro próximo.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Óculos mais finos]

Principais modelos de óculos tecnológicos do mercado

Existem diferentes fabricantes do universo tecnológico produzindo modelos de óculos inteligentes, de modo que apresentaremos os mais famosos a seguir. 

Xiaomi 

O modelo com visual retrofuturista da empresa chinesa combina sistemas de imagem e sensores com pequenas telas microLED, capazes de exibir mensagens e notificações, rotas de trânsito, além de fazer chamadas, capturar fotos e traduzir textos em tempo real. Para isso, o óculos conta com uma câmera de 5MP, módulos WI-FI e Bluetooth comandados por um sistema operacional baseado no Android. 

óculos tecnológico

Modelo de óculos Xiaomi. Fonte.

Ray Ban Stories

Uma das mais famosas marcas de óculos do mundo não poderia ficar de fora. Por isso, em parceria com o Facebook, a Ray Ban lançou o Stories. Baseado em modelos icônicos, como o Wayfarer, Round e Meteor. O óculos conta com recursos de conectividade, áudio e vídeo que permitem fazer até 500 fotos ou gravar vídeos de até 30 segundos com o botão de captura ou sem usar as mãos, através dos comandos de voz da Assistente do Facebook.

Além disso, conta com um sistema de áudio com três microfones integrados e alto-falantes que possuem cancelamento de ruídos posicionados nas hastes que permitem ao usuário ouvir música ou atender ligações.

óculos tecnológico

Óculos tecnológico da Ray Ban. Fonte.

Amazon Echo Frames (2º geração)

A empresa de Jeff Bezos apostou em um óculos voltado para os recursos de áudio. Dessa forma, o modelo da Amazon não conta com uma tela na lente e é boa opção para quem procura por um  acessório para ouvir música, fazer ligações, definir lembretes, criar listas de tarefas, ouvir podcasts ou controlar sua casa inteligente de qualquer lugar através da assistente Alexa, além de ser compatível com  o Google assistente e Siri.  

óculos tecnológico

Modelo de óculos inteligente Amazon Echo Frames. Fonte.

Google AR

A empresa do Vale do Silício está desenvolvendo um óculos que promete romper barreiras linguísticas ao traduzir em tempo real o que alguém está dizendo e projetar em sua tela. Ainda não há data de lançamento do Google AR. No entanto, a Google já realizou testes do produto com usuários selecionados e os resultados foram positivos em termos de experiência do usuário e desempenho técnico.

óculos tecnológico

Óculos inteligente Google AR. Fonte.

Lenovo Think Reality A3 

A Lenovo desenvolveu este modelo especificamente para uso profissional pensando no aumento da produtividade. Desse modo, o óculos é conectado via cabo a computadores e é capaz de projetar até 5 áreas de trabalho do Windows 10 através de realidade aumentada. Além disso, o modelo também é compatível com smartphones Motorola, marca que pertence à Lenovo desde 2014. 

óculos tecnológico

Modelo Lenovo Think Reality A3. Fonte.

Snap Spectacles AR (4º geração)

Lançado em 2021, a quarta geração do óculos da Snapchat conta com uma grande atualização no design e é o primeiro modelo a contar com recursos de realidade aumentada. Porém, o modelo ainda é inacessível ao público em geral e está disponível apenas a desenvolvedores e criadores de conteúdo selecionados pela empresa. 

Embora o design e a construção do acessório o tornem leve e confortável, o preço a pagar é a capacidade limitada da bateria, de apenas 30 minutos, que pode ser recarregado até 4 vezes usando o estojo/carregador que acompanha o acessório.

óculos tecnológico

Óculos inteligente Snap Spectacles AR (4º geração). Fonte.

Óculos inteligentes com lentes de grau: é possível!

Felizmente, na maioria dos óculos tecnológicos é possível trocar as lentes originais. Nós, da Lenscope, as trocamos por lentes de grau, o que facilita a vida de quem tem problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou quem apenas precisa de proteção contra a luz azul nociva.

Por isso, se você acompanhou essa leitura e se interessou pelos benefícios dos óculos tecnológicos de marcas que inovam no mercado com o auxílio da alta tecnologia, temos o orgulho de informar que a Lenscope é pioneira na venda de lentes online. Pois, aliados a tecnologia de ponta, ajudamos as pessoas a terem a melhor versão do seu óculos de grau. 

Desse modo, conosco é possível ter óculos com as lentes mais finas para baixo e alto grau por um preço que caiba no bolso de todos. Tudo isso sem sair de casa. Então, não perca mais tempo e faça um orçamento online e gratuito no nosso site.

Fontes:

All About Vision

Medium

Feel Good Contacts

Eye See Mag

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *