óculos vencido sintomas

Óculos vencido: 5 sintomas que indicam a hora de trocar as lentes

1
(1)

Será que existe, para um óculos vencido, sintomas de que é hora de trocar as lentes?

Por incrível que pareça, sim. Aliás, são 5 sintomas que você precisa conhecer e que te indicam o momento de trocar de óculos.

Afinal, até as nossas lentes têm validade, sabia? Além disso, fique atento aos seguintes sintomas:

  • necessidade de apertar os olhos para conseguir enxergar;
  • piscar com mais frequência;
  • dores de cabeça.

Aliás, pode ser que a sua armação também já tenha passado da validade, o que indica que está na hora de trocar de óculos. E é sobre esse assunto que vamos tratar neste artigo. Leia para entender melhor.

5 sintomas que indicam óculos vencido 

Dentre os sintomas mais comuns que indicam óculos vencido, destacamos:

    • Piscar com frequência – esse sintoma pode indicar que você está com óculos vencido e que precisa renovar sua receita. Piscar com frequência indica que você está com dificuldade para enxergar uma imagem com nitidez. 
    • Dificuldade para ler, precisando apertar os olhos – especialmente para conseguir ler textos ou ver imagens em telas digitais. Geralmente, a pessoa precisa afastar os aparelhos eletrônicos, esticando os braços, para conseguir ver direito. 
    • Dores de cabeça – é comum porque o seu cérebro se esforça muito mais para compensar o trabalho que as lentes do seu óculos deveriam fazer, mas que não fazem porque estão vencidas.
    • Dificuldade para enxergar à noite – esse é um sintoma claro de que suas lentes venceram. Quando não enxergamos bem à noite, ou quando as luzes de outros carros ou dos postes de iluminação atrapalham nossa visão, precisamos de óculos novos.
    • Visão turva – pode ocorrer em apenas um ou nos dois olhos e indicam que o seu grau pode ter mudado, então é hora de se consultar com o oftalmologista para uma nova receita de óculos.
    • Fadiga ocular – olhos cansados e tensos indicam que a sua visão está precisando de cuidados específicos, como lentes que ajudam a descansar a vista.

Óculos vencidos: sinais nas lentes 

As lentes indicam quando os óculos estão vencidos e por isso é importante estar alerta quando manchas aparecem nas lentes ou quando elas estão já desbotadas. Além disso, riscos, descascados ou aspecto de lente craquelada são sinais claros de que é hora de trocar o seu óculos.

Entenda melhor sobre estes sinais lendo sobre manchas nas lentes dos óculos

Com que frequência tenho que trocar meus óculos?

Essa é uma dúvida muito comum. Até porque, vários fatores vão influenciar na frequência da ida ao oftalmologista.

Por exemplo, para bebês o primeiro exame ocular deve ser feito aos 6 meses de idade, repetindo essa frequência até os 2 anos. Já as crianças de 3 até 5 anos devem ir ao oftalmologista pelo menos uma vez entre esse intervalo de tempo.

Já para os jovens e adultos com 18 até 39 anos, os exames de vista podem ser feitos a cada dois anos. Aliás, durante a consulta, o médico realiza exames oftalmológicos que ajudam também no diagnóstico de problemas de vista – como miopia, hipermetropia, entre outros – ou doenças mais graves, como o edema macular diabético.

No entanto,  se você já apresenta fatores de risco à saúde ocular é preciso ainda mais atenção com a frequência da ida ao oftalmologista. Isso porque se você tem diabetes, doenças cardiovasculares ou histórico familiar de problemas de visão mais graves, o seu médico poderá exigir uma visita a cada 6 meses ao consultório.

Assim, vale lembrar que adultos a partir de 65 anos também devem ir ao oftalmologista anualmente, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde ou histórico familiar de doenças oculares. 

Óculos vencidos ou lentes erradas? Como diferenciar os sintomas 

Alguns sintomas de óculos vencidos são iguais para lentes erradas. Ou seja, lentes que não corrijam o seu erro de refração. Portanto, é importante que você fique atento aos sintomas para saber diferenciar.

  • Sintomas para óculos vencido – dor de cabeça, fadiga ocular, piscar com frequência, dificuldade em enxergar de perto em telas digitais, visão turva e dificuldade para enxergar à noite.
  • Sintomas para lentes erradas – falta de foco, esforço visual excessivo, tonturas ou dores de cabeça, visão deficiente quando um dos olhos está fechado, vertigem e náusea não relacionada com outra condição médica, 

Veja como descobrir se as lentes do seu óculos estão erradas

Por último, vai uma dica valiosa: ao fazer as suas lentes, leve elas ao seu oftalmologista para uma avaliação médica, para saber se elas realmente estão certas para o seu grau e erro de refração. Assim, você não terá com o que se preocupar.

Passo a passo para trocar seu óculos vencido

Para você trocar seu óculos vencido, elaboramos um passo a passo bem simples e eficiente que vai te ajudar:

  1. Marque uma consulta com o seu oftalmologista se está com algum dos sintomas que listamos, sendo que estão acontecendo de forma recorrente.
  2. Depois disso, você terá em mãos a sua nova receita para o novo par de lentes dos óculos. E é preciso escolher a melhor opção, certo?

Ao escolher as lentes, esteja atento aos detalhes de sua receita. Nós da Lenscope podemos te ajudar na troca das lentes. E tudo de forma simples, online e com bom custo-benefício. Dessa forma, o ideal é que você faça um orçamento para descobrir a armação de tamanho ideal para seu grau e lentes.

E nós podemos ajudá-lo nessa missão. Nosso processo de compra é 100% online, para facilitar e tornar mais simples a forma como você compra as lentes para o seu óculos.

Além disso, nós usamos a tecnologia mais avançada que existe hoje para otimizar a largura dos campos de visão, você pode adquirir as melhores lentes progressivas. Ou seja, aquelas que melhor se adequam às suas necessidades. 

Faça um orçamento e descubra a armação de tamanho ideal para seu grau e lentes

Saiba que seu grau mudou antes mesmo do seu óculos vencer

Você não precisa esperar os sintomas do óculos vencido te incomodar para saber que está na hora de trocar de lentes. É comum que o seu grau mude e, por isso, as lentes vencem e você precisa renovar a receita.

Além disso, somente o seu oftalmologista poderá prescrever novas lentes, então, nada de fugir do consultório. Aliás, exames de vista são muito importantes para manter a sua saúde visual sempre em dia. No entanto, enquanto você não marca a sua consulta, você pode realizar o nosso teste de visão online, gratuito e sem sair de casa.

Quer um exemplo?

Somos uma Health Tech comprometida em facilitar o acesso à lentes de qualidade, além disso, investimos constantemente em tecnologia para facilitar a vida de quem precisa usar óculos.

Por isso, você pode fazer agora mesmo nosso teste de visão online e gratuito, com tecnologia exclusiva.

óculos vencido sintomas - teste de visão

Mas lembre que esse teste não substitui a necessidade de visitar o seu oftalmologista, está bem?

Gostou desse conteúdo ou ainda tem dúvidas sobre óculos vencido? Conta pra gente nos comentários.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *