receita de óculos validade

Receita de óculos tem validade?

Você, provavelmente, conhece esta cena: você vai ao oftalmologista, e ele te dá uma receita. Você guarda para fazer o óculos quando tiver tempo…e muitas vezes “abandona” a receita.

Mas você sabia que a receita de óculos tem validade? Você sabe qual é esse período?

Neste artigo, vamos te contar sobre a validade da sua receita de óculos e entender quando é necessário fazer uma visita ao seu oftalmologista.

Vamos lá?

Qual a validade da receita de óculos?

A validade de uma receita de óculos é, em média, de 6 meses a 1 ano, a partir do dia em que foi realizada a consulta.

Depois disso, deve ser efetuada uma nova consulta, segundo o oftalmologista Gustavo Bonfadini, do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ.

Durante a consulta, o médico avalia a sua necessidade para uso de óculos naquele momento e prescreve a receita de acordo com o que você vai precisar usar.

Com o tempo, o diagnóstico pode mudar, e a necessidade pode ser maior, portanto, é importante marcar uma nova consulta.

Além disso, mesmo que a receita não esteja vencida, os seus olhos devem ser prioridade para você. Portanto, é essencial ir ao oftalmologista a cada 6 meses ou 1 ano, efetuar exames de rotina para verificar a situação do seu problema de visão.

Até porque, mesmo que o seu grau não tenha sofrido alteração, isso vai garantir que a sua visão não sofreu complicações maiores.

receita de óculos validade
Modelo de receita de óculos de grau com miopia (ESF) e astigmatismo (CIL)

O oftalmologista sempre faz uma nova receita para a sua correção de grau. Então, se você também sentir que o seu grau está evoluindo com certa rapidez, retorne ao médico o mais rápido possível. Dessa forma, ele pode verificar o que está ocorrendo e te encaminhar para exames mais específicos.

Veja aqui como ler corretamente e interpretar uma receita de óculos.

Quando visitar o oftalmologista?

Novamente, relembrando: mesmo que você pareça não ter absolutamente nada, é importante passar pelo oftalmologista a cada 6 meses ou 1 ano que é o mesmo período de validade da sua receita de óculos.

receita de óculos validade
Exames de rotina são importantes para manter a saúde dos olhos

 

Casos de cegueira, doenças genéticas ou até problemas mais graves nos olhos podem ser evitados com um diagnóstico precoce e tratamento correto para os olhos, e isso só acontece com visitas frequentes ao oftalmologista.

Durante a consulta, o oftalmo realiza um diagnóstico completo do seu campo de visão.

Problemas de visão mais comuns diagnosticados

Quando visitamos um oftalmologista, os principais problemas diagnosticados são a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia ou vista cansada.

Agora, vamos falar melhor sobre cada um deles:

Miopia

É a dificuldade em enxergar de longe.

miopia acontece quando a imagem é projetada antes da retina, e o formato do globo ocular é mais alongado do que o de uma pessoa que não tem miopia.

Hipermetropia

Hipermetropia é a dificuldade em enxergar objetos que estão perto. Os olhos de uma pessoa com hipermetropia projetam a imagem depois da retina, quando deveriam projetar na própria retina.

Astigmatismo

É um problema de visão no globo ocular, mais especificamente na córnea. Nesse caso, a córnea se estende para um formato irregular oval, provocando um erro refrativo e criando diversos pontos focais, quando o normal deveria ser um único foco na retina.

Sendo assim, quem tem astigmatismo, sente  dificuldade em enxergar tanto de perto quanto de longe.

Vista cansada ou presbiopia

É uma condição de envelhecimento natural dos olhos. É quando os olhos perdem a capacidade de foco, e o cristalino se torna mais elástico, quando o comum é que ele seja mais firme.

Por ser uma condição natural dos olhos, a presbiopia pode começar a surgir a partir dos 40 anos, e por isso é importante manter a frequência de visitas ao oftalmologista nessa idade.

Seja qual for o seu problema, é importante ter o óculos correto para cada tipo de grau e de necessidade.

Saiba qual é a lente de óculos ideal para o seu grau.

Além disso, novamente…

Só o oftalmologista (e não o oculista!) é capaz de identificar esses problemas e outros mais graves, como glaucoma e catarata.

Portanto, é importante a visita frequente.

Mas a consulta no oftalmo é ainda mais importante se você pertence a algum desses grupos abaixo:

  • Gestantes
  • Crianças até 10 anos
  • Adolescentes
  • Pessoas com mais de 40 anos (para diagnosticar possível vista cansada ou presbiopia)
  • Idosos
  • Pessoas que têm casos específicos de problemas oculares ou histórico familiar

Quando trocar de óculos ou quando o óculos está vencido?

É muito simples identificar a necessidade de trocar de óculos! Basta ficar atento aos sinais que o seu corpo e os seus olhos dão.

É por isso que sua receita de óculos tem validade, pois todo ano um novo diagnóstico deve ser realizado para detectar possível evolução do problema.

Mas, se você apresentar alguns sintomas antes deste período, deve procurar o oftalmologista o mais rápido possível.

Os sintomas que mostram que é hora de visitar o oftalmo são:

  • Dor de cabeça constante
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Forçar a visão
  • Fadiga ocular
  • Visão borrada e/ou embaçada
  • Olhos lacrimejantes

receita de óculos validade

Esses são os principais, mas existem ainda outros sintomas que ajudam você a descobrir se precisa usar óculos imediatamente, ou trocar o seu. Veja nesse artigo! 

Considerações Finais

Agora você já sabe que a receita de óculos tem a validade de 6 meses a 1 ano. Viu também os principais diagnósticos e a frequência recomendada para a visita ao oftalmologista.

Portanto, anote na agenda para não esquecer de fazer o retorno das visitas.

Caso seu médico recomende o retorno mais imediato, siga as orientações passadas por ele, porque provavelmente seu problema de visão deve ter um acompanhamento mais delicado.

Após passar pelo oftalmo e descobrir que precisa usar óculos, é comum as pessoas buscarem por óculos de grau mais barato

Mas é preciso ter cuidado!

Óculos sem qualidade e certificação podem piorar qualquer problema de visão que você possa ter. Isso porque, esse tipo de óculos não é feito sob prescrição médica e não é fabricado de maneira personalizada para suprir as necessidades do seu campo de visão.

Fique atento!

Existem outras maneiras de economizar e garantir a saúde dos seus olhos. Basta fazer uma pesquisa de preço e cotar o melhor valor entre marcas de confiança.

Agora, quero que você seja honesto comigo: você já enrolou, procrastinou para ir ao oftalmologista? E para mandar fazer os seus óculos e deixou passar a validade da sua receita de óculos de grau?

Conta aqui pra gente nos comentários!

receita de óculos validade

Receita de óculos tem validade?
Média 5 de 1 votos



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest