Estudos apontam que o óleo de linhaça é benéfico para a visão, principalmente para casos de olhos secos. Por isso, oftalmologistas têm indicado seu uso com frequência. Portanto, neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do óleo de linhaça para a saúde ocular, como usar e encontrar. Continue lendo para descobrir mais.
O óleo de linhaça é benéfico para a visão?
O óleo de linhaça é produzido a partir de sementes de linhaça moídas e prensadas, das quais se obtém a extração de seu conteúdo. Entre os componentes presentes, há grande predominância das quantidades de ácidos graxos ômega-3, substâncias estas que atuam na melhora da visão e saúde ocular como um todo.
-
Óleo de linhaça como tratamento para olhos secos
Os ácidos graxos ômega-3 encontrados no óleo de linhaça, ajudam as glândulas dos olhos (glândulas meibomianas), a funcionar melhor. Agindo principalmente no combate à síndrome dos olhos secos, uma condição que ocorre quando os olhos não conseguem produzir lágrimas suficientes ou quando as lágrimas produzidas não fornecem lubrificação o bastante para os olhos.
Levando a uma série de sintomas como: irritação, coceira, ardor dos olhos, sensação de “areia” e aumento da sensibilidade ao sol. Por isso, apesar de colírios serem prescritos para resolver este problema, eles nem sempre conseguem solucionar a incomodação causada pelo olho seco. Portanto, o óleo de linhaça também vem sendo recomendado por profissionais.
-
Óleo de linhaça para catarata
Segundo pesquisas feitas por especialistas, o consumo do óleo de linhaça reduz as chances de degeneração macular, assim como o desenvolvimento de catarata. A catarata é uma doença da retina que causa a perda da visão se não diagnosticada e tratada corretamente. Antes de tomar qualquer medida, a consulta com o oftalmologista é indispensável.
Óleo de linhaça e principais benefícios para a saúde ocular
O óleo de linhaça é popular por oferecer muitos benefícios à saúde, como:
- Aumento da produção de lágrimas: auxilia na melhora das glândulas dos olhos que produzem oleosidade para as lágrimas.
- Reduz a inflamação: alivia os inchaços das pálpebras e na superfície dos olhos, causados pela síndrome dos olhos secos.
- Níveis hormonais regulados: está associado à produção e regulação de hormônios mais estáveis, quando estes são afetados pela síndrome dos olhos secos.
Como usar óleo de linhaça nos olhos e onde encontrar
O óleo de linhaça é encontrado em casas de produtos naturais e diversas farmácias. Pode ser usado como um suplemento alimentar em sua dieta. Além disso, também é disponibilizado comercialmente em cápsulas ou em forma líquida. Este, por sua vez, é achado em prateleiras ou nas seções refrigeradas de alguns supermercados.
Pode pingar óleo de linhaça nos olhos?
O tratamento para a saúde dos olhos através do óleo de linhaça, é sempre feito por via oral. Marque uma consulta com um médico para descobrir se pode realizar o consumo deste óleo. Além disso, o óleo de linhaça contém cerca de 7 gramas de ácido alfa-linolênico, equivalente a 1 colher de sopa (15 mililitros). Assim, sua recomendação para a dosagem é de 1.600 miligramas (mg) de ácidos graxos-ômega 3 diários para homens e 1.100 mg para mulheres.
O óleo de linhaça não é apropriado para cozimento, mas pode ser acrescentado como base para molhos e saladas. Além disso, pode ser adicionado a smoothies, iogurtes, aveia e outros alimentos. Produtos como cereais, barras nutricionais também podem conter óleo de linhaça.
Cuidados quanto ao uso de óleo de linhaça e os olhos
Embora contenha benefícios, esse produto não deve ser usado sem a prescrição de um profissional oftalmologista, pois se utilizado de forma incorreta, pode aumentar o risco de sangramento ao reduzir a coagulação do sangue e seu uso prolongado gera deficiência de vitamina E.
Além disso, pessoas com distúrbios hemorrágicos, cirurgia iminente ou que tomam medicamentos prescritos, devem consultar o médico antes do uso do óleo de linhaça. Mulheres grávidas ou amamentando, não podem tomar o produto, pois há risco de complicações provenientes de seus efeitos hormonais.
Conheça mais óleos benéficos para a região dos olhos
Há diversos tipos de óleos naturais que são benéficos aos olhos. Por isso, alguns podem tratar uma simples condição de olhos secos, até uma conjuntivite e mesmo melhorar o aspecto de olheiras. Continue conferindo:
- Óleo de peixe: garante proteção contra a degeneração macular dos olhos.
- Óleo de rícino: adiciona lubrificação aos olhos, devolvendo umidade a essa área.
- Óleo de lavanda: calmante natural para a irritação dos olhos, oferecendo descanso.
- Óleo de coco: aliado na diminuição de olheiras e hidratação abaixo dos olhos.
Lembre-se que é necessário ter cuidado na administração e uso desses óleos. Portanto, de forma alguma, podem ser pingados diretamente nos olhos. Por isso, não se esqueça que os oftalmologistas são os profissionais adequados para indicá-los.
Mantenha-se sempre informado sobre saúde ocular
Assim como a maior parte dos produtos naturais que oferecem benefícios ao nosso organismo, o óleo de linhaça não é diferente. Ele pode ajudar garantir a manutenção da saúde dos olhos e, como sabemos, o cuidado com essa região diz muito sobre a nossa saúde e bem-estar. Por isso, a Lenscope tem por objetivo oferecer informações sobre a saúde ocular.
Dessa forma, garantido que todos que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Continue se informando sobre as novidades e informações mais importantes sobre saúde ocular assinando a nossa newsletter ou acompanhe mais sobre nossas lentes acessando nosso site.
Fontes:
Ia por 5 estrelas mas só consegui 1. Faço uso de oleo linh. à 15 anos p sindrome de jhogren. Assino em baixo.
Minha mãe tem feito o uso constante do óleo de linhaça (cápsulas), recomendação do oftalmo. O tratamento tem sido bom.