Olho de vidro: como é, quando é necessário e tudo sobre o implante

olho de vidro
  • por
3.9
(64)

Olho de vidro é um termo popular usado para se referir à prótese de olho ou a olho artificial, implantado em quem perdeu um dos olhos.  Embora seja uma opção de tratamento extremamente rara, a necessidade de remover um olho, muitas vezes, é causada por alguma doença ocular grave.

Além de parecer um olho natural, o olho de vidro também ajuda a preservar a visão do olho saudável. Existem diversas informações e curiosidades que pouca gente sabe sobre olho de vidro. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o assunto!

O que é o olho de vidro

Olho de vidro é uma opção de tratamento comum para quem perdeu um olho. Além de melhorar a aparência da pessoa, o olho de vidro também possui uma importante função para o mecanismo ocular. Isso porque a prótese aumenta o conforto na órbita ocular do olho que foi removido.

O olho de vidro pode ser pré-fabricado, quando não tem ajuste ou cor personalizada. Ou pode ser exclusivo, nos casos em que é necessário produzi-lo especificamente para as necessidades do paciente.

Quando é necessário um olho de vidro

Remover um olho é uma medida drástica, sendo preciso discutir e analisar essa decisão com seriedade. Entre os fatores principais que podem levar à remoção do olho estão por exemplo:

  • Traumatismo ocular
  • Infecção grave
  • Melanoma ou outros tumores oculares com risco de vida
  • Glaucoma
  • Uveíte
  • Dor nos olhos
  • Outros processos de doença
  • Lesão

Por isso continue lendo para saber os benefícios da prótese.

Benefícios da prótese do olho de vidro

Apesar de não restaurar a visão perdida, usar uma prótese de olho de vidro possui diversos benefícios, como por exemplo:

  • Melhorar a estética do paciente;
  • Restaurar e manter a forma dos tecidos circundantes;
  • Proporcionar uma sensação de bem-estar físico e mental;
  • Permitir movimentos de pálpebras adequado;
  • Menor incidência de ulceração.

Fora isso, usar olho de vidro também é bastante prático e não compromete em nada sua rotina, já que você pode por exemplo:

  • Usar seu olho de vidro durante suas atividades diárias, incluindo chuveiros, e durante esportes como esqui e natação;
  • Chorar, já que seus olhos fazem lágrimas nas pálpebras;
  • Fazer a implantação do olho de vidro pelo seu convênio médico;
  • Mover a prótese em sincronia com seu outro olho para um olhar natural.

Olho de vidro ou olho de plástico?

Antigamente o conhecido “olho de vidro” era realmente feito de vidro. Mas hoje, uma prótese geralmente é feita de acrílico duro e plástico.  Isso porque o olho de vidro se encaixa sobre um implante ocular, um dispositivo duro e arredondado que é incorporado no fundo na órbita ocular.

Esse implante é frequentemente embrulhado em tecido vivo ou um material de amortecimento sintético antes da colocação. Então a principal vantagem da prótese de acrílico é que ela é mais resistente do que uma feita de vidro. Mas por outro lado, a desvantagem desse tipo de prótese é que o acrílico é um material orgânico, então não é tão facilmente feito como o vidro. Isso dificulta a umidificação pelo fluido lacrimal, resultando em olhos mais secos e uma possível irritação. 

Embora uma prótese plástica dure mais que uma de vidro, ela também deve ser alterada periodicamente. Porque o formato da órbita ocular muda com o passar do tempo, sendo necessária a troca da prótese. 

Implantando um olho de vidro

A cirurgia de remoção do olho é necessária na maioria dos casos de olhos feridos ou má formação ocular. A remoção de um olho danificado é geralmente realizada sob anestesia local. Medicamentos de sedação e analgésicos podem ser administrados por via intravenosa para reduzir a ansiedade e a dor. A anestesia geral geralmente não é necessária, mas é uma opção.

Durante o procedimento mais comum, remove-se todo o globo ocular. Inclusive a esclera, aquela parte branca do olho.  Após retirar o olho, o cirurgião insere um implante redondo e poroso feito de material sintético. No entanto, existe um outro tipo de cirurgia chamada evisceração que não retira a esclera. Nesse método, a esclera é usada para cobrir o implante poroso dentro do olho. Esta operação é mais simples e o pós-operatório costuma ser mais rápido.

Tipos de cirurgia

Existem dois tipos de cirurgia feitas para remover um olho danificado. São eles:

  • Evisceração – Neste método, o globo ocular é retirado,  mas preserva-se tecidos do olho exterior e a soquete ocular (órbita).
  • Enucleação – Consiste em retirar todas as partes do globo ocular, incluindo o branco do olho. 

Seu médico decidirá qual método usar baseando-se na condição ocular que você tem e no grau de danificação do olho. 

Riscos e possíveis efeitos colaterais da cirurgia de implante de olho de vidro

Assim como qualquer outra cirurgia, o implante de olho vidro também apresenta riscos. Embora seja extremamente rara, em alguns casos pode ocorrer um tipo incomum de inflamação chamada oftalmite simpática após a cirurgia. Apesar de ter tratamento, essa inflamação pode levar à perda de visão em seu olho saudável.

Outro risco raro da cirurgia é do local do olho de vidro infeccionar, mas isso também pode ser facilmente tratado com antibióticos. Nos primeiros meses após realizar o implante ocular também é comum sentir um desconforto ou aperto no olho. 

O que esperar após o implante da prótese ocular

Nas primeiras 72 horas após o implante ocular, você provavelmente sentirá dor, inchaço e náusea. Por isso, seu cirurgião pode receitar analgésicos fortes para fazer você se sentir mais confortável nesses dias iniciais. Antibióticos orais e colírios antibióticos também são prescritos por algumas semanas. 

Nas duas semanas após a cirurgia, suas pálpebras permanecerão costuradas tampando seu implante ocular. Somente após alguns meses você poderá receber a prótese. Ou seja, o procedimento completo é dividido em duas partes: a primeira consiste em remover o olho natural e colocar o implante ocular, e a segunda em desenvolver sua prótese removível.

Quem desenvolve o olho de vidro é um especialista em olhos protéticos conhecido como ocularista. Ele constrói um olho protético personalizado para caber sobre o implante ocular.  Uma nova íris (parte colorida do olho) e vasos sanguíneos na área branca são cuidadosamente pintados à mão para combinar com o olho saudável. Um olho de vidro se movimenta, mas nem sempre tão rápido quanto um olho saudável. Por outro lado, a pupila de um olho de vidro não muda em resposta à luz. Assim, as pupilas dos dois olhos podem parecer desiguais.

Mas oOutro detalhe é que a órbita ocular pode continuar a mudar de formato após a cirurgia. Ou seja, pode ser necessário fazer ajustes e encaixes adicionais à prótese após a colocação inicial.  A perda de um olho e a adaptação à vida com um olho de vidro não é uma transição fácil. Por isso, recomenda-se realizar acompanhamento psicológico para se adaptar a essa nova realidade. 

Cuidando de um olho de vidro

Existem alguns cuidados que você precisa ter para que ele dure mais. Para garantir que se encaixe confortavelmente, você precisará por exemplo:

  • Remover a parte acrílica do olho protético uma vez por mês e lavá-la bem com água e sabão. Não se esqueça de secar a prótese antes de colocá-la de volta na órbita ocular.
  • Dormir com a prótese no lugar. Apenas a remova, caso seu médico o aconselhe a tirar. 
  • Colocar seu olho de vidro em sua órbita ocular usando um êmbolo projetado para este fim.
  • Não remover a prótese acrílica com muita frequência.
  • Usar colírios lubrificantes sobre sua prótese acrílica.
  • Enxaguar todos os detritos da prótese acrílica quando necessário.
  • Polir sua prótese pelo seu ocularista anualmente.
  • Mudar sua prótese uma vez a cada cinco anos, ou mais cedo, se necessário.

Você já sabia todas essas informações sobre o olho de vidro?

Utilizamos o olho de vidro como uma prótese ocular em casos de remoção de um dos olhos. Mas embora seja uma opção, esse tipo de cirurgia só é realizada em último caso, quando o olho já está muito danificado. Por isso, é essencial cuidar dos olhos para evitar a necessidade do uso de uma prótese futura. Fazer consultas regulares com o oftalmologista é a melhor forma de preservar sua saúde ocular.

Então saiba como está sua visão fazendo o teste de acuidade visual gratuito.

olho de vidro - teste de visão

E então, gostou do conteúdo de hoje? Conte nos comentários se você já sabia o que é olho de vidro. Afinal, sempre queremos ouvir você.

Fontes:

Very Well Health

Health Line

WebMD

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 64

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...