8 fatos sobre o olho verde

olho verde
  • por
4.4
(344)

O olho verde é uma das cores mais raras que existem. Somente 2% das pessoas no mundo tem olho verde, sendo 16% de ascendência celta e germânica. E por ser tão rara, diversos mitos cercam essa cor de olhos tão intrigante. Por isso, nós da Lenscope trouxemos 8 fatos sobre olho verde, mostrando o que essa cor tem de tão diferente das outras.

1. O olho verde é a cor de olhos mais atraente

Em uma pesquisa online feita pela All About Vision, mais de 20% dos participantes votaram nos olhos verdes como os mais atraentes. Em segundo lugar ficou o azul-claro com 16,9% dos votos, 16% para avelã e 15,2% dos votos para o olho azul-escuro. O olho verde ganhou até do cinza e ametista, por exemplo.

2. Olhos verdes são uma raridade

Ter olho verde é extremamente difícil, uma vez que representa apenas 2% de toda a população global. Em termos de raridade, a cor verde só perde para o cinza, vermelho ou violeta, e para a heterocromia, quando cada olho é de uma cor. Da mesma forma, estima-se que apenas 2% da população tenha cabelo ruivo. Curiosamente, mesmo raras, a chance de ter as duas características juntas é relativamente alta.

Olhos verdes são mais comuns que o olho castanho em alguns lugares. Apesar de serem extremamente raros, na Europa é muito comum encontrar pessoas com olho verde. Em um artigo para a Owlcation, o bioestatístico Edmund Custers constatou que 86% da população da Irlanda e da Escócia têm olhos azuis ou verdes.

O mesmo ocorre na Islândia, onde 87% dos homens e 89% das mulheres têm uma das duas cores. “Entre os americanos europeus, os olhos verdes são mais comuns em pessoas de ascendência celta ou germânica recente”, explicou o especialista. Outra curiosidade é que na Grã-Bretanha os olhos castanhos são mais raros do que os verdes, contrariando praticamente todo o restante do globo terrestre.

3. A íris não é verde

Embora seja comum o termo “olho verde”, na verdade, ninguém tem o olho dessa cor. Ocorre que a íris só aparenta ser esverdeada, mas, no fundo, é uma mistura de cores. Segundo o Eyesite, olhos verdes são uma “curiosa mistura de pigmentação marrom-claro, um pigmento lipocromo amarelado e um toque de dispersão de ondas azuis”. Basicamente, os olhos “verdes” contêm pouca melanina, comprimentos de onda azuis e pigmentos amarelados.

4. Ninguém nasce com olhos verdes

Quando nascemos, nossos olhos são escuros, geralmente cinza ou azul. Somente após o nascimento, as células chamadas melanócitos começam a secretar melanina, o pigmento marrom, na íris do bebê. Essa mudança de pigmentação é resultado da reação dos melanócitos à luz e costuma levar cerca de um ano para terminar a produção de todos os pigmentos. Dessa forma, é só depois de 1 ano que podemos saber com certeza qual será a cor dos olhos da criança.

5. Mulheres têm mais probabilidade de ter olhos verdes

A ciência ainda não consegue explicar o real motivo, mas aparentemente as mulheres têm mais olhos verdes que os homens. De acordo com um estudo publicado no Journal of Statistics Education, pesquisadores descobriram que quase 18% das participantes do sexo feminino possuem olho verde, contra 12% dos participantes do sexo masculino. Apesar de ainda ser necessário coletar mais dados sobre o assunto, outros estudos já obtiveram resultados semelhantes.

6. Pessoas de qualquer etnia podem ter olhos verdes

Embora sejam mais comuns na Europa, pessoas de qualquer etnia podem ter olhos verdes. Na Ásia, por exemplo, há uma população de aldeões no noroeste da China com olhos verdes e azuis e, em alguns casos, cabelos claros. A principal explicação para isso está na possível ligação da província chinesa com uma legião romana perdida: o exército de Marco Crasso.

7. Riscos à saúde relacionados a cor verde dos olhos

Infelizmente, apesar de ser considerada a cor mais atraente, o olho verde apresenta alguns riscos à saúde. Mas essa não é uma exclusividade da cor verde. Na verdade, todas as pessoas com olhos claros podem ser mais propensas a desenvolver um tipo específico de câncer. Isso porque a ausência de pigmento faz com que os olhos claros não tenham proteção contra a luz ultravioleta que causa câncer, aumentando o risco de desenvolver um melanoma na úvea.

Além disso, os olhos claros também são mais sensíveis à luz. Por esse motivo, pessoas com olho verde ou azul precisam sempre usar óculos de sol com proteção UV para reduzir o risco de câncer de pele e evitar qualquer irritação nos olhos.

8. A formação da cor dos olhos leva 1 ano para acontecer por completo

Após o nascimento, as células epiteliais do pigmento começam a bombear melanina, feomelanina e eumelanina para o estroma. É somente por volta de 1 ano que a cor dos olhos é definida. Por outro lado, o que irá determinar de fato a cor final do olho da criança é o fator genético. Cada gene tem duas versões diferentes, uma herdada da mãe e outra herdada do pai.  A cor dos olhos castanhos é um traço dominante e a cor dos olhos azuis é um traço recessivo. A cor dos olhos verdes é uma mistura de ambas. Ou seja, é recessivo ao marrom, mas dominante ao azul.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Como a cor dos olhos se desenvolve

A cor dos olhos é determinada pela genética, porém leva um ano para que a cor dos olhos de uma criança se desenvolva por completo. Antigamente os cientistas acreditavam que a cor dos olhos era determinada por um único gene, mas hoje sabe-se que mais de uma dúzia de genes influenciam na cor dos olhos.

O processo de desenvolvimento da cor começa pela íris, a parte colorida do olho. A cor dos olhos é uma combinação de três pigmentos produzidos no estroma, uma das camadas da íris. Os pigmentos responsáveis pela formação da cor dos olhos são:

  • Melanina: pigmento amarelo-marrom.
  • Feomelanina: pigmento laranja-avermelhado.
  • Eumelanina: pigmento marrom-escuro.

É a combinação desses 3 pigmentos com suas respectivas densidades que irá determinar a cor final do olho. No entanto, no caso de um recém-nascido, os olhos são tipicamente escuros e geralmente a tonalidade está relacionada ao tom da pele. Bebês caucasianos costumam nascer com olhos azuis ou cinza, enquanto bebês negros, hispânicos e asiáticos geralmente têm olhos castanhos ou pretos.

Como prever a cor dos olhos do seu filho

Para prever qual será a cor dos olhos do bebê, você pode usar um gráfico de grade simples denominado Quadrado de Punnett.  Trata-se de uma tabela preenchida com as características genéticas de um dos pais nas linhas superiores e as do outro pai nas colunas da extrema-esquerda. No entanto, determinar as características genéticas de cada pai pode ser um pouco complicado dependendo da cor dos olhos.

Os olhos castanhos, por exemplo, podem resultar de seis combinações genéticas diferentes e podem ocultar traços recessivos da cor dos olhos verdes ou azuis. Por isso, recomenda-se saber também as cores dos olhos dos avós para considerar as características recessivas no cálculo. Segue abaixo um exemplo do Quadrado de Punnett com a probabilidade da cor dos olhos.

olho verde

Quadrado de Punnett para prever a cor dos olhos do filho.

Problemas de visão que podem afetar a cor dos olhos

Em qualquer momento da vida é possível desenvolver heterocromia, quando um olho tem uma cor diferente do outro. Portanto, caso perceba que um ou ambos os olhos estão mudando de cor, procure um médico imediatamente. Geralmente a condição surge decorrente de um problema de visão, como:

  • Lesão ocular.
  • Diabetes.
  • Inchaço devido à irite ou uveíte.
  • Ciclite heterocrômica de Fuchs.
  • Glaucoma.
  • Síndrome de Horner adquirida.
  • Melanose ocular.
  • Tumor de íris.
  • Síndrome de Posner-Schlossman.
  • Síndrome de Chediak-Higashi.

Qual é a cor dos seus olhos?

Você tem olho verde ou gostaria de ter? Tem alguém na sua família com olho de alguma cor rara? Conta pra gente aqui nos comentários.

orçamento

 

Fontes

Health Line

The List

Medical News Today

 Very Well Health

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 344

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...