olhos de bebe remelando

Olhos de bebê remelando: o que pode ser?

0
(0)

Você, provavelmente, já viu os olhos de bebê remelando. E talvez já tenha se perguntado se é normal ou se pode trazer algum tipo de perigo ou infecção… 

E a verdade é que é um processo normal. Entretanto, existem algumas condições, como conjuntivite, olho seco e até úlcera nas córneas, que podem fazer o olho da criança produzir mais remela – e os pais devem se atentar a isso! 

Veja, agora, com o que você deve se preocupar. Continue a leitura que daremos essas informações em detalhe para você.

Afinal, o que é a remela?

A remela nada mais é do que o muco que se forma nos nossos olhos, mas que se torna excessivo quando dormimos.

Isso ocorre porque como não piscamos ao dormir, o muco se acumula na região dos cílios e nos canais por onde a lágrima passa.

Entretanto, a remela é uma junção do muco com óleos e células da pele, que funciona também como uma defesa dos nossos olhos para sujeiras e detritos que acumulamos ao longo do dia. Enquanto piscamos, liberamos várias vezes esses detritos, mas quando dormimos eles se acumulam. 

Quais as causas para os olhos do bebê remelando?  

O mesmo que acontece conosco quando dormimos e acumulamos muco, acontece com os olhos de bebê remelando, devido à quantidade de tempo que os bebês dormem.

O muco é uma defesa do nosso corpo, para proteger e limpar os olhos. Porém, quando se trata de bebês ou crianças, é preciso que os pais ou responsáveis observem se a quantidade de muco não está excessiva e, se for o caso, procurar ajuda médica. 

Além disso, alguns fatores podem colaborar para os olhos do bebê remelando, como por exemplo:

  • Conjuntivite
  • Alergias
  • Canal lacrimal bloqueado.

Doenças e condições relacionadas à remela nos olhos do bebê 

Conjuntivite 

A conjuntivite é muito comum em crianças, por ser contagiosa. Por isso, é importante sempre prestar atenção à quantidade de muco e a outros sintomas comuns, como olhos vermelhos, irritados, coçando etc. 

A conjuntivite pode ser viral (causada por um vírus) ou bacteriana (causada por bactérias).

A conjuntivite viral pode ser resultado de um resfriado ou algo do tipo, e normalmente tem secreção mais aquosa e clara. É comum e facilmente tratada em casa. 

Já a conjuntivite bacteriana é um pouco mais complicada. É causada por uma bactéria prejudicial que entra no olho, normalmente afetando um olho só. A secreção que sai dos olhos é semelhante ao pus, e pode causar dor ou desconforto ao abrir e fechar os olhos.

É importante sempre consultar o médico, independente de qual conjuntivite seja, para um tratamento correto. 

Alergias

É comum que alergias ao clima, a poeira, a sujeira ou fumaça também deixe os olhos de bebê remelando. Não costuma ser grave, sendo bem parecida com a conjuntivite viral. Entretanto, dependendo da gravidade da alergia, pode gerar uma infecção. Temos um artigo completo sobre isso que explica certinho a diferença de uma alergia para algo mais grave. Não deixe de conferir!

Terçol

O terçol é causado por uma inflamação na pálpebra, são glândulas que ficam bloqueadas na borda da pálpebra. Por isso, acabam por prejudicar o caminho da lágrima e dos olhos, causando inchaço e fazendo com que os nossos olhos produzam mais muco. O mesmo acontece com as crianças. O tratamento normalmente se dá com compressas de água morna. Mas ao persistirem os sintomas, é importante falar com o pediatra. 

Objeto no olho

É muito comum que crianças brinquem e coloquem tudo na boca ou nos olhos. Muitas vezes algum objeto, brinquedo ou sujeira podem adentrar e deixar os olhos de bebê remelando, gerando uma secreção aquosa. Mas, muitas vezes, também pode gerar uma infecção e até ferir os olhos a ponto de dar hemorragia. Por isso, é sempre importante falar com o pediatra e se for o caso, levar a criança o mais rápido possível. 

Canal lacrimal entupido

Alguns bebês possuem o canal lacrimal entupido, ou seja, a membrana interna do nariz se abre mais lentamente do que o normal no canal entre as lágrimas e o nariz. Esse entupimento provoca secreções. É importante observar outros sintomas, como inchaço, irritação nos olhos, olhos muito pegajosos ou com secreção de cor escura. Se for o caso, levar a criança imediatamente ao pediatra. 

Como tratar os olhos do bebê remelando? 

Sem querer repetir demais, mas é essencial que ao persistir os sintomas, o médico de confiança seja consultado.

Entretanto, se a produção de muco e remela da criança é normal, existem algumas formas de tratar em casa mesmo.

Nesse caso, é preciso ter muito cuidado e não utilizar nada que possa agredir os olhos da criança. Por isso, opte por algodão ou tecidos macios.

Alguns cuidados podem auxiliar com os olhos do bebê remelando:

  • Passar água morna e/ou fazer compressa com um algodão
  • Passar colírios para olho seco ou colírios antibióticos, de acordo com recomendação
  • Limpar bem óculos e lentes de contato (se for o caso trocar as lentes também!) que a criança utiliza. 

Cuidados com os seus olhos e do seu bebê 

O cuidado com os olhos é um cuidado que temos que ter constantemente, um check up que devemos fazer como fazemos com o médico do coração, por exemplo. E com os bebês e crianças não é diferente: deve-se ter um cuidado a mais, desde o início da vida, onde muitas doenças podem ser diagnosticadas.

Por isso, nós da Lenscope estamos aqui para te ajudar, levando informação sobre saúde visual em todos os sentidos!

Somos uma health tech empenhada em trazer soluções para o universo da saúde visual, e oferecemos lentes de óculos de qualidade com preço mais acessível, para você prevenir e cuidar dos seus problemas oculares e da sua família. 

E para te ajudar a manter esse cuidado, temos no nosso site um teste de visão rápido e gratuito! Você pode fazer do seu computador mesmo, basta acessar o teste. 

olhos do bebê remelando - teste de visão

Além disso, assine nossa newsletter, assim você pode sai na frente e fica por dentro de todos os conteúdos. Basta assinar a newsletter gratuitamente aqui no nosso site. 

Fontes:

Seattle Children’s

All about vision

Medical News Today

Healthline

Raising Children

Oftalmologia infantil e estrabismo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *