aios ultravioleta

Raios ultravioleta: entenda quais são os riscos para a saúde dos seus olhos

0
(0)

Entre os dias 12 e 14 de novembro, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) previu que o índice de raios ultravioleta (UV) assinalava um risco para a saúde dos olhos.

Pensando nisso, no artigo de hoje explicaremos o que são os raios UV, seus perigos para a saúde dos olhos e como escolher o óculos para proteger seus olhos dos raios UV.

Então, continue lendo para saber mais descubra também como economizar ao comprar seus óculos para proteger os olhos!

O que são os raios ultravioleta?

Os raios ultravioleta tem uma energia elevada, por isso não é possível enxergá-los. Contudo, é justamente sua alta energia que os torna tão prejudiciais. Apesar de que há alguns raios UV mais prejudiciais do que outros. Assim, eles se dividem em três categorias:

  • UVC: São os raios ultravioleta de mais alta energia que são os mais prejudiciais;
  • UVB: Estes têm energia ligeiramente mais baixa do que os UVC, mas em baixas doses, eles ainda podem causar danos.
  • UVA: Os raios UVA estão mais próximos dos raios de luz visíveis e podem passar facilmente pela córnea e atingir o cristalino.

Continue lendo para saber mais sobre como os raios ultravioleta podem afetar seus olhos!

Como os raios ultravioleta podem afetar seus olhos?

Tanto a exposição de curto quanto a de longo prazo aos raios ultravioleta pode prejudicar os olhos, afetar a visão e comprometer a saúde ocular geral. Afinal, existem várias doenças e condições oculares causadas ou agravadas pela exposição à radiação UV, tais como:

  • Degeneração macular: A degeneração macular (DMRI) é causada por danos à retina ao longo do tempo e é a principal causa de cegueira relacionada à idade. A exposição prolongada à luz ultravioleta aumenta o risco de você desenvolver degeneração macular;
  • Catarata: A catarata é uma turvação das lentes naturais do olho – a parte do olho que focaliza a luz que vemos. A luz ultravioleta, especialmente os raios ultravioleta B, aumenta o risco de certos tipos de catarata. Estima-se que 10% de todos os casos de catarata são diretamente atribuíveis à exposição aos raios ultravioleta;
  • Pterígio: Frequentemente chamado de “olho do surfista”, o pterígio é um tumor rosa não canceroso que se forma na camada conjuntiva sobre o branco do olho. Acredita-se que a luz ultravioleta do sol seja um fator no desenvolvimento desses crescimentos;
  • Câncer de pele: O câncer de pele dentro e ao redor das pálpebras também está relacionado à exposição prolongada aos raios ultravioleta;
  • Fotoqueratite: Também conhecida como queimadura de sol da córnea ou “cegueira da neve”, a fotoqueratite é o resultado da alta exposição a curto prazo aos raios UVB. Longas horas na praia ou esquiando sem proteção adequada para os olhos podem causar esse problema. Esse, por sua vez, pode ser muito doloroso e causar perda temporária de visão.

Mas, afinal, como proteger os olhos dos raios ultravioleta? Descubra a seguir!

É possível proteger os olhos dos raios ultravioleta?

De forma simples e direta, a resposta é sim. É possível proteger seus olhos dos raios UV. Contudo, algumas ações são recomendadas. Por isso, separamos 5 dicas para te ajudar a proteger seus olhos dos raios ultravioleta. 

1 – Use óculos de sol

Ao se expor à luz solar, é recomendado o uso de óculos de sol com proteção UV400 e com armações grandes para que a luz não passe pelas laterais.

2 – Use chapéu de sol

O uso de chapéu de abas largas também é uma excelente opção, principalmente para proteger os contornos dos olhos.

3 – Fique atento ao horário de radiação intensa

Entre 12h e 16h a luz solar é mais intensa, consequentemente, a radiação é maior. Então, tenha atenção redobrada nesses momentos e evite exposição entre esses horários.

4 – Consulte um oftalmologista

Fazer consultas regulares é essencial para saber como está sua saúde ocular e quais as suas necessidades com relação a proteção contra os raios ultravioleta.

5 – Fique atento às diferentes estações

É importante lembrar que os raios UV existem ao longo de todo o ano. Ou seja, mesmo em dias nublados, você está exposto. Então, fique atento e tome cuidado mesmo quando não estiver em clima de sol intenso.

Agora, com relação aos óculos de sol, descubra a seguir como escolher a melhor opção para proteger seus olhos!

Como escolher os óculos para proteger seus olhos dos raios ultravioleta?

A melhor forma de proteger seus olhos é usando lentes de qualidade em seus óculos. Para isso, você pode verificar se a lente tem a certificação ABNT NBR ISO 15111.

Essa verificação é importante porque lentes sem a proteção adequada são piores do que não usar nada. Isso porque, ao usar lentes escuras sem proteção, suas pupilas dilatam devido à sombra na região dos olhos e isso permite que a radiação penetre seus olhos.

Por isso, é importante escolher lentes de qualidade com proteção adequada. Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas:

  • Lentes cinza, âmbar e marrom: Adequadas para o dia-dia e para motoristas. Afinal, elas eliminam reflexos, permitem boa visão de contraste e de profundidade; 
  • Lentes rosa e púrpura: Indicadas para esportes aquáticos, pois melhoram a visão de contraste em fundos verdes ou azuis; 
  • Lentes amarelas: Recomendadas para o lusco-fusco do entardecer, pois elas reduzem o ofuscamento de motoristas provocados pela luz dos faróis.

Agora, que tal economizar na hora de comprar seus óculos para proteger seus olhos dos raios ultravioleta? Então, continue lendo e descubra como!

Quer economizar na compra do seu óculos? 

Agora que você já sabe como proteger seus olhos dos raios ultravioleta, é importante saber também como economizar ao investir em seus óculos, não é mesmo? 

Nós da Lenscope somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para democratizar o acesso à saúde visual e lentes de óculos de qualidade, por um ótimo custo benefício. Além disso, aqui na Lenscope todas as nossas lentes vêm com os tratamentos inclusos (antirreflexo, antirrisco, proteção UV) sem custos adicionais.

Ou seja, aqui você consegue não apenas o melhor custo benefício, mas também a melhor qualidade.

Então, aproveite que está aqui e faça um orçamento gratuito com a gente!

raios ultravioleta - orçamento

Fontes

Nevadaeyephysicians

Northwoodvision

Hopkinsmedicine

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *