Retina queimada por uso de óculos de sol sem proteção UV. Entenda

retina queimada
  • por
4.5
(16)

Os raios ultravioletas emitidos pelo sol podem causar a retina queimada – também chamada de retinopatia solar. Por isso, usar óculos com proteção UV 400 é, sobretudo, essencial para manter seus olhos em segurança.

O uso de óculos sem a proteção necessária, que geralmente são comprados de lojistas informais como em camelôs e nas praias, por exemplo, pode ser muito perigoso para a saúde dos seus olhos e provocar graves queimaduras na retina.

Como no caso de uma adolescente que você vai conferir nesta leitura. Então vem entender.

Retina queimada por uso de óculos sem proteção UV

Uma turista mineira de 14 anos de idade teve a retina queimada depois de usar óculos de sol falsificado que comprou de um ambulante na praia. O caso aconteceu durante um passeio em família na Praia do Morro, Guarapari-ES.

A família conta que, após passar o dia na praia, a jovem reclamou de dores nos olhos. Em seguida, veio o diagnóstico de retina queimada.  A princípio, a adolescente passa por tratamento com o uso de colírio.

Elizabeth Pádua é médica oftalmologista em Guarapari e ressalta que a prática de comprar acessórios para os olhos como óculos de sol sem ter certeza da origem do produto pode provocar diversos danos aos olhos e, enfim, prejudicar a visão.

Perigos de usar óculos de sol barato

Assim como aconteceu com a turista, além de causar queimaduras na retina, o uso de óculos de sol barato oferece mais perigos à saúde dos seus olhos do que você pode imaginar.

Veja alguns desses perigos em comprar óculos de sol barato:

  • Não oferecem a camada de proteção contra os danos causados pela radiação solar (UVA e UVB), pois as lentes de plástico são apenas pintadas, sem receber os tratamentos necessários.
  • Com o passar do tempo, o uso dos óculos falsificados pode gerar doenças nos olhos como: câncer de pálpebra, catarata, degeneração macular, entre outros.
  • De acordo com especialistas, a radiação pode chegar a afetar a conjuntiva do olho, produzir irritação e até tumores na córnea, no cristalino e até na retina.
  • Alguns sinais de que a córnea está queimada são: dor, olho lacrimejando e vermelhidão. A presença desses sinais pode indicar que será necessário tratamento.
  • A longa exposição ao sol pode causar a retinopatia solar e, por consequência, o problema pode ser responsável até pela perda da visão.

“A grande função dos óculos de sol é servir como uma proteção contra os danos provocados pelos raios solares UVA e UVB. Quando se trata de óculos de ‘camelô’.

A lente é produzida em plástico e depois pintada e isso não oferece a película de proteção necessária. Então, ao usar esses óculos, o ambiente do olho escurece e a pupila dilata, permitindo que os raios entrem com mais facilidade, prejudicando assim a visão”, destaca a especialista.

Outras causas de queimação na retina

Além do uso de óculos de sol sem proteção, existem outros fatores que podem queimar a retina. Confira:

Retina queimada por solda elétrica

Os profissionais que trabalham com aparelho de soldagem precisam redobrar a atenção na hora de manusear o equipamento, pois o flash originado pela radiação luminosa do arco de solda é responsável por muitos acidentes oculares.

Assim, as queimaduras são parecidas com as provocados pelo sol e podem afetar um dos olhos ou ambos. Mas atenção! Caso a queimadura não seja tratada rapidamente é provável que dê origem a uma infecção e, por fim, resultar até na perda da visão.

Eclipse solar

Se você é fã de acontecimentos astronômicos e fica todo empolgado com a notícia de um evento como o eclipse solar: muito cuidado!

 Em agosto de 2017, uma mulher de 26 anos teve suas retinas queimadas após observar eclipse que parou os Estados Unidos. Isso porque a jovem, ao contrário das recomendações, ficou tempo demais olhando diretamente o eclipse.

E, segundo especialistas, infelizmente ainda não foi possível identificar a cura para o problema específico.

Retina queimada por exposição ao sol

Agora você já sabe que não é recomendado olhar diretamente para uma fonte de luz, ainda mais se ela for forte e brilhante. Mas você realmente sabe o que pode acontecer com seus olhos se tentar encarar o sol, por exemplo? Entenda em detalhes o que não fazer.

O sol produz três tipos de luz, são elas visível, infravermelho e ultravioleta, sendo que a ultravioleta (UV) é a que causa mais danos às estruturas dos olhos, principalmente quando é refletida por alguns materiais ou superfícies como a neve, água ou areia, por exemplo.

Sintomas da retina queimada e o que fazer

Os principais sintomas da retina queimada são:

  • Visão embaçada
  • Sensação de que tem algo no olho
  • Dor no olho
  • Acuidade visual reduzida
  • Dor de cabeça
  • Olho lacrimejando
  • Ponto cego central ou paracentral em um dos olhos ou em ambos
  • Sensibilidade à luz
  • Olhos vermelhos

A boa notícia é que os efeitos quase sempre são temporários, e geralmente podem persistir por até 36 horas após o acidente.

Nesse sentido, se você se expôs ao sol sem proteção ou até usou óculos de sol, mas não tem certeza se o acessório tem proteção adequada contra os raios solares e, logo após, sentiu algum dos sintomas que mencionamos aqui, procure um oftalmologista imediatamente ou vá ao pronto socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas.

Retina queimada tem cura?

A perda da visão por retina queimada pode ser temporária ou permanente e, infelizmente, ainda não existe tratamento médico eficiente para a cura dessa condição, no entanto, há tratamento para lidar com a situação. Veja algumas dicas:

  • Tente descansar os olhos o máximo possível.
  • Use óculos de sol com proteção adequada contra os raios ultravioleta.
  • Seja em ambiente fechados ou mesmo ao ar livre, evite olhar luzes fortes.
  • Diminua o tempo em frente às telas (como celular, TV e notebook, por exemplo) e projeta sempre os olhos da luz azul.
  • Esteja em dia com suas consultas ao oftalmologista.

Em cada caso o médico irá analisar o quadro do paciente, a gravidade do acidente e orientar as melhores práticas para tratar a retina queimada. Algumas medidas, além de ajudar a prevenir que a condição se agrave, pode também evitar o surgimento de novos danos.

Prevenção: evite que sua retina seja queimada

Se prevenir é sempre a melhor escolha, não é mesmo? Confira algumas formas de prevenção:

  • Caso você lide diretamente com equipamento de solda (como exemplificamos anteriormente) ou em alguma outra atividade similar, use sempre os EPIs (Equipamento de proteção individual) recomendados. Como é o caso dos óculos de segurança e da máscara de soldador, por exemplo, que protegem a córnea da luz ultravioleta.
  • Certifique-se de que os acessórios que usa para se proteger seguem os padrões necessários.
  • No caso dos óculos escuros, eles devem conter proteção contra a radiação UVA e UVB. Cheque as informações do fabricante e só compre de lojistas confiáveis.

Cuide-se bem e proteja a sua retina

A retina desempenha um papel extremamente importante para a nossa visão, reveste nossos olhos e conecta o nervo óptico ao nosso cérebro. Por isso, devemos protegê-la sempre com todo cuidado e atenção que ela merece.

Além do uso dos óculos de sol com proteção adequada, outro cuidado importante que você deve ter é de visitar regularmente seu oftalmologista, uma vez que existem muitas doenças oculares que podem afetar a retina.

Mas você sabe como está a saúde dos seus olhos? Você pode checar se sua graduação (de miopia e astigmatismo) teve alteração com o nosso teste de visão. Faça agora mesmo. É online e gratuito.

retina queimada - teste de visão

Somos uma Health tech que usa o melhor da tecnologia com o compromisso de facilitar o acesso à informação sobre saúde ocular e lentes de óculos de grau de qualidade. E tudo isso oferecendo a você preços justos e mais comodidade!

Gostou do conteúdo? Então se inscreva na nossa newsletter. É só cadastrar o seu e-mail para ficar atualizado diariamente!

Fontes:

Allaboutvision.com

Betterhealth.vic.gov

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

27 comentários em “Retina queimada por uso de óculos de sol sem proteção UV. Entenda”

    1. Olá, eu olhei para o eclipse quando as nuvens estavam no meio, só deu pra ver a luz do sol pelas nuvens, tenho miopia e astigmatismo, e notei moscas volantes na minha visão, meu olho não está vermelho, só tô sentindo um pouquinho de dor, tipo, ela só dar 1 dorzinha e sai, ocorre isso umas 6 vezes no dia. Tenho 18 anos, tenho chances de cegueira?

      1. Olá, Jordinaldo. Geralmente os efeitos da retina queimada quase sempre são temporários, e podem persistir por até 36 horas após o acidente.
        Nesse sentido, se após esse período, os sintomas incômodos continuarem persistindo, procure um oftalmologista ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas. Eles são os profissionais adequados para esclarecer suas dúvidas e orientá-lo com precisão. Esperamos ter ajudado.🙂

    1. Olá, Evandro. Sentimos muito pelo seu acidente. O ideal é que procure atendimento médico o mais rápido possível, pois existe a possibilidade dos seus olhos infeccionarem, resultando até mesmo na perda da visão, caso a queimadura ocasionada por solda não seja tratada. Explique ao profissional o que aconteceu e como tem se sentido desde então, para que seja possível prescrever um tratamento adequado conforme as suas necessidades.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

    2. Observei o eclipse por uns 5 segundos com óculos de sol proteção UV, não senti nada no dia, só q já tem três dias que estou sentindo as minhas vistas cansadas, cm se estivesse com sono, será que algo danificou a minha retina?

      1. Olá, Leni. Tudo bem? Geralmente os efeitos da retina queimada quase sempre são temporários, e podem persistir por até 36 horas após o acidente.
        Nesse sentido, se após esse período, os sintomas incômodos continuarem persistindo, procure um oftalmologista imediatamente ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas. Esperamos ter ajudado. 🙂

  1. Olá, eu estava andando na rua quando eu passei perto de uma loja que refletiu a luz do sol no meu olho por uns 2 segundos ( durante o eclipse) eu não senti nenhum desses sintomas só notei algumas veias vermelhas no meu olho mas essas veias são aquelas normais( eu acho) tenho risco de ficar cego?

    1. Olá, Cauã. Tudo bem? Geralmente os efeitos quase sempre são temporários podendo persistir por até 36 horas após o acidente. Se você não sentiu nenhum deles, pode ficar tranquilo. Mas se sentir algum desses incômodos por mais de 36 horas, o ideal é que procure um oftalmologista da sua confiança e explique o que aconteceu, ele é o profissional adequado para esclarecer suas dúvidas. Esperamos ter ajudado. 🙂

      1. Olha, bom eu acabei olhando o eclipse infelizmente sem proteção e meu olho está ardendo e as vezes sinto um pouco de dor. Estou lavando diariamente com soro fisiológico e também estou usando colírio. Tendo risco de ficar cega??

        1. Olá, Lenir. Tudo bem? Geralmente os efeitos da retina queimada quase sempre são temporários, e podem persistir por até 36 horas após o acidente.
          Nesse sentido, se após esse período, os sintomas incômodos continuaram persistindo, procure um oftalmologista imediatamente ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas. Esperamos ter ajudado. 🙂

    2. Infelizmente visualizei o eclipse do dia 14/10/2023 com o filtro de solda errado (não sabia que era o n° 12, o filtro foi fornecido por um estabelecimento para os clientes que tivesse consumação mínima de 40$ receberia o filtro). Só observei que era o filtro errado após ter terminado o eclipse. Estou com muito medo de perder a visão em função da irresponsabilidade do estabelecimento.

    1. Olá, Fabrício. Tudo bem? Geralmente os efeitos da retina queimada quase sempre são temporários, e podem persistir por até 36 horas após o acidente.
      Nesse sentido, se após esse período, os sintomas incômodos continuarem persistindo, procure um oftalmologista ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas. Esperamos ter ajudado. 🙂

    1. Olá, Kaliane. Tudo bem? As manchas nos olhos podem ocorrer em decorrência de diversas causas, desde problemas de visão, lesões, exposição ao sol. O ideal é que consulte com um oftalmologista da sua confiança e explique o que tem sentido, ele é o profissional indicado para diagnosticá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂

  2. Ontem, por teimosia, acabei olhando de relance para o sol durante o eclipse. Acho que durante 1 segundo. Depois percebi um vermelhidão nos olhos e um deles está embaçado. Esses sintomas vão durar muito tempo? Posso ficar cego por conta disso? Posso ter queimado a retina? Sei que devo ir ao oftalmologista, mas tô um pouco preocupado.

    1. Olá, John. Geralmente os efeitos da retina queimada quase sempre são temporários, e podem persistir por até 36 horas após o acidente.
      Nesse sentido, se após esse período, os sintomas incômodos continuarem persistindo, procure um oftalmologista ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas. Esperamos ter ajudado. 🙂

  3. Boa noite, eu olhei por um bom tempo para o eclipse com lente de soldador, depois que o dono da lente falou que ela era 12 e não 14, o que faço agora? Pois estou preocupada com isso, tenho miopia e astigmatismo, meu grau é bem alto, estou preocupada pois minha visão já é bastante ruim.

    1. Olá, Sabrina. Tudo bem? Se você sentiu sua visão embaçada, sensação de que tem algo no olho, dor no olho, dor de cabeça, entre outros sintomas mencionados e eles não desapareceram em 36 horas, procure um oftalmologista ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas. Caso não tenha apresentado nenhum desses sintomas ou eles tenham desaparecido, pode ficar tranquila. Esperamos ter ajudado. 🙂

  4. Oii, eu olhei pro eclipse sem querer fui abrir o portão e dei de cara com o eclipse, porem só vi no maximo 2 segundos assim que vi já virei o rosto, não estou com sintomas, estou enxergando normal, tem como acontecer alguma coisa comigo?

    1. Olá, Fabio. Tudo bem? Se você não apresentou nenhum sintoma nos olhos, pode ficar tranquilo. Entretanto, caso sinta algum dos sintomas mencionados e eles não desaparecerem dentro de 36 horas, procure um oftalmologista imediatamente ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas. Esperamos ter ajudado. 🙂

  5. Olá, eu olhei o eclipse umas duas vezes e nessas duas vezes, eu olhei de óculos, uma delas óculos escuros por alguns segundos, tenho chance de ficar cega?

    1. Olá, Diana. Tudo bem? Se os seus óculos de sol possuem as proteções adequadas contras os raios solares, as chances da sua visão sofrer danos permanentes é pequena. Entretatnto, se você sentir sintomas incômodos em seus olhos, como visão embaçada, dor nos olhos e outros mencionados nesse artigo, por mais de 36 horas, procure um oftalmologista imediatamente ou vá ao pronto-socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas. Esperamos ter ajudado. 🙂

  6. Fui ver o eclipse com proteção, porém não sei o que aconteceu comecei a ver uma bola roxa na minha visão e depois de uns 8 minutos saiu… Tenho risco de ter queimado a retina ???

    1. Olá, Ana. Tudo bem? Os sintomas mais comuns que são manifestados pela retina queimada são: visão embaçada, sensação de que tem algo no olho, dor no olho, acuidade visual, reduzida, dor de cabeça, olho lacrimejando, ponto cego central ou paracentral em um dos olhos ou em ambos, sensibilidade à luz e olhos vermelhos. Se você sentiu algum desses sintomas e elas não desapareceram dentro de 36 horas, o ideal é que procure por um oftalmologista e explique o que está acontecendo, ele é o profissional indicado para orientá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *