retina queimada

Retina queimada por uso de óculos de sol sem proteção UV. Entenda

5
(1)

Os raios ultravioletas emitidos pelo sol podem causar a retina queimada – também chamada de retinopatia solar. Por isso, usar óculos com proteção UV 400 é, sobretudo, essencial para manter seus olhos em segurança.

O uso de óculos sem a proteção necessária, que geralmente são comprados de lojistas informais como em camelôs e nas praias, por exemplo, pode ser muito perigoso para a saúde dos seus olhos e provocar graves queimaduras na retina.

Como no caso de uma adolescente que você vai conferir nesta leitura. Então vem entender.

Retina queimada por uso de óculos sem proteção UV

Uma turista mineira de 14 anos de idade teve a retina queimada depois de usar óculos de sol falsificado que comprou de um ambulante na praia. O caso aconteceu durante um passeio em família na Praia do Morro, Guarapari-ES.

A família conta que, após passar o dia na praia, a jovem reclamou de dores nos olhos. Em seguida, veio o diagnóstico de retina queimada.  A princípio, a adolescente passa por tratamento com o uso de colírio.

Elizabeth Pádua é médica oftalmologista em Guarapari e ressalta que a prática de comprar acessórios para os olhos como óculos de sol sem ter certeza da origem do produto pode provocar diversos danos aos olhos e, enfim, prejudicar a visão.

Perigos de usar óculos de sol barato

Assim como aconteceu com a turista, além de causar queimaduras na retina, o uso de óculos de sol barato oferece mais perigos à saúde dos seus olhos do que você pode imaginar.

Veja alguns desses perigos em comprar óculos de sol barato:

  • Não oferecem a camada de proteção contra os danos causados pela radiação solar (UVA e UVB), pois as lentes de plástico são apenas pintadas, sem receber os tratamentos necessários.
  • Com o passar do tempo, o uso dos óculos falsificados pode gerar doenças nos olhos como: câncer de pálpebra, catarata, degeneração macular, entre outros.
  • De acordo com especialistas, a radiação pode chegar a afetar a conjuntiva do olho, produzir irritação e até tumores na córnea, no cristalino e até na retina.
  • Alguns sinais de que a córnea está queimada são: dor, olho lacrimejando e vermelhidão. A presença desses sinais pode indicar que será necessário tratamento.
  • A longa exposição ao sol pode causar a retinopatia solar e, por consequência, o problema pode ser responsável até pela perda da visão.

“A grande função dos óculos de sol é servir como uma proteção contra os danos provocados pelos raios solares UVA e UVB. Quando se trata de óculos de ‘camelô’.

A lente é produzida em plástico e depois pintada e isso não oferece a película de proteção necessária. Então, ao usar esses óculos, o ambiente do olho escurece e a pupila dilata, permitindo que os raios entrem com mais facilidade, prejudicando assim a visão”, destaca a especialista.

Outras causas de queimação na retina

Além do uso de óculos de sol sem proteção, existem outros fatores que podem queimar a retina. Confira:

Retina queimada por solda elétrica

Os profissionais que trabalham com aparelho de soldagem precisam redobrar a atenção na hora de manusear o equipamento, pois o flash originado pela radiação luminosa do arco de solda é responsável por muitos acidentes oculares.

Assim, as queimaduras são parecidas com as provocados pelo sol e podem afetar um dos olhos ou ambos. Mas atenção! Caso a queimadura não seja tratada rapidamente é provável que dê origem a uma infecção e, por fim, resultar até na perda da visão.

Eclipse solar

Se você é fã de acontecimentos astronômicos e fica todo empolgado com a notícia de um evento como o eclipse solar: muito cuidado!

 Em agosto de 2017, uma mulher de 26 anos teve suas retinas queimadas após observar eclipse que parou os Estados Unidos. Isso porque a jovem, ao contrário das recomendações, ficou tempo demais olhando diretamente o eclipse.

E, segundo especialistas, infelizmente ainda não foi possível identificar a cura para o problema específico.

Retina queimada por exposição ao sol

Agora você já sabe que não é recomendado olhar diretamente para uma fonte de luz, ainda mais se ela for forte e brilhante. Mas você realmente sabe o que pode acontecer com seus olhos se tentar encarar o sol, por exemplo? Entenda em detalhes o que não fazer.

O sol produz três tipos de luz, são elas visível, infravermelho e ultravioleta, sendo que a ultravioleta (UV) é a que causa mais danos às estruturas dos olhos, principalmente quando é refletida por alguns materiais ou superfícies como a neve, água ou areia, por exemplo.

Sintomas da retina queimada e o que fazer

Os principais sintomas da retina queimada são:

  • Visão embaçada
  • Sensação de que tem algo no olho
  • Dor no olho
  • Acuidade visual reduzida
  • Dor de cabeça
  • Olho lacrimejando
  • Ponto cego central ou paracentral em um dos olhos ou em ambos
  • Sensibilidade à luz
  • Olhos vermelhos

A boa notícia é que os efeitos quase sempre são temporários, e geralmente podem persistir por até 36 horas após o acidente.

Nesse sentido, se você se expôs ao sol sem proteção ou até usou óculos de sol, mas não tem certeza se o acessório tem proteção adequada contra os raios solares e, logo após, sentiu algum dos sintomas que mencionamos aqui, procure um oftalmologista imediatamente ou vá ao pronto socorro do hospital mais próximo que atenda emergências oftalmológicas.

Retina queimada tem cura?

A perda da visão por retina queimada pode ser temporária ou permanente e, infelizmente, ainda não existe tratamento médico eficiente para a cura dessa condição, no entanto, há tratamento para lidar com a situação. Veja algumas dicas:

  • Tente descansar os olhos o máximo possível.
  • Use óculos de sol com proteção adequada contra os raios ultravioleta.
  • Seja em ambiente fechados ou mesmo ao ar livre, evite olhar luzes fortes.
  • Diminua o tempo em frente às telas (como celular, TV e notebook, por exemplo) e projeta sempre os olhos da luz azul.
  • Esteja em dia com suas consultas ao oftalmologista.

Em cada caso o médico irá analisar o quadro do paciente, a gravidade do acidente e orientar as melhores práticas para tratar a retina queimada. Algumas medidas, além de ajudar a prevenir que a condição se agrave, pode também evitar o surgimento de novos danos.

Prevenção: evite que sua retina seja queimada

Se prevenir é sempre a melhor escolha, não é mesmo? Confira algumas formas de prevenção:

  • Caso você lide diretamente com equipamento de solda (como exemplificamos anteriormente) ou em alguma outra atividade similar, use sempre os EPIs (Equipamento de proteção individual) recomendados. Como é o caso dos óculos de segurança e da máscara de soldador, por exemplo, que protegem a córnea da luz ultravioleta.
  • Certifique-se de que os acessórios que usa para se proteger seguem os padrões necessários.
  • No caso dos óculos escuros, eles devem conter proteção contra a radiação UVA e UVB. Cheque as informações do fabricante e só compre de lojistas confiáveis.

Cuide-se bem e proteja a sua retina

A retina desempenha um papel extremamente importante para a nossa visão, reveste nossos olhos e conecta o nervo óptico ao nosso cérebro. Por isso, devemos protegê-la sempre com todo cuidado e atenção que ela merece.

Além do uso dos óculos de sol com proteção adequada, outro cuidado importante que você deve ter é de visitar regularmente seu oftalmologista, uma vez que existem muitas doenças oculares que podem afetar a retina.

Mas você sabe como está a saúde dos seus olhos? Você pode checar se sua graduação (de miopia e astigmatismo) teve alteração com o nosso teste de visão. Faça agora mesmo. É online e gratuito.

retina queimada - teste de visão

Somos uma Health tech que usa o melhor da tecnologia com o compromisso de facilitar o acesso à informação sobre saúde ocular e lentes de óculos de grau de qualidade. E tudo isso oferecendo a você preços justos e mais comodidade!

Gostou do conteúdo? Então se inscreva na nossa newsletter. É só cadastrar o seu e-mail para ficar atualizado diariamente!

Fontes:

Allaboutvision.com

Betterhealth.vic.gov

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *