Rosácea ocular: o que é, causas, sintomas e como tratar

Rosácea ocular: o que é, causas, sintomas e como tratar
  • por
5
(2)

A rosácea é uma doença que muitos já conhecem por ser comum em afetar a pele, mas poucos sabem que ela também pode afetar os olhos, como no caso da rosácea ocular. Apesar de ser menos conhecida, a rosácea ocular é uma condição séria e pode comprometer a visão, se não tratada adequadamente. Por isso, hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a rosácea ocular, desde as causas e sintomas até as opções de tratamento e medidas preventivas. Então, continue lendo para entender melhor essa condição e descubra como se proteger.

Rosácea ocular: um panorama

A rosácea é uma condição inflamatória crônica da pele que afeta cerca de 10% da população mundial. Apesar de ser mais comum em mulheres com idade entre 30 e 50 anos, ela pode afetar pessoas de qualquer idade ou gênero. Além disso, a rosácea pode causar vermelhidão, espinhas, inchaço e sensibilidade na pele, geralmente afetando as áreas do rosto, nariz, testa e queixo.

Contudo, essa condição também pode afetar os olhos e, quando isso acontece, é conhecida como rosácea ocular. Nesse caso, ela pode levar a vermelhidão nos olhos, sensação de queimação ou coceira, olhos secos, inchaço das pálpebras e sensibilidade à luz. Em casos mais graves, a rosácea ocular pode causar úlceras na córnea e afetar a visão.

É importante notar que nem todas as pessoas com rosácea na pele desenvolvem rosácea ocular e vice-versa. No entanto, estudos indicam que cerca de 50% das pessoas com rosácea na pele também apresentam sintomas de rosácea ocular. Além disso, pessoas com rosácea ocular podem desenvolver a condição na pele mais tarde.

rosácea ocular

Olho com rosácea ocular (Fonte da imagem)

As causas mais comuns de rosácea ocular

Embora ainda haja incerteza sobre as causas exatas da rosácea ocular, sabe-se que existem fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento. Entre esses fatores estão:

  • Desequilíbrios hormonais;
  • Ácaros nos cílios;
  • Distúrbios do sistema imunológico;
  • Problemas com os vasos sanguíneos dos olhos. 

Além disso, pessoas com histórico familiar de rosácea ou que apresentam pele clara também são mais propensas a desenvolver esta condição.

Principais sintomas

Os sintomas da rosácea ocular variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:

  • Sensação de queimação nos olhos;
  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Olhos secos ou lacrimejantes;
  • Sensibilidade à luz;
  • Visão turva ou embaçada;

É importante ressaltar que alguns desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças oculares. Por isso, se você apresentar algum desses sintomas, é necessário procurar um médico oftalmologista para fazer uma avaliação. Além disso, é importante destacar que a rosácea ocular pode levar a complicações graves, como úlceras de córnea e perda de visão. Por isso, é fundamental que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, caso seja diagnosticada a doença.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Tratamentos para rosácea no olho

A rosácea ocular não possui cura, mas é possível controlar seus sintomas com tratamentos específicos. O oftalmologista é o especialista indicado para tratar essa condição. Porém, em alguns casos, pode ser necessário que o oftalmologista trabalhe em conjunto com um dermatologista. 

Assim, os tratamentos mais comuns para a rosácea ocular incluem o uso de colírios, pomadas e antibióticos para reduzir a inflamação e controlar a infecção bacteriana. Porém, em alguns casos mais graves, pode ser necessário o uso de corticosteróides, mas esses medicamentos devem ser usados com cautela, pois podem aumentar os sintomas da doença a longo prazo. 

Além disso, recomenda-se evitar fatores desencadeantes, como o consumo de bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol e o uso de produtos de limpeza ou cosméticos que irritam a pele. Ainda, é importante seguir as orientações médicas e realizar o acompanhamento regular com o especialista para o controle da doença.

Colírios recomendados para quem possui rosácea ocular

Existem alguns colírios que podem ser recomendados pelos oftalmologistas para tratar a rosácea ocular. Contudo, é importante ressaltar que somente um médico pode indicar qual o melhor colírio para cada caso. Inclusive, o uso de qualquer medicamento sem a orientação médica pode agravar o problema. Algumas das opções de colírios que podem ser recomendados incluem:

  • Lubrificantes oculares: ajudam a aliviar o desconforto e a secura nos olhos;
  • Anti-inflamatórios: ajudam a reduzir a inflamação e a vermelhidão. 

É importante seguir as orientações do médico quanto à quantidade e frequência de uso dos colírios, pois ela pode variar de acordo com a gravidade do problema. Além dos colírios, é possível que o oftalmologista recomende o uso de compressas frias ou quentes nos olhos para ajudar a aliviar os sintomas da rosácea ocular. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de antibióticos orais ou tópicos, prescritos pelo médico dermatologista ou oftalmologista.

É possível prevenir a rosácea ocular?

Embora não haja uma forma garantida de prevenir a rosácea ocular, há algumas medidas que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença. Entre essas medidas, é recomendado que as pessoas com predisposição genética evitem alimentos picantes, bebidas alcoólicas, café e chá quente, pois podem desencadear os sintomas da rosácea. 

Além disso, é importante ter cuidados com a pele do rosto e dos olhos, utilizando produtos suaves e evitando a exposição excessiva ao sol e ao vento. E, claro, se sentir algum dos sintomas da rosácea ocular, como vermelhidão ou irritação nos olhos, é importante procurar um oftalmologista para avaliação e tratamento adequados.

Cuide da saúde dos seus olhos para ter uma vida plena

Cuidar da saúde dos olhos é fundamental para garantir uma vida plena e saudável. Afinal, nossos olhos são responsáveis por boa parte da nossa interação com o mundo. Ou seja, é crucial estar atento aos sinais e sintomas que nossos olhos apresentam, pois eles podem indicar alguma condição de saúde mais séria. Por isso, é recomendado que você visite um oftalmologista com frequência como forma de cuidar de seus olhos, pois isso pode prevenir doenças oculares ou tratar problemas de visão antes que eles se agravem. 

Inclusive, nós da Lenscope temos como propósito levar informações sobre saúde ocular para todos, além de garantir que todos que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Então, caso você precise de lentes mais finas, nós oferecemos as lentes mais finas e de qualidade disponíveis no mercado.

Além disso, você pode fazer um orçamento online e gratuito no nosso site para ter acesso às melhores opções de lentes e armaçõesCuide da saúde dos seus olhos e garanta uma vida mais saudável e plena. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Fontes

American Academy of Ophthalmology

Cleveland Clinic

Mayo Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *