Secreção nos olhos: o que causa e quando devo me preocupar?

secreção nos olhos
  • por
4.1
(27)

A secreção nos olhos é uma combinação de muco, óleo, células da pele e outros resíduos que se acumulam no canto do olho enquanto você dorme. Pode ser úmida e pegajosa ou seca e com crosta, dependendo de quanto do líquido na descarga evaporou.

Apesar de não ser motivo de alarme, uma mudança na cor, consistência e quantidade da secreção ocular pode indicar uma infecção ou doença ocular. Por exemplo, a conjuntivite ou mesmo a blefarite.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que causa a secreção ocular, a diferença entre secreção nos olhos e a remela e quando você deve se preocupar com relação a ela.

Então, continue lendo para saber mais e descubra também qual é a relação entre a secreção nos olhos e a Covid-19.

O que causa a secreção nos olhos?

Entre as principais condições oculares comuns associadas a secreção excessiva nos olhos estão:

  • Conjuntivite: uma inflamação da conjuntiva – a fina membrana que reveste o “branco” do olho (esclera) e a superfície interna das pálpebras.
  • Herpes ocular: infecção ocular viral recorrente.
  • Ceratite fúngica: inflamação rara, mas grave da córnea.
  • Ceratite por Acanthamoeba: infecção potencialmente cegante, normalmente causada por má higiene das lentes de contato ou por natação usando lentes de contato.

A descarga de uma infecção ocular varia consideravelmente. Ela pode ser clara e aquosa ou espessa, verde e pegajosa. Portanto, consulte seu oftalmologista imediatamente para um diagnóstico e tratamento precisos.

Além das infecções, outras condições oculares podem causar secreção nos olhos.

Outras condições oculares

  • Blefarite: distúrbio crônico das pálpebras.
  • Chiqueiro: uma glândula meibomiana obstruída na base da pálpebra, geralmente causada por um folículo de cílio infectado.
  • Olhos secos: condição geralmente crônica em que a superfície dos olhos não é devidamente lubrificada e fica irritada e inflamada.
  • Lentes de contato: quem usa lentes de contato pode ter mais secreção nos olhos do que o normal. Isso pode ser devido a uma série de razões relacionadas às lentes de contato, incluindo infecção ocular ou desconforto,  resultando em olhos secos e irritados, bem como esfregar mais os olhos enquanto usa lentes de contato.
  • Lesão ocular: um corpo estranho no olho (como sujeira, detritos ou uma substância química) ou uma lesão ocular pode fazer com que seus olhos produzam uma secreção aquosa como uma resposta protetora natural.
  • Úlcera da córnea: a úlcera da córnea é uma infecção da córnea semelhante a um abcesso que ameaça a visão, geralmente causada por trauma no olho ou uma infecção ocular não tratada. 
  • Dacriocistite: quando um canal lacrimal é bloqueado, o saco lacrimal no sistema de drenagem lacrimal que leva ao nariz pode ficar inflamado e infectado, fazendo com que apareça um caroço dolorido e inchado sob a pálpebra interna. Além de dor e vermelhidão, os sintomas comuns de dacriocistite incluem olhos lacrimejantes, secreção ocular pegajosa e visão turva.

Mas, afinal, qual é a diferença entre secreção nos olhos e remela? Descubra a seguir.

Diferença entre secreção nos olhos e remela

De forma direta, a remela também é um tipo de secreção ocular. Inclusive, remela é como chamamos popularmente a secreção nos olhos.

Acordar com alguma secreção seca e amarelada, clara e pegajosa ou fina e aquosa como a lágrima, no canto dos olhos, é normal. Afinal, a remela é uma condição normal dos olhos, acumulada a noite, durante o sono, devido ao relaxamento dos olhos.

Contudo, existem alguns casos em que é preciso ficar atento. Saiba mais a seguir.

Quando se preocupar com a secreção nos olhos

Você deve consultar seu médico se a secreção ocular se tornar excessiva ou não melhorar após uma semana. Em casos mais graves, sua secreção ocular pode ocorrer com outros sintomas, como dor e deficiência visual.

Porém, se você começar a sentir sintomas adversos junto com a secreção nos olhos, ou se notar uma secreção de cor irregular, procure atendimento médico imediatamente. Estes podem ser sinais de uma doença subjacente mais grave.

A secreção nos olhos e Covid: Qual a relação?

De acordo com pesquisas publicadas na Clinical Ophthalmology, em pacientes com COVID-19, o anti-SARS-CoV-2 IgA pode ser encontrado nas secreções oculares. O estudo avaliou a presença de anti-SARS-CoV-2 IgA, a imunoglobulina produzida nas superfícies mucosas, nas secreções conjuntivais daqueles com casos confirmados de COVID-19. 

Assim, foram examinadas secreções em 44 pacientes que foram confirmados como positivos para covid-19, usando swabs nasofaríngeos, de 17 a 28 de fevereiro de 2021.

Os pesquisadores explicam que o presente estudo mostrou uma correlação estatisticamente insignificante entre sintomas oculares e sintomas gerais graves de COVID-19. No entanto, eles observam que estudos anteriores não encontraram nenhuma correlação entre os dois.

“Isso pode ser explicado pela ideia de que os sintomas oculares podem ocorrer como uma resposta imune e se tornar mais evidentes quando há uma maior resposta imune na forma de interação vírus/IgA”, afirmam os pesquisadores.

Já sofreu com secreção nos olhos?

A secreção nos olhos pode ser sintoma de alguma condição. Por isso, nesses casos, o ideal é visitar o médico oftalmologista e evitar compartilhar colírios, maquiagens e etc. Lembre-se que é muito importante cuidar da saúde dos seus olhos, assim como fazer consultas regulares e realizar testes de visão anualmente. Isso, independente se você usa ou não óculos.

Nós da Lenscope somos uma Health Tech e investimos em tecnologia para ampliar o acesso à informação. Além de que buscamos facilitar também o acesso a ferramentas relacionadas a saúde dos olhos. Afinal, a nossa missão é criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez

Dessa forma, e utilizando uma tecnologia exclusiva, desenvolvemos um teste de visão online e totalmente preciso. O nosso teste não apenas verifica miopia e astigmatismo, como também aponta se houve mudança no grau, caso você já utilize óculos.

Assim, você pode acompanhar a saúde dos seus olhos de forma simples, rápida e sem sair de casa. Então, que tal começar agora mesmo a cuidar da saúde dos seus olhos?

Realizar o teste de visão totalmente online e gratuito

secreção nos olhos - teste de visão

Fonte

Allaboutvision

Healthline

Ophthalmologyadvisor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *