secreção nos olhos

Secreção nos olhos: o que causa e quando devo me preocupar?

0
(0)

A secreção nos olhos é uma combinação de muco, óleo, células da pele e outros resíduos que se acumulam no canto do olho enquanto você dorme. Pode ser úmida e pegajosa ou seca e com crosta, dependendo de quanto do líquido na descarga evaporou.

Apesar de não ser motivo de alarme, uma mudança na cor, consistência e quantidade da secreção ocular pode indicar uma infecção ou doença ocular. Por exemplo, a conjuntivite ou mesmo a blefarite.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que causa a secreção ocular, a diferença entre secreção nos olhos e a remela e quando você deve se preocupar com relação a ela.

Então, continue lendo para saber mais e descubra também qual é a relação entre a secreção nos olhos e a Covid-19.

O que causa a secreção nos olhos?

Entre as principais condições oculares comuns associadas a secreção excessiva nos olhos estão:

  • Conjuntivite: uma inflamação da conjuntiva – a fina membrana que reveste o “branco” do olho (esclera) e a superfície interna das pálpebras.
  • Herpes ocular: infecção ocular viral recorrente.
  • Ceratite fúngica: inflamação rara, mas grave da córnea.
  • Ceratite por Acanthamoeba: infecção potencialmente cegante, normalmente causada por má higiene das lentes de contato ou por natação usando lentes de contato.

A descarga de uma infecção ocular varia consideravelmente. Ela pode ser clara e aquosa ou espessa, verde e pegajosa. Portanto, consulte seu oftalmologista imediatamente para um diagnóstico e tratamento precisos.

Além das infecções, outras condições oculares podem causar secreção nos olhos.

Outras condições oculares

  • Blefarite: distúrbio crônico das pálpebras.
  • Chiqueiro: uma glândula meibomiana obstruída na base da pálpebra, geralmente causada por um folículo de cílio infectado.
  • Olhos secos: condição geralmente crônica em que a superfície dos olhos não é devidamente lubrificada e fica irritada e inflamada.
  • Lentes de contato: quem usa lentes de contato pode ter mais secreção nos olhos do que o normal. Isso pode ser devido a uma série de razões relacionadas às lentes de contato, incluindo infecção ocular ou desconforto,  resultando em olhos secos e irritados, bem como esfregar mais os olhos enquanto usa lentes de contato.
  • Lesão ocular: um corpo estranho no olho (como sujeira, detritos ou uma substância química) ou uma lesão ocular pode fazer com que seus olhos produzam uma secreção aquosa como uma resposta protetora natural.
  • Úlcera da córnea: a úlcera da córnea é uma infecção da córnea semelhante a um abcesso que ameaça a visão, geralmente causada por trauma no olho ou uma infecção ocular não tratada. 
  • Dacriocistite: quando um canal lacrimal é bloqueado, o saco lacrimal no sistema de drenagem lacrimal que leva ao nariz pode ficar inflamado e infectado, fazendo com que apareça um caroço dolorido e inchado sob a pálpebra interna. Além de dor e vermelhidão, os sintomas comuns de dacriocistite incluem olhos lacrimejantes, secreção ocular pegajosa e visão turva.

Mas, afinal, qual é a diferença entre secreção nos olhos e remela? Descubra a seguir.

Diferença entre secreção nos olhos e remela

De forma direta, a remela também é um tipo de secreção ocular. Inclusive, remela é como chamamos popularmente a secreção nos olhos.

Acordar com alguma secreção seca e amarelada, clara e pegajosa ou fina e aquosa como a lágrima, no canto dos olhos, é normal. Afinal, a remela é uma condição normal dos olhos, acumulada a noite, durante o sono, devido ao relaxamento dos olhos.

Contudo, existem alguns casos em que é preciso ficar atento. Saiba mais a seguir.

Quando se preocupar com a secreção nos olhos

Você deve consultar seu médico se a secreção ocular se tornar excessiva ou não melhorar após uma semana. Em casos mais graves, sua secreção ocular pode ocorrer com outros sintomas, como dor e deficiência visual.

Porém, se você começar a sentir sintomas adversos junto com a secreção nos olhos, ou se notar uma secreção de cor irregular, procure atendimento médico imediatamente. Estes podem ser sinais de uma doença subjacente mais grave.

A secreção nos olhos e Covid: Qual a relação?

De acordo com pesquisas publicadas na Clinical Ophthalmology, em pacientes com COVID-19, o anti-SARS-CoV-2 IgA pode ser encontrado nas secreções oculares. O estudo avaliou a presença de anti-SARS-CoV-2 IgA, a imunoglobulina produzida nas superfícies mucosas, nas secreções conjuntivais daqueles com casos confirmados de COVID-19. 

Assim, foram examinadas secreções em 44 pacientes que foram confirmados como positivos para covid-19, usando swabs nasofaríngeos, de 17 a 28 de fevereiro de 2021.

Os pesquisadores explicam que o presente estudo mostrou uma correlação estatisticamente insignificante entre sintomas oculares e sintomas gerais graves de COVID-19. No entanto, eles observam que estudos anteriores não encontraram nenhuma correlação entre os dois.

“Isso pode ser explicado pela ideia de que os sintomas oculares podem ocorrer como uma resposta imune e se tornar mais evidentes quando há uma maior resposta imune na forma de interação vírus/IgA”, afirmam os pesquisadores.

Já sofreu com secreção nos olhos?

A secreção nos olhos pode ser sintoma de alguma condição. Por isso, nesses casos, o ideal é visitar o médico oftalmologista e evitar compartilhar colírios, maquiagens e etc. Lembre-se que é muito importante cuidar da saúde dos seus olhos, assim como fazer consultas regulares e realizar testes de visão anualmente. Isso, independente se você usa ou não óculos.

Nós da Lenscope somos uma Health Tech e investimos em tecnologia para ampliar o acesso à informação. Além de que buscamos facilitar também o acesso a ferramentas relacionadas a saúde dos olhos. Afinal, a nossa missão é criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez

Dessa forma, e utilizando uma tecnologia exclusiva, desenvolvemos um teste de visão online e totalmente preciso. O nosso teste não apenas verifica miopia e astigmatismo, como também aponta se houve mudança no grau, caso você já utilize óculos.

Assim, você pode acompanhar a saúde dos seus olhos de forma simples, rápida e sem sair de casa. Então, que tal começar agora mesmo a cuidar da saúde dos seus olhos?

Realizar o teste de visão totalmente online e gratuito

secreção nos olhos - teste de visão

Fonte

Allaboutvision

Healthline

Ophthalmologyadvisor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *