Sinais de problemas de vista em crianças: 10 principais

Sinais de problemas de vista em crianças: 10 principais
  • por
0
(0)

Problemas de vista são relativamente comuns em crianças e podem se manifestar desde a primeira infância até a adolescência. Além disso, as crianças muitas vezes não conseguem expressar claramente o que estão sentindo, o que pode dificultar a identificação de problemas de vista pelos pais ou responsáveis. Saiba quais os principais sinais de problemas de vista que indicam que os pequenos podem ter algum problema visual. Além disso, ofereceremos dicas e orientações para pais e responsáveis de como cuidar da saúde ocular dos filhos e o que fazer caso apresente algum dos sintomas abordados. Confira.

10 principais sinais de problema de vista em crianças

Os problemas de visão podem aparecer em crianças em qualquer idade, desde o nascimento até a adolescência. Assim, algumas condições, como a ambliopia e o estrabismo podem ser detectadas em bebês e crianças pequenas. Por outro lado, problemas  como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, geralmente se manifestam mais tarde, por volta dos 6-8 anos de idade. Nesse sentido, apresentaremos quais são os sinais de problemas de vista mais comuns que as crianças com problemas visuais podem manifestar:

Esfregar os olhos em excesso

Esfregar os olhos é uma reação comum quando há alguma alergia, irritação ou corpo estranho no olho. No entanto, o hábito de esfregar os olhos em excesso pode estar relacionado a problemas de visão, como a presença de um erro refrativo, como a miopia ou hipermetropia. Ou seja, um erro refrativo pode causar fadiga devido ao esforço excessivo nos olhos para enxergar, que faz a criança esfregar os olhos para aliviar os sintomas. 

Lacrimejar os olhos com regularidade

Lacrimejamento excessivo pode indicar irritação e alergias oculares. Porém, quando o lacrimejamento excessivo é recorrente pode ser um sinal de obstrução no canal lacrimal. Trata-se de um problema que ocorre quando o canal que leva as lágrimas do olho para o nariz fica bloqueado, impedindo que as lágrimas sejam drenadas normalmente e resultando em lacrimejamento excessivo. Em muitos casos, a obstrução desaparece por conta própria ao longo do tempo, mas em alguns casos pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. 

Piscar excessivamente

Geralmente, piscar os olhos em excesso não é um comportamento preocupante. Muitas vezes, está relacionado a erros de refração não corrigidos ou problemas na córnea. Porém, nos casos graves, pode indicar algum problema neurológico como Síndrome de Tourette, por exemplo. 

Virar os olhos

Este movimento irregular ocorre quando não há sincronia entre os olhos para focalizar algum objeto. Assim, a causa deste problema pode ser o estrabismo ou a ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”.

Dificuldade em concentrar a visão em certas distâncias

Aqui, falamos de um dos sinais mais evidentes para diagnosticar erros refrativos comuns: miopia, quando a criança tem dificuldade para enxergar objetos à longa distância; hipermetropia, dificuldade para enxergar de perto e astigmatismo, problemas para enxergar de longe e de perto devido ao formato irregular da córnea. 

Apertar os olhos e inclinar a cabeça

Normalmente, a criança apresenta esse comportamento para conseguir enxergar objetos à longa distância. Nesse caso, trata-se de um sinal de que a criança sofre de miopia. 

Usar o dedo para ler

Quando a criança usa os dedos para ajudar na leitura depois da idade indicada para tal, pode ser um sinal que indica a presença dos seguintes  erros refrativos: astigmatismo, ambliopia ou estrabismo.  

Cobrir os olhos para enxergar melhor

Este comportamento indica que um dos olhos está enxergando melhor que o outro. Neste caso, esse desequilíbrio na capacidade visual pode indicar que a criança tenha astigmatismo em um dos olhos, ambliopia ou estrabismo.  

Baixo desempenho escolar

Outro sinal clássico que demonstra que a criança apresenta algum problema de visão. Crianças com miopia, geralmente apresentam dificuldades para ler, escrever, copiar da lousa e seguir instruções visuais. Além disso, crianças com daltonismo também podem passar por dificuldades, já que a cor é frequentemente usada para fins de organização e classificação, como em mapas e diagramas de cores.

Sensibilidade a luz e dor de cabeça constante

Esses são sinais de podem indicar que a criança sofre de fotofobia, uma condição em que a criança é extremamente sensível a ambientes com iluminação mais forte. Nestes casos, o uso de óculos com lentes fotossensíveis trazem conforto visual e evita os sintomas.  

Como cuidar da saúde visual de crianças

Ao passo que estes sinais de problemas visuais se desenvolvem, é relativamente normal que crianças apresentem problemas de visão. Por isso, desde que haja acompanhamento oftalmológico regular, não há motivos para se preocupar. Afinal, a maioria desses problemas tem solução. Além disso, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura e sucesso do tratamento.

Ainda mais, além de levar os filhos a  um oftalmopediatra regularmente, especialmente se eles  apresentarem algum dos sinais mencionados neste artigo, há alguns cuidados que os pais podem ter com os filhos para garantir a boa saúde visual, como:

  • Dieta adequada;
  • Limitar o tempo de tela;
  • Estimular atividades ao ar livre;
  • Proteção ocular.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Óculos novo]

Lentes mais finas e resistentes para óculos infantil

Embora a medicina avance a passos largos, para os problemas refrativos mais comuns na infância, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, por exemplo, o tratamento mais comum e efetivo é com óculos de grau. Além disso, ficar atento aos principais sinais de problemas vista que descrevemos ao longo desta leitura também são ótimos aliados na saúde dos pequenos. 

Nesse sentido, nós da Lescope, além de levar informação para a saúde dos olhos, oferecemos lentes mais finas e resistentes, para todas as necessidades e ideais para crianças, além de ajudar na escolha da armação adequada. Possuímos lentes para:

  • Até 4 graus: Lentes Lenscope 1.59 feitas de policarbonato, material leve e resistente, que já contam com proteção UV 100%, além de tratamentos antirrisco e antirreflexo essenciais para o conforto visual e segurança do seu filho e já incluso no valor. 
  • Mais de 4 graus:  Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo, com proteção UV 100%, tratamentos antirrisco, antirreflexo, hidrofóbico e oleofóbico, além de proteção contra microfissuras inclusos e sem custo adicional. 

Ainda mais, aqui na Lenscope também é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para que a montagem seja feita. Tudo isso sem sair de casa. Por fim, agora só falta você fazer um orçamento online e gratuito conosco e se surpreender com nosso atendimento e preço justo. 

orçamento

Fontes: 

Child and family Eye Care

Eye Centers of Florida

Perspective Vision Clinic

Mayo Clinic Health System

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *