problema no olho

Problema no olho: doenças mais comuns em crianças

0
(0)

Há muitas doenças e condições oculares que podem afetar a visão de uma criança em idade escolar. Dessa forma, quando uma criança tem problema no olho, se não tratado, pode afetar a capacidade de aprendizagem, a personalidade e o ajuste escolar.

Por ser comum que as crianças desenvolvam condições como estrabismo, ambliopia, calázio e epífora. Nós abordamos neste artigo os pontos chave sobre problema no olho de crianças.

Pontos chave sobre problema no olho de crianças

Algumas condições são vistas como pontos chave no que diz respeito a problemas oculares em crianças. Entre elas estão por exemplo:

Então é importante consultar o seu médico se você estiver preocupado com os olhos do seu bebê. Contudo, há sinais que indicam alguma condição específica, uma vez que são inúmeras as doenças oculares infantis. 

Mas, continue lendo e conheça os problemas oculares mais comuns em crianças!

Problema no olho: os mais comuns em crianças

Existem muitas condições oculares diferentes que podem afetar a visão de uma criança. Então, se houver suspeita de uma doença ocular ou se uma criança falhar em um exame de visão, ela deve ser encaminhada a um oftalmologista pediátrico para avaliação e diagnóstico adicionais. 

A detecção e o tratamento precoces são muito importantes para evitar deficiências visuais permanentes. Por isso, listamos os problemas oculares mais comuns em crianças. São eles, por exemplo.

Ambliopia (olho preguiçoso)

A ambliopia, também conhecida como olho preguiçoso, é uma condição em que um ou ambos os olhos não desenvolvem visão normal devido a vários fatores que fazem com que a parte visual do cérebro funcione de maneira anormal. Isso enfraquece o olho e pode levar a problemas de visão de longo prazo. 

Astigmatismo, hipermetropia e miopia

Astigmatismo, hipermetropia e miopia são erros de refração mais comuns em crianças e adultos,  causados ​​por anormalidades na superfície do olho que impedem que a luz seja adequadamente focalizada na retina.

Rasgo infantil/epífora

Epífora é o termo usado para lacrimejamento excessivo. A epífora infantil costuma ser observada logo após o nascimento, mas pode ser adquirida posteriormente. Quando observado durante a infância, geralmente é porque ocorre o bloqueio do sistema de drenagem lacrimal. 

Deficiência visual cortical

A deficiência visual cortical (CVI) é a perda de visão devido a qualquer anormalidade do centro visual do cérebro. Embora os olhos sejam normais, o centro de interpretação visual no cérebro não funciona adequadamente e impede a visão normal.

Anormalidades de desenvolvimento

Durante o desenvolvimento do feto, podem ocorrer anormalidades no sistema visual. Algumas anormalidades de desenvolvimento incluem coloboma, microftalmia (olho pequeno) e hipoplasia do nervo óptico. Essas anormalidades geralmente resultam em perda de visão.

Visão dupla

A visão dupla (diplopia) é normalmente causada pelo desalinhamento dos olhos (estrabismo), que faz com que se veja um objeto em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. Então o objeto pode ser deslocado de maneira horizontal, vertical ou diagonal. 

Doença Genética dos Olhos

Muitas doenças oculares têm uma anomalia genética conhecida. Portanto, essas doenças costumam ser hereditárias e, frequentemente, outros membros da família já tiveram a doença. Por isso, em casos de doença ocular hereditária conhecida na família, a avaliação precoce é importante.

Nistagmo

O nistagmo é uma oscilação rítmica involuntária dos olhos. Os movimentos dos olhos podem ser laterais, para cima e para baixo ou rotativos. O nistagmo pode estar presente no nascimento ou adquirido mais tarde na vida.

Catarata Pediátrica

A catarata é uma turvação ou opacificação do cristalino normalmente transparente do olho. Mas, dependendo do tamanho e da localização, a catarata pode interferir na passagem da luz para a retina e causar visão turva. As cataratas pediátricas que obstruem significativamente a visão requerem cirurgia. Os pacientes subsequentemente requerem tratamento com óculos, lentes bifocais ou lentes de contato e tapa-olhos. 

Glaucoma Pediátrico

O glaucoma é uma condição associada à alta pressão dentro do olho. Essa pressão pode danificar o nervo óptico de forma crítica e resultar em perda permanente da visão. Contudo, o glaucoma pediátrico é uma condição rara, mas ainda assim pode se apresentar no recém-nascido ou durante a infância. 

Ptose pediátrica (pálpebra caída)

A ptose, ou queda da pálpebra superior, ocorre tanto em crianças quanto em adultos. As crianças podem nascer com ptose (congênita) ou adquiri-la na infância. No entanto, as doenças neurológicas também podem desencadeá-la.

Retinopatia da prematuridade

A retinopatia da prematuridade é ​​uma doença ocular que ocorre em alguns bebês prematuros. Ela resulta do desenvolvimento anormal dos vasos sanguíneos da retina. E, além disso, esta condição é progressiva, começando com mudanças leves e às vezes progredindo para mudanças graves que ameaçam a visão. 

Estrabismo (olhos cruzados)

Estrabismo é o termo que designa o desalinhamento dos olhos, no qual um olho pode estar voltado para dentro, para fora, para cima ou para baixo. O estrabismo em crianças pode resultar em olho preguiçoso (ambliopia) e causar perda permanente de visão se o tratamento for adiado. 

Adultos e crianças mais velhas costumam ter visão dupla (diplopia). Contudo, independente da condição, alguns sinais podem indicar um problema no olho da criança. 

Saiba mais a seguir!

Sinais para estar atento sobre problema no olho dos pequenos

Ocasionalmente, o problema no olho de uma criança desenvolve alguns sinais específicos. Por esta razão, crianças com suspeita de problemas oculares devem ser examinadas. Então, procure um médico caso seu filho apresente algum dos sinais a seguir, são por exemplo:

  • Uma ou ambas as pupilas com uma aparência incomum ou branca;
  • Lacrimejamento ou secreção persistente dos olhos;
  • Um olho parece estar virado com frequência ou os olhos não parecem se mover bem;
  • Extrema sensibilidade à luz ou brilho;
  • A cabeça da criança estar sempre inclinada/virada para um lado;
  • A criança senta perto da televisão e segura livros bem de perto;
  • Os olhos da criança são diferentes (por exemplo, um olho é maior do que o outro).

Apesar da importância de se ficar atento aos sinais acima, um exame de visão é totalmente capaz de detectar qualquer problema ocular em seu filho. 

Mas, continue lendo e saiba mais!

Exame de visão é capaz de detectar problemas em crianças

A visão de uma criança ainda está em desenvolvimento e pode ser vulnerável a doenças oculares. Por isso, somando a isso, uma infecção não tratada, um erro de refração ou os olhos desalinhados podem prejudicar a visão do seu filho. 

Contudo, ao encontrar e tratar os problemas de forma precoce, pode-se desenvolver uma visão saudável, por isso é importante fazer testes de visão infantil com frequência. 

Então, aprenda sobre as doenças oculares na infância e faça exames regularmente para proteger a visão do seu filho. Além disso, manter bons hábitos de cuidados com as crianças ajudam também, não apenas na saúde ocular, mas na saúde do corpo da criança como um todo.

Então agora que você já sabe em quais sinais ficar atento com relação a saúde ocular das crianças, diga pra gente nos comentários se, por exemplo: Você está em dia com os cuidados dos olhos de seus filhos? Você está fazendo testes de visão com frequência neles? 

Lembre-se que visitas ao oftalmologista e exames de vistas constantes são essenciais nos cuidados à saúde ocular. E, outra coisa importante, você sabia que agora é possível testar os olhos do seu filho sem sair de casa? Isso mesmo, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão online, com tecnologia exclusiva. E o melhor é que você pode testar não apenas os olhos do seu filho, mas os seus também. 

Por isso, faça agora nosso teste de visão online e gratuito!

problema no olho - teste de visão

Gostou do conteúdo? Mas não vá ainda! Afinal, queremos saber sua opinião, e aproveite e deixe suas dúvidas nos comentários.

Fontes

Kidshealth

Childrenscolorado

Aao

Dmei

Healthychildren

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *