Teste de Astigmatismo Online e Gratuito

teste de astigmatismo
  • por
4.2
(175)

O teste de astigmatismo é um exame de vista online onde você pode identificar se você possui esse problema de visão. Porém, somente seu oftalmologista pode diagnosticar e prescrever as recomendações corretas para corrigir o que você possui.

teste de astigmatismo

Você sabia que segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), metade dos brasileiros têm problema de refração, como miopia e astigmatismo? Infelizmente, apesar de extremamente comuns, esses problemas de visão ainda são bastante incompreendidos. Pensando nisso, vamos ensinar a seguir como fazer, na sua própria casa, um teste de astigmatismo em apenas alguns minutos. E o melhor, sem gastar um centavo com isso.

Importante: O teste de astigmatismo apresentado aqui é recomendado pela comunidade médica. Porém, trata-se de um autoexame preliminar que não substitui o diagnóstico de um oftalmologista.

Ou seja, antes de entrar em desespero e/ou gastar uma fortuna, consulte um oftalmologista de confiança. Só assim você terá completa certeza do seu diagnóstico, e poderá procurar o produto que mais se encaixa com você.

O que causa astigmatismo?

A maior causa do problema de refração que conhecemos como astigmatismo é a herança genética, mas algumas outras coisas podem também gerar esse desvio. Sem ser ligado à hereditariedade, ele está ligado a lesões oculares, cirurgias e doenças. Resumidamente, para enxergar nitidamente, o correto é que haja apenas um ponto de foco em nossos olhos. Porém, no caso do astigmatismo, há pontos diversos de foco na retina tanto perto, quanto para longe.

O astigmatismo não é uma doença nos olhos, como é o caso do Glaucoma por exemplo. Mas sim uma diferença na forma como a luz é refratada. A córnea de um olho normal tem o formato de uma bola de basquete, com o mesmo grau de curvatura em toda sua extensão. No olho com astigmatismo, o formato é mais parecido com o de uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais fundas que as outras. Por isso, a luz fica mais difusa e causa os diversos pontos de foco da luz.

Testes de Astigmatismo: como fazer

Lembre-se de consultar seu oftalmologista caso este teste de astigmatismo tenha resultado positivo. Além de te dar a certeza se o problema existe ou não, ele pode prescrever logo na primeira consulta o melhor tratamento para o seu caso. Agora, vamos ao teste de astigmatismo:

  • Primeiro, sente-se a 1 metro da tela do computador. Para melhores resultados, evite utilizar telas menores, de celulares ou tablets;
  • Se você já utiliza óculos ou lentes de contato para outras correções, retire-os;
  • Feche um dos olhos e olhe para as imagens seguintes. Depois, faça a mesma coisa com o outro olho.

Teste 1:

teste de astigmatismo

Então, as linhas pretas variam de intensidade e grossura?

Teste 2:

teste de astigmatismo

Fonte: OptoPlus

Você enxerga as linhas verticais e horizontais da mesma espessura?

Teste 3:

teste de astigmatismo

Fonte: ACUVUE

 

Afinal, você vê as linhas em várias claridades?

Você respondeu “sim” para pelo menos duas das perguntas do Teste de Astigmatismo?

Se você respondeu sim para duas ou três perguntas, então você provavelmente tem astigmatismo. E se você fez o teste usando o óculos e mesmo assim o resultado foi positivo, pode ser que seu grau tenha aumentado. Em qualquer um dos cenários, é hora de marcar uma consulta com o oftalmologista. Especialmente se você tem os sintomas comuns como dor de cabeça, por exemplo. Usar óculos de grau pode te ajudar bastante.

O teste de astigmatismo simples é considerado de rotina, feito no consultório e sem muitas dores ou desconfortos. São os mesmos instrumentos e técnicas utilizados para detectar miopia ou hipermetropia. O médico ou médica pode diagnosticar seu grau de astigmatismo emitindo um feixe de luz no olho e colocando várias lentes diferentes entre a luz e seus olhos. Esse teste é chamado de retinoscopia.

“Eu vou precisar usar óculos?”

Provavelmente sim, mas este não é o fim do mundo. Com as tecnologias modernas que temos hoje, é possível obter lentes para óculos com espessuras super finas, com tratamento antirreflexo e muito mais.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Pronto! Agora é só encontrar as melhores lentes para seu astigmatismo

Aqui na Lenscope, a nossa missão é levar conteúdo de qualidade sobre saúde visual para todos os brasileiros. E, principalmente, tornar as lentes de qualidade mais acessíveis a quem precisa de óculos. Através de um processe de compra 100% online, somos capazes de eliminar uma série de intermediários que encarecem as lentes de grau. Por isso, nossos preços são bem mais acessíveis.

Faça um orçamento sem compromisso em nosso site. E, qualquer dúvida, é só escrever aqui nos comentários.

orçamento

 

Se quiser ficar por dentro de todos os nossos conteúdos sobre saúde visual, é só assinar a nossa newsletter.

Atualizado em 23/08/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 175

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

94 comentários em “Teste de Astigmatismo Online e Gratuito”

  1. Um oftalmologista diagnosticou para perto -1,50 para ambos os olhos. O outro oftalmologista, 2 meses depois, diagnosticou, para perto, OD +1,75 Cil-0,25 Eixo 100 e OE +1,25. E agora? Vou ter que consultar um terceiro oftalmologista…

    1. Olá, Cheila! Tudo bem?

      Muitas pessoas relatam através do nosso Blog que buscam fazer mais uma consulta para ter certeza do grau informado, essa pode ser uma opção para você também. Caso esteja ainda na dúvida, o ideal é você usar a sua receita mais recente que pode atender de forma mais precisa o seu grau de óculos

      Sempre que mandar confeccionar o seu óculos, depois de pronto, nossa recomendação é retornar ao médico para que ele confira o grau do seu óculos também.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  2. boa tarde!
    o oftalmologista me diagnosticou com (ESF.PLANO) ,(CIL.-0,50),(EIXO 90GL) ambos os olhos ,faz apenas 2 dias que peguei o óculos,principalmente no computador ficou mais perto, porem menos nítido tenho que chegar um pouco mais perto que fica normal como era sem os óculos,também os faróis dos carros que vem de frente ficam com se estivessem com reflexo,o oftalmologista me disse que a visão de perto ta perfeita,sera que e a fase de adaptação nunca usei óculos antes?Fui ao oftalmologista por estar sentindo cansaço na vista no final do dia, depois de trabalhar o dia todo em frente ao computador.

    1. Oi, Rallisson! Como vai?

      Como faz poucos dias que está usando óculos, alguns sintomas são normais você sentir como esse que nos contou.
      Esse período de adaptação é de 7 a 10 dias, então recomendamos que você use o óculos durante esse período a maior quantidade de tempo possível.
      Caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas persistirem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.

  3. Welismar da Silva de Aquino

    Oi todo dia eu sinto encomodo da minha vista doi acabeça coça doi incha uso oculos não resolve meu oculos e de descanço.Lente V5 Fofo semsivel. Obs:Com AR.pesquisei na internet. sobre conjuntivite.poque eu sinto o mesmo tenho uns carosinhos nos olhos. Me ajuda tenho medo de cegar.brigado

    1. Olá, Welismar! Tudo bom?

      Obrigada por ler nosso artigo!

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar.

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  4. Tenho 18 anos, uso óculos para miopia e astigmatismo de longe nos dois olhos, se não me engano. E respondi não nos 3 testes. Obs. Estou no smartphone e estou a 110 dias sem fumar. Posso ter me curado do astigmatismo?

    1. Oi, Victor! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar.

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  5. Quando faço testes online de miopia e hipermetropia não dá nada, mas em todos os testes online de astigmatismo eu enxergo as linhas com espessuras e cores diferentes. Eu sinto incômodo nos meus olhos e vista cansada ao usar o celular e o computador e também para ler. Normalmente, preciso trazer o celular para mais perto para enxergar melhor e recentemente, precisei aumentar a fonte das letras para conseguir ler melhor, coisa que nunca antes precisei. Mas o sintoma que eu mais tenho é a fotofobia. Mesmo em dias nublados eu preciso apertar os olhos por causa da luz. Acho que eu tenho astigmatismo.

    1. Oi, Mateus! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário

      Você já passou pelo oftalmo? Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas que está sentindo e o melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

      Se precisar fazer um óculos novo, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  6. Boa tarde.

    Quando olhei para o primeiro desenho, notei ao olhar com meu olho esquerdo a linha no 100º ficou mais nitida de todas, e a do olho direito a linha no 80º, desse resultado qual seria o eixo ideal para meu astigmatismo?
    O grau do eixo seria esses acima ou das linhas que nao enxergo nitidamente?
    Obrigado

    1. Oi, Eduardo! Tudo bom?

      Obrigada por ler nosso artigo aqui no blog da Lenscope

      Para descobrir se você possui algum problema de visão, o ideal é você fazer uma consulta com seu médico oftalmologista. Assim, ele pode fazer o teste e prescrever um diagnóstico para o seu caso.

      Então não deixe de dar um passada essa semana no seu oftalmo, está bem? Se precisar usar óculos, pode contar com a gente. Conheça as lentes da Lenscope: https://lenscope.com.br/nossas-lentes

    1. Oi, Luana! Como vai?

      Obrigada pelo comentário

      Poxa, infelizmente não 🙁 Por isso é muito importante fazer visitas ao oftalmologista ou profissionais relacionados a esta área. Assim, eles podem fazer todo diagnóstico, prescrição e tratamento para cada caso
      Se tiver alguma dificuldade para enxergar, não deixe de fazer uma visita ao seu oftalmo e se precisar usar óculos, conte sempre com a Lenscope!
      Visite o nosso site: https://lenscope.com.br/

    1. Oi, Natalia! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário

      O ideal é você usar o óculos a maior parte do seu dia, dessa forma você minimiza os desconfortos causados pela falta dele como dores de cabeça, fadiga ocular, sensação de olhos pesados. Tente usar assim quando acordar, assim você vai adaptando sua visão com a melhor maneira de enxergar Recomendamos também que assim que seu óculos ficar pronto, você leve ao oftalmo para ele conferir se está tudo certo com o grau no seu óculos.
      Caso precise fazer as lentes, te convidamos a conhecer a Lenscope: https://lenscope.com.br/ Vamos adorar te atender 😀

  7. Bom dia,
    O doutor me passou o óculos da seguinte maneira:
    OD: Esf: +0,5 Cil: -1,25 eixo 165
    OE: Esf: +0,5 Cil: -1,5 eixo 0,5
    Isso quer dizer que meu óculos vira com dois graus diferente ?

    1. Oi, Hélida! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário

      Vamos te ajudar a entender sua receita

      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.

      Isso quer dizer que você tem hipermetropia (sinal positivo na coluna esférico) com astigmatismo (coluna cilíndrico está preenchida) e o seu óculos não virá com graus diferentes, mas sim aplicados na própria lente uma vez que a hipermetropia é um erro refrativo, enquanto o astigmatismo atinge pontos específicos em nossa visão (por isso é necessário o eixo para saber em que local ele está)
      Como o seu grau é baixo, você pode escolher pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para corrigir seu tipo de grau. Essas lentes são feitas de policarbonato garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!
      O seu valor é de R$ 189 + frete da sua localidade
      Se você for da região da Grande SP, Rio de Janeiro ou Campinas, o frete é por nossa conta
      As lentes já incluem no seu valor os tratamentos: tratamento antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%.
      Vou deixar o link aqui para você conhecer nossa Lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      E se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente em nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br

  8. Eu uso óculos e tem vezes q mesmo com ele não consigo enxergar bem focado meu grau é -0.50 no direito e no esquerdo -0.75,então eu queria saber se é normal ou eu tenho q aumentar o grau

    1. Olá, Isa! Tudo bom?

      Muito obrigada por deixar o seu comentário

      Há quanto tempo você está usando esse óculos? Você já realizou uma nova consulta com seu médico oftalmologista? Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.

      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele. Caso precise trocar as lentes do seu óculos, te convidamos a conhecer a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  9. Oi! Fui diagnosticada com astigmatismo oblíquo, o pior de todos. Estou no terceiro óculos e não consigo me adaptar. Enxergo menos com ele do que sem ele. Até melhora pra longe, mas quando aproximo a visão dificulta bastante. Teria alguma sugestão??

    1. Oi, Claudete! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário

      O mais indicado é você procurar o médico especialista e relatar o que está sentindo, pois ele é o profissional mais apto para passar as devidas orientações de acordo com o seu caso. Então, quando puder agende uma consulta e conte todas as dificuldades que está enfrentando para que ele possa passar o melhor diagnóstico e tratamento para você

      Sempre que precisar, conte com a gente

  10. eu todos os dias tenho dificuldade de ver as coisas de longe, fica meio borrado e textos eu sempre vejo duplicada, tipo em cima de cada palavra eu vejo uma mancha, se o fundo do livro é branco eu vejo as letras pretas duplicadas mas são como manchas ou sombra,nn sei explicar e sinto dores de cabeça diariamente.

    1. Olá, Elloysa tudo bem?
      Entendi. Nesse caso é recomendado você passar por uma consulta com seu oftalmo de confiança. Assim ele pode examinar seus olhos e dizer o que pode estar causando esses sintomas em sua visão.

  11. Ontem fui pela primeira vez no oftalmologista, ele me disse que tenho astigmatismo.
    OD cilíndrico -2,00 eixo 180 OE cilíndrico -2,50 eixo 180.
    Fiz os testes acima e em todos as imagens as listras verticais ficaram bem mais nítidas e escuras, já as horizontais ficam embasadas e com tons mais claros. Principalmente com o olho esquerdo.
    É tão clara a percepção da nitidez e tons que se eu for virando a cabeça as listras nítidas vão mudando conforme a inclinação da cabeça.

    1. Olá, Alex! Como vai?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      Esperamos que o nosso teste tenha lhe ajudado! Mas é muito importante seguir as orientações médicas para um diagnóstico preciso da sua visão!

      Se precisar usar óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  12. Fernando José dos Santos Honorato

    Bom dia…
    Uso óculos desde os 12anos de idade
    Meus últimos exames meu grau tanto da miopia qnto do astigmatismo estão diminuíndo. Mesmo assim contínuo sentindo dor de cabeça, olhos coçam ardem e as vezes me da enjoo. Troquei a duas semana de óculos e o médico disse que estou em fazer de adaptação. Todas as trocas de óculos que já fiz não senti esses sintomas…

    1. Oi, Fernando!

      Obrigada pelo comentário

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Pode levar de 7 a 14 dias corridos para nos acostumarmos com o óculos novo e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

    1. Oi, Gabriel!

      Obrigada por deixar seu comentário

      Agora que fez o nosso teste, não esqueça de dar uma passada no médico especialista para um diagnóstico preciso e receber a melhor recomendação caso precise usar óculos Se precisar usar óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  13. Boa tarde me ajudem.
    Eu fiz uma consulta de vista hoje, e estou com dificuldade como saber o grau .
    Podem me ajudar?
    OD: Cyl-0,50 Eixo:0,5
    OE:Cyl-0,50 Eixo:143

  14. Boa noite!

    Meu esposo fez um exame de vista e viu que tem astigmatismo e queria usar lente, mas como ele nunca usou, queria uma para testar, como faço?

    1. Oi Marina, tudo bem?

      Todo o processo de compra de nossas lentes é realizado em nosso site mesmo https://lenscope.com.br
      Você seleciona o tipo de lente de acordo com a sua faixa de grau, cria uma conta em nosso site, anexa sua receita e uma foto para medirmos sua DNP (que é a medida dos seus olhos) também em nosso site. Depois, é só aguardar a gente pedir sua armação. Nós colocamos as lentes e devolvemos seu óculos pronto. Qualquer dúvida, é só perguntar

    1. Olá, Jean tudo bem?
      Nesse caso, o mais indicado é marcar uma exame de vista. Assim, você já vai saber com certeza se precisa ou não usar óculos
      Se precisar, não deixe de contar com a gente

  15. Boa tarde!fiz uma consulta de vista dia 06/02, e estou querendo saber o grau pois quando perguntei a resposta que tive foi: normal pra sua idade.. sera que podem me ajudar
    OD +07V CIL -050 a 1,70
    OE +07V CIL. a
    Adição + l7 V
    Obrigada.

  16. Renata Barbosa Santana

    Meu filho toma histamin e desloratadina desde 2 anos d idade hoje ele tem 7 anos e corsa muito o olho chega a fica inchado e vermelho será q foi a medicação q ele toma pra alergia?

    1. Olá, Renata tudo bem?
      O mais indicado é você investigar a causa dessa alergia junto com um oftalmologista de sua confiança, pois só ele pode examinar os olhos do seu filho e chegar no diagnóstico mais correto
      Esperamos que dê tudo certo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *