Transplante de córnea: o procedimento mais executado no Brasil em 2022

Transplante de córnea: o procedimento mais executado no Brasil em 2022
  • por
0
(0)

O transplante de córnea ocorre quando ela está danificada e nenhum tratamento obteve sucesso, então especialistas indicam a cirurgia. O transplante, como qualquer outro procedimento cirúrgico, é complexo. No artigo de hoje, mostraremos alguns dados de um relatório que aponta a quantidade de transplantes de córnea realizados no país em 2022. Além disso, informaremos quantas pessoas estão na fila de espera do procedimento. Saiba também sobre o que é o transplante de córnea, como ele é realizado e quais os riscos. Continue a leitura.

Cresce o número de transplantes de córnea no Brasil, Associação Brasileira de Transplante de órgãos

Conforme um estudo realizado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em seu último relatório anual realizado em março deste ano pelo Dr. Duro Garcia, editor do relatório, o transplante de córnea foi o mais realizado no ano de 2022 no Brasil, quando comparado com outros órgãos e tecidos. Entretanto, segundo o estudo, cerca de 21.161 pessoas estão na fila aguardando pelo transplante de córnea desde o ano passado, ficando atrás apenas da fila pelo transplante de rim.

Conforme o relatório, cerca de 14 mil transplantes de córneas foram realizados no Brasil, sendo um número baixo se comparado ao tanto de pessoas que aguardam pela cirurgia. Neste sentido, ainda há cerca de 4,9 mil pessoas que aguardam pelo transplante desde 2022. Estes números também têm relação com o período de pandemia, pois, segundo o médico Ricardo Fillipo, especialista e oftalmologista na rede de clínicas COI, o aumento da fila pelo transplante é porque a quantidade de doadores ainda não voltou ao normal desde então.

Sobretudo, as taxas de transplante de córnea cresceram lentamente, desde a pandemia. Em 2019 foram registrados 18,1 doadores por milhão de pessoas, um número extremamente baixo. Todavia, mesmo com números baixos desde a pandemia, o Brasil segue sendo referência na doação de órgãos, sendo o segundo maior transplantador do mundo. Segundo o Dr. Duro Garcia, o transplante depende única e exclusivamente da população, ou seja, é preciso educá-las sobre a importância de se tornar um doador e incentivar sobre as campanhas de doação no país.

Como ser doador de órgãos e tecidos?

Para se tornar um doador de órgãos e tecidos, é preciso avisar a família sobre o desejo de se tornar doador, ainda em vida. Pois, somente os familiares poderão autorizar o transplante. Então, quem avaliará se os órgãos do doador são saudáveis e compatíveis, será a equipe médica responsável pelo procedimento.

Os órgãos doados vão para aqueles pacientes na lista de espera, que é única e coordenada pelo Sistema Nacional de Transplantes e organizada conforme região ou estado do paciente. Além disso, a doação pode ser realizada ainda em vida, como, por exemplo, a doação de rins ou parte do fígado. Nesses casos, o doador passa por avaliações médicas rigorosas, garantindo a segurança da doação.

Transplante de córnea: como é feito?

O transplante de córnea é um procedimento seguro e eficaz indicado para a restauração da visão de pacientes com problemas na córnea. O sucesso e a boa recuperação da cirurgia dependerá de alguns fatores, como, por exemplo, a saúde do paciente, a qualidade da córnea doadora e o cuidado no pós-operatório. 

Antes do procedimento o oftalmologista irá pedir que o paciente passe por algumas etapas como a realização de exames oftalmológicos para identificar se há infecções, inflamação ou algum outro problema ocular existente. Além disso, será feita uma revisão de medicações que o paciente faz uso e uma medição do olho do paciente que será determinante para encontrar o tamanho da córnea adequada do doador. 

A etapa seguinte consiste em encontrar o doador mais adequado. É importante ressaltar que as córneas transplantadas são de pessoas que já faleceram, entretanto, diferente dos transplantes de outros órgãos, a cirurgia de córnea não requer similaridade dos tecidos, ou seja, a fila do transplante de córnea costuma ser menor.

A cirurgia dura em torna de 30 minutos, operando um olho por vez. As técnicas existentes para o transplante de córnea são realizadas conforme a situação de cada paciente, são elas:

  • Transplante lamelar (DALK e FALK) — substitui apenas uma parte da córnea;
  • Transplante penetrante — substitui toda a espessura da córnea;
  • Transplante Endotelial (DSEK e DMEK);
  • Transplante de células-tronco.

O transplante de córnea beneficia pessoas que sofrem com diversos problemas oculares como ceratocone, cicatrizes corneanas, distrofias corneanas, glaucoma, úlceras de córnea e outras doenças que afetam a córnea. O objetivo do procedimento é recuperar a visão e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Transplante de córnea tem riscos e complicações?

Como todo e qualquer procedimento cirúrgico, riscos e possíveis complicações podem ocorrer. Além de complicações, existe a possibilidade de rejeição do órgão/tecido recebido. Ou seja, apesar de geralmente o transplante de córnea apresentar altos resultados positivos, o procedimento pode apresentar riscos como:

  • Problemas com os pontos;
  • Infecção ocular;
  • Problemas de retina, como descolamento ou inchaço;
  • Sangramento;
  • Glaucoma;
  • Rejeição da córnea doadora.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Mantenha-se atualizado sobre informações da saúde ocular

O transplante de córnea é um procedimento que beneficia pessoas com algum problema visual quando outros tratamentos não deram certo. E para que a doação para este e outros transplantes de órgãos e tecidos não seja um problema para quem tanto espera e precisa do procedimento, é fundamental levar informação correta e incentivo para a sociedade.

Além disso, é importante estar sempre atento aos principais sinais e sintomas dados pelos nossos olhos: eles dizem muito sobre a nossa saúde. Visite um oftalmologista com regularidade, pois cuidar da saúde ocular garante que consigamos enxergar bem ao longo da vida, seja para prevenir doenças oculares ou tratar algum problema de visão.

Nosso propósito é levar informação correta sobre saúde ocular e garantir que todas as pessoas que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Faça um orçamento online e gratuito no nosso site agora mesmo.

orçamento

Fontes:

Cleveland Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *