Guia sobre como usar lentes de contato e principais desvantagens

Guia sobre como usar lentes de contato e principais desvantagens
  • por
0
(0)

As lentes de contato são uma opção popular para correção visual, mas também podem trazer dúvidas, especialmente para aqueles que estão começando a utilizá-las. Então, para ajudá-lo a ter uma experiência tranquila e bem informada, preparamos um guia completo com as principais dúvidas esclarecidas sobre como usar lentes de contato.

Neste guia, vamos explorar os benefícios estéticos e práticos que as lentes de contato oferecem, bem como suas desvantagens, para que você possa tomar decisões informadas sobre o uso delas. Além disso, abordaremos questões essenciais, como quanto tempo as lentes de contato podem ser usadas e a partir de qual idade é recomendado começar a utilizá-las. Ainda, forneceremos instruções detalhadas sobre como colocá-las, retirá-las e cuidar delas adequadamente.

Com quantos anos pode utilizar lentes de contato?

Alguns oftalmologistas acreditam que crianças a partir de 8 anos de idade podem se sair bem com o uso de lentes de contato, enquanto outros preferem adiar essa opção para pré-adolescentes mais velhos. Geralmente, o uso de lentes de contato é desaconselhado para crianças menores de 12 anos, pois os riscos associados podem superar os benefícios nessa faixa etária mais jovem.

Usar lentes de contato: como colocar e tirar as lentes de contato

Usar lentes de contato requer alguns cuidados específicos. Por isso, montamos um passo a passo completo para te ajudar.

Passo a passo de como colocar lentes de contato

Para colocar as lentes de contato, siga as recomendações a seguir:

  • Lave bem as mãos com água e sabão, certificando-se de remover qualquer resíduo de sabão antes de manusear as lentes de contato;
  • Seque as mãos com uma toalha limpa que não solte fiapos;
  • Retire a lente de contato do estojo de armazenamento e coloque-a na ponta do dedo indicador, verificando se está no lado correto;
  • Com o dedo médio da outra mão, puxe a pálpebra inferior para baixo e, com o dedo indicador da mão que segura a lente, puxe a pálpebra superior para cima;
  • Olhe diretamente para frente ou para cima e posicione suavemente a lente no olho;
  • Solte as pálpebras lentamente e pisque algumas vezes para ajustar a lente em seu lugar;
  • Repita o processo para a outra lente de contato.

Passo a passo de como retirar lentes de contato

Para retirar as lentes de contato, siga os passos a seguir:

  • Lave bem as mãos com água e sabão antes de remover as lentes de contato;
  • Olhe para cima e puxe a pálpebra inferior para baixo usando o dedo médio da mão dominante;
  • Use o dedo indicador e o polegar da mesma mão para apertar suavemente a lente no olho;
  • Remova cuidadosamente a lente do olho;
  • Repita o processo para a outra lente de contato;
  • Coloque as lentes no estojo de armazenamento e cubra-as com a solução apropriada.

Desvantagens de usar lentes de contato

Como em qualquer intervenção médica, o uso de lentes de contato tem suas vantagens e desvantagens. As lentes de contato oferecem vários benefícios, como conveniência, correção da visão e estética aprimorada. No entanto, também apresentam algumas desvantagens que podem afetar a saúde e o conforto dos olhos.

Bloqueio do fornecimento de oxigênio para os olhos

As lentes de contato ficam diretamente sobre os olhos e cobrem toda a córnea, o que reduz o suprimento de oxigênio. Para evitar esse problema, escolha lentes de contato de silicone hidrogel ou materiais macios, pois eles transmitem mais oxigênio do que as lentes convencionais de material macio. 

Além disso, evite usar lentes de contato por longos períodos. Recomenda-se não usá-las durante o sono. Para uso diário, limite o período de uso a cerca de 8 a 16 horas por dia, dependendo do tipo de lente.

Ressecamento dos olhos (olhos secos)

O uso de lentes de contato pode reduzir a quantidade de lágrimas que atinge a córnea, levando à síndrome do olho seco. Isso pode causar coceira, irritação e vermelhidão. Se os olhos ficarem muito secos, pode ocorrer cicatrização da córnea, o que pode ser extremamente doloroso. Por isso, para aliviar o olho seco, utilize colírios lubrificantes recomendados pelo oftalmologista.

Irritação quando usada em conjunto com outras medicações

A combinação de lentes de contato com medicamentos, como anticoncepcionais, pode causar olho seco crônico e irritação. Isso pode ocorrer porque o uso combinado afeta o filme lacrimal, que é composto por três camadas essenciais para proteger, lubrificar e nutrir a superfície do olho.

Redução do reflexo corneano

O reflexo corneano é um mecanismo de proteção dos olhos, onde o cérebro sinaliza para as pálpebras fecharem e protegerem os olhos quando ocorre uma pressão mínima na córnea. Dessa forma, o uso constante de lentes de contato pode reduzir esse reflexo natural, tornando o olho mais vulnerável a danos. Para evitar a diminuição desse reflexo, limite o uso das lentes de contato e utilize óculos em casa.

Abrasão da córnea

O uso inadequado de lentes de contato pode causar abrasão da córnea, principalmente quando as lentes não estão bem ajustadas ou quando os olhos estão muito secos. Dormir com lentes de contato aumenta o risco de abrasão, pois partículas como poeira e areia podem ficar presas nas lentes e causar lesões na córnea. Por isso, recomenda-se não dormir usando lentes de contato e garantir que elas sejam ajustadas corretamente.

Conjuntivite

As lentes de contato criam um ambiente úmido que pode se tornar um terreno fértil para o crescimento de microorganismos, como vírus e bactérias, causadores da conjuntivite.

Ptose

Ptose é uma condição em que as pálpebras ficam caídas e o indivíduo afetado tem dificuldade em abrir completamente os olhos. O uso de lentes de contato pode contribuir para essa condição, pois elas podem se mover para o tecido das pálpebras e causar cicatrizes e contração, resultando em ptose. 

Pessoas que usam lentes de contato rígidas têm maior risco de desenvolver essa condição. Para evitar ptose, é recomendável optar por lentes de contato macias.

Infecções oculares

O uso prolongado e inadequado de lentes de contato pode aumentar o risco de infecções oculares. Elas podem permitir que partículas, bactérias e vírus fiquem presos nos olhos, levando ao desenvolvimento de infecções. É importante evitar nadar ou tomar banho usando lentes de contato e não utilizá-las por mais tempo do que o recomendado.

Embora as lentes de contato ofereçam diversos benefícios, é fundamental lembrar que elas também apresentam riscos potenciais. É importante seguir as orientações do oftalmologista quanto ao uso adequado, limpeza e cuidados com as lentes de contato. 

Caso surjam complicações ou sintomas de desconforto, é recomendável procurar um profissional para avaliação e tratamento adequados. Cada pessoa tem necessidades e preferências únicas e um oftalmologista é o profissional indicado para prescrever um tratamento adequado de acordo com essas particularidades.

Cuidados Essenciais com Lentes de Contato

Alguns cuidados são indispensáveis com as lentes de contato:

  • Lave as mãos antes de tocar nas lentes;
  • Limpe e higienize as lentes conforme orientado;
  • Não compartilhe lentes com outras pessoas;
  • Não durma com as lentes;
  • Substitua as lentes conforme indicado;
  • Não use lentes danificadas;
  • Evite lentes durante infecções oculares;
  • Visite o oftalmologista regularmente;
  • Mantenha o estojo limpo e substitua-o;
  • Respeite os sintomas e desconforto.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes de óculos superfinas com o melhor custo-benefício

Se você está procurando óculos para intercalar com lentes de contato, nós da Lenscope oferecemos lentes para baixo e alto grau por um preço justo. Conheça nossas lentes para até 4 graus ou mais:

Até 4 Graus: nossas lentes para baixo grau proporcionam clareza e conforto diário, além de serem resistentes. As Lentes Lenscope Poli 1.59 estão disponíveis nas seguintes versões: Incolor, Shades, lentes escuras, Fotocroma para adaptar-se à luz ou Digital Comfort com filtro de luz azul;

Mais de 4 Graus: explore nossas lentes superfinas para alto grau. As Lentes Lenscope LensAI 1.74 estão disponíveis nas versões: Incolor, Digital Comfort, Fotocroma e Shades; 

Multifocais: experimente a conveniência das lentes multifocais. As Lentes Lenscope Progress estão disponíveis nas versões: Incolor, Shades, Digital Comfort, Fotocroma, Digital Comfort e Fotocroma. Oferecem visão nítida tanto de perto quanto de longe, com a vantagem de filtros de luz azul e até mesmo adaptação solar na versão Fotocroma.

Todas as nossas lentes já incluem tratamentos essenciais, como antirrisco, antirreflexo e proteção UV, sem custo adicional. Além disso, se você já possui uma armação, oferecemos a opção de fazer apenas as lentes e enviar a armação para a montagem, tudo isso sem sair de casa. Então, está esperando o quê? Faça um orçamento online e gratuito em nosso site e enxergue o mundo com mais clareza e conforto hoje mesmo.

orçamento lentes haytek são boas

Fontes

American Academy Of Ophthalmology

All About Vision

New England Eye Center

Insight Vision Center

University of Rochester Medical Center

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *