Infecções oculares: principais tipos, sintomas e tratamentos

Infecções oculares: principais tipos, sintomas e tratamentos
  • por
5
(5)

Quem já passou por uma infecção ocular sabe o quanto ela pode ser incômoda. Elas são um problema comum que pode afetar qualquer pessoa, independente da idade ou sexo. Mas, você sabia que existem diversos tipos de infecções oculares e que cada uma delas tem suas próprias características e tratamentos?

Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essas infecções, desde os sintomas, aos tipos e tratamentos. Portanto, continue lendo para saber mais.

Infecções oculares

Uma infecção ocular é qualquer tipo de infecção que afeta os olhos, incluindo a superfície externa e interna do globo ocular. Elas podem ocorrer em qualquer parte do olho, como a conjuntiva, a córnea, a esclera e até mesmo dentro do olho. Bactérias, vírus ou fungos causam as infecções oculares, que podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo.

Além disso, a infecção no olho pode variar de leve a grave e, se não for tratada, pode levar à perda da visão. Por isso, é importante buscar ajuda médica imediatamente se você suspeitar de uma infecção ocular.

Sintomas mais comuns de infecções oculares

Uma pessoa pode desenvolver sintomas de infecção ocular em apenas um dos olhos ou em ambos. Os sintomas de uma infecção ocular podem variar dependendo do tipo de infecção, mas os mais comuns incluem:

  • Vermelhidão nos olhos;
  • Coceira ou irritação nos olhos;
  • Sensação de areia ou ciscos nos olhos;
  • Secreção nos olhos;
  • Visão embaçada;
  • Sensibilidade à luz;

Além disso, pode haver uma sensação de que algo está no olho. É importante buscar atendimento médico imediatamente se houver dor intensa, visão embaçada, sensibilidade à luz, secreção grossa ou pus, pois isso pode indicar uma infecção mais grave que precisa de tratamento imediato.

Tipos e causas mais comuns de infecções no olho

Existem vários tipos de infecções oculares, somente um médico pode diagnosticar com precisão e prescrever o tratamento adequado. Abaixo, apresentamos os tipos mais recorrentes de infecções oculares e suas causas.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que cobre a parte branca do olho e a superfície interna das pálpebras. Também conhecida como “olho vermelho”, é uma das infecções oculares mais comuns e pode afetar um ou ambos os olhos.

A conjuntivite pode ser causada por vírus, bactérias, alérgenos ou irritantes, e seus sintomas incluem vermelhidão, coceira, lacrimejamento e secreção nos olhos. O tratamento depende do tipo de conjuntivite, mas geralmente inclui compressas frias nos olhos e colírios antibióticos ou anti-inflamatórios.

Ceratite (queratite)

A ceratite é uma inflamação da córnea, a camada transparente e protetora que cobre a íris e a pupila. É geralmente causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas e pode ocorrer após uma lesão na córnea ou como resultado de uma infecção pré-existente.

Os sintomas da ceratite incluem visão embaçada, dor nos olhos, vermelhidão e sensibilidade à luz. Dessa forma, se não for tratada, pode causar cicatrizes na córnea e levar à perda de visão. O tratamento para a ceratite inclui colírios antibióticos, antivirais ou antifúngicos.

Endoftalmite

A endoftalmite é uma inflamação das camadas internas do globo ocular, incluindo a retina, o vítreo e o corpo ciliar. Sua causa ocorre devido a bactérias ou fungos que entram no olho após uma lesão ou cirurgia ocular. Os sintomas da endoftalmite incluem dor nos olhos, vermelhidão, visão embaçada e sensibilidade à luz. Além disso, é uma infecção grave que pode levar à perda de visão ou até mesmo à cegueira se não for tratada imediatamente. Por isso, o tratamento geralmente inclui antibióticos ou antifúngicos intravenosos.

Celulite

A celulite é uma infecção das camadas de tecido que envolvem o olho. Pode ser causada por bactérias que entram na pele através de uma lesão ou picada de inseto. Os sintomas da celulite incluem vermelhidão ao redor do olho, inchaço, dor e sensibilidade à luz. Portanto, o tratamento depende da gravidade da infecção e pode incluir antibióticos, compressas quentes e, em casos graves, cirurgia.

Blefarite bacteriana

A blefarite é uma inflamação das pálpebras e pode ser causada por bactérias, alérgenos ou irritantes. Pode afetar as pálpebras superiores e inferiores e é mais comum em pessoas com pele oleosa ou com histórico de caspa. Os sintomas da blefarite incluem coceira, vermelhidão, inchaço e sensação de areia nos olhos. Portanto, o tratamento geralmente inclui compressas quentes e limpeza das pálpebras com xampu de bebê ou solução salina.

Uveíte

A uveíte é uma inflamação da camada intermediária do olho, conhecida como úvea. Ela pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo infecções, doenças autoimunes e lesões oculares. O oftalmologista realiza o diagnóstico da uveíte através de um exame oftalmológico completo. Entretanto, em alguns casos, o profissional poderá solicitar exames laboratoriais ou de imagem. 

O tratamento da uveíte depende da causa e pode incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios, imunossupressores ou antibióticos, além de medidas para reduzir a pressão ocular. Além disso, o tratamento também pode incluir a prevenção de complicações, como a formação de catarata ou glaucoma. Por isso, os cuidados devem ser seguidos rigorosamente, para evitar a perda de visão.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Cuide da saúde dos seus olhos para ver o melhor da vida

Cuidar dos nossos olhos é fundamental para garantir que possamos enxergar bem ao longo da vida, seja para prevenir doenças oculares ou tratar algum problema de visão. Por isso, é importante visitar um oftalmologista com frequência.

A Lenscope se preocupa com a saúde dos seus olhos e oferece lentes mais finas e de qualidade por um preço justo. Por isso, faça um orçamento online e gratuito em nosso site e garanta óculos de qualidade para ver o melhor da vida.

orçamento

Fontes:

Medical News Today

WebMD

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *