Hoje vamos falar sobre uma dúvida bem comum, será que o astigmatismo pode diminuir? O astigmatismo, é um erro refrativo em nossa córnea, atingindo muitas pessoas, e que geralmente surge no nascimento.
Apesar de não existir cura para o astigmatismo, no entanto, existem tratamentos eficazes para o problema, como o uso de óculos, lentes de contato e até mesmo cirurgia refrativa. Os tratamentos disponíveis corrigem o problema da córnea irregular, e somente o oftalmologista pode prescrever o tratamento adequado para cada pessoa.
Aqui neste artigo, explicaremos detalhadamente se o astigmatismo pode diminuir ou não.
Afinal, o astigmatismo pode diminuir?
Sim, o astigmatismo pode diminuir. É normal que o grau de astigmatismo sofra alterações ao longo do tempo, podendo aumentar ou diminuir. Por isso, as prescrições de astigmatismo podem mudar, principalmente com o avançar da idade. E embora a maioria das mudanças do grau de astigmatismo ocorra ao longo de um período de anos, também podem acontecer em um período muito mais curto. Outro ponto importante é que o eixo do astigmatismo também pode mudar ao longo do tempo, sofrendo pequenas alterações.
Além disso, ter astigmatismo desde a infância ou em adultos, não significa que futuramente outra doença ocular apareça, mas com o passar do tempo a progressão da doença pode surgir. O agravamento do astigmatismo surge devido a fatores como traumas e infecções repetidas na córnea. Aliás, doenças degenerativas como ceratocone também podem contribuir.
Confira nosso artigo completo sobre astigmatismo: causas, sintomas e tratamentos.
Tratamentos para astigmatismo
Os tratamentos incluem o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa, portanto cada paciente terá um diagnóstico recomendado pelo médico. A prescrição do tratamento começa após os exames e testes de visão identificarem quais os sintomas e as dificuldades visuais do paciente.
Já a cirurgia corrige a irregularidade da córnea e altera o ponto no interior do olho onde imagens são formadas de forma irregular. Contudo, a cirurgia pode ser a laser ou por implantação de lentes intra-oculares, podendo tratar tanto o astigmatismo, miopia e hipermetropia.
Veja mais sobre os tratamentos:
- Óculos de grau– os óculos possuem lentes cilíndricas de diferentes graus e espessuras na superfície, assim como as lentes de contato, para compensar o formato irregular da córnea.
- Lentes de contato– as lentes são rígidas ou gelatinosas, e geralmente as rígidas são indicadas para graus maiores, e causam mais desconforto do que as gelatinosas.
- Cirurgia refrativa a laser– a cirurgia é feita a partir dos 20 anos, indicada para quem tem o grau equilibrado.
Ela tem como função corrigir o astigmatismo remodelando o formato da córnea, a partir do uso de laser ou lentes intraoculares.
Entenda mais sobre a cirurgia refrativa ou Lasik, neste artigo
Preparado para testar agora se você tem astigmatismo?
Se você tem ou recebeu recentemente o diagnóstico de astigmatismo, já viu que não faltam opções de tratamentos para astigmatismo, certo?
São muitas as opções de tratamento, e com certeza um deles se adequa à você. Portanto, visite um oftalmologista regularmente para saber como está sua saúde visual. Afinal, sintomas como esse podem ser mais sérios do que imaginamos, e quanto mais precoce for o tratamento, melhor.
Em suma, mantenha hábitos como uma boa alimentação, exercícios físicos e consultas regulares ao seu médico. Somos uma health tech comprometida em democratizar o acesso a lentes de qualidade a preços acessíveis com compras totalmente online, onde você não precisa sair do conforto da sua casa!
Estamos constantemente investindo em tecnologia e trazendo muita informação sobre a saúde dos olhos, e com a ajuda de especialistas, desenvolvemos um teste de visão eficaz que mostra resultados precisos sobre seu grau de miopia e astigmatismo.