Astigmatismo pode diminuir? Entenda

astigmatismo pode diminuir?
  • por
4.2
(18)

Hoje vamos falar sobre uma dúvida bem comum, será que o astigmatismo pode diminuir? O astigmatismo, é um erro refrativo em nossa córnea, atingindo muitas pessoas, e que geralmente surge no nascimento.

Apesar de não existir cura para o astigmatismo, no entanto, existem tratamentos eficazes para o problema, como o uso de óculos, lentes de contato e até mesmo cirurgia refrativa. Os tratamentos disponíveis corrigem o problema da córnea irregular, e somente o oftalmologista pode prescrever o tratamento adequado para cada pessoa.

Aqui neste artigo, explicaremos detalhadamente se o astigmatismo pode diminuir ou não.

Afinal, o astigmatismo pode diminuir?

Sim, o astigmatismo pode diminuir. É normal que o grau de astigmatismo sofra alterações ao longo do tempo, podendo aumentar ou diminuir. Por isso, as prescrições de astigmatismo podem mudar, principalmente com o avançar da idade. E embora a maioria das mudanças do grau de astigmatismo ocorra ao longo de um período de anos, também podem acontecer em um período muito mais curto. Outro ponto importante é que o eixo do astigmatismo também pode mudar ao longo do tempo, sofrendo pequenas alterações.

Além disso, ter astigmatismo desde a infância ou em adultos, não significa que futuramente outra doença ocular apareça, mas com o passar do tempo a progressão da doença pode surgir. O agravamento do astigmatismo surge devido a fatores como traumas e infecções repetidas na córnea. Aliás, doenças degenerativas como ceratocone também podem contribuir.

Confira nosso artigo completo sobre astigmatismo: causas, sintomas e tratamentos.

Tratamentos para astigmatismo

Os tratamentos incluem o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa, portanto cada paciente terá um diagnóstico recomendado pelo médico. A prescrição do tratamento começa após os exames e testes de visão identificarem quais os sintomas e as dificuldades visuais do paciente.

Já a cirurgia corrige a irregularidade da córnea e altera o ponto no interior do olho onde imagens são formadas de forma irregular. Contudo, a cirurgia pode ser a laser ou por implantação de lentes intra-oculares, podendo tratar tanto o astigmatismo, miopia e hipermetropia.

Veja mais sobre os tratamentos:

  • Óculos de grau– os óculos possuem lentes cilíndricas de diferentes graus e espessuras na superfície, assim como as lentes de contato, para compensar o formato irregular da córnea.
  • Lentes de contato– as lentes são rígidas ou gelatinosas, e geralmente as rígidas são indicadas para graus maiores, e causam mais desconforto do que as gelatinosas.
  • Cirurgia refrativa a laser– a cirurgia é feita a partir dos 20 anos, indicada para quem tem o grau equilibrado.
    Ela tem como função corrigir o astigmatismo remodelando o formato da córnea, a partir do uso de laser ou lentes intraoculares.

Entenda mais sobre a cirurgia refrativa ou Lasik, neste artigo

Preparado para testar agora se você tem astigmatismo?

Se você tem ou recebeu recentemente o diagnóstico de astigmatismo, já viu que não faltam opções de tratamentos para astigmatismo, certo?

São muitas as opções de tratamento, e com certeza um deles se adequa à você. Portanto, visite um  oftalmologista regularmente para saber como está sua saúde visual. Afinal, sintomas como esse podem ser mais sérios do que imaginamos, e quanto mais precoce for o tratamento, melhor. 

Em suma, mantenha hábitos como uma boa alimentação, exercícios físicos e consultas regulares ao seu médico. Somos uma health tech comprometida em democratizar o acesso a lentes de qualidade a preços acessíveis com compras totalmente online, onde você não precisa sair do conforto da sua casa!

Estamos constantemente investindo em tecnologia e trazendo muita informação sobre a saúde dos olhos, e com a ajuda de especialistas, desenvolvemos um teste de visão eficaz que mostra resultados precisos sobre seu grau de miopia e astigmatismo.

Astigmatismo pode diminuir?- teste de visão

Fontes:

Aao.org

Medicinenet.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *