Benefícios da vitamina E para os olhos: tratamento de olheiras

benefícios da vitamina E
5
(3)

Por ser um poderoso antioxidante para a pele, os benefícios da vitamina E também se estendem à região dos olhos.

Isso porque a vitamina E protege o corpo contra radicais livres que causam rugas, principalmente na região embaixo dos olhos. Ou seja, a vitamina E pode ser uma forte aliada no combate às olheirasO tratamento geralmente é feito com a vitamina em cápsulas ou com uso de cremes tópicos, mas também é possível ingerir vitamina E consumindo alguns alimentos específicos. 

Entre as principais fontes de vitamina E estão azeitonas, óleos vegetais, nozes, aspargos, abacate, vegetais de folhas escuras, germe de trigo e mangas. No artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios da vitamina E e como usá-la no tratamento das olheiras.

Benefícios da vitamina E para olheiras e olhos escurecidos

Além de hidratar a pele, a vitamina E também possui diversos benefícios e por isso é uma ótima opção de anti-envelhecimento.

Os principais benefícios do uso da vitamina E incluem, por exemplo:

  • Alimenta a pele;
  • Ajuda a reduzir estrias;
  • Clareia manchas marrons ou cicatrizes;
  • Relaxa espasmo muscular;
  • Diminui olheiras e rugas em seu rosto;
  • Trata queimaduras solares;
  • Remove impurezas e age como um agente de limpeza.

Entre os benefícios da vitamina E, tratar olheiras é um deles?

Diversas pessoas desenvolvem olheiras ao longo da vida pelos mais diferentes motivos, como falta de sono, alergias sazonais ou até mesmo questões genéticas. Apesar de não ter impacto à saúde, o aparecimento de olheiras costuma incomodar quem passa por isso, principalmente por motivos estéticos.

Embora a vitamina E tenha muitos benefícios para a pele, ainda não existem muitos estudos para provar sua eficácia no tratamento de olheiras. Um estudo de 2004 testou se um gel contendo 2% de fitonadiona, 0,1% de retinol e 0,1% de vitaminas C e E era eficaz na redução de olheiras e rugas das pálpebras inferiores em adultos.

A pesquisa concluiu que a aplicação tópica do gel foi eficaz na redução das olheiras, especialmente em casos de hemostasia, em adultos japoneses. O gel também ajudou a diminuir ligeiramente as rugas. No entanto, como a quantidade de vitamina E neste gel era pequena em comparação com os outros ingredientes do gel, não foi possível determinar a eficácia da vitamina E no tratamento de olheiras.

Formas de aproveitar os benefícios da vitamina E 

Além da ingestão por meio de alimentos, a vitamina E também pode ser encontrada em:

  • Cápsula;
  • Óleo;
  • Creme.

O uso de vitamina E em cápsulas pode ser eficaz na proteção contra radicais livres, hidratando profundamente a pele e promovendo a regeneração celular. 

No entanto, o óleo contido dentro das cápsulas não é vitamina E pura, mas sim uma combinação com óleo de soja ou glicerina. Ou seja, a cápsula não oferece todos os  benefícios da vitamina E, reduzindo o efeito a somente hidratar a pele.

Para usar a vitamina E em cápsula no tratamento de olheiras, você deve, por exemplo:

  1. Perfurar a cápsula com um alfinete de segurança ou algo afiado.
  2. Aplicar o óleo de dentro da cápsula com os dedos limpos na área abaixo dos olhos.
  3. Dar um tapinha na área do olho usando o dedo anelar.
  4. Lavar as mãos e jogar fora a cápsula quando terminar.

Por outro lado, quando se trata de óleos, existem opções que contêm a vitamina E 100% pura. Para quem pretende usar a vitamina E em óleo, recomenda-se o uso de produtos orgânicos e não sintéticos. 

Você pode aplicar óleo de vitamina E diretamente na área abaixo dos olhos, onde surgem as olheiras. Mas, por se tratar de uma área onde a pele é muito fina, tenha cuidado na hora de passar o óleo para não irritar a região. 

O óleo de vitamina E deve ser usado da seguinte maneira:

  1. Aplique uma gota ou duas do óleo em um dedo anelar limpo.
  2. Passe o óleo na área abaixo dos olhos, dando leves tapinhas com seu dedo anelar.
  3. Lave as mãos quando terminar.

Outra opção para aproveitar os benefícios da vitamina E é usar cremes que contenham a vitamina em sua composição.

No entanto, por se tratar de uma região muito sensível, certifique-se de que o produto não possui fragrância e é feito especificamente para a pele ao redor dos olhos.

Além disso, também é muito importante não exagerar na quantidade de creme. Para a área abaixo dos olhos, o ideal é usar uma quantidade de produto do tamanho de uma ervilha.

Outra dica importante para aproveitar os benefícios da vitamina E é combinar o uso com outros ingredientes saudáveis para a pele, como cafeína, óleo de amêndoa ou óleo de rícino. Ingerir peptídeos também ajuda na produção de colágeno, melhorando também o aspecto da pele em geral.

Saiba mais sobre óleo de rícino: conheça os benefícios para a moldura de seus olhos.

Quando não usar vitamina E

Apesar de ser um excelente antioxidante, não são todas as pessoas que podem usar vitamina E. Pessoas que possuem reações alérgicas ou algum tipo de dermatite devem evitar usar a vitamina E em sua forma pura diretamente na área abaixo dos olhos.

Isso porque nesses casos o uso do produto pode causar efeitos colaterais, por se tratar de uma região onde a pele é extremamente fina e sensível. 

Já cuidou dos seus olhos hoje?

Embora ainda não existam estudos que comprovem a eficácia da vitamina E na prevenção e tratamento às olheiras, este ingrediente é um poderoso antioxidante e hidratante para a pele. Por isso, vale a pena investir no uso da vitamina E para diminuir olheiras e rugas ao redor dos olhos.

No entanto, mais importante que cuidar da estética, é cuidar da saúde dos olhos, com bons hábitos e atenção aos sinais. Pensando nisso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão 100% online e gratuito. Descubra agora mesmo como está a saúde dos seus olhos sem sair de casa!

benefícios da vitamina E_teste de visão

Gostou do artigo de hoje? Então, antes de ir, não deixe de escrever suas dúvidas nos comentários e ler outros artigos em nosso blog. 

Fonte:

Health Line

Eat Health, Eat Happy

Styles at Life

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Benefícios da vitamina E para os olhos: tratamento de olheiras”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *