benefícios da vitamina E

Benefícios da vitamina E para os olhos: tratamento de olheiras

0
(0)

Por ser um poderoso antioxidante para a pele, os benefícios da vitamina E também se estendem à região dos olhos.

Isso porque a vitamina E protege o corpo contra radicais livres que causam rugas, principalmente na região embaixo dos olhos. Ou seja, a vitamina E pode ser uma forte aliada no combate às olheirasO tratamento geralmente é feito com a vitamina em cápsulas ou com uso de cremes tópicos, mas também é possível ingerir vitamina E consumindo alguns alimentos específicos. 

Entre as principais fontes de vitamina E estão azeitonas, óleos vegetais, nozes, aspargos, abacate, vegetais de folhas escuras, germe de trigo e mangas. No artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios da vitamina E e como usá-la no tratamento das olheiras.

Benefícios da vitamina E para olheiras e olhos escurecidos

Além de hidratar a pele, a vitamina E também possui diversos benefícios e por isso é uma ótima opção de anti-envelhecimento.

Os principais benefícios do uso da vitamina E incluem, por exemplo:

  • Alimenta a pele;
  • Ajuda a reduzir estrias;
  • Clareia manchas marrons ou cicatrizes;
  • Relaxa espasmo muscular;
  • Diminui olheiras e rugas em seu rosto;
  • Trata queimaduras solares;
  • Remove impurezas e age como um agente de limpeza.

Entre os benefícios da vitamina E, tratar olheiras é um deles?

Diversas pessoas desenvolvem olheiras ao longo da vida pelos mais diferentes motivos, como falta de sono, alergias sazonais ou até mesmo questões genéticas. Apesar de não ter impacto à saúde, o aparecimento de olheiras costuma incomodar quem passa por isso, principalmente por motivos estéticos.

Embora a vitamina E tenha muitos benefícios para a pele, ainda não existem muitos estudos para provar sua eficácia no tratamento de olheiras. Um estudo de 2004 testou se um gel contendo 2% de fitonadiona, 0,1% de retinol e 0,1% de vitaminas C e E era eficaz na redução de olheiras e rugas das pálpebras inferiores em adultos.

A pesquisa concluiu que a aplicação tópica do gel foi eficaz na redução das olheiras, especialmente em casos de hemostasia, em adultos japoneses. O gel também ajudou a diminuir ligeiramente as rugas. No entanto, como a quantidade de vitamina E neste gel era pequena em comparação com os outros ingredientes do gel, não foi possível determinar a eficácia da vitamina E no tratamento de olheiras.

Formas de aproveitar os benefícios da vitamina E 

Além da ingestão por meio de alimentos, a vitamina E também pode ser encontrada em:

  • Cápsula;
  • Óleo;
  • Creme.

O uso de vitamina E em cápsulas pode ser eficaz na proteção contra radicais livres, hidratando profundamente a pele e promovendo a regeneração celular. 

No entanto, o óleo contido dentro das cápsulas não é vitamina E pura, mas sim uma combinação com óleo de soja ou glicerina. Ou seja, a cápsula não oferece todos os  benefícios da vitamina E, reduzindo o efeito a somente hidratar a pele.

Para usar a vitamina E em cápsula no tratamento de olheiras, você deve, por exemplo:

  1. Perfurar a cápsula com um alfinete de segurança ou algo afiado.
  2. Aplicar o óleo de dentro da cápsula com os dedos limpos na área abaixo dos olhos.
  3. Dar um tapinha na área do olho usando o dedo anelar.
  4. Lavar as mãos e jogar fora a cápsula quando terminar.

Por outro lado, quando se trata de óleos, existem opções que contêm a vitamina E 100% pura. Para quem pretende usar a vitamina E em óleo, recomenda-se o uso de produtos orgânicos e não sintéticos. 

Você pode aplicar óleo de vitamina E diretamente na área abaixo dos olhos, onde surgem as olheiras. Mas, por se tratar de uma área onde a pele é muito fina, tenha cuidado na hora de passar o óleo para não irritar a região. 

O óleo de vitamina E deve ser usado da seguinte maneira:

  1. Aplique uma gota ou duas do óleo em um dedo anelar limpo.
  2. Passe o óleo na área abaixo dos olhos, dando leves tapinhas com seu dedo anelar.
  3. Lave as mãos quando terminar.

Outra opção para aproveitar os benefícios da vitamina E é usar cremes que contenham a vitamina em sua composição.

No entanto, por se tratar de uma região muito sensível, certifique-se de que o produto não possui fragrância e é feito especificamente para a pele ao redor dos olhos.

Além disso, também é muito importante não exagerar na quantidade de creme. Para a área abaixo dos olhos, o ideal é usar uma quantidade de produto do tamanho de uma ervilha.

Outra dica importante para aproveitar os benefícios da vitamina E é combinar o uso com outros ingredientes saudáveis para a pele, como cafeína, óleo de amêndoa ou óleo de rícino. Ingerir peptídeos também ajuda na produção de colágeno, melhorando também o aspecto da pele em geral.

Saiba mais sobre óleo de rícino: conheça os benefícios para a moldura de seus olhos.

Quando não usar vitamina E

Apesar de ser um excelente antioxidante, não são todas as pessoas que podem usar vitamina E. Pessoas que possuem reações alérgicas ou algum tipo de dermatite devem evitar usar a vitamina E em sua forma pura diretamente na área abaixo dos olhos.

Isso porque nesses casos o uso do produto pode causar efeitos colaterais, por se tratar de uma região onde a pele é extremamente fina e sensível. 

Já cuidou dos seus olhos hoje?

Embora ainda não existam estudos que comprovem a eficácia da vitamina E na prevenção e tratamento às olheiras, este ingrediente é um poderoso antioxidante e hidratante para a pele. Por isso, vale a pena investir no uso da vitamina E para diminuir olheiras e rugas ao redor dos olhos.

No entanto, mais importante que cuidar da estética, é cuidar da saúde dos olhos, com bons hábitos e atenção aos sinais. Pensando nisso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão 100% online e gratuito. Descubra agora mesmo como está a saúde dos seus olhos sem sair de casa!

benefícios da vitamina E_teste de visão

Gostou do artigo de hoje? Então, antes de ir, não deixe de escrever suas dúvidas nos comentários e ler outros artigos em nosso blog. 

Fonte:

Health Line

Eat Health, Eat Happy

Styles at Life

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *