Cirurgia de catarata é perigosa? Conheça os riscos

Cirurgia de catarata é perigosa? Conheça os riscos
  • por
4.3
(10)

Embora seja um procedimento comum e seguro, a cirurgia de catarata ainda gera muita dúvida e preocupação entre os pacientes. Mesmo com altas taxas de sucesso, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia de catarata também envolve alguns riscos. Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre todos os riscos de uma cirurgia de catarata, além das consequências da não realização da cirurgia.

Cirurgia de catarata 

A catarata é uma doença ocular que consiste na opacidade do cristalino, lente natural dos olhos, comprometendo, assim, a capacidade de enxergar. Trata-se de um problema muito comum em pessoas com mais de 60 anos. Além de causar problemas visuais, a catarata também pode ser bastante dolorida. É considerada uma condição grave pois, se não tratada, pode levar à cegueira. 

A cirurgia de catarata, por sua vez, é um procedimento simples, indolor e rápido. O pós-operatório é bastante tranquilo e leva em média 20 dias para recuperação total. Basicamente, a operação consiste em substituir o cristalino danificado por uma lente intraocular. Entretanto, apesar de ser um procedimento seguro, a cirurgia também possui alguns riscos.

Cirurgia de catarata é perigosa? Complicações e riscos

Apesar de a cirurgia de catarata ser um procedimento simples e ter muitas taxas de sucesso, assim como qualquer cirurgia ela também tem seus riscos. As principais complicações decorrentes da cirurgia de catarata são:

  • Infecção na retina;
  • Descolamento da retina;
  • Inflamação no interior do olho;
  • Inchaço no olho;
  • Glaucoma;
  • Hemorragia (sangramento).

Porém, mesmo com riscos, antes, durante e após o procedimento, são tomadas diversas medidas para que tudo corra bem. Outro detalhe importante é que grande parte das complicações ocorrem durante o pós-operatório. Ou seja, os cuidados após o procedimento são cruciais para o sucesso da cirurgia. Nos primeiros dias após a cirurgia, atente-se aos seguintes sinais:

Visão embaçada: 

É comum ficar com a visão um pouco embaçada logo após a operação e voltar ao normal com o passar dos dias. Agora, se sua visão continuar embaçada após uma semana da cirurgia, sem sinal de melhora, procure seu médico.

Perda da visão: 

Embora seja extremamente rara, caso sinta que sua visão está diminuindo gradativamente após a cirurgia, busque ajuda médica o quanto antes. 

Deslocamento da retina: 

Outra complicação rara, mas que pode ocorrer. A retina é responsável pela formação de imagens e qualquer dano em sua estrutura pode levar à cegueira. Caso sua retina tenha descolado, pode ser necessária intervenção cirúrgica para reparação.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença que ocorre devido ao aumento da pressão intraocular. Os principais sintomas são dor na região dos olhos e dificuldade para enxergar no escuro. Caso você sinta algum desses desconfortos após a cirurgia de catarata, procure ajuda médica.

Diabetes retinopatia:

A retinopatia diabética (RD) é uma doença causada pelo entupimento dos vasos da retina. Busque atendimento médico caso você enxergue pontos ou manchas escuras flutuando na visão após a cirurgia.

Degeneração macular

A Degeneração Macular é a deterioração da mácula, região central da retina. Essa condição pode se desenvolver após a cirurgia de catarata. Por isso, é necessário se atentar à nitidez da sua visão central depois do procedimento.

Endoftalmite

A endoftalmite é uma infecção bacteriana grave dentro do olho que pode se desenvolver após a cirurgia de catarata. Os sintomas da infecção costumam aparecer uma semana após o procedimento e incluem dor, vermelhidão, diminuição da visão e secreção no olho. 

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Qual o risco de ficar cego ao realizar a cirurgia de catarata?

Não há risco de ficar cego durante a cirurgia de catarata. Porém, pacientes que desenvolvem endoftalmite no pós-operatório podem perder a visão. Esta é a única complicação do procedimento que pode levar à perda permanente da visão. No entanto, apesar de ser grave, a endoftalmite é uma infecção raríssima. Para se ter ideia, em pacientes de risco, a taxa de incidência é de somente 0,2%.

Quem não pode fazer a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é contra-indicada em poucos casos, mas existem determinados pacientes que não devem realizar o procedimento. A cirurgia de catarata não é recomendada para pessoas com:

  • Catarata precoce ou catarata leve;
  • Degeneração macular avançada;
  • Descolamento de retina;
  • Problemas de saúde;
  • Condição médica grave;
  • Infecção ocular;
  • Diabetes avançado que afetou a retina;
  • Doenças da córnea, como glaucoma.

Os riscos de não realizar a cirurgia de catarata

Embora haja riscos e complicações, o medo da cirurgia no olho não deve impedir a realização do procedimento. Isso porque não fazê-lo pode apresentar um risco ainda maior para a saúde dos seus olhos. Sem a cirurgia, a catarata vai piorar com o tempo e consequentemente sua visão também. Assim, atividades corriqueiras como dirigir, ler e trabalhar também serão comprometidas. Com a progressão da doença, alguns efeitos colaterais também podem começar a surgir, como:

  • Visão embaçada;
  • Listras ou brilho ao redor das luzes;
  • Diminuição da visão noturna;
  • Dificuldade para enxergar cores;
  • Fotossensibilidade.

Além disso, vale lembrar que a catarata quando não tratada, pode causar cegueira total. Portanto, caso você esteja inseguro para realizar a cirurgia, converse abertamente com o oftalmologista responsável pelo procedimento. Fale sobre seus medos e anseios, afinal, ele é o profissional qualificado para esclarecer todas as dúvidas sobre a operação. 

Informação sobre saúde dos olhos na palma da sua mão 

A catarata é uma doença ocular grave, mas que felizmente pode ser revertida através da cirurgia no olho. Em casos mais leves, apenas alterar a prescrição dos óculos melhora a visão e a cirurgia não se faz necessária. Por isso, é importante conversar abertamente com seu oftalmologista de confiança sobre todas as possibilidades além da cirurgia. Somente ele poderá avaliar seu caso e passar o tratamento adequado. 

De toda forma, consumir conteúdos sobre saúde ocular com informações verídicas e de qualidade também é uma forma de cuidar dos olhos. Sabendo disso, nós da Lenscope oferecemos informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantimos que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Por isso, após a consulta com seu médico, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as lentes de qualidade da Lenscope. Faça um orçamento sem compromisso e se surpreenda ao saber quanto é possível economizar em seu novo óculos.

orçamento 

Fontes:

NHS

Berg Feinfield

VisionAware

Neoretina Blog

Pacific Vision

All About Vision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *