Medo de cirurgia no olho? Porque você não precisa ter

medo de cirurgia
  • por
3.7
(3)

O medo cirurgia, principalmente em um local delicado como o olho, é muito comum. Inclusive, esse medo faz com que muitas pessoas optem por não fazer a cirurgia e passem a conviver com o problema. No entanto,  em muitos casos isso não é indicado.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar 5 causas da ansiedade pré-cirúrgica e quais são as cirurgias no olho que geralmente causam medo. Então, continue lendo para saber mais e conheça algumas dicas para reduzir o medo na hora da cirurgia.

Por que tanto medo de cirurgia?

O medo de cirurgia no olho está entre as principais causas de desistência do procedimento.  E existem inúmeras razões pelas quais alguém pode ter medo da cirurgia. Os motivos mais comuns são medos:

  • do desconhecido;
  • da dor;
  • de se mexer durante o procedimento;
  • ou de um mau resultado;
  • de ficar acordado durante a cirurgia;
  • e ainda, de complicações;
  • da anestesia;
  • de perder o controle;
  • da recuperação perto de estranhos;
  • de perder a identidade pessoal;
  • ou de não conseguir se recuperar;
  • e por último, de morrer.

Cirurgias nos olhos que geralmente causam medo

Não saber nada sobre o procedimento cirúrgico faz o medo de cirurgia aumentar. Então, para que você entenda porquê não precisa ter medo, separamos uma lista com as cirurgias oculares mais comuns.

Catarata

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais comuns realizados hoje. Para muitas pessoas, também é uma mudança de vida. 

Após a cirurgia, os pacientes relatam poder desfrutar de atividades cotidianas como ler e cozinhar, poder dirigir à noite novamente e alguns até mesmo podem se livrar dos óculos ou lentes de contato. Mas, infelizmente, compreender os benefícios não faz com que o medo desapareça automaticamente.

Porém, não há porque ter medo uma vez que você pode conversar com o médico e conhecer a fundo o procedimento. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, o procedimento já não é tão assustador ou complicado quanto você pensa.

Atualmente, a cirurgia de catarata é quase sempre um procedimento ambulatorial realizado sob anestesia local. Enquanto você permanece acordado, etapas são executadas antes, durante e depois, para que o desconforto seja minimizado.

Além disso, a dor durante a cirurgia de catarata não é algo que você deva esperar. Converse com o seu médico antes da cirurgia e diga a ele como você está se sentindo. Entender o que está por vir é o suficiente para aliviar qualquer medo.

Cirurgia a laser

A cirurgia a laser é uma das cirurgias mais seguras e eficazes a que você pode se submeter. As complicações são extremamente raras e, mesmo quando ocorrem, podem ser facilmente resolvidas com outro tratamento.

Além disso, você não precisa ter medo, já que ela é realizada enquanto você está acordado e alerta, porém você não sentirá nada durante o procedimento. Isso porque, em vez de anestesia geral, tudo o que é necessário para a cirurgia a laser são colírios entorpecentes e um pouco de Valium.

E, como o laser realmente rastreia os movimentos dos olhos conforme eles se movem, você pode mexer os olhos sem problema durante o procedimento. Para completar, a cirurgia é rápida e geralmente dura cerca de meia hora. Assim, você estará em casa e descansando no mesmo dia, e em menos tempo do que levaria para parar e almoçar.

Correção de grau para miopia

A cirurgia de miopia é uma opção de tratamento para pessoas míopes que usam óculos ou lentes de contato para ver objetos distantes. O procedimento remodela a córnea ou implanta lentes para permitir que os raios de luz incidentes se concentrem diretamente na retina.

Contudo, não há porque ter medo já que os implantes intraoculares não podem ser sentidos ou vistos e podem ser removidos se o olho da pessoa continuar a mudar. Além disso, o procedimento pode ser feito a laser, de forma segura, rápida e indolor.

Estrabismo

Na cirurgia de estrabismo, os oftalmologistas manipulam os músculos ao redor do olho afrouxando, contraindo ou reposicionando para melhorar o alinhamento dos olhos e da visão.

Assim, esse tipo de cirurgia não é excessivamente doloroso. Contudo, após o procedimento, haverá desconforto e dor, principalmente ao mover o(s) olho(s). Além de que irá ocorrer vermelhidão dos olhos e pode demorar várias semanas até que desapareça.

Astigmatismo

Embora óculos, lentes de contato e ortoceratologia possam tratar temporariamente os efeitos do astigmatismo, a cirurgia é a única maneira de corrigi-lo permanentemente. Portanto, a cirurgia ocular a laser e, em alguns casos, lentes tóricas implantáveis, podem ser usadas para correção de astigmatismo permanente.

Como nesse caso, o tipo de cirurgia varia com o tipo do astigmatismo, portanto, a melhor maneira de descobrir se você precisa da cirurgia de astigmatismo é agendando uma consulta com um oftalmologista. Ele pode ajudá-lo a identificar seu tipo de astigmatismo e decidir se e que tipo de cirurgia pode ser a certa para você.

Da mesma forma, o médico pode te falar sobre os detalhes do procedimento para que você entenda com clareza os riscos e o porquê de você não precisar ter medo da cirurgia.

Agora, continue lendo e conheça as 5 causas da ansiedade pré-cirúrgica.

Ansiedades pré-cirúrgicas: 5 causas

A sensação de ansiedade antes de uma cirurgia, também conhecida como ansiedade pré-operatória, é totalmente comum.  Por isso, muitos pacientes que sabem que farão uma cirurgia começam a sentir isso. 

A ansiedade antes da cirurgia é essencialmente descrita como estresse desagradável, mal-estar ou tensão. Entre os fatores responsáveis por esse tipo de ansiedade estão:

  1. dúvidas e medos dos pacientes;
  2. as experiências em hospitais no passado;
  3. o histórico demográfico deles;
  4. a psicologia pessoal deles;
  5. o gênero deles.

Por que é mais comum pessoas idosas terem medo de cirurgia?

Pessoas idosas são mais suscetíveis a terem medo de cirurgia porque a idade avançada traz possíveis complicações e, por isso, geram medo. Esse medo é amplificado pela falta de informação e compreensão do procedimento.

Afinal, o medo pode ocorrer devido à fragilidade do paciente, gerada pela idade ou mesmo por causa da ansiedade. Geralmente, o que diz respeito à ansiedade vai desde o medo do desconhecido até uma experiência ruim com cirurgias anteriores.

Por isso, é importante conhecer o procedimento pelo qual se vai passar e saber o que pode ser feito para minimizar os riscos. Veja a seguir como reduzir o medo de cirurgias.

Dicas para ajudar a não ter tanto medo de cirurgia

Felizmente, existem inúmeras coisas que você pode fazer para permanecer calmo, ou experimentar um nível saudável de ansiedade e nada mais, antes de uma cirurgia.

Distraia-se

Se distraia do que está acontecendo. Se você sentir que está ficando ansioso, pegue um livro ou um quebra-cabeça, ligue a televisão, dê um passeio ou faça qualquer coisa que coloque sua mente em outro lugar. 

Alguns podem ver isso como se esconder do inevitável, mas se isso impede você de ficar ansioso, então é uma coisa boa.

Confie em si mesmo

Quando você se sente ansioso, fica com medo dos outros. Psicologicamente falando, isso, na verdade, se traduz em paranoia contra você mesmo. 

Então, você precisa confiar no fato de que conhece seu próprio corpo e pode ouvi-lo e entender o que ele precisa. Com base nas mensagens que seu corpo lhe envia, você consegue tomar decisões e deve confiar em sua capacidade de fazê-lo. 

Cuide do seu corpo

Você também deve cuidar do seu corpo comendo corretamente, seguindo as orientações de seus médicos, participando de terapia ocupacional e reabilitação, e assim por diante. 

Além disso, faça algumas afirmações positivas, agradecendo a si mesmo pelas decisões que tomou. Na verdade, até mesmo a imaginação guiada, na qual você se visualiza recuperado e passando bem após a cirurgia, pode ser benéfica.

Lembre-se que não podemos forçar ninguém a fazer a cirurgia contra a vontade dela, mesmo que seja o mais indicado. Devemos, primeiro, respeitar cada indivíduo e a liberdade de escolha de cada um deles.

Você tem medo de cirurgia no olho?

As cirurgias são para casos mais avançados ou problemas específicos. Então, antes de se preocupar com ela, você deve primeiro se preocupar em saber como está sua visão no geral.

Nós da Lenscope acreditamos em saúde ocular acessível para todos. Por isso, somos uma Health tech que busca sempre soluções práticas. Assim, desenvolvemos um teste totalmente online e com tecnologia exclusiva para que você tenha precisão na hora de testar seus olhos. 

Com o nosso teste de visão você pode verificar se tem miopia ou astigmatismo, ou ainda, se o seu grau mudou e é hora de renovar a receita com o seu oftalmologista. Está esperando o quê para começar hoje mesmo a cuidar da sua saúde ocular?

Realizar o teste de visão totalmente online e gratuito

E então, gostou desse conteúdo? Que tal ficar por dentro de todas as nossas novidades e aprender tudo sobre a saúde dos seus olhos? 

Assine nossa newsletter e siga acompanhando os artigos. Afinal somos um portal de saúde  atualizado diariamente.

Fonte

Verywellhealth

Lasikvisioninstitute

Njnbi

Ic8lens

Blogarama

Ocli

Visioncenter

Allaboutvision

Clevelandclinic

Theptdoctor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *