Como saber se preciso de óculos? Veja os sinais

como saber se preciso de óculos
3
(1)

Muita gente desconfia que precisa usar óculos, mas nem sempre os sinais são claros. Normalmente, a desconfiança vem quando você nota a visão embaçada, ou tem dificuldade para enxergar de longe à noite. Mas, então! Como saber se preciso de óculos?

Sabemos que as mudanças na visão não acontecem do dia pra noite. Na verdade elas aparecem de forma gradual, e às vezes você nem percebe. Será que dor de cabeça e olhos cansados podem indicar alguma coisa? Existem também alguns problemas que precisam ser identificados logo no início, para não prejudicar a sua visão.

Continue a leitura porque nas próximas linhas vamos esclarecer e mostrar quais são os sintomas mais comuns quando precisamos usar óculos. Vamos lá?

Como saber se preciso de óculos? Sintomas de que você precisa

Quando algumas partes dos nossos olhos não estão funcionando corretamente (como a córnea, a íris ou a retina) ficamos sem nitidez para enxergar corretamente e, dependendo do que sentimos, já podemos desconfiar que algo não vai bem em nosso olhos. Para saber se precisa usar óculos, muitos fatores devem ser levados em consideração.

Alguns sintomas podem sinalizar isso:

  • Dor de cabeça
  • Visão embaçada
  • Enxergar duplo
  • Visão distorcida
  • Olhos lacrimejantes
  • Dificuldade em enxergar à noite
  • Olhos cansados
  • Pressão ocular (pressão atrás dos olhos)
  • Apertar os olhos pra conseguir enxergar
  • Precisar de luz mais forte pra enxergar ou ler
  • Dificuldade para ler no computador
  • Ver círculos em torno de luzes como farol de carro e lâmpadas

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, porque nossos olhos são diferentes. Por isso, é importante consultar um médico.

 Tipos de problema de visão que exigem o uso de óculos

Miopia

É a dificuldade para enxergar de longe. É comum em qualquer faixa etária. Para identificar a miopia em crianças, é só observar se ela tem dificuldade para ler na lousa escolar ou assistir desenho animado, por exemplo.

Hipermetropia

É o contrário da miopia, ou seja, de longe se enxerga nitidamente, mas de perto os objetos ficam embaçados.

Astigmatismo

Acontece quando a luz não é distribuída de maneira uniforme na retina e a pessoa enxerga borrado. Mas um fato curioso é que nem toda pessoa com astigmatismo tem visão distorcida, e às vezes não vai precisar usar óculos em caso de grau leve.

Presbiopia

É comum em pessoas mais velhas, começando por volta dos 40 anos. Acontece porque, quando envelhecemos, o olho vai perdendo a flexibilidade e assim prejudica o foco para enxergarmos de perto. Essa é a razão das pessoas precisarem de óculos bifocal ao envelhecerem.

Catarata

Outro problema que aparece com a idade. Aqui, a lente natural do olho fica turva e o tratamento é com cirurgia e implantação de lente intraocular.

Uso constante de telas

Se você passa boa parte do tempo do seu dia em frente ao computador ou celular, e já percebeu dores de cabeça e olhos cansados, vai precisar do óculos com filtro de luz azul. 

Isso porque, o uso excessivo de telas pode causar erros de refração por exposição excessiva à luz azul violeta, que é extremamente prejudicial aos nossos olhos.

Acha que precisa de óculos? 

Se você se identificou com alguns sinais falados até aqui, marque uma consulta com um oftalmologista. É ele quem vai determinar, com análise clínica e exames, se você vai ou não precisar de óculos.

Leia 11 sinais de que está na hora de usar óculos!

Normalmente, exames com dilatação da pupila são feitos no consultório, e nele o médico consegue diagnosticar se você está enxergando com clareza. Você também pode verificar se a melhor opção para você são as lentes de contato ou óculos.

O uso de óculos é importante para corrigir os problemas oculares e evitar outros tantos. Portanto, não vejamos os óculos como algo negativo! São eles que ajudam a corrigir e também  proteger os seus olhos. Inclusive, você sabia que o simples fato de usar óculos ajuda a te proteger do covid-19? O que acontece é que com o uso constante reduz o contato das mãos com os olhos.

E quem não quer ter saúde e ficar protegido, não é?

Como saber se preciso de óculos? Veja um médico!

Por isso, é fundamental que tenhamos acompanhamento periódico com o oftalmologista se quisermos ter uma boa visão ao longo da vida. Ele é o profissional que nos ajuda a manter uma visão saudável.

Além disso, também é importante estar atento aos sinais que os nossos olhos nos dão. Se você teve algum dos sintomas indicados, nós temos um teste de visão gratuito que pode te ajudar a entender melhor o que está te acontecendo.

como saber se preciso de óculos - teste de visão

Nós somos pioneiros na venda de lentes de óculos pela internet, reinventando e inovando a jornada de compra de óculos de grau no Brasil. E nossas lentes contam com proteção contra os raios UV, antirrisco e antirreflexo, e você não paga a mais por isso. 

Agora conta pra gente se esse artigo te ajudou a responder aquela pergunta: como saber se preciso de óculos? Se ficou alguma dúvida não deixe de nos escrever nos comentários. Vamos ter o maior prazer em ajudar!

Fontes:

Healthline

All about vision

Insider

Eye Site on Wellness

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *