Como saber se preciso usar óculos na pandemia do COVID-19? Veja os sinais

como saber se preciso usar óculos
  • por
0
(0)

Como saber se preciso usar óculos na pandemia?” talvez seja a sua dúvida, ainda mais se você nunca antes usou óculos de grau. 

Aliás, talvez você esteja em dúvida se precisa mesmo de óculos ou não, já que sente a sua vista um pouco estranha e diferente. Como, por exemplo, notou que seus olhos estão ardendo, cansados e talvez até um pouco vermelhos.

Por isso, hoje vamos falar de alguns sinais que indicam que talvez você precisa usar óculos agora na pandemia e, pra isso, que é a hora de se consultar com um oftalmologista.

Como saber se preciso usar óculos na pandemia? Atente-se aos sinais

Para responder a pergunta: como saber se preciso usar óculos na pandemia? é só observar os sinais.

São inúmeros os sinais que indicam que você precisa usar óculos na pandemia. E não é difícil para você identificar estes sintomas bem “familiares”.

Além disso, após o diagnóstico com o oftalmologista, são grandes as chances da correção ser bastante simples!

Veja a seguir quais são os principais sinais que ajudam a entender como saber se você precisa usar óculos na pandemia:

Você está enxergando um pouco embaçado de perto ou de longe

Visão embaçada, geralmente, é um dos sintomas mais comuns de problemas de visão como miopia ou hipermetropia. Assim, parece que as coisas que você tenta enxergar estão fora de foco. 

É importante você saber que esse sinal pode indicar também que seus olhos estão cansados e que necessitam de descanso. 

No entanto, se você notar que após períodos de “descanso” dos olhos a sua visão não melhoram, o melhor a ser feito é um teste de visão com o oftalmologista. 

Você percebe que está apertando muito os olhos

Outro sinal comum é a necessidade em apertar muito os olhos para conseguir enxergar bem. Ainda mais se isso for frequente para você quando estiver em frente às telas de computador ou outros aparelhos eletrônicos. 

Só não se esqueça de que, quando nossos olhos estão expostos a uma grande quantidade de luz, é natural a gente apertar os olhos, mas somente nesses casos.

Você sente seus olhos cansados

A fadiga ocular é um sinal claro para você saber que precisa usar óculos na pandemia. 

Isso porque os óculos de grau pode ser a única solução para dar alívio a esse sintoma que incomoda bastante. Ainda mais se você passar muito tempo trabalhando ou estudando em frente às telas digitais, tendo contato com a luz azul

Você sente dores de cabeça frequentes

Dor de cabeça é outro sintoma bem comum de que, talvez, seja necessário usar óculos de grau. Além de incomodar muito e até impedir que você execute suas atividades, ela indica claramente que você pode estar com hipermetropia ou astigmatismo.

E atenção redobrada com estes dois problemas de visão, uma vez que eles impedem que nossos olhos focalizem bem a luz e de forma uniforme. 

Assim, dirigir à noite, por exemplo, pode ser muito difícil e arriscado. Por isso, busque atendimento médico nesse caso, está bem?

Você está tendo visão dupla com frequência

Ter visão dupla com frequência pode indicar problemas oculares como no caso da catarata, infecções, ceratocone ou cicatrizes na córnea e que exigem tratamento adequado. 

No entanto, a visão dupla também pode ser sinal de que você precisa usar óculos. A, além disso, se consultar com o oftalmologista imediatamente. 

Isso porque a visão dupla pode ainda indicar outros sérios problemas de saúde, como derrame, diabetes, enxaqueca e tumor cerebral. 

Seus olhos estão levando muito tempo para se ajustarem do escuro para o claro

O tempo para nossos olhos se ajustarem do escuro para o claro depende de muitos fatores, como a idade e problemas de visão. 

Com a idade avançada é comum esse tempo de ajuste ser maior, além dos problemas de visão.

Por isso, procure realizar exames de vista com o seu médico se notar que seus olhos estão demorando muito tempo para se ajustarem do escuro (ambiente pouco iluminado) para o claro (ambiente bem iluminado).

Você está esfregando muito os olhos

Esfregar os olhos com frequência pode indicar necessidade de usar óculos de grau. O diagnóstico será feito somente com o seu médico que vai avaliar a sua saúde visual.

É bom saber também que esfregar os olhos com frequência pode indicar que sua visão pode estar com alguma alergia ou infecção. Então, é importante ter atenção redobrada!

Você está sentindo seus olhos com pressão

Sentir que seus olhos estão com pressão é uma sensação horrível, não é? Mas esse sinal pode indicar que é hora de se consultar com o médico. E, talvez, usar óculos de grau.

Aliás, a pressão intraocular (dentro do olho) quando está aumentada indica também sinal claro de glaucoma, uma doença ocular grave e que precisa de tratamento.

Você está com mais dificuldade para usar o computador

Na pandemia todos passamos a usar muito mais o computador – seja a trabalho ou para estudo – e isso aumentou muito os sintomas de problemas de visão entre as pessoas.

Talvez você seja uma dessas pessoas e fique sabendo que ao sentir dificuldade para usar o computador, seja porque os olhos doem, ardem e ficam muito cansados, é hora de você procurar atendimento médico e fazer testes de visão.

Isso é um sinal comum que ajuda a você saber se precisa usar óculos na pandemia. 

Você está vendo halos de luz?

Se você notar halos de luz ao redor dos objetos, pode ser que você esteja com um problema de visão noturna ou catarata. Para ambos os casos, você vai precisar se consultar com o oftalmologista para o diagnóstico correto. 

Além disso, ver halos de luz ao redor dos objetos pode ser indício de miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Portanto, para estes problemas de visão comuns, o uso do óculos de grau é a melhor forma de tratamento.

Você está sentindo sua visão ondulada?

A visão ondulada pode indicar sérios problemas de visão, como a degeneração macular

Fique atento se notar que enxerga os objetos como se estivessem embaixo d’água, cores desbotadas e quando linhas retas parecem distorcidas. 

Testes de visão online funcionam?

Notando que você tem mais de um desses sintomas, o melhor a ser feito é procurar atendimento com o seu oftalmologista de confiança.

Isso porque o médico vai realizar diversos exames de vista para um diagnóstico completo do problema e até prescrever a sua receita de óculos de grau. 

Apesar disso, alguns testes podem ser feitos em casa mesmo, para te ajudar a responder a pergunta de como saber se preciso usar óculos na pandemia. Confira alguns:

  • Teste 1 – Miopia, astigmatismo ou sensibilidade à luz;
  • Teste 2 – Daltonismo;
  • Teste 3 – Sensibilidade a Contraste

Veja aqui como fazer esses testes agora mesmo.

Dê preferência para óculos com filtro de luz azul

O óculos com filtro de luz azul é extremamente importante nessa época da pandemia. E pode ajudar a evitar sintomas desagradáveis quando ficamos muito tempo expostos à luz azul.

Por isso, responder a pergunta de “como saber se preciso usar óculos na pandemia?” se torna simples. Sim, você precisa usar óculos.

Isso porque o óculos com filtro de luz azul protege a nossa visão contra os efeitos nocivos desse tipo de luz tão prejudicial. 

O que é a luz azul?

Existem dois tipos de luz azul: a luz azul turquesa e a luz azul violeta.

A luz azul violeta é prejudicial para nossos olhos e, consequentemente, é a que mais somos expostos diariamente.

Essa luz está nas telas dos aparelhos eletrônicos que usamos todos os dias: celulares, computadores, tablets, dentre outros. Ou seja, ela está em toda parte.

A luz azul violeta também bloqueia a nossa produção do hormônio da melatonina que é responsável por induzir nosso sono

Pensando nisso, usar óculos com filtro de luz azul é importante, mesmo que você não tenha grau. Os efeitos da exposição prolongada à essa luz são a fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça constantes

Por isso, cada vez mais profissionais da saúde recomendam a proteção dos olhos contra a luz azul. Hoje existem lentes para óculos que contam com a tecnologia de proteção contra luz azul.

Esse tipo de lente também atende pelo nome de Blue Light, Blue Cut e Digital Comfort. Ela filtra a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos, impedindo que ela chegue a nossa retina.

Ou seja, essas lentes bloqueiam a luz nociva (luz azul violeta) e deixam passar apenas a luz azul boa para visão (luz azul turquesa).

Os principais motivos para você usar  óculos com filtro de luz azul são:

  • Conforto visual;

  • Melhor qualidade do sono;

  • Diminuição do cansaço dos olhos;

  • Melhores noites de sono;

  • Redução de dores de cabeça;

  • Prevenção a longo prazo da saúde da retina, como catarata e degeneração macular.

Características das lentes com filtro de luz azul

Uma característica dos óculos com filtro de luz azul é que suas lentes possuem um tom amarelado, indicando a existência do filtro da luz nociva.

Mas o problema é que as lentes com filtro de luz azul do mercado são muito mais amarelas do que transparentes. E isso acaba distorcendo as cores dos objetos.

É pensando em reduzir esse problema, que nós da Lenscope desenvolvemos as Lentes Lenscope Digital Comfort. Elas são lentes que filtram a luz azul, mas são bem menos amareladas que as lentes das demais marcas.

Isso acontece, porque as nossas lentes possuem a proteção contra a luz azul aplicada diretamente na resina da lente e não no tratamento antirreflexo, como acontece na maioria dos produtos disponíveis hoje. 

Além disso, as Lentes Lenscope Digital Comfort contam com o tom do antirreflexo verde, tom característico das lentes de óculos, não atrapalhando na percepção das cores ao seu redor.

Veja quanto custam as Lentes Lenscope Digital Comfort para o seu grau.

Lembrando que as Lentes Lenscope Digital Comfort também estão disponíveis na versão sem grau. Dessa forma, todos conseguem proteger os olhos contra a luz azul. 

Além do filtro contra a luz azul, as lentes Digital Comfort contam com outros tratamentos indispensáveis, como: camada antirreflexo, antirrisco, proteção 100% UV, camada oleofóbica e hidrofóbica 

Descobriu que precisa usar óculos?

Isso artigo te ajudou a responder a pergunta: como saber se preciso usar óculos na pandemia? Ficou com alguma dúvida? É só escrever pra gente aqui nos comentários.

Nós da Lenscope somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet, reinventando e inovando a jornada de compra de óculos de grau no Brasil.

Veja como funciona o processo de compra com a Lenscope.

Esperamos poder te ajudar em breve.

Fontes

Times Connection 

Eye Site on Wellness

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *