Eixo do astigmatismo muda?

eixo do astigmatismo muda
  • por
4.1
(38)

Será que o eixo do astigmatismo muda? Sim, o eixo do astigmatismo pode mudar. E essa é uma das principais perguntas que recebemos aqui no nosso Portal de Notícias. Por isso, virou tema da nossa série #LenscopeResponde. Então vamos entender o porquê o eixo do astigmatismo pode mudar ao longo do tempo. 

O que é o eixo do astigmatismo?

Mas antes, é importante entender o que é o eixo do astigmatismo e como essa informação aparece na receita do nosso óculos. O eixo do astigmatismo é a localização do grau do astigmatismo em nossos olhos. E essa informação é necessária, pois quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente. Nesse caso, a córnea é mais parecida com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras.

Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, o que causa diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Esses diversos pontos focais são diferentes eixos do astigmatismo em nossa visão. Portanto, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

E o eixo do astigmatismo é uma medida que varia de 0 a 180 graus. Se você lembrou de um transferidor, saiba que a associação está correta. É como um transferidor mesmo.  Veja um exemplo de como o grau do eixo do astigmatismo é informada em uma receita de óculos.

eixo do astigmatismo muda

Exemplo de receita com grau do eixo de astigmatismo

Você pode saber mais sobre astigmatismo com a nossa nova série no Youtube sobre o tema. É só clicar no vídeo abaixo para assistir.

O eixo do astigmatismo muda?

Normalmente, uma vez identificado o grau do eixo do astigmatismo em sua visão, essa medida costuma permanecer na mesma posição para as próximas avaliações. Mas, nem sempre isso pode acontecer. Imagine que nas suas últimas receitas de óculos, o eixo do astigmatismo estivesse na posição de 180 graus, como no exemplo a seguir:

eixo do astigmatismo muda

Exemplo de receita antiga

E em sua última consulta, o médico avaliou que o eixo do astigmatismo mudou e agora está a 55 graus. E isso pode acontecer?

eixo do astigmatismo muda

Receita com eixo alterado

E a resposta é sim. O eixo do astigmatismo pode mudar, confirme explica o médico oftalmologista Dr. Kleyton Barella, oftalmologista do Instituto Penido Burnier em Campinas. Essas variações do eixo do astigmatismo podem ocorrer por diversos fatores. 

Por exemplo, flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), lesões oculares (um soco), olho seco, catarata, dentre outros motivos. Aliás, se você tem o hábito de coçar os olhos frequentemente, isso pode ser um dos fatores para que isso aconteça. 

Veja outros perigos de coçar os olhos!

O eixo do astigmatismo pode estar errado?

Outra consideração importante que devemos fazer quando o eixo do astigmatismo muda é que pode ter acontecido um erro durante o exame de vista. E isso pode acontecer, porque nossa visão ainda estava adaptada com a primeira posição do eixo que foi diagnosticado. Então quando isso acontece, é normal sentir dificuldade e desconforto com a adaptação do óculos novo.  Nesses casos, é comum ver imagens distorcidas.

Outras medidas incorretas, como a DNP (Distância da pupila em relação ao nariz) e altura de montagem do óculos, também podem dificultar na adaptação com o óculos. Por isso nossa recomendação é sempre levar o óculos novo para o médico ou especialista que prescreveu sua receita de óculos. Assim ele pode conferir se está tudo certo com as lentes, com o óculos e com a sua visão.

Saiba mais sobre o que você pode fazer para se adaptar com o óculos novo.

Saiba qual é o tipo de armação ideal para seu grau

Hoje você aprendeu o que é eixo do astigmatismo e que ele pode mudar. Se você tem astigmatismo e está em busca de lentes para corrigir seu problema de visão, nós podemos te ajudar. Aqui na Lenscope oferecemos lentes para baixo e alto grau de astigmatismo com diversos tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso.

Somos uma  Healthtech que utiliza inovação e tecnologia para democratizar o acesso a lentes de óculos de qualidade por um preço acessível, além de disponibilizar todas as informações, que antes ficavam concentradas nas mãos de vendedores,  para que você tenha a liberdade de fazer a melhor escolha para a sua necessidade.

Por meio de inteligência artificial, tornamos possível que você descubra as lentes ideais para o seu grau, qual armação recomendada para o seu tipo de rosto, além de realizarmos suas medidas de DNP de forma 100% digital, com tecnologia pioneira no mundo. Faça um orçamento totalmente online e gratuito em nosso site e descubra quanto custa ter lentes de qualidade.

Atualizado 30/08/2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 38

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

47 comentários em “Eixo do astigmatismo muda?”

  1. Bom dia sempre tive o eixo entre 15 e 20, agora na nova receita esta 30, faz 20 dias que estou usando o novo oculos e ainda enxergo muito mal. voltei ao medico e ele disse que problema é com meu cerebro que acostumou no eixo antigo. isso é verdade? pois nao aguento mais enxergar com esse novo eixo

    1. Oi, Lisiane! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário!

      Como o astigmatismo afeta diferentes pontos focais (que é o eixo do astigmatismo), ele pode sofrer variação com o tempo. Essas variações podem ocorrer por diversos fatores como: flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), traumas oculares, olho seco, catarata, dentre outros motivos.
      Por isso, é muito importante fazer o acompanhamento médico para que ele possa sempre poder lhe ajudar no melhor tratamento e diagnóstico
      O ideal é você usar a sua receita mais recente que pode atender de forma mais precisa o seu grau de óculos
      Se precisar fazer novas lentes para o seu óculos, pode contar com a Lenscope!

      1. Boa tarde! Meu filho de 8 anos tem astigmatismo e Hipermetropia. Há 3 anos o eixo dele do olho direito é 180. Agora fiz uma nova Topografia e mudei de oftalmo e o eixo do olho direito mudou para 10 num período de 6 meses. Aí achei muita coisa e a secretaria me informou que o eixo 180 é igual 0, portanto não houve uma mudança grande em vista que seria 0 para 10.

        1. Oi, Fabiana. Tudo bem? É normal que o eixo do astigmatismo sofra alterações sim. Mas o ideal é que você converse com o oftalmo do seu filho sobre essa mudança e exponha as suas dúvidas. Ele é o profissional capacitado para esclarecer as suas dúvidas e te orientar o melhor possível.

          Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Olá, Christian! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário

      A adaptação com o eixo pode levar de 7 a 14 dias corridos para nos acostumarmos e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

    2. Josilene Magalhães

      O médico errou meu grau por duas vezes e fica colocando a culpa no Ceratocone. Entretanto, com os óculos velho eu enxergo. A ótica já refez o óculos duas vezes e eu continuo passando muito mal quando uso. Apesar dele dizer que está tudo certo. A diferença de grau foi discrepante entre o primeiro que ele avaliou e o segundo. 2 para 4.5 em 15 dias. E após refazer o segunda tá pior que o primeiro. O que faço?

      1. Oi, Josilene. Sentimos muito que passe por situações como essa e esperamos que tudo se resolva 🙂 Nesse caso, o ideal é que você procure uma segunda opinião e dê preferência para um profissional de saúde dos olhos de sua confiança. Assim é possível esclarecer as suas dúvidas e descobrir a causa da sua falta de adaptação com os novos óculos.

        Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Olá, Ana Carolina! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário

      Como astigmatismo afeta diferentes pontos focais (que é o eixo do astigmatismo), ele pode sofrer variação com o tempo. Essas variações podem ocorrer por diversos fatores como: flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), traumas oculares, olho seco, catarata, dentre outros motivos.
      Por isso, é muito importante fazer o acompanhamento médico para que ele possa sempre poder lhe ajudar no melhor tratamento e diagnóstico
      O ideal é você usar a sua receita mais recente que pode atender de forma mais precisa o seu grau de óculos
      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/

  2. Andréia Mariano Diniz

    Olá! Estou há duas semanas usando lentes multifocais e estou vendo meus olhos refletidos nas lentes, o que está me atrapalhando muito e me enfadando. Para longe a lente está muito ruim de se adaptar. Já levei duas vezes a ótica, mas a melhora foi muito pouca após um “ajuste” nas mãos e a olho nu…que chateação. Não sei se realmente ainda é cedo para ter se adaptado totalmente ao óculos.

    1. Oi, Andréia! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário em nosso artigo

      Você já levou seu óculos para o seu médico para ele fazer a conferência do grau? Esse procedimento é muito importante, porque o profissional pode avaliar se está tudo certo com o grau e o óculos também. Relate também essas dificuldades que está enfrentando em relação à sua visão para que ele possa fazer uma possível avaliação e orientação para o seu caso, pois esse profissional tem aptidão para passar seu diagnóstico.
      Lentes progressivas (multifocais) podem levar pouco mais de 14 dias de adaptação devido aos corredores das lentes serem diferentes em relação ao campo de visão de perto, intermediário e longe.
      Quando puder, agende um retorno mais rápido possível.
      Convido você para conhecer as lentes progressivas (multifocais) personalizadas da Lenscope para seu próximo óculos https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Sempre que precisar, conte com a gente

    1. Oi, Carla! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Converse com o profissional, assim ele pode passar a melhor recomendação para o seu caso, assim você pode fazer o tratamento mais recomendado para você
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/!

  3. Fiz meu exame de vista e é assim
    OD Esf –
    OE Esf-0,25
    Cil _0,50
    Cil _0,50
    Eixo 165
    Eixo 45
    Quando o oculos chegou eu coloquei logo na vista e perto enchergui normal mas para lonje enchergo tudo embassado isso é normal ainda vou me adaptar o colus por favor me responda

    1. Olá, Aldetiza! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como dores de cabeça, tontura, objetos distorcidos. Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  4. Bom dia!
    Fiz uma nova consulta 4 anos depois da primeira. Na primeira os eixos eram:
    OD 175°
    OE 180°
    Nesta nova receita veio:
    OD 180°
    OE 5°

    Fiquei um pouco assustado com essa variação no olho esquerdo. Isso pode mesmo acontecer?

    1. Olá, Victor! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário!

      Como o astigmatismo afeta diferentes pontos focais (que é o eixo do astigmatismo), ele pode sofrer variação com o tempo. Essas variações podem ocorrer por diversos fatores como: flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), traumas oculares, olho seco, catarata, dentre outros motivos.
      Por isso, é muito importante fazer o acompanhamento médico para que ele possa sempre poder lhe ajudar no melhor tratamento e diagnóstico
      O ideal é você usar a sua receita mais recente que pode atender de forma mais precisa o seu grau de óculos
      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/

  5. Sempre tive eixo com valor diferente, este ano fui ao oftalmologista e não vir nada na parte do eixo voltei ele falou q no exame não deu nenhuma alteração por isso q o espaço estava em branco..Podi acontecer isso pois já faz mtos anos que uso óculos para miopia de 2.50 grau

    1. Olá, Ana tudo bem?
      Sim, é normal. Ao mesmo tempo que o valor do eixo do nosso grau de astigmatismo pode sofrer mudanças ao longo dos anos, ele também pode não mudar. Por isso, é importante todo ano fazer um exame de vista com um profissional de confiança
      Convidamos você a conhecer nossas lentes para o seu grau e uma nova experiência de compra de lentes para óculos https://lenscope.com.br/orcamento
      Se tiver alguma dúvida, é só nos procurar

  6. Olá, estou com uma dúvida. Assim que cheguei em casa vi na receita que o eixo do OD estava 30 e do OE 165. É normal essa diferença de um pra outro? O que quer dizer esse eixo?

    1. Olá, Claudia tudo bem?
      Sim, é normal termos valores do eixo diferentes em cada olho. Não se preocupe.
      E aqui mesmo nesse artigo, explicamos pra você o que o valor do eixo significa
      Esperamos poder te ajudar

    1. Olá Fernando, tudo bem?

      O grau do astigmatismo, assim como comentamos no artigo, é possível mudar sim 🙂
      Qualquer dúvida, é só contar com a gente!

  7. Boa tarde.
    Meu médico me receitou lentes para perto com eixo = 25, e para longe com eixo = 60.
    Na hora de fazer o óculos, a pessoa da ótica disse que deve estar errado, já que o normal é o eixo ser o mesmo para perto e para longe.
    Isso procede?

    1. Olá Luiz. Tudo bem? Recomendamos que converse com seu oftalmologista para entender a diferença de eixos, já que normalmente o eixo se refere à posição do astigmatismo no olho e realmente é o mesmo tanto para perto quanto para longe.

      Sempre que precisar, estamos aqui!

  8. Boa noite!
    Recentemente participei de duas consultas oftalmológicas em locais diversos. Na primeira, foram detectados, além de 3,75 dioptrias miopia, 1,0 e 1,25 de astigmatismo e os eixos de 35° e 130°, respectivamente quanto aos olhos direito e esquerdo. Na segunda, (realizada em menos depois 24h da primeira) foram identificadas as mesmas dioptrias, porém os eixos eram significativamente diferentes! 90° no olho direito e 170° no esquerdo!

    A razão de optar por duas consultas me ocorreu, pois, há quatro anos não obtenho um óculos que suficientemente soluciona a minha “dificuldade visual” (sempre resta uma “distorção” nas laterais).E pensar que apenas possuo 23 anos! Aliás, no ano passado, meus “eixos” seriam: 50° no olho direito e 55° no olho esquerdo. Paradoxos…

    Definitivamente as consultas de 10min não atendem às necessidades dos pacientes, pois não concedem ao oftalmologista o tempo adequado para uma precisa identificação do eixo! Quem dera apenas me ocorresse miopia. Pretendo recorrer a uma terceira consulta antes de definir o meu novo óculos.

    1. Oi, Karine. Tudo bem? O ideal é que você converse com o seu oftalmologista de confiança para entender os motivos das diferenças nos resultados dos eixos. Ele pode te orientar com mais precisão, pois conhece o seu caso.

      Como você citou, o eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com os óculos. Com isso, você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando.

      Depois da sua consulta, conte com a gente para ter lentes mais finas e com melhor custo-benefício. Basta acessar o nosso site e preencher o formulário com as informações da sua receita: https://lenscope.com.br/orcamento

  9. Realizei nova consulta após dois anos. Ocorre que atualmente meu eixo mudou para 160 e 180 sendo que era 155 e 5. São oftalmologistas diferentes pois mudei de estado. Estou com receio de ter ocorrido um erro e de mandar fazer o óculos. Pode ocorrer uma diferença dessa em dois anos?

    1. Oi, Precila. Tudo bem? A alteração do grau do eixo pode ocorrer sim, especialmente após 2 anos. O ideal é que você converse com o seu oftalmologista de confiança. Ele é o profissional capacitado para esclarecer todas as dúvidas sobre o seu caso. E quando for fazer o seu óculos, conte com a gente para ter lentes mais finas e por um preço muito mais justo 🙂

  10. Boa tarde!
    Minha filha tem 8 anos.Há 1 ano atrás o eixo tanto do olho direito quanto do olhos esquerdo deu:
    Exame do ano passado:
    OD 180°
    OE 180°

    Nesta nova receita veio:
    OD 5°
    OE 180°

    Tô confusa,porque deu mais baixo.

    1. Oi, Wilma. Tudo bem?
      É comum que ocorra variações, ao longo do tempo, no eixo do astigmatismo. E embora essa alteração pareça grande diferença, o eixo 0 também é escrito como 180, ou seja, uma mudança de 5 graus, que não representa uma grande mudança. No entanto, você pode conversar com o médico oftalmologista da sua filha. Ele é o profissional capacitado para esclarecer as suas dúvidas com mais precisão.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  11. Passou no oftalmologista dia 07/08/2021, na consulta deu:
    OD: ESF -0,50 CIL -0,50 EIXO 10°
    OE: ESF -0,50 CIL -0,50 EIXO 5°
    Comecei a sentir dor de cabeça, desconforto e dificuldade para focar em objetos próximos. Resolvi passar novamente no médico dia 27/08/2022, pouco mais de 1 ano depois, e na consulta deu:
    OD: ESF +0,25 CIL -0,25 EIXO 180°

    Fiquei chocada como o eixo mudou em apenas 1 ano, e surpresa com o fato de ter mudado da miopia para hipermetropia, não sabia que podia haver essa alteração.

    1. Oi, Sara. Tudo bem?
      De acordo com a literatura, não é possível ter miopia e hipermetropia no mesmo olho. Isso porque ambas são relacionadas ao tamanho do olho e ao lugar em que a imagem se forma dentro dele. Dessa forma, você não pode ter miopia e hipermetropia no mesmo olho, pois são defeitos refrativos opostos. No entanto, é possível desenvolver hipermetropia em um olho e miopia em outro, embora isso seja muito raro.

      O que pode ter acontecido é que possivelmente você tenha presbiopia, a famosa vista cansada. Ela é identificada na receita do óculos como Add, adição ou nos campos para perto. Quanto a mudança do eixo de astigmatismo, é comum que ele também sofra pequenas alterações ao longo do tempo. Por isso, o ideal é que você converse com o seu médico oftalmo, ele é o profissional capacitado para esclarecer as suas dúvidas e te orientar o melhor possível.

      Você também pode enviar uma foto da sua receita para o e-mail ajuda@lenscope.com.br assim podemos te ajudar com mais precisão 🙂

  12. Oi! Levei minha filha de 10 anos para consulta. Deu que ela tem miopia -6.00 graus no olho direito e -4.75 no olho esquerdo. Achei que era bem alta, então resolvi tirar uma dúvida marcando outra consulta. Em 7 dias de diferença deu que ela tem -5.00 graus no olho direito e -3.75 no olho esquerdo. Agora estou confusa em mandar fazer os óculos dela.

    1. Oi, Viviane. Tudo bem?
      Alta miopia na infância é relativamente comum, que tem tratamento e correção. Também é comum ocorrer pequenas variações de grau de uma consulta para outra, que depende de vários fatores. Por isso, o ideal é que você converse com o oftalmo de confiança que acompanha a sua filha sobre essa variação de grau e peça orientações sobre a prescrição que melhor atende as necessidades dela.

      E se você precisar de lentes mais finas e com melhor custo-beneficio para o óculos da sua filha, conte com a gente 🙂

  13. Tenho astigmatismo (apenas olho direito) e Hipermetropia (nos dois olhos). Meu astigmatismo era -5.00 com eixo de 100 na receita de 2019. Agora em 2022, não tem mais astigmatismo e nem eixo. Mas estou vendo meio estranho, como se estivesse um pouco distorcido quando movo a cabeça de um lado para outro, ou de cima para baixo.
    Ps: meu grau de hipermetropia também diminuiu.

    1. Oi, Larissa! Embora seja normal sofrer variações no grau da receita ao longo do tempo, não é comum haver uma alteração tão grande, nesse caso, -5 graus de astigmatismo. O ideal é que você converse com o seu médico oftalmologista de confiança sobre essa alteração para entender o que houve. Ele é o profissional capacitado para te orientar com mais precisão e propor o tratamento adequado para você enxergar com conforto. Sempre que precisar, estamos aqui! 🙂

  14. Olá! É comum o meu oftalmologista tirar o eixo e o cil de um olho? Há um ano eu fiz:
    O.D Cil 0,75 e eixo 148
    O.E Cil 0,50 e no eixo 43.
    Fiz a consulta novamente a uma semana e ele tirou o Cil e o eixo do meu olho esquerdo. Isso é normal? Meu grau não aumentou, continua o mesmo?

    1. Oi, Vitória. Os campos Cil e eixo se referem ao grau e localização do astigmatismo no seu olho. E é comum que haja pequenas alterações no grau ao longo do tempo. Como o seu grau é baixo, pode ser que em determinados momentos ele não seja identificado (o que não significa que você não tenha astigmatismo nesse olho). Caso ainda tenha dúvidas, converse abertamente com o seu médico oftalmologista de confiança. Ele é o profissional capacitado para te orientar com precisão.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  15. Faço minhas consultas todo ano! Ano passado meu médico botou na minha receita:
    O.D Cil -0,75 eixo 148
    O.E -0,50 e eixo 43. Mas nesse novo exame ele tirou o Cil e o eixo do olho esquerdo. É normal?

    1. Oi, Vitória. Os campos Cil e eixo se referem ao grau e localização do astigmatismo no seu olho. E é comum que haja pequenas alterações no grau ao longo do tempo. Como o seu grau é baixo, pode ser que em determinados momentos ele não seja identificado (o que não significa que você não tenha astigmatismo nesse olho). Caso ainda tenha dúvidas, converse abertamente com o seu médico oftalmologista de confiança. Ele é o profissional capacitado para te orientar com precisão.

      Sempre que precisar, estamos aqui

  16. Oi fiz uma consulta no oftalmologista recentemente, o meu grau antigo era olho direito 1.75 de miopia, e 0.50, 15° de astigmatismo, olho esquerdo 1,50 de miopia, e 0.50 180° de astigmatismo. O oftamologista mudou para olho direito 1.50 de miopia e tirou o astigmatismo, olho esquerdo 1.25 e manteve o astigmatismo de 0,50, e 180°, no olho esquerdo enxergo perfeito só que no direito onde ele tirou o astigmatismo tá ruim de enxergar, enxergo as letras desfocadas tanto de perto quanto de longe, estou a 3 dias com óculos, será que tem que ter um tempo para se adaptar ao novo grau?

    1. Olá, André. Tudo bem? É comum que haja pequenas alterações tanto no grau de miopia quanto no de astigmatismo, ao longo do tempo. Quanto à dificuldade de enxergar, possivelmente seja apenas por causa do período de adaptação com óculos novo, que é de 7 até 14 dias. Como o seu grau mudou, o período de adaptação pode ser mais demorado.

      Portanto, caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas incômodos persistirem, o ideal é que volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

    2. O meu nome é Mário Pereira, tenho 52 anos de idade, uso óculos desde os meus 16 anos, tenho astigmatismo e Miopia

      Estou usando lentes multifocais pela primeira vez há cerca de 2 semanas, mas estou a ter problemas na Adaptação.

      Prescrição das lentes multifocais
      O.D. – LONGE
      Esf -1.50… Cil -2.00… Eixo 30… ADD 2.00
      O.D. – PERTO
      Esf +0.50… Cil -2.00… Eixo 30

      O.E – LONGE
      Esf -2.00… Cil – 1.75… Eixo 175… ADD 2.00
      O.E. – PERTO
      Esf 0.00… Cil -1.75… Eixo 175

      Mas as lentes SHAMIR que me foram entregues pela óptica têm valores muito diferentes do que foi prescrito pela médica… Isto Comparando com os Valores que estão na Minha área de cliente da SHAMIR relativamente às lentes multifocais que estou a usar há 2 semanas… Fui à loja e disseram que não iriam trocar as lentes, porque os valores dos eixos estavam correctos… Que era mesmo assim.

      Na minha área de cliente da SHAMIR aparecem os seguintes valores…

      O.D.
      Esfera -3.50
      Cilindro +2.00
      Eixo 120
      Adição +2.00

      O.E.
      Esfera – 3.75
      Cilindro +1.75
      Eixo 85
      Adição +2.00

      Podem me confirmar se os valores dos eixos que estão na lente correspondem aos valores da Prescrição?

      Muito Obrigado pela atenção dispensada.

      1. Olá, Mário. Tudo bem? Você estar enfrentando dificuldades ao usar o óculos, devido ao período de adaptação com óculos multifocal, que é realmente mais demorada que com lentes convencionais. O ideal é que você converse com o seu oftalmo sobre a dificuldade de adaptação e verifique se está tudo certo com o grau da receita e das lentes.

        Além disso, o tipo de lente escolhida pode influenciar na adaptação. As mais indicadas são as lentes multifocais personalizadas para as suas necessidades do dia a dia. Temos um artigo completo sobre essas lentes que pode te ajudar: https://lenscope.com.br/blog/lentes-multifocais-personalizadas-ou-convencionais-qual-e-a-melhor-para-mim/
        Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *