Grau de miopia pode aumentar na quarentena

  • por
5
(1)

O  grau de miopia pode aumentar na quarentena, de acordo com o oftalmologista Kleyton Barella, do Instituto Penido Burnier de Campinas.

“A visão pode mudar, na maioria das vezes aumentando a miopia do paciente, de forma temporária ou permanente”, Explica Barella.

Ainda segundo o especialista, isso acontece por estarmos menos expostos à iluminação natural e ao excesso de acomodação visual, principalmente por objetos eletrônicos como computadores e celulares. Acomodação visual é o processo natural de contração do músculo ciliar para focalizar imagem para perto. É comum relaxar a musculatura ocular para enxergar longe, bem como contrair a musculatura ocular para enxergar perto. Esse processo de aproximação leva o aumento da espessura do cristalino dos olhos e, consequentemente, alterando nossa visão, aumentando nosso grau. 

No Brasil, cerca de 69% das crianças e adolescentes, entre 9 a 17 anos, usam internet mais de uma vez por dia. Isso indica que cada vez mais as crianças estão conectadas, em contato com as telas que emitem a luz azul, muito presente nos computadores e celulares, por exemplo. Agora que estamos mais em casa devido, em isolamento social para evitar propagação do novo coronavírus, não estamos mais tão expostos à luz natural. Na verdade, estamos ainda mais em contato com as telas digitais. Principalmente com os trabalhos remotos acontecendo de casa.

Mas, quais são os efeitos em nossa visão quando ficamos tanto tempo diante das telas de computador, celular, entre outros? É o que a Lenscope te explica no artigo de hoje.

Mexer no celular pode aumentar meu grau de miopia? 

A tela do celular e as demais telas digitais emitem a luz azul que, para fins didáticos, vamos dividir em dois tipos:

  • Luz azul boa – luz azul turquesa;
  • Luz azul ruim – luz azul violeta;

A luz azul turquesa é considerada boa para nossos olhos. Quando estamos expostos à essa luz, liberamos a serotonina, hormônio responsável pela sensação felicidade e bem-estar. Essa luz boa está presente no Sol, contribuindo para a regulagem do nosso ciclo circadiano. Além disso, pesquisas apontam a relação de problemas de visão com o tempo que passamos ao ar livre, expostos à luz natural.

Estudos realizados com crianças mostraram que aquelas que tinham visão normal passam 3,7 horas realizando atividades ao ar livre a mais do que as crianças que apresentam algum problema de visão, como miopia. Ou seja, ficar muito tempo em contato com as luzes artificiais pode aumentar o grau de miopia. Mas o que acontece com os nossos olhos quando ficamos muito expostos à luz considerada nociva, a luz azul violeta, a mesma luz que encontramos nas telas digitais como celulares, computadores, TVs, lâmpadas de LED?

Esse tipo de luz bloqueia a produção da melatonina, hormônio responsável por regular nosso sono. Quando ficamos horas usando o celular antes de dormir, estamos também enviando uma mensagem para nosso corpo que é dia, impedindo que tenhamos uma boa noite de sono. Por consequência, outros problemas podem aparecer, como a insônia, por exemplo, sendo um dos efeitos da luz azul violeta.

Além disso, sentir os olhos arderem também é outro fator para estar atento.Isso acontece porque há falta de lubrificação em nosso olhos. Afinal, quando passamos muito tempo expostos às luzes artificiais do computador, por exemplo, depositamos tanta concentração nas telas que esquecemos de piscar. Aí vem esses sintomas de desconfortos que você pode sentir. Então, quando piscamos com mais frequência, permitimos a melhor lubrificação dos nossos olhos. Por isso a dica mais importante é: não deixe de piscar.

Como fica a visão na quarentena?

A todo momento trabalhamos nossa visão em diferentes distâncias. Mas, agora que estamos mais em casa, é a nossa visão de perto que mais está sendo utilizada em nossas tarefas do dia a dia. Dr. Barella explica que os nossos olhos relaxam para enxergar longe e acomodam (contraem musculatura ocular interna) para enxergar para perto. “Quando ficamos muito tempo forçando o olho para perto, essa musculatura tem dificuldade para relaxar e pode levar a uma miopia de forma temporária (chamamos de espasmo de acomodação) ou de forma definitiva.

Neste último caso, piorando a visão para longe com os óculos antigos, geralmente por aumento do tamanho ocular.

Ainda não sabemos o real mecanismo fisiopatológico do aumento da miopia” – Dr. Barella.

Mas, como cuidar da visão neste momento estando mais em casa? É o que vamos explicar a seguir:

Como cuidar da visão durante a quarentena?

Com os efeitos negativos do uso excessivo das telas, deixamos algumas dicas de como proteger a visão agora que estamos mais em casa. As principais formas de cuidar da visão na quarentena são:  

  • Piscar regularmente
  • Praticar a regra 20-20-20;
  • Ter uma boa alimentação;
  • Usar óculos com filtro de luz azul.

Agora vamos explicar cada uma dessas formas pra você:

Piscar regularmente

Para se ter uma ideia, em condições normais, nossos olhos chegam a piscar 6 vezes por minuto, mas quando estamos no celular ou no computador, exigimos mais concentração da nossa visão e, por isso, a frequência com que piscamos é menor. Isso prejudica a lubrificação natural dos nossos olhos, podendo causar ardência em nossos olhos, por exemplo. Por isso, é muito importante piscar com mais frequência, ajudando a manter a superfície dos nossos olhos sempre hidratados e lubrificados.

O que é a regra 20-20-20?

Uma regra bastante conhecida é a regra 20-20-20. A cada 20 minutos utilizando a visão de perto, devemos ficar aproximadamente 20 segundos relaxando a musculatura ocular, olhando para um objeto distante situado a 20 pés (ou 6 metros). O que seria ter uma boa alimentação para os olhos? A alimentação é um grande aliado na saúde dos olhos também. Isso porque existem vitaminas presentes nos alimentos que ajudam na prevenção de uma série de doenças oculares como a catarata, por exemplo. Veja alguns alimentos que são benéficos ao nossos olhos:

Usa óculos com filtro de luz azul

O óculos com filtro de luz azul atua como uma barreira de proteção aos seus olhos, bloqueando a luz azul nociva, deixando somente que a luz boa chegue em nossa visão. Esse é um exemplo ilustrativo de como acontece essa proteção:

O mais legal é que o óculos com filtro de luz azul pode ser feito com ou sem grau. A Lenscope também disponibiliza em seu catálogo as Lentes Lenscope Digital Comfort que filtra a luz azul ruim. E o mais legal é que e você pode comprar online sem precisar sair da sua casa ❤.

Quando ir ao oftalmologista?

O ideal é que você faça um exame de vista com um profissional de confiança a cada 6 meses a 1 ano, mas qualquer desconforto que sentir em sua visão, procure ajuda médica o mais rápido possível.

Como fazer novas lentes com filtro de luz azul sem sair de casa? 

A Lenscope te ajuda a fazer seu óculos filtro de luz azul sem que você precise sair de casa ❤ . Olha só como é simples:

  1. Acesse o site da Lenscope;
  2. Escolha as lentes até 4 graus – Lente Lenscope Digital Comfort;
  3. Envia uma foto da sua receita de óculos atualizada;
  4. Buscamos sua armação com a Coleta e Entrega Lenscope*;
  5. Produzimos e colocamos as lentes na sua armação;
  6. Você recebe seu óculos pronto, sem sair de casa.

*Coleta e Entrega Lenscope feita de forma gratuita para as cidades da Grande São Paulo, e Campinas (interior de São Paulo). Para as demais regiões do Brasil, o envio é realizado através dos Correios.

E se você for do Rio de Janeiro, você tem a opção de enviar sua armação pelos Correios, através da autorização de postagem. Também é sem custos para você.

Agora conta pra gente. Você sentiu alguma mudança na sua visão agora que está mais em casa? Sente que precisa atualizar o grau do seu óculos?  Deixa aqui nos comentários 🙂 .

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *