hipermetropia e astigmatismo juntos

Hipermetropia e astigmatismo juntos. É possível?

É possível ter hipermetropia e astigmatismo juntos, aliás, são problemas de visão muito comuns de surgirem juntos.

A hipermetropia é um problema no comprimento do globo ocular, fazendo a imagem se formar atrás da retina. Enquanto o astigmatismo é um problema relacionado a curvatura da córnea ou cristalino, criando diversos pontos focais antes ou depois da retina.

hipermetropia e astigmatismo juntos

Ou seja, como são problemas que acontece em partes e de maneira diferente nos olhos, podendo surgir juntos. Quando isso acontece, tem-se um fenômeno chamado por especialistas de astigmatismo hipermetrópico.

Veja só!

O que é hipermetropia?

A hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto. 

Quem tem hipermetropia enxerga embaçado objetos próximos que está diante dos seus olhos, mas pode enxergar bem o que está longe. 

Isso acontece devido a um problema de refração. Os raios luminosos que chegam aos olhos formam a imagem que vemos atrás da retina, quando o correto seria a formação da imagem ocorrer na retina.

hipermetropia e astigmatismo juntos

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a dificuldade em enxergar tanto de perto quanto de longe. É causado por uma imperfeição que pode estar na córnea ou no cristalino.

Quando a córnea tem um formato mais ovalado, a luz desvia e foca em diversos pontos, formando a imagem em vários eixos no olho.

Isso faz com que a visão de quem tem astigmatismo fique embaçada ao tentar enxergar objetos próximos e distantes.

hipermetropia e astigmatismo juntos

E o que é miopia?

Já a miopia é a dificuldade em enxergar de longe. Sendo o oposto da hipermetropia.

Pessoas míopes têm o globo ocular mais alongado, de modo que a imagem é formada antes que a luz chegue na retina. 

E é por causa desse adiantamento da formação da imagem que uma pessoa que tem miopia tem dificuldade para ver objetos de longe.

hipermetropia e astigmatismo

Hipermetropia e miopia não são possíveis que surgirem no mesmo olho, pois são problemas de visão opostos. Mas é possível adquirir miopia em um olho e hipermetropia em outro. O nome para esse fenômeno é antimetropia ou anisometropia.

Sintomas mais comuns de hipermetropia com astigmatismo

  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade em enxergar de longe;
  • Dificuldade em enxergar de perto;
  • Objetos embaçados;
  • Fadiga ocular;
  • Hipersensibilidade à luz (fotofobia);
  • Vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados;
  • Dores nos olhos (pelo excesso de esforço visual);
  • Vermelhidão;
  • Lacrimejamento dos olhos;

É importante tomar cuidado, pois os sintomas da hipermetropia e astigmatismo costumam ser bem parecidos, apesar de se tratarem de problemas diferentes.

Por isso, é importante consultar um oftalmologista de confiança, para fazer uma avaliação e um diagnóstico da sua visão. Lembrando que quanto menos tempo você demorar para procurar o oftalmo, mais fácil será tratar o seu problema!

Hipermetropia e astigmatismo podem ser corrigidos juntos? 

Sim, é possível corrigir miopia e astigmatismo juntos, de três formas diferentes: 

  • Utilizando óculos de grau
  • Utilizando lentes de contato
  • Fazendo cirurgia refrativa

Tanto o óculos de grau quanto a lente de contato podem ser adquiridos após consulta com o oftalmologista, para verificar as condições dos seus olhos e o grau que você vai utilizar.

Agora para quem tem grau estabilizado no período de 6 meses a 1 ano e tem mais de 21 anos a cirurgia LASIK é uma boa opção.

É um procedimento super rápido, feito a laser depois de realizados alguns exames pré-operatórios.

Antes de utilizar o laser, é aplicado um colírio anestésico no olho a ser tratado e depois é feito um microcorte na membrana que envolve a córnea.

O laser leva cerca de dois segundo para corrigir cada grau. Todo o processo dura em torno de oito minutos.

Para pessoas que tem a córnea muito fina a cirurgia refrativa não é indicada, pois o laser pode danificá-la.

Outro detalhe importante sobre esse tipo de procedimento é que a cirurgia não impede que a miopia possa progredir. Mas, em média, 30% das pessoas que fazem a cirurgia refrativa consegue uma visão melhor do que possuíam antes com seus óculos.

Bom, lendo o nosso artigo você viu que, apesar de hipermetropia e astigmatismo serem problemas diferentes, eles podem coexistir juntos, no mesmo olho – mas também podem ser tratados juntos!

Por isso, relembrando: consulte sempre o seu oftalmologista de confiança. Só com orientação médica você vai adotar o melhor tratamento para corrigir hipermetropia e astigmatismo.

E se você tiver qualquer dúvida a respeito, deixe um comentário! Nossa equipe vai te responder o mais rápido possível.

hipermetropia e astigmatismo juntos

Hipermetropia e astigmatismo juntos. É possível?
Média 5 de 1 votos



Comentários

    1. Oi Ângela, tudo bem?

      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre uma operação é o médico profissional da área 🙂
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa 🏠❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível 😊

      Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar nas melhores orientações 🙂

  1. Oi, tenho 25 anos e fui diagnosticada com astigmatismo, estou fazendo o uso do óculos mas ainda sim sinto fadiga nos olhos e visão dupla em objetos próximos, o que devo fazer. Devo procurar um especialista em hipermetropia?

    1. Oi, Raissa! Como vai?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui! 🙂

      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como esse que nos contou por aqui. Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😊

  2. Boa noite. Não me adapto ao uso de óculos. Minha oftalmo me passou essa receita e disse que pode ser convertida para lentes de contato:
    LONGE OD ESF. +1,25 CIL. -1,00 EIXO 99
    OE ESF.+1,25 CIL. -1,00 EIXO 86
    PERTO OD ————– ————– ———-
    OE ————– ————- ———-
    ADT +2,50.
    Existem lentes de contato para meu caso, de preferẽncia de descarte anual?
    Até uns cinco anos atrás sempre usei lente monovisão rígida no olho direito. Após um pequeno ferimento no olho tive que usar óculos até que cicatrizasse. Mas nunca consegui me adaptar ao uso deles.
    Obrigado pela atenção.

    1. Oi, Antonio! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui! 🙂

      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau 🙂
      Em relação ao seu ferimento nos olhos, o mais indicado é passar pelo seu médico especialista para que ele possa te orientar no melhor a ser feito prezando a qualidade e conforto para a sua visão 🙂

      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente! 😊

    1. Oi, Cristina! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário 🙂 Para te ajudar com mais precisão, você pode enviar uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br?
      Assim, podemos verificar as informações completas para passar a melhor recomendação para o seu caso.
      Aguardamos o seu envio, ok? 🙂 Até mais!

  3. Boa noite. Tenho 67 anos, fui diagnosticada com astigmatismo e hipermetropia no olho direito, com a córnea achatada,e grau alto mais de 5.5.
    A médica me passou óculos e por hora vou fazer a cirurgia de ptose superior e inferior. Posteriormente quer fazer cirurgia e colocar uma lente, que ainda não sei o tipo. Segundo a médica, irá fazer um planejamento para o meu caso. Me receitou um colírio Cacicol, pra usar durante 5 semanas. Estou com mto medo de fazer a cirurgia para colocar lente,até pq n sei exatamente o que ocorre, pois estou iniciando catarata,mas a medica me disse q n e agora a cirugia.
    Será que tenho ceratone, qual exame fazer para confirmar, obrigada.
    Moro em Fortaleza Ce.

    1. Oi, Rita! Tudo bem?

      Muito obrigada pela leitura do nosso artigo 🙂

      O diagnóstico de ceratocone pode ser feito através de exames específicos recomendando pelo profissional da saúde dos olhos, como o oftalmo, por exemplo. Geralmente é necessário realizar tomografia e topografia da córnea para identificar a doença.
      Por essa razão, o mais indicado é você procurar um médico especializado, contar tudo o que está sentindo para que ele possa fazer todo diagnóstico, orientação e prescrição para o seu caso 🙂

      Qualquer dúvida, estamos à disposição 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.