Hipermetropia e astigmatismo juntos. É possível?

hipermetropia e astigmatismo juntos
  • por
4.3
(106)

É possível você ter hipermetropia e astigmatismo juntos, no mesmo olho. Inclusive, eles são problemas de visão muito comuns de serem desenvolvidos juntos. 

A hipermetropia é um problema de visão que provoca dificuldade para enxergar de perto, sendo causado por uma diferença no comprimento do globo ocular. Dessa forma, quem tem hipermetropia, tem o globo ocular mais curto que o normal, sendo, por isso, que imagem acaba sendo formada atrás da nossa retina.

Já o astigmatismo também é um problema de visão, mas ele provoca dificuldade para ver de perto e de longe, sendo causado pela irregularidade da curvatura da córnea. Ou seja, que tem astigmatismo, tem a córnea parecida com uma boa de futebol americano,  com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras.

Então, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Olha só esse exemplo mostrando como a imagem é formada na retina naqueles que possuem a visão normal, a visão com hipermetropia e a visão com astigmatismo.

hipermetropia e astigmatismo juntos

Como as causas desses problemas de visão são diferentes,  eles podem surgir no mesmo olho. Quando isso acontece, portanto, tem-se um fenômeno chamado de astigmatismo hipermetrópico

O que é hipermetropia?

A principal característica da hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto. Dessa forma, quem tem hipermetropia enxerga os objetos próximos embaçados. Mas pode enxergar bem o que está longe. 

Isso acontece devido a um problema de refração. Os raios luminosos que chegam aos olhos formam a imagem que vemos atrás da retina, quando o correto seria que imagem fosse formada na retina.

visão de quem tem hipermetropia

O que é astigmatismo?

A principal característica do astigmatismo é a dificuldade em enxergar tanto de perto, quanto de longe. E isso acontece devido a uma diferença na curvatura da córnea dos nossos olhos.  

Quando a córnea tem um formato mais ovalado, a luz desvia e foca em diversos pontos, formando a imagem em vários eixos no olhoIsso faz com que quem tem astigmatismo enxergue embaçado objetos próximos e distantes.

visão de quem tem astigmatismo

Nós também explicamos sobre o astigmatismo em nosso canal lá no Youtube, em uma série com vários episódios. Clique para assistir o episódio 1.

E uma curiosidade importante: apesar de hipermetropia e astigmatismo surgirem no mesmo olho, isso não acontece com a miopia, que também é um problema de visão bastante comum. O que pode acontecer, apesar de raro, é alguém ter miopia em um dos olhos e hipermetropia no outro olho. O nome para esse fenômeno é antimetropia ou anisometropia.

Sintomas mais comuns de hipermetropia com astigmatismo

  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade em enxergar de longe;
  • Dificuldade em enxergar de perto;
  • Objetos embaçados;
  • Fadiga ocular;
  • Hipersensibilidade à luz (fotofobia);
  • Vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados;
  • Dores nos olhos (pelo excesso de esforço visual);
  • Vermelhidão;
  • Lacrimejamento dos olhos;

É importante tomar cuidado, pois os sintomas da hipermetropia e astigmatismo costumam ser bem parecidos, apesar de se tratarem de problemas diferentes. Por isso, é importante consultar-se com um profissional de saúde de sua confiança.  Assim, você passa por uma avaliação para o diagnóstico da sua visão. 

Hipermetropia e astigmatismo podem ser corrigidos juntos? 

Sim, é possível corrigir miopia e astigmatismo juntos. Há três formas diferentes para corrigir a hipermetropia e astigmatismo juntos. São elas:

  • Usando óculos de grau
  • Usando lentes de contato
  • Fazendo cirurgia refrativa

Tanto o óculos de grau quanto a lente de contato podem ser adquiridos após o exame de vista que avalia a saúde dos seus olhos e determina quantos graus você precisa para enxergar bem.

Agora, para quem o grau já está estabilizado, há pelo menos 6 meses a 1 ano, e tem mais de 21 anos, a cirurgia LASIK é uma boa opção. Esse é um procedimento super rápido, feito a laser, após você realizar de alguns exames pré-operatórios.

E o procedimento é bastante simples: antes de utilizar o laser, é aplicado um colírio anestésico no olho a ser tratado. Logo depois, é feito um micro corte na membrana que envolve a córnea. O laser leva cerca de dois segundos para corrigir cada grau. Todo o processo dura em torno de oito minutos.

No entanto, se você tem a córnea muito fina, os médicos oftalmologistas podem não indicar a cirurgia refrativa, pois o laser pode danificá-la.

Outro detalhe importante sobre esse tipo de procedimento é que a cirurgia não impede que o grau de miopia ou astigmatismo possam progredir. Mas, em média, 30% de quem faz a cirurgia refrativa consegue uma visão melhor do que tinham, antes da cirurgia.

Ajudamos você a entender mais sobre hipermetropia e astigmatismo juntos?

Nós te explicamos que, apesar da hipermetropia e astigmatismo serem problemas de visão diferentes, eles podem coexistir juntos, no mesmo olho. E que podem ser tratados juntos também.

Por isso, relembrando: consulte sempre um oftalmologista ou qualquer profissional de saúde da área de sua confiança. Pois é só cm orientação médica, que você vai saber qual é o  melhor tratamento para corrigir a hipermetropia e o astigmatismo.

Aqui na Lenscope, temos um propósito bem claro: criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez. Então, se descobriu que precisa usar óculos de grau, ou que precisa de novas lentes para seu óculos, é só falar com a gente.

Através de um processo 100% online, estamos reinventando a jornada de compra de lentes para óculos, oferecendo lentes de qualidade por preços mais acessíveis, e sem que você precise sair de casa.

Faça um orçamento em nosso site para saber quanto custam nossas lentes que corrigem  hipermetropia e astigmatismo.

orçamento de óculos para hipermetropia e astigmatismo juntos

Para ficar por dentro de todas essas notícias, novidades e dicas, nós te convidamos a assinar a newsletter! Assim, você não perde nenhum conteúdo!

Atualizado em 01/09/2021. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 106

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...