Lente de policarbonato é ideal para você?

  • por
4.1
(24)

#LenscopeResponde: Será que lente de policarbonato é ideal para você?

O Blog da Lenscope, além de oferecer conteúdos para te ajudar a escolher o seu óculos ideal, também recebemos muitas dúvidas e uma delas será do post de hoje: será que as lentes de policarbonato são ideais para você?

Para saber disso, acompanhe a seguir o comentário deixado pelo internauta:

Olá! Eu uso óculos já há algum tempo, tenho miopia e astigmatismo.

No último ano meu grau aumentou para 3,0 (OD) e 3,50 (OE) de miopia e 3,75 (OE) e 3,50 (OD) de astigmatismo. Por isso tive que trocar as lentes do meu óculos e optei por lentes de policarbonato com antirreflexo.

No entanto, sinto as bordas das lentes muito mais espessas e não tenho certeza de que o motivo seja só por causa do aumento de grau.

As lentes de policarbonato não deveriam ser mais finas? Isso porque a armação já é grande, o que dá a impressão de “lentes fundo de garrafa”.

Será que de acordo com o meu grau eu escolhi o tipo de lente mais adequado pra mim? Poderiam, por favor, esclarecer minha dúvida?

Desde já agradeço.

Posso usar lentes de policarbonato?

O policarbonato é um material termoplástico e as lentes são feitas a partir da fusão de micropellets (pequenas bolinhas sólidas).

Durante o processo de fabricação (também conhecido como “moldagem por injeção”),  essas bolinhas são aquecidas até derreterem completamente.

Depois disso, ele é moldado na forma da lente, que é comprimida sob alta pressão e, em seguida, resfriada.

A principal característica das lentes de policarbonato é a sua resistência, bem as mais leves do mercado.

Seu índice de refração de 1.59  e quanto maior o índice de refração, mais finas podem ser as lentes.

Porém, seu índice de refração é considerado médio, por isso recomendado para quem quem utiliza até 4 graus de miopia ou hipermetropia e até 2 graus de astigmatismo (baixo grau).

Em casos que o grau seja próximo de 4 graus de miopia ou hipermetropia e/ou maior ou próximo de 2 graus de astigmatismo e está buscando por lentes finas, uma lente de alto índice de refração é a mais adequada para você.

Quer um exemplo? Vamos usar a dúvida que chegou até nós.

Então, como ter lentes mais finas?

Aqui temos um exemplo:

lentes de policarbonato

Observa-se que o grau está dentro da grade para miopia ou hipermetropia, mas o valor é próximo de 4.

Já o astigmatismo, ultrapassa a grade que é até 2 graus e para quem procura uma lente mais fina, esses valores já podem proporcionar um óculos mais grosso.

Veja também como ler a sua receita de óculos.

Na verdade, uma série de fatores influenciam para o efeito fundo de garrafa e vamos explicar cada uma delas:

  • Índice de refração da lente
  • Design das lentes
  • Tamanho da armação
  • Astigmatismo e o eixo do astigmatismo.

Índice de refração das lentes 

As lentes de policarbonato são lentes com índice de refração 1.59 e esse índice influencia na espessura da sua lente. Quanto maior esse índice, mais finas serão suas lentes.

As lentes de resina possuem maiores índices de refração e são tão resistentes como as de policarbonato. Acontece que a resina é mais recomendada para quem está em busca de um óculos mais fino.

Hoje lentes de resina com alto índice de refração, são as lentes 1.74. Aqui na Lenscope oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74 ,vendidas exclusivamente pela internet.

Essas lentes são capazes de proporcionar um óculos mais fino se comparados com uma lente de policarbonato, por exemplo.

Sabendo agora que quanto maior o índice de refração, mais finas são suas lentes, outro fator influencia para o efeito fundo de garrafa que é o design das lentes.

Design das lentes 

Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado e quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa.

Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia).

Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano e resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas.

As lentes de policarbonato normalmente possuem design esférico, ou seja, pode ter contribuído bastante para esse efeito nos seus olhos.

As Lentes Lenscope LensAI 1.74, por exemplo, são lentes de design asférico, resultando em um maior equilíbrio de distribuição do material da lente, reduzindo (ou até mesmo eliminando) esses efeitos de fundo de garrafa. Viu só como faz muita diferença?

Veja um exemplo com essa distorção acontece:

LENTES DE POLICARBONATO

Tamanho da armação

O tamanho da escolhida também influencia no resultado. No caso do comentário que recebemos, a pessoa escolheu uma armação grande, o que pode afetar na espessura da lente, pois quanto maior for a armação, mais grossas as lentes ficam.

Isso porque as lentes para miopia são finas no centro e vão ficando mais grossas conforme se aproximam das bordas.

Então, ao escolher uma armação grande, esse recorte da borda mais grossa pode ficar evidente.

Por isso, o mais indicado é escolher armações menores, de aro fechado e borda mais espessas.

Ao fazer essa escolha, as lentes se encaixam melhor e a própria armação acaba disfarçando a borda da lente, pois o recorte é feito mais no centro da lente (onde é mais fino para miopia) e o resultado acaba sendo melhor.

Saiba como identificar o tamanho da sua armação na imagem abaixo:

lentes de policarbonato

Em uma das hastes você vai encontrar uma sequência de três números, como no exemplo 54▭15 140:

Esses números são as medidas do óculos dadas em milímetros (mm).

Dessa forma: O número que vem antes do símbolo  indica o tamanho do aro da armação.O segundo indica o tamanho da ponte e o último, o comprimento da haste da armação.

Aqui na Lenscope, nós temos uma ferramenta totalmente criada para te ajudar a encontrar as lentes ideais para o seu grau e a armação compatível com ele.

É o Consultor Óptico! Basta informar seu grau que tudo o que você precisa saber para ter um bom resultado no seu óculos aparece pra você de forma gratuita.

Astigmatismo e eixo

O astigmatismo também influencia na espessura da lente e tudo vai depender da localização do eixo do astigmatismo na sua receita.

O eixo na receita indica a localização do astigmatismo na sua visão, essa medida varia de 0 a 180 graus.

Então,  entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior.

Consequentemente, seu óculos ficará mais finos nas laterais das lentes.

Já quando o eixo é entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas (laterais).

Simplificamos essa informação na tabela abaixo:

lentes de policarbonato

Veja aqui o guia completo de como ter um óculos fino.

Considerações finais

Viu só como diversos fatores tem relação com a espessura do seu óculos como resultado final?

Criamos o #LenscopeResponde afim de ajudar aqueles que enfrentam dificuldades antes ou depois de ter óculos novo e tudo que fazermos é tornar mais democrática essa informação.

Afinal, você também precisa saber o que está comprando.

Quem está na busca de lentes mais finas, aqui na Lenscope disponibilizamos as lentes de resina superfinas, que são as Lentes Lenscope LensAI 1.74, vendidas exclusivamente pela internet através do nosso site.

Você pode encontrar alguns resultados próximos do seu grau.

E você, também já enfrentou alguma dificuldade para ter lentes mais finas? Deixa nos comentários, vai que ele vira um post aqui no blog!

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *