maio amarelo

Maio amarelo: a relação entre visão e acidentes de trânsito

0
(0)

Considerado uma campanha internacional, o Movimento Maio Amarelo, tem o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito da segurança no transito e, assim, reduzir o número de acidentes.

Neste ano o tema definido pelo Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.

Entenda o Maio Amarelo

A proposta do Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É uma ação desenvolvida em parceria com órgãos públicos, empresas, associações etc.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um levantamento, no ano de 2019, o qual constatou quase 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. E ainda conforme o estudo, o número de sobreviventes com sequelas foi de 50 milhões.

Afinal, qual o motivo para a escolha desse mês? Porque em 11 de maio de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Os acidentes no trânsito geram como resultado 3 mil vidas perdidas por dia nas ruas e estradas, ou seja, é a nona maior causa de mortes no mundo.

Contudo o ranking é ainda mais assustador:

  • 1º responsável pela morte de pessoas entre 15 e 29 anos de idade;
  • 2º responsável pela morte de pessoas na faixa de 5 a 14 anos e
  • 3º responsável pela morte de pessoas com idade entre 30 e 44 anos.

A influência da visão em acidentes de trânsito

No trânsito, não só fatores como dirigir alcoolizado e, mais recentemente, o uso de celulares são sem dúvida problemas que geram inúmeros acidentes, mas também a deficiência visual.

De acordo com especialistas, uma boa visão é extremamente importante para guiar um veículo com segurança.

Na análise “Visão e direção”, dos médicos Drs. Cynthia Owsley e Gerald McGwin eles advertem que “as demandas visuais de dirigir são complexas”.

Os pesquisadores catalogaram as inúmeras atividades visuais relacionadas à direção, incluindo fatores como o uso simultâneo da visão central e periférica para monitorar tarefas primárias e secundárias.

Em conclusão, eles reforçam que a direção em condições normais é muito intensa para a visão.

De mesmo modo, através das descobertas concluíram que diversos testes visuais para motoristas são ineficazes e que por vezes falham em simular as distrações e as variações de contraste e iluminação percebidas ao dirigir no mundo real.

Porém a situação é ainda mais grave porque diversos motoristas procrastinam na hora de buscar avaliação e tratamento para problemas de visão. Enquanto um levantamento mostrou que só na Europa, 19% dos motoristas revelaram não consultar um oftalmologista até notarem problemas de visão.

No mundo todo, pesquisadores, organizações, governos e profissionais da visão buscam aprimorar as soluções para que a visão não corrigida deixe se ser uma grande ameaça à segurança no trânsito.

  • Na Itália, cientistas puderam evidenciar que o uso de uma compensação oftalmológica apropriada com lentes corretivas melhora as habilidades visuais dos motoristas.
  • Já na Índia, por exemplo, como resultado de medidas preventivas, é obrigatório que cada motorista passe por exames de vista e tenha acesso a auxílios para dirigir, como de óculos antirreflexo.
  • Em Chicago, os motoristas têm obrigação de realizar testes de visão anualmente, bem como exames de audição para confirmar que está apto para dirigir.

Testes de visão para motoristas

No ranking de países com mais mortes em acidentes de automóvel, infelizmente o Brasil está entre as primeiras posições.

O exame de vista Detran é exigência para que um motorista renove a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O teste avalia a visão central e periférica, pois esses recursos da nossa visão são muito usados no trânsito, como por exemplo, para visualizar o entorno do campo visual.

São realizados vários testes de visão durante o mesmo exame. Cada um com objetivo diferente. Quais são eles:

  • Acuidade visual: esse teste é o mais utilizado, mede o quanto a pessoa consegue enxergar e avalia se há indício de astigmatismo, hipermetropia e miopia;
  • Fundo de olho: ou “mapeamento de retina”, não apenas analisa o desempenho dos nervos, das artérias e veias da retina, mas também é usado para diagnosticar problemas como a hipertensão, o glaucoma e diabetes mellitus;
  • Visão cromática: é capaz de identificar alguns tipos de daltonismo, além de avaliar a captação e classificação das cores;
  • Campo visual: através dele é possível detectar o glaucoma, além de avaliar a área espacial alcançada e enxergada pelos olhos;
  • Motilidade ocular: avalia questões como, por exemplo, alinhamento dos olhos, musculatura e movimentação e
  • Estereoscopia: também chamada de “visão 3D” ou “visão binocular”.

Problemas de visão como estrabismo, daltonismo e visão monocular são levados em conta durante o exame de vista Detran.

Óculos para dirigir

Ao dirigir, alguns fatores externos podem atrapalhar a visibilidade como, por exemplo: chuva, neblina, faróis, luz baixa, entre outros. Sendo assim, esse é um dos motivos por que o motorista que possui a necessidade de usar óculos pode receber multas de trânsito caso não use o acessório, pois está colocando em risco a sua vida e dos outros.

Por isso, quer seja pela manhã, quer seja à noite ou à tarde, essas condições provocam muito desconforto em nossos olhos. Para tanto, escolher bem suas lentes pode garantir muitas vantagens.

As reclamações por não conseguir ter clareza ao dirigir à noite são muito frequentes. Pra isso, existem óculos especiais com lentes especificas para amenizar a situação, chamadas lentes “drivewear” e “drivesafe”.

Entre os benefícios de usar óculos para dirigir podemos destacar a prevenção aos reflexos. Portanto, os óculos para dirigir devem sempre contar com o tratamento antirreflexo. Ele é capaz de reduzir o brilho refletido das luzes.

Existem lentes específicas para atender cada necessidade, como: astigmatismo, miopia ou hipermetropia, que minimizam o estresse visual, etc.

Além dessas, também existem lentes progressivas (multifocais), indicadas para quem tem presbiopia.

Vale a pena investir em um acessório adequado para usar, especialmente na hora de dirigir, afinal, essa simples atitude pode garantir a sua proteção e de mais pessoas.

Vamos juntos cuidar da visão e abraçar o Maio Amarelo?

Durante todo o ano, não apenas durante o movimento Maio Amarelo, a conscientização é importante para reduzir os números de acidentes e mortes no trânsito.

Pois, como vimos nessa leitura, ocasionalmente os problemas de visão podem causar acidentes ou até mortes no trânsito, além disso, dirigir sem óculos pode gerar multa.

Sendo assim, cuidar de si é também cuidar do próximo. Pois, uma vez que você está em dia com a saúde dos olhos a sociedade sai ganhando com um bom condutor.

Que tal checar a qualidade da sua visão com o nosso teste online e gratuito? Desenvolvido por especialistas e com precisão nos resultados.

maio amarelo - teste de visão

Gostou de entender mais sobre o Maio Amarelo e como uma boa visão é importante para evitar acidentes no trânsito? Deixe seu comentário pra gente!

Fontes:

Pointsdevue

Kfeej

Allaboutvision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *