óculos quebrado

Óculos quebrado: quando e como consertar você mesmo ou buscar ajuda

4.7
(3)

Você sem querer às vezes quebra seu óculos de grau e fica buscando formas de consertá-lo para não ter que já comprar outro?

Hoje nós vamos te ajudar a encontrar a forma correta de consertar óculos, seja você mesmo ou em um local com profissional especializado. Mas atenção: essas são apenas algumas dicas. Lembre-se sempre que antes de executar qualquer procedimento nos óculos é muito importante e necessário uma avaliação de um especialista no assunto, para que você não danifique ainda mais. Todo cuidado é pouco.

Reparando óculos quebrado com um profissional

Pode parecer fácil consertar um óculos quebrado ou fazer as famosas “gambiarras”, se não estiver na hora de comprar óculos novos. Mas é muito mais seguro e garantido que um profissional faça isso por você.

Veja alguns motivos:

  • Muitas lojas fazem alguns ajustes totalmente de graça;
  • O profissional e a loja tem a habilidade e as ferramentas necessárias e farão isso muito rápido, seja a armação de metal ou plástico;
  • Você não corre o risco de danificar ainda mais os seus óculos ao tentar consertar sozinho.

Portanto, pode apostar que na maioria dos casos você deve levar seu óculos quebrado numa loja profissional.

Para ter uma ideia, as armações de metal são muito delicadas, e para que ela fique bem fixa e firme é necessário equipamento especial de soldagem (além de experiência, claro). Você tentando consertá-la sozinho pode não conseguir o resultado esperado, e ainda corre o risco de se machucar.

Sem contar que, com um profissional cuidando da sua armação, você tem a garantia de um serviço com precisão. Aliás, quem sabe você não pode trocar os óculos? Nunca esqueça de verificar a garantia também.

Leia neste artigo quando e como consertar seus óculos usando a garantia do produto.

Mas, já imaginou você conseguir arrumar sozinho a parte quebrada, mas acabar ficando com óculos torto? Melhor não, né?

Reparando óculos quebrado você mesmo

Se você também é adepto da filosofia “faça você mesmo”, existem algumas técnicas de conserto que você pode tentar fazer com os seus óculos.

Na internet é fácil encontrar alguns kits para conserto de óculos, com ferramentas como lupa, e até chave de fenda específica. Mas é claro que você pode fazer isso apenas se o dano for algo simples, como uma armação torta ou parafuso solto, por exemplo. Veja as dicas:

  • Reparando óculos com armação de metal

Se a sua armação é de metal, você vai precisar de um alicate de ponta macia para fazer os ajustes.

Se os seus óculos estiverem tortos, antes de começar, coloque-os numa superfície plana para poder ver qual haste (perna do óculos) está mais alta que a outra. Assim que identificar, pegue o alicate e dobre a haste danificada até ficar igual a outra. 

  • Reparando óculos com armação de plástico

As armações de plástico que estão tortas precisam de calor para se remodelarem.

Mas atenção! Jamais exponha a sua armação diretamente ao fogo – ou você pode perdê-las!

A melhor forma de fazer isso é segurá-las sobre o vapor quente. Assim elas ficarão flexíveis e você vai conseguir remodelá-las. Mas faça isso com cuidado.

Agora, se a sua armação se quebrou em duas partes, você pode se arriscar e tentar colá-las com super cola. É importante lembrar de ter bastante atenção, para não deixar cair cola nas lentes e nem na sua pele, e também de esperar a cola secar completamente na armação antes de usar seus óculos.

Esse tipo de reparo é econômico, só precisando comprar a cola e o alicate. Mas, se mesmo assim você não se sentir seguro, leve a um profissional para não correr o risco de danificar seus óculos.

Outras formas de tentar consertar seria com alfinete (introduzindo nas partes que quebraram para que possam se encaixar), e outra com linha, fazendo pequenos furos para tentar costurar.

Reparando as lentes de óculos quebrado com um profissional

As lentes são a parte mais frágil dos óculos, e são mais difíceis de serem consertadas. Muitas vezes, a solução ideal será substituir as  danificadas por novas – lembrando sempre de checar se a receita está em dia, caso contrário agende uma consulta com o oftalmologista.

Se as lentes estiverem arranhadas, o profissional pode cobrar uma pequena taxa, mas fica bem mais em conta do que ter que substituir a lente por uma nova. Se a lente tiver tratamentos como antirreflexo, o procedimento pode ficar mais caro e ainda mais incerto do que trocar as lentes por um novo par. 

Reparando óculos quebrado: dobradiças e protetor de nariz com profissional

Esses reparos são melhor executados por profissionais nas lojas e/ou oficinas porque nesses locais as peças são substituídas corretamente.

São consertos simples e fáceis, sendo normalmente baratos. Mas, por serem simples, você também pode optar por fazer você mesmo.

Reparando as dobradiças e protetor de nariz você mesmo

Você pode consertar a dobradiça dos seus óculos apertando o parafuso, ou substituí-lo se ele tiver caído. Você pode substituir também os protetores, se estiverem gastos.

Problemas com parafusos são frequentes, tanto na dobradiça quanto no protetor de nariz, por isso é bom ter um kit de reparo para óculos (que vem basicamente alguns protetores extras, parafusos, lupa e chave de fenda). Se não tiver, uma chave de fenda pequena e parafusos já resolvem.

Verifique de tempos em tempos o aperto dos parafusos do seu óculos. Assim você garante que eles fiquem bem encaixados, e durem mais.

Reparando haste de óculos quebrado

Você pode tentar fazer um remendo com fita adesiva, tentar colar com super cola ou ainda com epóxi. Lembre-se sempre de proteger as lentes com algum tecido, para não correr o risco de riscá-las.

O melhor para seus óculos

Agora você aprendeu que há reparos que você mesmo pode fazer na sua casa tranquilamente, apenas tomando alguns cuidados. Mas há casos que só o profissional é que vai salvar esse acessório tão importante para visão.

É claro, você vai economizar bastante se fizer tudo sozinho, mas nem sempre o dinheiro deve ser levado em conta. A precisão e a qualidade do serviço prestado por profissionais é que vão garantir o conforto.

Mas essa é uma decisão que cabe a você.

Lembre-se sempre de tomar alguns cuidados com os óculos de grau para evitar manchas e evitar que eles fiquem tortos.

Leia sobre quais cuidados necessários com óculos de grau.

Manter os óculos limpos é outra dica importante. Aqui na Lenscope, nós desenvolvemos uma solução pra manter as lentes limpas, sem riscar ou danificar: é o kit Lenscope cuidado para óculosCom ele, você mantém seus óculos novos por muito mais tempo. Como você viu, é preciso manter os óculos sempre limpos, lembrando também de alguns cuidados, como guardá-los no estojo para evitar riscos etc. Mas atenção! Jamais use álcool ou álcool gel. Limpar os seus óculos com álcool gel vai estragar as sua lentes

Outra dica:

Se deseja que seus óculos durem bastante, não esqueça eles por aí. Nunca deixe no carro, por exemplo. Sabemos que é comum, mas entenda que deixar os óculos no carro não é recomendado.Isso porque, o calor danifica a proteção UV e o tratamento antirreflexo. E, se armação for de plástico, ela pode entortar e até trincar!

Agora você já sabe: com alguns cuidados, consegue fazer seus óculos durarem mais tempo, mas se precisar de algum reparo é só analisar e ver qual solução compensa mais.

Precisa trocar as suas lentes? Nós podemos ajudar!

Aqui na Lenscope nós coletamos a sua armação, encaixamos as lentes e entregamos seus óculos com frete grátis. Faça um orçamento conosco sem compromisso.

O processo é online e você não precisa sair de casa em nenhum momento.

Aproveite e faça nosso teste de acuidade visual, aqui no nosso site mesmo, online e de graça

óculos quebrado - teste de visão

Em apenas três passos você faz o teste de miopia e astigmatismo e fica sabendo se o seu grau aumentou. 

Agora, queremos saber de você. Já consertou seus óculos sozinho? Se sim, como foi a experiência? Conta pra gente aqui nos comentários. 

Fontes:

Vint & York

All about vision

Ideal eye care

SmartGuy

Wikihow

Instructables

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *