Porque cegos usam óculos escuros: 5 razões

Porque cegos usam óculos escuros: 5 razões
  • por
5
(1)

Você já se perguntou por que cegos usam óculos escuros? É muito comum vermos pessoas cegas usando o acessório e então a partir disso nos perguntamos o porquê delas utilizarem. Muitas pessoas acreditam que pessoas cegas usam óculos para esconder os olhos, o que não é verdade. No artigo de hoje, descubra os reais motivos do porque cegos usam óculos escuros. 

Entenda por que cegos usam óculos escuros

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, muitos cegos não perderam totalmente a visão, estima-se que apenas 15% das pessoas com distúrbios visuais têm cegueira total, e os outros 85% por cento enxergam limitadamente.

Neste sentido, há muitas razões para pessoas cegas usarem óculos escuros, que ao contrário do que a maioria imagina, não são para esconder os olhos, e sim para protegê-los de luzes fortes e brilhos intensos e até mesmo proporcionar uma visão melhor, em casos de cegueira parcial.

5 razões que fazem cegos usarem óculos escuros

Confira as principais razões que fazem os cegos usarem óculos escuros.

Óculos de sol podem melhorar a visão de pessoas cegas

O uso dos óculos solares por pessoas com cegueira parcial pode auxiliar muito na melhora visual, reduzindo brilhos e luzes intensas que, geralmente, ocupam apenas parte do campo visual. Todavia, outro benefício do acessório é a proteção contra a fotofobia, também conhecida como sensibilidade à luz, responsável pelo desconforto visual e até mesmo a perda adicional da visão com o passar do tempo.

Oferecem proteção contra o sol e raios solares

A alta exposição aos raios ultravioleta (UV) encontrados na luz solar pode prejudicar ainda mais a visão de pessoas cegas, pois eles aumentam significativamente as chances de desenvolver doenças como, por exemplo, a catarata ou degeneração macular. Sendo que a catarata é a causa mais comum da cegueira no mundo.

Nesse sentido, pessoas com cegueira parcial podem sentir desconfortos visuais e até dores nos olhos ao olhar para brilhos e luzes intensas. Por isso, o uso dos óculos pode ajudar e muito como medida protetiva.

Contudo, além da proteção contra os raios UV, os óculos solares também protegem contra a fotoqueratite, uma infecção que inflama a córnea, e radiações solares ultravioletas que podem causar câncer de pele, envelhecimento precoce e danos oculares, como, por exemplo, catarata e câncer de pálpebra.

Protegem contra partículas, poeira e lesões

Além da proteção contra os raios UV, luzes e brilhos intensos, os óculos de sol também funcionam como uma barreira protetora dos olhos contra poeira e pequenas partículas presentes no ar.A poeira e as partículas minúsculas presentes no ar poluído do dia a dia podem causar lesões nos olhos. Portanto, o uso de óculos solares é recomendado não só para pessoas cegas, mas para todos como medida protetiva dos olhos.

Todavia, pessoas com deficiência visual ou totalmente cegas, correm mais riscos de acidentes oculares, como, por exemplo, objetos estranhos, galhos ou folhas de árvores, areia ou poeira do ar, entre outros.

Pois, as partículas do ar ou esses objetos estranhos que podem entrar nos olhos, podem causar dor e irritação na região, além de poder, feri-los gravemente. Por isso, a recomendação médica do uso dos óculos serve também como uma proteção ocular, principalmente em ambientes externos fora de casa.

Para comunicar a cegueira

Outro motivo do porquê cegos usam óculos escuros é o de comunicar a sua condição em determinadas situações. Além disso, o uso de bengala juntamente ao dos óculos de sol também podem comunicar a situação de uma pessoa que possui deficiência visual.

Informar a sociedade dessa forma, é uma recomendação. Assim, pessoas que estejam próximas ao deficiente visual podem tomar medidas úteis, como, por exemplo, manter uma distância segura da pessoa cega em áreas lotadas, evitando assim, acidentes. Além disso, o uso do acessório também comunica sobre a condição da pessoa cega em ambientes como faixa de pedestres, e áreas públicas como ruas e parques.  

Questões estéticas

A princípio, os óculos escuros de sol funcionam como medida protetiva contra raios UV solares. No entanto, também podem atuar como um fator estético em casos que o deficiente visual tenha algum defeito no formato do olho e não se sinta confortável em demonstrá-lo. Dessa forma, se isso for um incômodo para o deficiente visual, elas podem optar pelo uso dos óculos, ficando assim, mais confortáveis com sua própria aparência.

Além disso, muitos cegos que possuem visão limitada causada por doenças como, por exemplo, a catarata ou a degeneração macular, que não foram tratadas a tempo, também podem ter resquícios físicos nos olhos, deixando-os turvos, opacos ou esbranquiçados.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes para óculos mais finas e com a proteção que os olhos precisam 

O uso dos óculos de sol por pessoas com visão limitada, é muito importante como medida protetiva solar e outros elementos físicos presentes em ambientes externos.

Escolher óculos de qualidade e com lentes de grau corretivas, se necessário, é extremamente importante. Nós da Lenscope oferecemos as Lentes de resina mais finas do mercado, ideais para alto e baixo grau e busca por óculos mais finos e esteticamente confortáveis, além de uma forma inovadora de fazer óculos de grau.

Tudo isso, sem a necessidade de sair de casa, e por um preço justo. Nossas lentes atendem todas as necessidades, seja para óculos de sol, lentes com grau ou para ambas. Conheça nossas lentes escuras com grau que já vêm com todos os tratamentos necessários inclusos, sem você precisar nada a mais por isso:

  • Lentes Lenscope Shades: atendem pessoas com até 4 graus e estão disponíveis em 6 cores para combinar com seu estilo. Contam com os tratamentos: antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. 
  • Tokai 1.76 Shades: atendem pessoas com mais de 4 graus e estão disponíveis em 6 cores, entre elas gradientes e sólidas. 
  • Lenscope Progress Shades Lentes multificais: atendem adições até 3 graus e são produzidas individualmente, pensadas para cada estilo de vida.  Estão disponíveis em 6 cores que combinam com o seu óculos de sol. Além disso, contam com o tratamento Quartz da Lenscope que inclui: antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camadas liporrepelente e hidrorrepelente, todos sem taxas adicionais.

Com a Lenscope, também é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar somente a armação para a montagem ser feita. E o melhor: tudo isso sem sair de casa. Faça um orçamento online e gratuito no nosso site agora mesmo.

orçamento

Fontes:

Healthline

MyVision.org

Medical News Today

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *