Pterígio ou carnes nos olhos: saiba mais sobre essa doença

pterígio
  • por
4.4
(46)

O pterígio, também chamado de “carne nos olhos” ou “carne crescida”, é uma lesão avermelhada que atinge o branco dos olhos, podendo se estender até a córnea.

O pterígio evoluído, prejudica diretamente a nossa visão.

Entretanto, esta inflamação é benigna, não dá câncer, mas pode causar desconforto e provocar visão embaçada. Esse tipo de lesão requer tratamento e dependendo do caso, cirurgia.

Será que você possui pterígio? Saiba TUDO sobre a doença agora!

O que causa pterígio?

Segundo reportagem veiculada no portal G1, o desenvolvimento do pterígio está associado à mutação da célula dos olhos, causada pela radiação solar (raios UV).

Outras causas também estão associadas a esse tipo de inflamação: 

 Além de normalmente se desenvolver em adultos de 30 a 50 anos, o pterígio tem uma chance maior de aparecer em pessoas que vivem em locais cujo clima é quente e seco, e que passam grande parte do seu tempo em ambientes externos.

Se trata de uma inflamação silenciosa, e que pode aumentar de tamanho gradualmente, mas raramente cobre toda superfície dos olhos.

Veja na ilustração que fizemos para que você visualize melhor como essa carne cresce em nossos olhos.

É importantíssimo ficar atento às modificações que você sentir na alteração da sua visão. E, claro, se atentar também a alguns sintomas que são comuns a essa lesão.

pterígio

Quais os sintomas do pterígio?

O crescimento do pterígio começa no canto dos olhos, podendo ser mais perto do nariz ou próximo aos ouvidos.

Geralmente não apresenta sintomas de início, mas quando há evolução do crescimento, alguns sinais podem ser notados, como:

  • Ardência nos olhos
  • Coceira
  • Sensação de poeira ou queimação nos olhos
  • Olho vermelho
  • Fotofobia
pterígio

Principais sintomas de pterígio

O pterígio pode tanto evoluir como estacionar em determinado local do olho. Entretanto, se atingir a córnea (pupila do olho) pode provocar alterações na visão, como vista embaçada ou visão dupla. 

Dependendo da espessura ou tamanho do pterígio o uso de lentes de contato pode se tornar muito desconfortável.

Tratamento para Pterígio

O tratamento vai depender do tamanho do pterígio, da evolução e dos sintomas que ele apresenta.

Existem basicamente dois tipos de tratamento para pterígio:

  • uso de colírio
  • cirurgia

O uso do colírio é recomendado quando a lesão causa muita irritação ou vermelhidão.

Para isso, o médico prescreve o uso de colírios que contenham corticoides, de modo a reduzir a inflamação.

A cirurgia do pterígio é necessária apenas quando o uso do medicamento não traz alívio às dores e vermelhidão, ou quando o pterígio causa perda de visão.

O procedimento é feito através da excisão do pterígio.

O procedimento é feito através da remoção da inflamação e preenchido com o próprio tecido dos olhos ou enxertos.

O procedimento costuma levar de 30 a 45 minutos e o uso do tapa-olho é importante na fase de recuperação.

Infelizmente, mesmo após a operação o pterígio pode voltar a crescer. Por isso, é importante ter todos os cuidados com os olhos, e principalmente evitar exposição excessiva ao sol.

De toda forma, nem todo pterígio precisa de tratamento, mas mesmo assim é importante consultar regularmente com seu médico.

Assim, ele poderá acompanhar o desenvolvimento  e se necessário prescrever o melhor tratamento para você.

Pterígio pode voltar?

Sim, a recorrência do pterígio após a cirurgia pode acontecer. Os motivos podem estar associados a exposição contínua a raios UV e a estresse oxidativo.

Mas existem formas de se prevenir!

Como se prevenir do pterígio?

É possível evitar o pterígio, uma vez que a incidência dos raios UV é o principal fator para o surgimento dessa lesão.

Portanto, é recomendado o uso de óculos de sol contra os raios UV. O óculos de sol deve ser utilizado TODOS OS DIAS, inclusive dias nublados.

Além disso, o uso de chapéu também é importante para se proteger da luz solar, do vento e da poeira. Isso porque o tempo seco, vento e poeira é propício para o desenvolvimento do pterígio.

Outra forma de evitar o surgimento dessa inflamação é manter os olhos lubrificados.

Tomar esses cuidados pode também prevenir que o pterígio volte, caso já tenha passado pelo tratamento.

Óculos de sol para pterígio

O uso de óculos de sol é essencial para evitar o surgimento dessa lesão nos olhos. Por isso, tenho uma boa notícia: combinar óculos de sol com grau é muito simples!

Alguns lugares oferecem esse tipo de óculos por um preço mais elevado, mas a Lenscope consegue ajudar em todos os casos por um preço MUITO acessível.

Nós disponibilizamos 3 cores clássicas: cinza, verde e marrom, que estão disponíveis em cores sólidas (full) ou degradê (gradientes).

Antes de adquirir, veja qual a cor mais adequada para o seu dia a dia.

pterígio

Cores de lentes disponíveis na Lenscope

 

Temos lentes para quem utiliza até 4 graus, com a linha Lenscope Shades.

Mas, se você possui mais de 4 graus, temos também as lentes mais finas do mundo para o seu óculos escuro, com as Lentes Tokai 1.76 Shades.

Todas as lentes incluem 100% de proteção UV e a praticidade de adquirir sem sair de casa!

O procedimento é fácil. Basta acessar o nosso site e informar se você tem até 4 graus ou mais de 4 graus, que as lentes ideais vãos aparecer no mesmo instante. Daí, é só escolher a melhor pra você!

pterígio - Instagram

Já teve pterígio? 

A principal dica nesses casos é sempre cuidar muito bem da saúde dos seus olhos, pois qualquer poeira, excesso de sol, qualquer descuido, por menor que seja, nos deixa sujeitos a desenvolver algum problema de visão, que pode ser mais grave.

A recomendação é criar hábitos saudáveis para que os problemas não apareçam no futuro.

Além disso, é muito importante proteger os olhos com óculos de sol que contenham proteção UV.

Ou você pode também escolher por lentes fotocromáticas (aquelas que clareiam e escurecem de acordo com a iluminação solar), uma vez que a exposição a raios solares são nocivos aos olhos e pode ser o fator principal na recorrência do pterígio.

Se você utiliza colírios oftalmológicos regularmente ou tem uma prescrição de colírio personalizado, a Manipulaê, consegue ajudar a encontrar rapidamente uma farmácia de manipulação na sua região, com a melhor oferta, para você seguir com seu tratamento.

No site da Manipulaê, tire uma foto da sua receita de colírio, informe sua região e receba a melhor oferta sem nenhum trabalho.

E você, já tinha ouvido falar sobre o pterígio antes? Conte pra gente nos comentários.

pterígio

pterígio

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

43 comentários em “Pterígio ou carnes nos olhos: saiba mais sobre essa doença”

    1. Olá, Maria. Tudo bem? O ideal é que você converse com o médico responsável pelo procedimento. Ele poderá identificar com precisão do que se trata esse tecido e o que está acontecendo, além de te orientar da melhor forma e esclarecer as duas dúvidas. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *