pterígio

Pterígio ou carnes nos olhos: saiba mais sobre essa doença

5
(7)

O pterígio, também chamado de “carne nos olhos” ou “carne crescida”, é uma lesão avermelhada que atinge o branco dos olhos, podendo se estender até a córnea.

O pterígio evoluído, prejudica diretamente a nossa visão.

Entretanto, esta inflamação é benigna, não dá câncer, mas pode causar desconforto e provocar visão embaçada. Esse tipo de lesão requer tratamento e dependendo do caso, cirurgia.

Será que você possui pterígio? Saiba TUDO sobre a doença agora!

O que causa pterígio?

Segundo reportagem veiculada no portal G1, o desenvolvimento do pterígio está associado à mutação da célula dos olhos, causada pela radiação solar (raios UV).

Outras causas também estão associadas a esse tipo de inflamação: 

 Além de normalmente se desenvolver em adultos de 30 a 50 anos, o pterígio tem uma chance maior de aparecer em pessoas que vivem em locais cujo clima é quente e seco, e que passam grande parte do seu tempo em ambientes externos.

Se trata de uma inflamação silenciosa, e que pode aumentar de tamanho gradualmente, mas raramente cobre toda superfície dos olhos.

Veja na ilustração que fizemos para que você visualize melhor como essa carne cresce em nossos olhos.

É importantíssimo ficar atento às modificações que você sentir na alteração da sua visão. E, claro, se atentar também a alguns sintomas que são comuns a essa lesão.

pterígio

Quais os sintomas do pterígio?

O crescimento do pterígio começa no canto dos olhos, podendo ser mais perto do nariz ou próximo aos ouvidos.

Geralmente não apresenta sintomas de início, mas quando há evolução do crescimento, alguns sinais podem ser notados, como:

  • Ardência nos olhos
  • Coceira
  • Sensação de poeira ou queimação nos olhos
  • Olho vermelho
  • Fotofobia
pterígio

Principais sintomas de pterígio

O pterígio pode tanto evoluir como estacionar em determinado local do olho. Entretanto, se atingir a córnea (pupila do olho) pode provocar alterações na visão, como vista embaçada ou visão dupla. 

Dependendo da espessura ou tamanho do pterígio o uso de lentes de contato pode se tornar muito desconfortável.

Tratamento para Pterígio

O tratamento vai depender do tamanho do pterígio, da evolução e dos sintomas que ele apresenta.

Existem basicamente dois tipos de tratamento para pterígio:

  • uso de colírio
  • cirurgia

O uso do colírio é recomendado quando a lesão causa muita irritação ou vermelhidão.

Para isso, o médico prescreve o uso de colírios que contenham corticoides, de modo a reduzir a inflamação.

A cirurgia do pterígio é necessária apenas quando o uso do medicamento não traz alívio às dores e vermelhidão, ou quando o pterígio causa perda de visão.

O procedimento é feito através da excisão do pterígio.

O procedimento é feito através da remoção da inflamação e preenchido com o próprio tecido dos olhos ou enxertos.

O procedimento costuma levar de 30 a 45 minutos e o uso do tapa-olho é importante na fase de recuperação.

Infelizmente, mesmo após a operação o pterígio pode voltar a crescer. Por isso, é importante ter todos os cuidados com os olhos, e principalmente evitar exposição excessiva ao sol.

De toda forma, nem todo pterígio precisa de tratamento, mas mesmo assim é importante consultar regularmente com seu médico.

Assim, ele poderá acompanhar o desenvolvimento  e se necessário prescrever o melhor tratamento para você.

Pterígio pode voltar?

Sim, a recorrência do pterígio após a cirurgia pode acontecer. Os motivos podem estar associados a exposição contínua a raios UV e a estresse oxidativo.

Mas existem formas de se prevenir!

Como se prevenir do pterígio?

É possível evitar o pterígio, uma vez que a incidência dos raios UV é o principal fator para o surgimento dessa lesão.

Portanto, é recomendado o uso de óculos de sol contra os raios UV. O óculos de sol deve ser utilizado TODOS OS DIAS, inclusive dias nublados.

Além disso, o uso de chapéu também é importante para se proteger da luz solar, do vento e da poeira. Isso porque o tempo seco, vento e poeira é propício para o desenvolvimento do pterígio.

Outra forma de evitar o surgimento dessa inflamação é manter os olhos lubrificados.

Tomar esses cuidados pode também prevenir que o pterígio volte, caso já tenha passado pelo tratamento.

Óculos de sol para pterígio

O uso de óculos de sol é essencial para evitar o surgimento dessa lesão nos olhos. 

pterígio

Por isso, tenho uma boa notícia: combinar óculos de sol com grau é muito simples!

Alguns lugares oferecem esse tipo de óculos por um preço mais elevado, mas a Lenscope consegue ajudar em todos os casos por um preço MUITO acessível.

Nós disponibilizamos 3 cores clássicas: cinza, verde e marrom, que estão disponíveis em cores sólidas (full) ou degradê (gradientes).

Antes de adquirir, veja qual a cor mais adequada para o seu dia a dia.

pterígio

Cores de lentes disponíveis na Lenscope

 

Temos lentes para quem utiliza até 4 graus, com a linha Lenscope Shades.

Mas, se você possui mais de 4 graus, temos também as lentes mais finas do mundo para o seu óculos escuro, com as Lentes Tokai 1.76 Shades.

Todas as lentes incluem 100% de proteção UV e a praticidade de adquirir sem sair de casa!

O procedimento é fácil. Basta acessar o nosso site e informar se você tem até 4 graus ou mais de 4 graus, que as lentes ideais vãos aparecer no mesmo instante. Daí, é só escolher a melhor pra você!

Já teve pterígio? 

A principal dica nesses casos é sempre cuidar muito bem da saúde dos seus olhos, pois qualquer poeira, excesso de sol, qualquer descuido, por menor que seja, nos deixa sujeitos a desenvolver algum problema de visão, que pode ser mais grave.

A recomendação é criar hábitos saudáveis para que os problemas não apareçam no futuro.

Além disso, é muito importante proteger os olhos com óculos de sol que contenham proteção UV.

Ou você pode também escolher por lentes fotocromáticas (aquelas que clareiam e escurecem de acordo com a iluminação solar), uma vez que a exposição a raios solares são nocivos aos olhos e pode ser o fator principal na recorrência do pterígio.

Se você utiliza colírios oftalmológicos regularmente ou tem uma prescrição de colírio personalizado, a Manipulaê, consegue ajudar a encontrar rapidamente uma farmácia de manipulação na sua região, com a melhor oferta, para você seguir com seu tratamento.

No site da Manipulaê, tire uma foto da sua receita de colírio, informe sua região e receba a melhor oferta sem nenhum trabalho.

E você, já tinha ouvido falar sobre o pterígio antes?

Conte pra gente nos comentários.

pterígiopterígio

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

40 comentários em “Pterígio ou carnes nos olhos: saiba mais sobre essa doença”

    1. Oi, Girleide! Tudo bom?
      Recomendamos que você marque uma consulta com o profissional especializado na área, assim ele pode fazer o exame e diagnóstico sobre a visão e a saúde visual do seu namorado. Então, não esqueça de dar uma passadinha esse ano, ok? 😉
      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Olá, Valdiney! Ficamos super contentes que essa matéria tenha sido esclarecedora!!
      Temos outras matérias aqui no blog que você pode acompanhar! Muito obrigada e até mais

  1. Estou com os olhos vermelhos,e tbm tem tipo uma carne nos dois olhos.Vindo do canto do olho,do lado do nariz,pra perto da bila do olho.Da coceira e as vezes sinto um peso. Oq pode ser?

    1. Oi, Germana! Você já foi ao oftalmo consultar o que pode ser isso em seus olhos?
      O mais importante é que, qualquer desconforto que sinta para enxergar ou até mesmo sintomas como esses que mencionou, o ideal é procurar um médico profissional, pois somente ele pode dar o diagnóstico completo e passar os tratamentos ou outros meios melhorar esse incomodo.
      Então, não deixe de fazer um check-up, ok?
      Sempre que precisar, conte conosco

  2. Estou com os olhos vermelhos,e tbm tem tipo uma carne nos dois olhos.Vindo do canto do olho,do lado do nariz,pra perto da bila do olho.Da coceira e as vezes sinto um peso. Oq pode ser? Tenho apenas 22 anos

    1. Oi, Germana! Tudo bem?
      Você já foi ao oftalmo consultar o que pode ser isso em seus olhos?
      O mais importante é que, qualquer desconforto que sinta para enxergar ou até mesmo sintomas como esses que mencionou, o ideal é procurar um médico profissional, pois somente ele pode dar o diagnóstico completo e passar os tratamentos ou outros meios melhorar esse incomodo.
      Então, não deixe de fazer um check-up, ok?
      Sempre que precisar, conte conosco

  3. Tenho uma pele com esse aspecto no canto externo do meu olho (mais próximo a orelha), ela é esbranquiçada e vascularizada (da pra ver pequenas veias ao seu redor), porém eu nasci com ela. Faço acompanhamento no oftalmo e ele disse que não seria preciso removê-la se ela não crescesse. Nos últimos meses percebi que ela aumentou bastante, não em direção ao centro do olho-as para cima (ainda não consegui horário para a consulta no oftalmo). Tenho dúvidas se realmente é pterígio. Vocês sabem se é possível nascer com pterígio?

    1. Oi, Barbara! Tudo bom?
      Somente o médico especializado é capaz de informar sobre essas questões da doença, uma vez que ele se formou e especializou nesse meio. Continue fazendo as visitas para check-up para manter a saúde dos olhos em dia e buscar a melhor forma de cuidado ou tratamento para os seus olhos!

  4. Olá, tenho essa bendita “carne do olho”. Me incomoda muito! Coça, doe e irrita muito com maquiagem. Já consultei e o oftalmologista ja recomendou a cirurgia. Mas fiquei sabendo que tende a voltar? Mito ou verdade?

    1. Olá, Gi! Tudo bom?
      Essas informações somente o médico especializado é capaz de te ajudar, isso porque ele é profissional apto a fazer diagnóstico e prescrição para as dúvidas que apresenta. Mas, busque fazer visitas ao oftalmo para que ele acompanhe o seu caso e, principalmente, o tratamento adequado para que esses desconfortos sejam amenizados

  5. Não sabia nada a respeito apesar de ter pterígio, só descobri agora pois a visão já está sendo afetada, antes via a mancha branca no olho como coisa normal, preciso cuidar disso logo

    1. Olá!
      Nossa recomendação é que você faça um consulta com um profissional especializado, pois ele é capaz de te ajudar nos possíveis tratamentos, orientações e prescrição para os cuidados da sua visão Então, busque fazer visitas ao oftalmo para que ele acompanhe o seu caso e, principalmente, o tratamento adequado para que esses desconfortos sejam amenizados

  6. Não sabia nada a respeito apesar de ter pterígio, só descobri agora pois a visão já está sendo afetada, antes via a mancha branca no olho como coisa normal, preciso cuidar disso logo

    1. Oi, Cloves!
      Nossa recomendação é que você faça um consulta com um profissional especializado, pois ele é capaz de te ajudar nos possíveis tratamentos, orientações e prescrição para os cuidados da sua visão Então, busque fazer visitas ao oftalmo para que ele acompanhe o seu caso e, principalmente, o tratamento adequado para que esses desconfortos sejam amenizados

  7. Olá tenho pterigio nos.dois olhos um já fiz cirurgia mais como.não.tive cuidado está voltando e tem.dia q não aguento ainda mais com esse tempo seco fica pior

    1. Olá, Greice!
      Continue fazendo acompanhamentos com o médico especializado, assim ele pode passar todas as orientações e prescrição para o seu tratamento. Desejamos melhoras, de toda equipe da Lenscope

    1. Oi, Maicon! Tudo bem?
      Para esse caso, o mais recomendado é você procurar a ajuda de um especialista para que ele possa fazer a prescrição correta do melhor tratamento a ser feito. Somente essas pessoas estão aptas a passarem orientação aos pacientes.
      Qualquer dúvida, estamos aqui

  8. Eu tenho essa doença nos olhos,cada ano incomoda mais. Enchergar no sol e muito difícil, até dentro de casa fica difícil de Enchergar na luz normal. Eu não sabia que essa doença chamava Pterigio, essa matéria me tirou muitas dúvidas. Só não sei o que fazer, porque cada vez incomoda mais, Eu só não quero ter que fazer cirurgia agora.

    1. Olá, Silvana!
      Que bom que esse conteúdo tenha lhe ajudado, esse é um dos nossos maiores propósitos aqui na Lenscope
      Para o seu caso, o ideal é realizar consultas de rotina com seu médico para que ele faça uma avaliação dos seus sintomas e realize a prescrição para o tratamento, dessa forma você pode ter os desconfortos amenizados. Mas somente o médico é apto para realizar o diagnóstico, uma vez que ele possui o domínio e estudo sobre assunto.
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  9. Ótima reportagem. Tenho ceratocone e uso lentes rígidas. Atualmente, há mais ou menos 2 anos meu pterígio tem me incomodado muito. Olhos vermelhos, ardência, olhos coçando. Vivo em uma cidade com muita poeira, vento, meus olhos ficam secos. Trabalho no ar condicionado e de frente ao computador. O que devo fazer?

    1. Olá, Maria Rita! Tudo bem?
      Obrigada por ler nosso artigo
      Esses sintomas que descreveu são muito comuns para quem precisa fazer um novo óculos. Você já realizou uma nova consulta com seu médico oftalmologista?
      É somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.
      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

    1. Oi, Paulo! Como vai?
      Obrigada por deixar seu comentário
      Obrigada por ler nosso artigo
      Você já realizou uma nova consulta com seu médico oftalmologista? Quem pode te ajudar com maior propriedade sobre esse assunto é o seu médico. O colírio também precisa estar prescrito por ele
      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado pelo profissional Caso precise usar óculos, te convido a conhecer as nossas Lentes da Lenscope. É só acessar: https://lenscope.com.br/

    1. Olá, José Diogo! Como vai?
      Ficamos contentes por deixar seu comentário por aqui e que nossas dicas tenham sido valiosas para você
      Se quiser um orçamento para o seu próximo óculos é só mandar uma foto da sua receita para ajuda@lenscope.com.br que vamos ficar contentes em poder te ajudar! Sempre que precisar, conte com a gente!

  10. Meu esposo já realizou quatro vezes a cirurgia e sempre volta a coceira com vermelhidão e visão embaçada, já não sabe mais o que fazer pois no caso dele cirurgia e uso e uso do colírio não resolveu.

    1. Olá, Isabel! Como vai?
      Muito obrigada por deixar seu comentário
      Neste caso, recomendamos que seu esposo continue fazendo acompanhamento médico com especialista para que ele possa orientar os melhores tratamentos a seguem seguidos para o problema que apresenta. Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.
      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

    1. Oi, Eliane! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário
      O mais indicado é você procurar o médico especialista e relatar o que está sentindo, pois ele é o profissional mais apto para passar as devidas orientações de acordo com o seu caso. Então, quando puder agende uma consulta e conte todas as dificuldades que está enfrentando para que ele possa passar o melhor diagnóstico e tratamento para você
      Sempre que precisar, conte com a gente

    1. Oi, Rosinaya! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário aqui no blog
      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Converse com o profissional para ele passar as melhores orientações para o seu caso Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescreva o melhor tratamento para você.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/!

  11. Bom dia.
    Tenho uma carne branca na lateral do olho esquerdo, eu nasci com isso.so que o meu desconforto e estético, meu olho e menor que o olhor. A carne no meu pensamento faz meu olho a pálpebra inchar por ela e grossa.
    E passa anos parece que meu olho fica menor
    Isso é pterígio msm?

    1. Olá, Rayane! Tudo bom?
      Muito obrigada pelo seu comentário
      Quem te pode ajudar com maior propriedade sobre esse assunto é o médico especialista. Quando puder, agende uma visita com o profissional, relate as dificuldades que sente para enxergar para que ele faça um exame completo da sua visão e da saúde dos seus olhos.
      Dessa forma, ele pode passar as melhores orientações para você e o seu caso.
      Se precisar fazer lentes para óculos, conte contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  12. Olá! Tenho pterígio a mais ou menos 1 ano, fiz uns exames e o médico me recomendou o uso do colírio, eu gostaria de fazer a cirurgia porque acredito que esse ano aumento mais para parte da córnea, estou preocupada porque vejo muito embaçado, será que já posso fazer a cirurgia? Tenho apenas 23 anos, o médico não tinha me recomendado a cirurgia.

    1. Olá, Angela! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário
      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre pterígio é o médico profissional da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível para as melhores opções de tratamento
      Sempre que precisar, conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *