Qual o grau máximo de óculos? Saiba tudo sobre

Qual o grau máximo de óculos? Saiba tudo sobre
  • por
5
(2)

Ao descobrir problemas de visão, é natural que surjam questionamentos sobre até que ponto podem chegar os erros refrativos e qual o limite para os óculos corretivos, tornando a busca pelo grau máximo de lentes ópticas uma dúvida comum.

Dessa forma, neste artigo, mostraremos  o que você precisa saber para ficar por dentro do grau máximo que os principais erros refrativos podem atingir e os alcances dos graus corretivos disponíveis nos óculos. Acompanhe para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas.

Qual o grau máximo de óculos?

Os graus considerados altos variam de acordo com o tipo de erro de refração. Abaixo, detalharemos quais valores são considerados elevados para cada tipo de problema de visão e até que ponto as lentes conseguem corrigi-los.

Miopia

O erro de refração é medido em dioptrias (D) ou, popularmente, grau,  e a miopia é identificada com um sinal de menos. Isto posto, a miopia varia de leve (0 a -1,5 D), moderada (-1,5 a -6,0 D), alta (-6,0 D ou mais) até a forma patológica (acima de -8,0 D). Geralmente, o máximo negativo para óculos é em torno de -20 dioptrias.

No entanto, poucas pessoas atingem esse nível extremo de miopia. Assim, se você possui um alto grau, não se preocupe, existem opções para ajudar. É incomum que a maioria das pessoas tenha miopia tão alta, mas se você está nesse grupo, é importante saber que existem tratamentos e correções disponíveis. Continue lendo e descubra como lidar com a miopia alta e encontre as melhores soluções para melhorar a sua visão.

Hipermetropia

Ao contrário da miopia, a hipermetropia é designada com sinal positivo, e se divide em três categorias com base no grau do erro refrativo: baixa (até +2,00D), moderada (+2,25 a +5,00D) e alta (+5,25D ou mais). Essas classificações dependem do quanto a visão está afetada. A hipermetropia leve é quando o erro refrativo é até +2,00D, enquanto a moderada varia entre +2,25D e +5,00D. Já a hipermetropia alta é quando o erro é superior a +5,25D. 

Astigmatismo

A maioria das pessoas têm até 0,75 dioptrias de astigmatismo, considerado normal e geralmente não requer correção. O astigmatismo leve ocorre quando as dioptrais variam entre 0,75 e 2 dioptrias. O astigmatismo moderado varia de 2 a 4 dioptrias, enquanto 4 ou mais dioptrias são consideradas um astigmatismo significativo ou “forte”. Geralmente, olhos com 1,5 dioptrias ou mais de astigmatismo precisam de correção para uma visão mais nítida. 

Presbiopia

A presbiopia, ou vista cansada,  é a dificuldade de enxergar de perto que ocorre naturalmente com o envelhecimento e requer o uso de óculos de leitura. Assim, os óculos de leitura com baixa resistência têm potências em torno de +0,25 dioptrias, enquanto os de alta resistência podem exceder +2,50 dioptrias. Em situações raras, pessoas podem necessitar de óculos com até +4,00 dioptrias para leitura.

Geralmente, indivíduos mais jovens usam óculos de leitura com potências menores, entre +0,25 e +1,00 dioptrias. Na meia-idade, entre 40 e 50 anos, as potências frequentemente variam de +1,00 a +2,25 dioptrias. Acima dos 50 anos, é comum precisar de óculos com potências de +2,00 a +2,50 dioptrias para leitura. 

Grau máximo de óculos atendido por lentes de resina e vidro

Atualmente, há lentes de resina que podem atender a uma gama de correção que vai aproximadamente de -17,00 a +10,00 dioptrias para miopia e hipermetropia, respectivamente. Já as lentes de vidro, menos comuns hoje em dia, geralmente abrangem uma faixa de correção de até -20,00 a +12,00 dioptrias para miopia e hipermetropia, respectivamente. Lembrando sempre que esses valores podem variar dependendo do fabricante e das características específicas das lentes.

Como encontrar o grau do óculos na receita?

Na receita oftalmológica para óculos, você encontrará as informações do grau de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia nas colunas rotuladas como “ESF” (esférico), “CIL” (cilíndrico) e “EIXO”. O “ESF” indica a magnitude do erro refrativo para miopia (precedido pelo sinal negativo “-“) ou hipermetropia (precedido pelo sinal positivo “+”).

O “CIL” representa o grau do astigmatismo, com um sinal negativo para indicar a presença desse erro refrativo, e o valor indica o grau do astigmatismo. O “EIXO” corresponde ao eixo em graus (de 0 a 180) para indicar a orientação do astigmatismo. Para presbiopia, o grau é geralmente especificado na parte “Adição” (ADD), indicando a correção necessária para visão de perto, geralmente com um sinal positivo.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes de óculos mais finas com o melhor custo-benefício

Quando falamos sobre o grau máximo de óculos, a Lenscope não só busca oferecer informações relevantes, mas também soluções acessíveis. Nosso objetivo é tornar os óculos um recurso para todos, independentemente do grau necessário. Nossa missão é clara: garantir que todos tenham acesso a lentes que atendam suas necessidades visuais.

Para isso, oferecemos as lentes de resina mais finas do mundo, diretamente do Japão, para dar suporte tanto a graus moderados e altos. Essa tecnologia avançada, aliada ao compromisso dos nossos profissionais, garante óculos finos e precisos para você. 

  • Até 4 graus: Lentes Lenscope Poli 1.59, lentes de policarbonato que aliam leveza e resistência ideais para o dia a dia. Disponíveis nas versões Incolor, Fotocroma (escurecem no sol), Digital Comfort (proteção contra luz azul) e Shades (lentes escuras para óculos de sol com grau).
  • Mais de 4 graus: Lente Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo. Disponíveis nas versões Incolor, Digital Comfort, Transitions® (escurecem no sol) e Shades. 

É importante destacar, também, que todas as nossas lentes já vêm com tratamentos essenciais inclusos, sem custos adicionais. Além disso, se preferir, você pode optar por apenas fazer as lentes do seu óculos e enviar a armação para que realizemos a montagem, tudo isso sem sair de casa. Para concluir, convidamos você, leitor, a descobrir o custo para suas lentes ideais, fazendo um orçamento online e gratuito em nosso site.orçamento

Fontes:

Mantra Care Health Private Limited | American Academy Of OphtalmologyAdvanced Family Eye Care | | NVISION Eye Centers

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *