Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo

Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo?

Este post foi atualizado em 14 janeiro, 2020

É um mito dizer que quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo.  O grau pode aumentar independentemente do uso ou não dos óculos, ou seja, se usar ou não usar os óculos, não são eles os responsáveis pela mudança da refração ocular, segundo o oftalmologista Dr. Barella, do Instituto Penido Burnier em Campinas.

Inclusive, usar o óculos o tempo todo também não vai fazer o grau da sua miopia diminuir. 

Isso porque a função do óculos de grau e/ou da lente de contato são de corrigir as dificuldades que você sente ao enxergar de longe.

Então, se alguém lhe disser que seu grau de miopia pode aumentar se não usar óculos, você já sabe, é mentira.

A miopia é um problema de visão causado quando o globo ocular possui um formato mais alongado. Isso quer dizer que a imagem é formada antes da retina, quando o normal é na própria retina.

Com isso, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina, o que faz nossos olhos formarem imagens distorcidas e provoca a dificuldade de enxergar de longe.

Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo

Preciso usar óculos?

O ideal é que se use óculos para minimizar os desconfortos provocados pela miopia.

Assim, você evita sentir dores de cabeça, ter visão embaçada, fadiga ocular e até mesmo sentir os olhos lacrimejarem por não usar óculos para corrigir sua miopia.

Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo

E se você ficar muito tempo conectado ao celular, você pode estar desenvolvendo a falsa miopia.

A falsa miopia ocorre pelo uso excessivo do celular, devido a contração em excesso dos músculos dos olhos: ao tentar enxergar um objeto de perto, esses músculos se contraem para encontrar o foco. 

Ao concentrar a visão nas telas, piscamos com menos frequência. Consequentemente, os olhos não lubrificam o suficiente e por isso ficam secos e cansados. O resultado é ficar com a vista embaçada ao tentar enxergar de longe. 

Mas apesar dos sintomas serem parecidos com o da miopia, esse esforço dos olhos não irá evoluir para a doença.

Que tipo de lente você pode usar para o seu grau de miopia? 

As lentes de óculos para óculos são:

Mas, fique atento! Dependendo do seu grau de miopia, existe uma lente mais indicada para ele.

Você pode conhecer a Lenscope que disponibiliza as melhores lentes para o seu óculos com garantia e qualidade sem custo nenhum a mais. 

Então, o que achou do artigo? Deixe seu comentário!

Quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo



Comentários

  1. Olá bom dia sou a joice aqui do Ceará e tenho miopia e problemas de claridade (nao sei o nome específico) uso óculos a mais de 14 anos
    Qro saber se preciso trocar de óculos todos os anos ou se posso passar mas de um ano com a mesma lente?

    1. Olá, Joice tudo bem?
      Caso o seu grau não tenha alterado e você não esteja sentido nenhum tipo de incômodo com seu óculos atual, não tem problema ficar com o mesmo óculos mais de um ano.
      Mas é sempre importante acompanhar o seu grau anualmente com um médico oftalmologista de confiança.
      E precisando de novas lentes para seu óculos, não deixe de falar com a gente em nosso site https://lenscope.com.br/

    1. Oi Conceição!
      Tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo! 🙂

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

  2. Meu filho tem nove anos tem etguimatismo e miopia e uma cicatriz no fundo do olho ele enxergar melhor sem o óculos. Pois já levei trez vezes esse ano no aaftalmologística e ele continua do mesmo jeito

    1. Oi Sirlene, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário 🙂

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico
      . Converse com o profissional e explique as dificuldades que enfrenta ao utilizar óculos de grau, assim ele pode passar a melhor recomendação para o seu caso, assim você pode comprar aquilo mais adequado para sua necessidade 🙂
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescreva o melhor tratamento para você.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/! 😊

  3. Olá! Primeiramente obrigada por compartilhar esse conhecimento conosco! Gostaria de saber se a falsa miopia o corro com os dois olhos ao mesmo tempo ou só em um também? No meu caso já fiz o exame e, é o mesmo caso da pessoa do cometário anterior, daí como também uso bastante o computador e dirijo, é importante mesmo usar um óculos pra auxiliar? E ao invés de apertar os olhos pra enxergar melhor, pode haver outro sintoma facial, como frangir a testa e nem se dar conta? E no caso pra ler livro impresso mesmo, tipo estudar, não precisa não é? Uma vez que o problema é o enxergar distante? Desde já, grata!!

    1. Olá, Carol!
      Muito obrigado por deixar um comentário aqui pra gente 🙂
      A falsa miopia pode acontecer nos dois olhos quando ficamos muito tempo usando as telas digitais. E franzir a testa é outro indício que você está forçando a sua vista para enxergar. Se o seu médico te receitou uso de óculos para dirigir, ler e mexer no computador, é importante seguir as instruções dele. Assim, você evita possíveis dores de cabeça e consegue enxergar bem em todas as distâncias.
      Como você citou que passa bastante tempo no computador, lentes com filtro de luz azul são indicadas para o seu caso. Vou deixar aqui o link para você saber mais sobre esse tipo de lente. https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort
      Se tiver mais alguma dúvida, não deixe de nos perguntar 🙂

  4. Olá, tudo bem ? Esse ano eu precisei fazer o teste para usar óculos, é acabou que eu precisei usar óculos para miopia, grau baixo, 0,50 e 0,75, se nao me engano. Pra coisas de perto não sinto nenhuma dificuldade, porém, eu passo muito tempo no computador e estou começando a sentir fortes dores de cabeça, não só no computador. Quando fiz a consulta do óculos o profissional falou que não preciso usar o óculos direto (só quando for assistir TV). Será que preciso usar pra o computador também ?

    1. Olá, Allan! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário por aqui 🙂

      Como você utiliza frequentemente o computador no seu dia a dia, nós recomendamos que você escolha por lentes que possuem o filtro de luz azul.
      Vou te explicar como elas funcionam 🙂

      A luz azul violeta está muito presente nos aparelhos eletrônicos. O contato constante com esses aparelhos provoca alguns desconfortos nos olhos como o cansaço visual ou olhos ressecados. O objetivo da lente com filtro de luz azul é filtrar essa luz artificial presente, proporcionando melhor qualidade de visão permitindo que apenas a luz boa atinja seus olhos, bem como evitar os incômodos provocados por essa luz.
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos esse tipo de lente com filtro de luz azul com as Lentes Lenscope Digital Comfort que podem ser feitas com ou sem grau 🙂

      As Lentes Lenscope Digital Comfort ajudam a filtrar a luz nociva aos olhos, permitindo que só a luz boa chegue a sua visão proporcionando mais conforto ao ficar conectado 🙂 O diferencial da nossa lente é a cor do antirreflexo verde, cor característica das lentes para óculos que contam com esse tratamento.

      Conheça nossa lente com filtro de luz azul acessando https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort

      Se quiser, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br 🙂 Ficaremos felizes em poder te ajudar 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest