Óculos multifocal: como escolher o modelo certo para o seu grau 

óculos multifocal
  • por
4.4
(83)

A função do óculos multifocal é corrigir tanto a visão de perto quanto a de longe, ou seja, é como se fosse dois óculos em apenas um. Aliás, o nome vem daí: múltiplos focos.

Com três campos de visão (perto, intermediário e longe) em uma única lente, o óculos multifocal é ideal para quem tem presbiopia, a famosa vista cansada, porque a sua lente corrige a visão de distâncias variadas com a mesma eficiência. Usar um óculos pra perto e outro pra longe ficou no passado! Mas para que o seu óculos multifocal cumpra a sua função você deve ficar atento com o tamanho da armação. Então, escolhendo uma armação adequada você garante uma boa transição de um grau para o outro, sem mudanças bruscas que prejudiquem a sua visão. Pra não errar, o ideal mesmo é que a armação do óculos multifocal tenha pelo menos 30mm (3cm).

óculos multifocal

Assim, a transição de um grau para o outro são respeitados e não afete na sua adaptação com o óculos.

Veja um exemplo de como funciona o óculos multifocal com diferentes campos de visão: perto, intermediário e longe.

óculos multifocal

Que armação escolher para óculos multifocal?

Agora que você já sabe o que é um óculos multifocal, vamos te ajudar escolher o melhor modelo pra você e porquê. Primeiro, saiba que as melhores armações que a gente recomenda aqui no blog são:

  • Armação de aro fechado

óculos multifocal

  • Armação meio aro

óculos multifocal

 

Esses modelos ajudam na transição suave entre os campos de visão para perto, intermediário e para longe.

Já as armações menores com 30 mm de altura, as de três peças (parafusadas) e algumas curvadas esportivas podem não ser compatíveis com as lentes multifocais.

óculos multifocal

Dessa forma, prejudicando a adaptação, conforto e eficiência. Por isso, fique bem atento na hora da compra, ok?

Agora, de nada adianta acertar no tipo de armação e errar no material que ela são feitas, né? Evite armações muito baratas, vendidas em farmácias e lojinhas de camelô, pois com o tempo quebram ou até mesmo podem descascar e vira um prejuízo. Que tal então conhecer os vários tipos de materiais de armação de óculos? Geralmente os mais comuns e escolhidos pelas pessoas são: acetato, metal, titanium e alguns da família dos injetados, como o grilamid, por exemplo.

Veja qual o melhor material de armação que garante durabilidade do óculos.

Ah! Sempre se lembre de quando for comprar uma armação, exigir o certificado de garantia do óculos. Isso vai garantir que, qualquer dano que aconteça (deformações, queda de parafuso etc), você vai poder exigir suas garantias dentro dos padrões de troca utilizando este documento.

Tipos de lentes multifocais

Você já sabe que o óculos multifocal traz conforto pelas lentes ao ser usado no dia a dia. Mas existem dois tipos de lentes multifocais que são as convencionais e as personalizadas. Então, acompanhe para saber é a melhor opção pra você.

Lentes multifocais convencionais

As lentes convencionais são as mais comuns no mercado. Isso porque elas seguem um padrão de montagem no seu campo de visão. Ou seja, as divisões dos campos são feitos por iguais. Dessa forma, elas acabam sendo as mais escolhidas por serem mais baratas.

Lentes multifocais personalizadas

Por outro lado, as lentes multifocais personalizadas, como o próprio nome diz, são personalizadas para cada consumidor. Ou seja, as lentes são adaptadas de acordo com o estilo de vida de cada um. É uma tecnologia diferente: não significa apenas se adequar ao dia a dia da pessoa, mas também à anatomia de seus olhos.

E como as lentes multifocais personalizadas funcionam? É simples! Caso você passe grande parte do seu dia exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado, e toma mais espaço na lente progressiva. E vice-versa. Essa é uma grande vantagem em relação as lentes convencionais (que tem os campos do mesmo tamanho, sem levar em conta qual você mais usa). Sem contar que as lentes multifocais personalizadas facilitam muito o processo de adaptação ao óculos de grau!

óculos multifocal

Marcas de lentes multifocais

Os primeiros modelos de lentes multifocais do mundo surgiram pela fabricante Essilor em 1959. Eles atribuiram o nome da lente multifocal de Varilux. De lá pra cá, a empresa cresceu, criando uma variedade de opções de lentes multifocais Varilux. Por isso, listamos aqui quais são as lentes personalizadas e convencionais:

  • Varilux X series (personalizada)
  • Varilux E series (personalizada)
  • Varilux Physio (convencional)
  • Varilux Comfort (convencional)
  • Varilux Liberty (convencional)
  • Varilux Activities (convencional)

Veja também outras marcas e suas linhas, assim é mais fácil de visualizar:

Multifocal Hoyalux (Hoya)

As lentes progressivas Hoyalux são vendidas pela marca Hoya.

Enquanto as multifocais convencionais (padrão) são:

  • HOYALUX Wide Premium Bks
  • HOYALUX Wide Pro Bks
  • HOYALUX Summit Bks
  • HOYALUX Wide Bks
  • HOYALUX Wide Pro Trueform
  • HOYALUX Summit 14 Trueform
  • HOYALUX Wide Trueform
  • HOYALUX Gp
  • Argos Trueform
  • Argos
  • HOYALUX Sportive

A linha personalizada tem 4 tipos:

  • HOYALUX ID MyStyle V+
  • HOYALUX LifeStyle 3i
  • HOYALUX ID LifeStyle V+
  • HOYALUX ID LifeStyle

Zeiss Progressive (Zeiss)

Nos anos 2000, a Zeiss lança a Gradal® Individual como as primeiras lentes multifocais personalizadas.

As linhas personalizadas são:

  • ZEISS Energizeme 
  • ZEISS Progressive Individual 2
  • ZEISS Progressive Individual Drivesafe 
  • ZEISS Progressive Drivesafe 
  • ZEISS Progressive Precision SuperB 
  • ZEISS Progressive Precision PLUS 
  • ZEISS Progressive Precision Pure Duravision Silver

Já as linhas convencionais da marca são:

  • ZEISS Progressive Classic/Classic Short 
  • ZEISS Progressive Light 3Dv
  • ZEISS Progressive Light 3D
  • ZEISS Progressive GT2 / GT2 SHORT
  • ZEISS Progressive Light D 

Lenscope Progress (Lenscope)

A lente multifocal da Lenscope é feita de forma personalizada. Dessa forma, levamos em consideração o seu estilo de vida e anatomia dos seus olhos. Assim, a lente é desenhada e otimizada para os campos de visão mais adequados para você. Essas lentes são produzidas de forma 100% digital e lapidada com pontos de diamante. Sabemos que esse tipo de lente costuma ter um alto valor no mercado tradicional. Pensando nisso, decidimos tornar essa opção mais acessível para todas as pessoas. Afinal, todo mundo merece qualidade!

A personalização da lente multifocal da Lenscope começa logo quando você clica em Adicionar lentes na página da Lente Lenscope Progress. Após esse clique, você é direcionado para um questionário pensado 100% em você. Neste questionário, perguntamos sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Dessa forma, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Perfeito pra você!

Especificações técnicas

As Lentes Lenscope Progress são lentes CR-39, possuem índice de refração de 1.5 e atendem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 4 graus de astigmatismo e 3 de adição. Além disso, elas já contam com antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camada liporrepelente e hidrorrepelente que facilitam a limpeza das lentes. E tudo isso já está incluso no valor das lentes.

Além disso, temos nosso programa “100 dias para prova, 100 dias para amar”. O programa funciona de modo muito simples: se a pessoa não se adaptar às novas lentes, nós devolvemos o dinheiro*.

* Consulte os termos de compra

Mas, se você tiver mais de 4 graus, não se preocupe!

É só enviar a receita do seu óculos para nosso e-mail: ajuda@lenscope.com.br que estamos com um projeto piloto para trazer também a versão multifocal das lentes de resina mais finas do mundo. 

Então, ficou fácil escolher um bom óculos multifocal, não é? Aposte em armações maiores que 30mm (3cm) de aro fechado ou meio aro. Assim, a transição de grau ocorre de maneira mais suave, sem mudanças muito bruscas. Além disso, escolher por lentes personalizadas facilitam muito mais no tempo de adaptação com o óculos novo. Legal né? Com todas essas informações nós esperamos que você não tenha mais dificuldades na sua escolha! 

Essa informação foi útil para você? Comenta aqui para a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 83

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Óculos multifocal: como escolher o modelo certo para o seu grau ”

  1. Shirley Sileia Dos Santos Furtado

    Muitíssimo obrigada pelos esclarecimentos.
    Com certeza agora terei muito mais condições de fazer uma escolha de meus óculos, mais acertada.
    Deus abençoe vocês!

  2. Quando mostra as lentes têm umas com marcas nas laterais. Estas marcas vão ficando menores? Que marcas são essas e quais são a degradação delas? Estas marcas são as que definem o corredor de visão? São 4 escalas, quais são e como funciona?

    1. Oi, Eliane! Essas marcas laterais nas demonstrações da lente multifocal se referem as áreas de distorções das lentes. Já o que define o corredor de visão é o que chamamos de corredor progressivo, onde há a divisão dos campos de visão para perto, intermediário e longe. Temos um artigo completo aqui no Blog, em que explicamos tudo sobre campos de visão das lentes multifocais: https://lenscope.com.br/blog/lentes-multifocais-com-maior-campo-de-visao/
      Esperamos ter ajudado! Sempre que precisar, estamos aqui 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *