Antes de mais nada, o teste do olhinho é um exame feito em bebês. É realizado dentro da maternidade. Assim, é capaz de identificar problemas de visão no bebê. Dessa forma, é capaz de detectar diferentes problemas de visão e até o câncer.
Portanto, caso você esteja ainda na maternidade com o seu bebê, e o médico aponte uma luz nos olhos dele, não estranhe, esse é o teste do olhinho. Um exame fundamental para detectar problemas oculares no recém nascido. Ficou curioso pelo assunto? Então continue a leitura!
O que é o teste do olhinho?
Sobretudo, o teste do olhinho é obrigatório em todos os bebês, e é de extrema importância para identificar diferentes problemas oftalmológicos como por exemplo a catarata e até o câncer. O teste é extremamente simples. O médico apaga as luzes do ambiente, e em seguida aponta uma lanterna no olho do bebê.
Em seguida, o médico observa o reflexo de luz lá no fundo do olho do bebê. Caso tenha alterações de cores no reflexo de luz, ou diferença entre os dois globos oculares, a criança é encaminhada para o oftalmologista. Da mesma forma, o teste do olhinho consegue identificar outros problemas oculares como:
- Hemorragias;
- Glaucoma;
- Estrabismo;
- Infecções;
- Trauma do parto;
- Cegueira;
- Catarata congênita;
- Retinoblastoma (um tipo de câncer comum em crianças);
- Graus de miopia ou hipermetropia.
Quando é necessário fazer o teste do olhinho?
Sobretudo, todos os recém nascidos devem fazer o teste do olhinho, principalmente antes de sair da maternidade. No entanto, o teste pode ser refeito caso os pais tenham desconfiança de problemas oculares. Todavia, não existe uma obrigatoriedade ou tempo exato de retorno.
Por outro lado existe a recomendação de que uma criança saudável volte a fazê-lo por volta dos 3 ou 4 anos, e novamente aos 6 ou 7 anos. A recomendação para crianças que já nasceram com alergias ou problemas oculares, como por exemplo, o estrabismo, miopia, catarata, entre outros, definitivamente precisam de acompanhamento do oftalmologista.
A importância do teste do olhinho para evitar doenças oculares em bebês
A princípio, problemas oculares já vem desde o nascimento do bebê. Por isso, a importância de realizar o teste. Portanto, quanto mais cedo doenças oculares forem detectadas em recém nascidos, mais fácil será o tratamento. Confira a seguir quais problemas oculares são comuns em bebês recém nascidos:
-
Glaucoma infantil
Antes de tudo, o glaucoma infantil é uma lesão no nervo ligado aos olhos e cérebro. Assim, ocorre quando existe muita pressão do humor aquoso (líquido que preenche a câmara posterior e anterior dos olhos e também nutre a córnea e o cristalino). Todavia, esse é um problema ocular raro. Entretanto, pode aparecer desde o nascimento.
Da mesma forma existe o glaucoma secundário, que ocorre por causas como o diabetes, após uma cirurgia ocular, uso excessivo de corticoides ou trauma ocular. Os principais sinais do glaucoma infantil são a sensibilidade à luz, olhos embaçados ou lacrimejantes, bem como o aumento dos olhos.
-
Catarata congênita
A catarata é uma má formação do cristalino dos olhos, onde é desenvolvido durante a gravidez. Portanto, o bebê já nasce com a alteração, que é uma película de cor esbranquiçada dentro dos olhos. Contudo, essa alteração pode ocorrer em apenas um ou nos dois olhos.
-
Retinoblastoma
Esse é um tipo de câncer que a princípio é mais comum em crianças, sendo um tumor maligno originário das células da retina, parte responsável pelos olhos pela visão.
-
Estrabismo infantil
O estrabismo infantil é um desequilíbrio dos músculos oculares que causa o desalinhamento dos eixos visuais. Entretanto, existem possíveis causas e tipos de estrabismo como por exemplo o convergente, que é o mais comum, onde há um desvio de um dos olhos para dentro em direção ao nariz. O segundo é o divergente, onde há um desvio de um dos olhos para fora e o estrabismo vertical, ou seja, o olho fica mais alto ou mais baixo em comparação com o outro.
Teste do olhinho pelo SUS: como fazer?
Até o presente momento não existe uma lei que garanta o teste do olhinho em toda a rede pública de hospitais, no entanto, em alguns estados existem leis que garantem o exame após o nascimento do bebê. São eles:
- Brasília;
- Bahia;
- Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina e São Paulo.
A princípio, o sistema único de Saúde, o SUS, garante a realização do exame para todos os municípios que participam da Rede Cegonha, lançada em 2011 pelo Governo Federal.
Assim, o programa garante saúde e qualidade de vida durante a gestação e no pós-parto, oferecendo auxílio ao desenvolvimento da criança até seus dois primeiros anos de vida para mulheres que dependem do SUS. Por isso, se você é dependente do SUS, e ainda assim não realizou esse teste, procure o posto de saúde do seu município e veja em qual hospital da rede pública você pode fazê-lo.
Atente-se aos sinais de que os olhos do bebê precisam ser examinados
De antemão, a visão dos bebês não é totalmente formada em seus primeiros meses de vida. Entretanto, existem sinais e características que podem indicar se o seu bebê tem algum problema ocular ou não. Por isso, separamos alguns sinais que você pode observar se o seu filho tem, e posteriormente se você se identificar com algum, procure imediatamente o oftalmologista:
- Sensibilidade a luz;
- Lacrimejamento constante;
- Perda de brilho nos olhos;
- Estrabismo;
- Inchaços nas pálpebras;
- Tremores involuntários;
- Falta de interesse nos movimentos e presença de pessoas próximas a ele.
Economize na compra de óculos para os pequenos
Agora que você aprendeu a identificar alguns sinais dos problemas oculares, se você se identificou com algum deles, não hesite em visitar um oftalmologista. Portanto, fique atento aos sinais com relação à saúde ocular das crianças, e diga pra gente nos comentários se você está em dia com os cuidados dos olhos de seus filhos.
Nós da Lenscope temos a missão de garantir acesso a compra de óculos para todos, de forma acessível e com lentes de qualidade. É possível sim economizar nas lentes de óculos infantis conosco! Faça um orçamento online e descubra o quanto você pode economizar ao comprar os óculos dos seus filhos conosco, já com todos tratamentos necessários inclusos, em nosso site da Lenscope.
Somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para democratizar o acesso à lentes de óculos com ótima qualidade e custo acessível. E, se gostou do nosso conteúdo, assine nossa newsletter e mantenha-se informado.