usar óculos com grau errado faz mal

Usar óculos com grau errado faz mal: entenda o que acontece ao usar óculos errado

0
(0)

Usar óculos com grau errado faz mal à saúde dos seus olhos, além de causar incômodos ao longo do dia, enquanto usa eles para trabalhar ou para estudar. E esse assunto é tão sério que elaboramos um artigo explicando porque usar óculos com grau errado faz mal. Além disso, vamos te explicar como saber se está na hora de fazer novos óculos.

Vem ler com a gente para entender melhor.

Como posso saber se meu grau está errado?

Existem sinais claros que indicam que o seu grau está errado e você precisa de novas lentes. Listamos os principais para você conhecer:

  • Visão turva
  • Sensação de olhos cansados
  • Necessidade de apertar os olhos para conseguir enxergar com nitidez
  • Sensibilidade à luz
  • Dores de cabeça fortes frequentes
  • Vertigem ou náusea não relacionados à condição médica

Por esse motivo, se alguns desses sinais – ou mais do que um – estão incomodando você, fique atento, pois é hora de trocar de lentes. Aproveite e faça o teste gratuito de visão da Lenscope. Descubra se você tem algum problema de visão ligado ao astigmatismo ou miopia. 

usar óculos com grau errado faz mal - teste de visão

Mas afinal, usar óculos com grau errado faz mal?

Não necessariamente. Usar óculos com grau errado faz mal, porque provoca incômodo e não resolve o seu problema de visão.  Assim, você não enxerga com nitidez ou precisa se esforçar muito para conseguir enxergar com clareza.  Outros problemas dizem respeito a sua própria segurança, afinal, dirigir sem enxergar com nitidez é perigoso e se você trabalha operando máquinas também é arriscado.

Mas, alguns especialistas e estudos demonstram que não necessariamente usar óculos com grau errado faz mal.  A explicação médica é que independente de usar óculos com grau errado ou não, os erros de refração progridem normalmente. Tanto é que os médicos recomendam consultas oftalmológicas a cada 6 meses ou 1 ano, justamente porque o grau tende a mudar para todos. 

Dessa forma, apenas em consultas e por meio de exames oftalmológicos que o seu médico prescreve a receita das lentes que melhor irão corrigir o seu erro de refração. Agora, se pensamos nas crianças, a história muda completamente!

Crianças não podem usar óculos com grau errado porque para elas faz muito mal.  Inclusive, médicos alertam os pais de que problemas como a miopia podem progredir e agravar rapidamente quando os pequenos usam óculos de grau errado. Então, papai e mamãe, não deixem de levar o pequeno de vocês ao oftalmologista para consultas de rotina. 

Incômodos de usar óculos com grau errado

Ao usar óculos com grau errado você pode sentir muito incômodo que acaba prejudicando a qualidade de vida, inclusive os afazeres do dia a dia. 

Veja a seguir alguns sintomas mais comuns que listamos:

  • Dores de cabeça frequentes – sentir dor de cabeça frequente é bem comum ao usar óculos com grau errado. Essa sensação é bem típica de acontecer no final de um dia de trabalho inteiro. Aliás, se notar que as dores de cabeça param quando você remove os óculos, é um sinal claro de que está na hora de trocar de óculos.
  • Vertigem e náusea – sentir tonturas e até náusea são um dos incômodos quando usamos óculos com grau errado. Geralmente, ela é associada a problemas no ouvido, mas quando a visão está turva podemos também manifestar esse problema.

Evitando dor de cabeça: precauções com seu grau

Existem precauções que você deve tomar para não usar óculos com grau errado. Algumas medidas são bem simples e já até citamos neste artigo, como exemplo, ir ao oftalmologista com frequência para realizar exames de visão. Inclusive, verifique também a validade da sua receita de óculos. Elas têm validade de 1 ano, então se já passou da data, é hora de voltar ao médico o quanto antes.

Afinal, nossa visão muda com o tempo e o nosso grau pode aumentar, além de outros problemas de visão que podem surgir. Além disso, se você é idoso(a) a ida ao oftalmologista pode ser reduzida de 6 em 6 meses e testes para verificar problemas como glaucoma, retinopatia diabética, entre outros, precisam ser realizados.

Já com as crianças o histórico familiar de problemas oculares, bem como outras condições de saúde, vão determinar a data que o seu pequeno deverá ir ao oftalmologista.

Peça para que seu óculos de grau seja conferido depois de pronto

Outra precaução fundamental e que vai te ajudar a evitar com que use óculos com grau errado é levar ele para ser conferido pelo seu oftalmologista depois de pronto. Assim, o seu médico avalia se está tudo certo com o grau do óculos. Caso ele notar que as lentes não estão adequadas ainda para você, ele poderá te ajudar com o remake do óculos. Nesse caso, peça a ele que escreva uma explicação por escrito para você apresentar à ótica onde fez o seu óculos.

Mas, se você comprou em algum site, você pode escanear e enviar a explicação também.  Geralmente, quando o erro é da ótica que fez o óculos, você não tem custos para que eles refaçam as suas lentes.  No entanto, se a prescrição das lentes estão certas, mas você ainda sentir incômodo para enxergar, converse com o seu médico e avalie se é necessário mudar a sua receita novamente.  Para esta situação, geralmente, as óticas não cobram também para refazer o óculos. 

Quer ter mais segurança na hora de comprar seu óculos?

Quem não quer usar um bom óculos de grau e saber que está cuidando da saúde visual?  Sabemos que todos querem isso e, ainda mais, todos merecem isso! 

E nós da Lenscope somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para impactar positivamente a saúde visual das pessoas. Aqui na Lenscope temos lentes para óculos que atendem todo tipo de grau, não só para baixo grau, como também para alto grau. Conheça algumas de nossas lentes e saiba quanto custa o óculos ideal para você solicitando seu orçamento agora mesmo.

Nosso modelo de negócio é 100% online, ou seja, você compra o seu óculos de grau sem sair do conforto de sua casa e recebe ele pronto! Assim, tornamos não só a experiência de compra mais confortável, como também os preços mais acessíveis! Além disso, contamos com programas que tornam a experiência de comprar óculos com a Lenscope ainda melhor!  Tenha mais segurança com o nosso programa 100 dias para provar! Se não estiver satisfeito com o seu óculos, após 100 dias de uso, você pode devolvê-lo. 

Não deixe de se inscrever na nossa newsletter! Receba todas as novidades de conteúdos informativos e importantes para a saúde dos olhos. 

usar óculos com grau errado faz mal - orçamento

Fontes:

Custom Eye Care

Market Mall Optmetry

The Health Site

N Vision Center

vsp

RX Safety

Next Optical

ion

All About Vision

Optical Masters

Colorado Society of Eyes Physicians and Surgeons

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *