Visagismo: o que é, técnicas e como usar a seu favor

  • por
5
(4)

É comum a associação da palavra visagismo apenas ao corte de cabelo e muitas vezes, alguns nem sabem com clareza, do que se trata. Porém, o visagismo vai muito além de adequar o corte de cabelo ao rosto. Por isso, explicaremos o que é o visagismo, como essa prática é aplicada em diversas áreas e para que serve. Então, continue lendo para saber mais e descubra também como aplicar o visagismo na hora de escolher óculos de grau e de sol. 

Visagismo: o que é?

A técnica de visagismo é uma prática antiga que aplica técnicas embelezadoras e de harmonização de acordo com as características individuais das pessoas. Essa técnica se baseia na premissa de que cada pessoa é única e possui uma beleza própria que, portanto, deve ser enfatizada. Assim, o visagismo é uma arte que busca criar uma imagem pessoal baseada na personalidade de cada indivíduo, seja com corte de cabelo, maquiagem e tudo que envolva estética.

Esse conceito foi criado pelo cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry e existe há mais de 60 anos, apesar de ter chegado ao Brasil apenas em 2002. Como o visagismo é uma técnica que trabalha com a análise facial  para enfatizar a beleza própria de cada rosto, ela é aplicada atualmente em todas as áreas que podem se relacionar à estética facial, como:

  • Cosmética.
  • A própria estética facial.
  • Estética capilar.
  • Oftalmologia.
  • Odontologia.

Inclusive, na oftalmologia ela pode ser muito útil na hora de escolher um óculos de grau que se harmonize com o seu rosto.

Principais técnicas do visagismo

Existem diferentes técnicas de visagismo para cada área específica. Entenda como funciona a aplicação da prática do visagismo nas diferentes áreas:

  • Personalidade individual: o visagismo trabalha com quatro tipos de temperamentos: melancólico, fleumático, colérico e sanguíneo. Então, como a personalidade é revelada em características físicas, como o formato do rosto, o visagismo faz observações a fim de descobrir a personalidade de  cada pessoa.
  • Tipo de formato de rosto: na técnica do visagismo existem nove formatos de rostos: redondo, retangular, quadrado, triângulo invertido, coração, diamante, triângulo, oval e longo. Assim, identificar o formato de cada rosto permite valorizar suas belezas individualmente.
  • Visagismo na sobrancelha: com o visagismo aplicado à sobrancelha é possível ressaltar a beleza dos olhos e tornar o olhar mais profundo. Dessa forma, a expressão facial poder ficar mais marcante de acordo com as características pessoais.
  • Visagismo na maquiagem: assim como na sobrancelha, na maquiagem o visagismo consegue criar uma imagem harmoniosa com a personalidade de cada pessoa. Para isso se utiliza a leitura da face, criando a forma adequada ao rosto.
  • Visagismo óptico: neste caso, o visagismo é especializado para a escolha do óculos ideal, considerando formato de rosto e tipos de armações que se adéquam melhor à cada pessoa (cores, tamanhos, etc.).

Apesar da importância do visagismo nessas áreas, muitas pessoas ainda não sabem qual é o formato de seus rostos. Contudo, atualmente, é possível descobrir qual é o seu tipo de rosto de forma simples e totalmente online.

instagram

Para que serve o visagismo?

Como o visagismo estuda as características físicas e psicológicas do rosto de cada pessoa, muitos profissionais da beleza utilizam a técnica para escolher o visual ideal para cada cliente. Isso porque o visagismo ajuda na hora de escolher maquiagem, cosméticos, tintura, corte de cabelo e até mesmo na hora de fazer um design de sobrancelhas.

Contudo, por mais que o visagismo seja uma prática utilizada em sua maior parte na área de beleza, para melhor harmonização de traços corporais e faciais, ele também pode ser usado na construção de outras coisas como marcas e espaços, por exemplo. 

Isso porque a gestão da imagem pessoal ajuda a pessoa a construir uma figura de destaque, além de transmitir sua imagem característica para o seu negócio. Isso torna as marcas e ambientes mais humanos e faz com que as outras pessoas se sintam mais conectadas ao espaço.

Como escolher o óculos perfeito com visagismo

Sim, o visagismo também pode ajudar a escolher armações de óculos mais harmônicas a partir dos traços particulares de cada pessoa. Além, é claro, de considerar a mensagem que se quer passar ou destacar, a partir do óculos. 

Inclusive, existe o termo visagismo óptico para isso. Ou seja, o visagismo que considera o seu formato de rosto para poder encontrar as armações que harmonizem com o rosto, proporcionando melhores resultados estéticos.

Mas, atualmente, já existem ferramentas disponíveis que identificam o formato de rosto de forma totalmente online e precisa. Por exemplo, a nossa Ferramenta de Formato de Rosto conta com tecnologia inédita no país, que além de identificar o tipo do rosto, indica as melhores armações para aquele formato. 

óticas online baratas - formato de rosto

Visagismo e melhores armações para cada rosto

Cada tipo de rosto se harmoniza melhor com modelos específicos de armações. Veja:

  • Rosto redondo: O rosto redondo combina com óculos quadrados, retangulares e gatinho.
  • Rosto oval: Óculos quadrados, retangulares, borboleta e gatinho são as opções recomendadas para o rosto oval.
  • Rosto retangular/oblongo: para rosto retangular, as melhores opções são óculos redondos, estreitos e ovais.
  • Rosto quadrado: O tipo de rosto quadrado combina com óculos redondos, aviador e ovalados.
  • Rosto diamante: Os óculos em formato oval são os melhores para o rosto diamante, pois contrastam com o ângulo do rosto.
  • Rosto coração/triangular: para o tipo de rosto triangular, óculos redondo, ovalado e aviador são as melhores opções.

Com isso em mente, fica mais fácil escolher tanto óculos de grau quanto óculos de sol.

Como ter óculos de grau mais harmoniosos com lentes mais finas

Além de escolher a armação que mais combina com cada formato de rosto, é importante considerar também o grau da receita de óculos, principalmente para quem tem grau moderado a alto. Nesses casos, a escolha das lentes e armação errada pode deixar o óculos mais grosso, gerando desconforto e distorções estéticas. 

Por isso, é necessário escolher a armação com tamanho adequado e lentes mais finas para ter um resultado melhor tanto estético do óculos, quanto do ponto de vista do conforto.

Além disso, tanto o material da lente quanto da armação devem ser considerados, uma vez que ele tem impacto direto tanto no seu conforto, quando na resistência dos seus óculos. Mas não se preocupe, pois fizemos um guia definitivo para te ajudar a ter os óculos perfeitos de forma simples. 

Ainda, para escolher a armação certa não tem erro, pois você pode contar com uma ferramenta exclusiva que vai te ajudar a escolher a melhor armação. Assim, você pode escolher seu óculos tranquilo, com a certeza de que o modelo escolhido é realmente para você.

Dicas e orientações personalizadas para ter a melhor versão do óculos 

Nós da Lenscope temos o propósito de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez. Nesse sentido, trabalhamos com lentes mais finas para todas as necessidades, inclusive as lentes de resina mais finas do mundo, por um preço muito mais acessível. Assim, nós oferecemos lentes para até 4 graus, mais de 4 graus e multifocais.

Nossas Lentes Lenscope Poli 1.59 para até 4 graus, por exemplo, oferecem a máxima resistência e proteção para o seu dia a dia. Já nossas Lentes Tokai 1.76 para mais de 4 graus são as lentes de resina mais finas do mundo. Vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope.

E, nossas lentes progressivas são as multifocais para vista cansada personalizadas para o seu estilo de vida. O melhor é que todas contam com os menores preços do mercado e com todos os tratamentos essenciais inclusos sem custos adicionais.

E além de tudo isso, damos dicas e orientações personalizadas para que você tenha a melhor versão do óculos de grau: mais leve, fino e com menos distorções indesejáveis. Para isso, basta fazer um orçamento online e gratuito no nosso site e preencher o formulário com as informações da receita. 

orçamento

Fontes

Implar

Raphael Oliver

Monterey Optical

Eyes Road

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *