Visão de túnel: o que é, causas e como tratar

Visão de túnel: o que é, causas e como tratar
  • por
5
(2)

A visão de túnel é uma expressão usada para descrever uma alteração na visão, onde a visão periférica (lateral) está prejudicada. Ou seja, sendo campo visual lateral afetado. Sobretudo, nestes casos, quem possui a visão de túnel consegue enxergar claramente através da visão central. Apesar de estar relacionada ao glaucoma, existem outros problemas que causam a visão de túnel.

No artigo de hoje, falaremos sobre este problema que pode afetar um ou ambos os olhos, além de explicarmos qual o melhor tratamento, causas e sintomas. Continue lendo e descubra mais sobre o assunto.

Visão de túnel: o que é?

A visão de túnel se caracteriza pela perda gradual do campo visual periférico lateral, tornando o campo de visão menor. Ou seja, restringindo sua visão periférica. Enquanto a visão central permanece relativamente preservada. 

Essa condição surge devido a várias doenças oculares, como, por exemplo, glaucoma, retinose pigmentar, tumores cerebrais e outras condições que afetam o nervo óptico. Entretanto, a causa principal está relacionada aos cones e os bastonetes. O problema pode causar perda temporária ou permanente da visão. Ele pode se desenvolver em um olho por vez ou nos dois simultaneamente.

visão de túnel

(Confira como as pessoas que possuem visão de túnel enxergam)

As causas da visão de túnel

As causas variam muito, no entanto, estão geralmente relacionadas a doenças como, por exemplo, glaucoma, retinopatia diabética, degeneração macular e lesões cerebrais. Por isso, a depender da causa subjacente, o tratamento poderá ser feito por meio de medicamentos, cirurgia ou outros tratamentos recomendados pelo oftalmologista. As causas mais comuns da visão de túnel são:

  • Glaucoma

O glaucoma é uma doença que causa danos progressivos no nervo óptico, responsável por enviar sinais visuais do olho para o cérebro. Quando o cérebro é danificado pela doença, a visão periférica é afetada primeiro, mantendo apenas a visão central sem danos. Com o tempo, se não tratado, o glaucoma pode levar à cegueira permanente. 

  • Enxaqueca

A enxaqueca é uma condição médica comum que pode causar vários sintomas, incluindo dor de cabeça, náusea, sensibilidade à luz e distúrbios visuais, como a visão em túnel.

  • Descolamento de retina

O descolamento de retina pode levar à perda total da visão se não for tratado precocemente, isso ocorre porque a camada sensível à luz do olho se separa da sua posição normal, interrompendo o fluxo de informações visuais do olho para o cérebro, causando a perda parcial ou total da visão periférica. 

  • Retinite Pigmentosa

A retinite pigmentosa é uma condição hereditária que causa a degeneração progressiva da retina, levando à perda gradual da visão periférica, causando a visão de túnel. A perda das células da retina ocasiona uma visão restrita da visão central, se agravando com o passar do tempo, com riscos de levar à cegueira total. 

  • AVC

Essa é uma condição que pode afetar a visão de uma pessoa que sofreu um acidente vascular cerebral. Em muitos casos, causando a visão em túnel. Isso ocorre porque o AVC pode afetar a área do cérebro responsável pela visão, interrompendo o fluxo de informações visuais e resultando na perda parcial da visão periférica.

  • Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma complicação ocular muito comum em pessoas diabéticas, surgindo devido aos altos níveis de açúcar no sangue e danificando os vasos sanguíneos da retina. A visão em túnel ocorre porque a doença pode afetar a rede de vasos sanguíneos na retina, interrompendo o fluxo normal de informações visuais e resultando em uma perda parcial da visão periférica. Se não tratada, a retinopatia diabética pode levar à cegueira total. 

  • Neurite óptica

A neurite óptica ocorre quando o nervo óptico, responsável por transmitir informações visuais do olho para o cérebro, fica inflamado. Um dos sintomas mais comuns é justamente a visão de túnel, que surge quando a inflamação afeta a área do nervo óptico responsável pela visão periférica, causando perda parcial da visão periférica e estreita na visão central. 

Como você pode ver, a visão em túnel pode surgir devido a diversas doenças oculares, como glaucoma, retinopatia diabética ou pigmentosa, descolamento da retina, neurite óptica entre outras. Todavia, também pode ser um sintoma de doenças que afetam outras partes do corpo, como, por exemplo, enxaquecas, pressão alta, esclerose múltipla, tumores cerebrais e até mesmo alguns medicamentos.

Principais sintomas

Os principais sintomas da visão de túnel são:

  • Diminuição do campo de visão periférico;
  • Dificuldade em enxergar com nitidez objetos em volta;
  • Dificuldade para ler ou dirigir;
  • Esbarrar em objetos;
  • Sofre quedas frequentes;
  • Visão noturna ruim;
  • Sensação de estar olhando através de um túnel;

Além disso, esses sintomas podem surgir juntamente de outros sintomas dependendo da causa subjacente, como, por exemplo, dores de cabeça, tontura, náusea, fadiga ocular, entre outros. Por isso, atente-se a esses sinais e procure ajuda médica se eles persistirem ou piorarem.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Tratamentos para visão de túnel

Os tratamentos dependerão da causa subjacente. Portanto, podem variar conforme cada caso. Geralmente, os tratamentos incluem:

  • Tratamentos para outras doenças oculares subjacentes, como glaucoma ou catarata;
  • Terapia com medicamentos;
  • Cirurgia ocular para corrigir problemas que causam a visão de túnel;
  • Terapia ocupacional para ajudar o paciente a se adaptar às mudanças na visão.

Cada oftalmologista ou outro profissional de saúde especializado, irá determinar a causa da condição e elaborar o melhor tratamento. Sobretudo, em alguns casos, pode não haver um tratamento que resolva completamente o problema de visão de túnel. Por isso ,faça exames oftalmológicos de prevenção regularmente.

Mantenha-se informado sobre saúde ocular

A visão de túnel pode causar danos permanentes se não tratada precocemente. Portanto, o recomendado é que ao menor dos sintomas, procure um médico oftalmologista de confiança. Se tratada a tempo, a visão de túnel pode ser tratada facilmente com ótimos resultados.

Faça exames regulares no seu oftalmologista e o avise sobre possíveis sintomas relacionados à visão de túnel, um diagnóstico precoce irá garantir um melhor tratamento para você. Nós da Lenscope, temos o intuito de levar informação ocular para todos. Dessa forma, podemos cuidar melhor dos nossos olhos, já que eles são fundamentais na nossa vida.

Além disso, nós garantimos o acesso às lentes mais finas do mercado sem deixar a qualidade de lado, a um preço mais justo. Faça um orçamento online e gratuito no nosso site, é fácil e gratuito.

orçamento

Fontes:

UCLA Health

Healthline

Cleveland Clinic

Imagem

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Visão de túnel: o que é, causas e como tratar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *