Campanha de conscientização sobre saúde ocular em estações de metrô de São Paulo

Campanha de conscientização
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Iniciativa de uma organização não governamental leva às pessoas informação sobre a importância dos cuidados com a visão e rotina de exames oftalmológicos atualizada.

A campanha de conscientização dos voluntários da Associação Retina Brasil exibe vídeos sobre a saúde dos olhos nas estações de metrô Sé e Luz até o próximo dia 13.

Campanhas de conscientização sobre saúde ocular são necessárias 

De antemão, é importante estarmos cientes que cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, segundo destaque da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com levantamento feito pelo World Report on Disability (2010) e Vision (2020), no mundo, 1 pessoa fica cega a cada 5 segundos. Grande parte dos casos de cegueira (90%) acontecem, sobretudo em países subdesenvolvidos e emergentes.

Nesse sentido, os casos de cegueira evitável poderiam ser facilmente tratados com o uso de remédios – obtidos através de orientação médica; com cirurgias pequenas; prevenção e conhecimento.

Porém, infelizmente, ainda é grande o número de pessoas sem acesso a assistência médica, tratamentos adequados e medicamentos.

Assim sendo, a OMS ressalta a importância de ações – como essa campanha de conscientização – com o objetivo de alertar a respeito da prevenção e/ou dos tratamentos.

Pois quase 36 milhões de pessoas no mundo são cegas e outras 217 milhões tem baixa visão.

Ao longo do ano, podemos acompanhar em diferentes meses vários temas da saúde sendo abordados. Cada um deles possui uma campanha de conscientização ou até mesmo várias, simultaneamente, como, por exemplo:

  • Abril marrom – mês de prevenção a cegueira.
  • Maio amarelo – mês de conscientização a respeito da segurança no trânsito.
  • Maio verde – mês de prevenção e combate ao glaucoma.
  • Junho violeta – mês de conscientização sobre ceratocone (alteração na córnea).

Segundo especialistas, várias doenças dos olhos são silenciosas e quando se tornam perceptíveis, infelizmente podem já ter comprometido a visão.

Maria Julia Araújo, é Presidente da Retina Brasil e conclui que “As doenças hereditárias da retina são pouco conhecidas e a campanha que desenvolvemos não vai só dar visibilidade a essas condições, mas também ajudar quem tenha algum dos sintomas a procurar um especialista e, se for o caso, ter um diagnóstico precoce”.

Principais causas de cegueira no Brasil

No Brasil, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência.

Dessa forma, entre os problemas declarados, o mais comum foi a deficiência visual, afetando 3,5% da população.

Logo após, os problemas motores ocupam o ranking com 2,3%, intelectuais (1,4%) e auditivos (1,1%).

De acordo com dados do IBGE de 2010, no país, entre as mais de 6,5 milhões de pessoas que tem alguma deficiência visual:

  • 528.624 são incapazes de enxergar (cegos);
  • 6.056.654 possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar);
  • outros 29 milhões afirmam ter alguma dificuldade contínua de enxergar, mesmo que usem óculos ou lentes.

A OMS destaca as principais causas de cegueira no Brasil: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

httpsfundacaodorina.org.bra-fundacaodeficiencia-visualestatisticas-da-deficiencia-visual

Por conseguinte, confira mais detalhes de algumas dessas.

Além de estar entre as principais causas de cegueira no Brasil, a nível mundial a catarata é a causa mais comum, causadora da perda de visão em 20 milhões de pessoas.

A pessoa passa a enxergar como se os objetos estivessem foscos. Isso acontece principalmente devido à idade ou a uma lesão ocular.

O implante de lente intraocular pode reverter essa situação. Nesse procedimento uma lente artificial substitui a lente natural do olho que está danificada.

  • Cegueira infantil

É assustador o número de crianças com deficiência visual como resultado de erros de refração não corrigidos.

  • Glaucoma

O glaucoma não pode ser completamente curado. Porém, pode ser amenizado com uma pequena cirurgia ou por meio de medicamentos.

Assim como outras doenças, o diagnóstico precoce sempre será a melhor opção de tratamento e trará os melhores resultados.

A campanha de conscientização sobre saúde ocular em metrôs de São Paulo

 A Associação Retina Brasil escolheu as movimentadas estações de metrô Sé e Luz, na cidade de São Paulo (SP) para levar informação a maior quantidade de pessoas possíveis.

Uma ação iniciada no dia 7 de junho e que ainda pode ser conferida neste fim de semana.

Nas duas estações está sendo exibidos vídeos que alertam sobre os sintomas das Distrofias Hereditárias da Retina (DHRs) e quais são os sinais aos quais devemos ficar atentos.

Os voluntários da associação também esclarecem dúvidas da população durante a campanha de conscientização

De forma interativa, as pessoas que participarem da ação terão a oportunidade de entender como é a visão de quem tem a doença. Assim, através de um modelo de óculos (individual e descartável) são simulados os sintomas visuais.   

Já presenciou alguma campanha de conscientização sobre saúde ocular?

Em conclusão, milhões de casos de cegueira em todo o mundo não ocorreriam se houvesse diagnóstico precoce e tratamento apropriado.

Por isso, estamos sempre ressaltando a importância de cuidar da saúde dos olhos. Mas se acaso ocorrer a perda da visão, informações adequadas, tratamento precoce, programas e serviços especializados oferecem uma vida independente e produtiva.

Cuidar da sua saúde como um todo, em especial a dos olhos, é fundamental, pois a visão, dentre os sentidos é considerado o mais importante.

Mesmo que, infelizmente, muitas vezes seja negligenciada a rotina de cuidados necessários.

Inclua isso na sua vida:

  • consultas regulares ao oftalmologista,
  • óculos devidamente ajustados e com lentes com grau adequado,
  • óculos de sol contra raios UV e
  • exames em dia.

Agora, que tal começar os cuidados com os seus olhos?

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Agora queremos saber a sua opinião. Deixe seu comentário sobre o que achou dessa campanha de conscientização.

Serviço:

Campanha de conscientização sobre saúde da visão

Local: Estações de metrô Sé e Luz – São Paulo (SP)

Data: 7 a 13 de junho

7 e 8/06 – (2ª e 3ª) – das 14h00 às 18h00 

9, 10 e 11/06 – (4ª, 5ª e 6ª) – das 8h00 às 12h00 

12 e 13/06 – (Sáb e Dom) – das 12h00 às 16h00

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Fontes:

Light-for-the-world.uk

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