Acuidade visual: o que é e testes para saber como é a sua

acuidade visual
4.5
(2)

A acuidade visual é a nossa capacidade de enxergar os mínimos detalhes e discernir as formas do que vemos. Portanto, é importante ficar atento a qualquer situação que a prejudique.

Para isso, existem os testes de acuidade visual, um exame feito para avaliar o quão bem você enxerga os detalhes, cores e formas, principalmente à distância.

O que é o teste de acuidade visual?

O teste de acuidade visual pode ser realizado por um optometrista, oftalmologista, ou até um enfermeiro. É um teste que avalia se você tem algum problema de visão ou se a sua visão mudou.

Você provavelmente já deve ter visto um teste em que um quadro de letras E é disposto à distância, e a pessoa tenta enxergar corretamente, com um olho de cada vez. Na prática, esse é o teste de acuidade visual.

Por que fazer o teste de acuidade visual?

É importante para o diagnóstico precoce de erros de refração e doenças oculares, por exemplo. 

É muito comum que crianças façam o teste de acuidade visual para detectar possíveis doenças e tratar corretamente.

Como se faz o exame de acuidade visual?

Existem dois tipos de teste: “Snellen” e “E aleatório”.

Teste Snellen

No teste Snellen, um gráfico ou quadro com letras ou símbolos de tamanhos diferentes (que vão do maior para o menor), dispostos em colunas diferentes, é colocado a aproximadamente 5 ou 6 metros de distância da pessoa.

A pessoa então precisa ler o conteúdo desse quadro com um olho de cada vez (tampa-se o outro). Com isso, o número de acertos ou a dificuldade para enxergar ajuda a avaliar como o paciente enxerga. 

Teste do “E”

O teste  do “E ” segue a mesma dinâmica, porém o quadro é formado apenas pela letra E, em direções e tamanhos variados. 

Pode ser um quadro, um reflexo na parede, ou projetado por uma máquina. O médico vai trocar as lentes até que você possa enxergar as letras claramente. Essa avaliação vai determinar se a sua visão tem algum problema.

Qual é o valor normal da acuidade visual?

O valor normalmente utilizado é 20/20, dessa forma, fracionada.

O primeiro 20 se refere à distância utilizada para medir (20 pés, ou 6 metros) e o segundo refere-se ao número de acertos.

Apesar de o termo “visão 20/20” indicar uma visão normal, isso não quer dizer que seja uma visão perfeita, e sim que a pessoa tem boa nitidez e clareza na visão à distância.

Até porque, esse teste não avalia outros fatores da capacidade visual, como a visão lateral e a periférica, por exemplo.

Entendendo o resultado do teste de acuidade visual

Uma visão 20/20 é a considerada mais clara e nítida.

Entretanto, é importante avaliar a quantidade de acertos, e a distância com a qual a pessoa consegue ler as letras do quadro.

Por exemplo, o quadro do teste de acuidade visual normalmente tem 11 linhas.

acuidade visual

Teste de visão “E”

Enxergando até 6 linhas, o risco de haver algum erro de refração ou problema de visão é maior.

A partir da linha 7, uma visão mediana e, a partir da 8ª linha, a visão pode ser considerada boa, mais clara e nítida.

O que significa acuidade visual 20/40?

A acuidade visual 20/40 diz respeito à quinta linha do quadro ou gráfico do teste de acuidade visual, que indica uma visão que exige análise mais profunda, pois pode haver um erro de refração ou problema de visão.

A quinta linha é a etapa do teste que é levada em consideração no exame de vista para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ficou curioso pra saber sua acuidade visual?

Nós preparamos um conteúdo com vários testes rápidos para você testar a sua acuidade visual e identificar possíveis problemas na sua visão.

Veja os testes de visão que você pode fazer online.

Mas atenção: nenhum teste de visão online substitui a necessidade e a importância de fazer exames de vista completos. Por isso, nunca deixe de procurar um profissional da área de sua confiança. 

Agora, queremos saber nos comentários: você já conhecia o termo “acuidade visual”? Já realizou o teste de Snellen? Conte pra gente suas experiências!

Fontes

Healthline

Webvision

NCBI

MDCalc

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Acuidade visual: o que é e testes para saber como é a sua”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *