Atropina: para que serve e quando usar nos olhos

atropina
  • por
4.3
(18)

A atropina é um medicamento anticolinérgico usado para casos de paralisia do músculo ciliar do olho, uveíteambliopia e exames feitos com dilatação da pupila, como o exame de fundo de olho. Recentemente, estudos mostraram que a atropina é eficaz no controle de progressão da miopia em crianças.

Indicações da atropina

Além do uso para condições oculares, trata-se de um medicamento indicado também para distúrbios dos aparelhos cardiocirculatório, respiratório, digestivo e do sistema nervoso central.

Além disso, estudos recentes mostraram que a atropina é eficaz no controle de progressão da miopia em crianças.

Um artigo publicado na Revista Brasileira de Oftalmologia concluiu que a aplicação do colírio de atropina 0,025% em crianças míopes diminuiu a progressão da miopia em 65% das 60 crianças que participaram da pesquisa.

Outra pesquisa conduzida pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo resultou em um parecer informando que a eficácia do uso do colírio de atropina 0,01% no controle de progressão de miopia em crianças está comprovada cientificamente.

Mecanismo de ação da atropina

A atropina é um antimuscarínico que inibe os receptores de acetilcolina, levando à inibição parassimpática dos receptores de acetilcolina em músculo liso. 

Esse aumento da inibição parassimpática permite a estimulação simpática, criando aumento da produção cardíaca e outros efeitos colaterais antimuscarínicos associados.

Composição da atropina

Assim como outros medicamentos, a atropina está disponível em diferentes versões, podendo ser administrada de forma intravenosa (IV), subcutânea, intramuscular ou endotraqueal.

Na versão de 0,25 mg/mL da solução injetável, cada mL contém: 

  • 0,2566 mg de Sulfato de atropina monoidratada (equivalente a 0,25 mg de sulfato de atropina) 

Já a versão 0,50 mg/mL é um pouco mais forte, a concentração por ml de Sulfato de atropina monoidratada da solução injetável é de: 

  • 0,513 mg de Sulfato de atropina monoidratada (equivalente a 0,50 mg de sulfato de atropina).

Como se usa

Para aplicar a substância no formato de colírio, antes de tudo é importante estar com as mãos limpas para evitar infecções. O colírio também não pode ser usado com lentes de contato, por isso, remova as lentes antes de iniciar a aplicação.

Com a cabeça inclinada para trás e os olhos virados para cima, puxe a pálpebra inferior e pingue uma gota de colírio em cada olho.

Em seguida,  feche suavemente os olhos e abaixe a cabeça por aproximadamente 2 minutos. Pressione levemente o canto do olho com o dedo para evitar que o líquido escorra.

Geralmente os médicos recomendam a aplicação do colírio de 2 a 4 vezes por dia, dependendo da condição a ser tratada.

Caso você esteja usando outro tipo de medicação ocular como uma pomada, não misture os medicamentos. Aplique primeiro o colírio e após 5-10 minutos passe a pomada.  

Contraindicações e interações com outros medicamentos

A atropina não deve ser utilizada por pessoas que têm ou já tiveram:

  • Asma ou outro distúrbio respiratório;
  • Glaucoma;
  • Próstata aumentada;
  • Problemas de urinação,
  • Desordem do ritmo cardíaco;
  • Doença hepática ou renal;
  • Bloqueio no trato digestivo (estômago ou intestino).

Além disso, caso você esteja fazendo uso de algum remédio, é fundamental que avise seu médico. Pois, o uso de atropina não é recomendado em interação com as seguintes substância:

  • Ambenonium
  • Potássio
  • Arbutamina
  • Amifampridina
  • Bupropiona
  • Clozapina
  • Donepezila
  • Glicopirrolato
  • Revefenacina
  • Escopolamina

Possíveis reações e efeitos colaterais

O uso da atropina pode causar efeitos colaterais como qualquer outro medicamento. As principais reações incluem:

Caso você tenha algum desses efeitos colaterais, procure seu médico o quanto antes.

O que evitar caso você esteja em tratamento com a atropina

Como a atropina pode causar efeitos colaterais que atrapalham a visão, evite dirigir nas primeiras horas após usar a substância .

A atropina também pode diminuir sua transpiração, por isso, mantenha-se hidratado e procure não ficar embaixo do sol.

Riscos da superdosagem

Embora seja muito rara, a superdosagem de atropina pode levar ao aumento dos efeitos colaterais, como pupilas dilatadas, pele quente e seca, taquicardia, tremor, delírio e coma. 

Para crianças, dez miligramas ou menos podem ser fatais, porém não há uma dose letal adulta conhecida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Atropina: para que serve e quando usar nos olhos”

  1. Rosmeire alves dos santos

    Bom dia!! A oftalmo receitou sulfato de atropina 0,025. Precisa de uma indicação de onde conprar mais em conta, pois somente encontrei um lugar é o valor é R$ 82,50 +23 reais de frete, é o uso é contínuo por 2 anos.

    1. Olá, Rosemeire. Tudo bem? O ideal é que faça uma pesquisa de preço online e outra em farmácias da sua região para ver onde sai mais em conta comprar o medicamento. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *