Baixa umidade do ar: entenda quais os perigos para sua visão

Baixa umidade do ar
  • por
5
(1)

Se você já sentiu algum incômodo nos olhos nestas últimas semanas, saiba que não está só. Afinal, os níveis de umidade do ar têm variado entre os 20% e 30% na maior parte do país e o clima seco afeta (e muito) a nossa visão.

Isso porque o ressecamento dos olhos provoca irritações alérgicas que podem causar sérias lesões na retina que podem se tornar potencialmente graves no futuro.

Por isso, neste artigo vamos mostrar como a saúde dos olhos é afetada pela baixa umidade do ar, como lidar com seus efeitos em casa e outras dicas para você evitar lesões oculares provocadas pelo tempo seco. Vamos lá?

Quais são os efeitos da baixa umidade do ar na sua visão?

Em um dia com níveis de umidade do ar abaixo dos 40%, a evaporação das lágrimas aumenta. Neste caso, sua reação natural é piscar os olhos com mais frequência. O aumento de piscadas leva a uma deterioração no desempenho de tarefas visuais como leitura ou trabalho de escritório.

A razão está na diminuição da quantidade (e da produção) de lágrimas – conhecida como síndrome do olho seco – que resseca a superfície do olho, provocando dor nos olhos, coceira, vermelhidão, visão embaçada e fotofobia (sensibilidade à luz). 

O ressecamento dos olhos também diminui a proteção contra micróbios, bactérias e vírus, uma das causas mais comuns da conjuntivite que é a irritação ou inflamação da conjuntiva, nome dado à membrana que envolve a parte branca do olho. 

Saiba tudo sobre a conjuntivite em nosso conteúdo completo sobre o assunto.

O ar condicionado deixa os ambientes mais secos?

Nosso maior aliado para os dias quentes, o ar condicionado também pode deixar os ambientes mais secos. Isso ocorre porque o aparelho “suga” a umidade ar para poder refrigerá-lo – por isso que todo aparelho solta água. Com isso, o ar fica frio e também mais seco.

Outra complicação do ar condicionado é que o aparelho também pode acumular bactérias com o tempo, quando não a limpeza interna do aparelho não é feita de maneira periódica. Tanto a concentração de sujeira no aparelho quanto o ressecamento do ar podem fazer muito mal aos nossos olhos.

Como reduzir os efeitos da baixa umidade do ar?

Você pode encontrar umidificadores de vários formatos e preços no mercado. No entanto, muitos são caros e consomem bastante energia elétrica. Mas, felizmente, existem alternativas de aumentar a umidade em sua casa de forma prática e eficiente. Aí vão algumas dicas:

Ter uma toalha molhada no cômodo: deixar uma toalha molhada no encosto da cadeira, na cabeceira e nos pés da cama é uma ótima ideia. Só não pode ficar enrolada ou dobrada para não ficar com mau cheiro.

Colocar tigelas de água no cômodo: em dias de sol você pode colocar uma tigela cheia de água pela metade próximo da janela. Durante a noite, basta trocar por água fervida. A ideia, em ambos os casos, é aproveitar o vapor liberado pela água para umidificar o ambiente.

Tomar banho com a porta aberta: neste método, os vapores da água quente do chuveiro se espalhem pelo ar, umidificando naturalmente o ambiente. No verão, quando é mais difícil tomar banho com água quente, basta deixar o chuveiro aberto enquanto estiver se secando ou vestindo.

Ter plantas em casa: as plantas são ótimas para deixar o ambiente menos seco e as melhores opções são as aquáticas, mas a espada de são jorge e as samambaias também são excelentes para umidificar o ar. Lembre-se de regar a planta sempre que a terra não estiver muito úmida e respeitar suas necessidades de exposição solar.

Lentes com filtro de luz azul: aliadas contra a baixa umidade

Em muitos casos, a síndrome do olho seco é causada pela exposição prolongada à luz azul-violeta, emitida por aparelhos eletrônicos que usamos diariamente, como: lâmpadas fluorescentes, celulares, computadores, tablets, entre outros. A luz azul-violeta bloqueia a produção do hormônio da melatonina, responsável por nos induzir ao sono.

Por isso, usar óculos com filtro de luz azul é a solução certeira para proteger os olhos dos efeitos da luz azul. Suas lentes atuam como uma espécie de filtro, bloqueando o contato da luz azul-violeta com a retina. Você pode encontrar essas lentes pelos nomes de Blue Light, Blue Cut, ou Digital Comfort. 

Leia o nosso artigo sobre os benefícios e a tecnologia das lentes com filtro de luz azul.

Para proteger os seus olhos do vento e da poeira, outra boa solução são os óculos para olho seco. Também conhecidos como óculos com câmara úmida, possuem uma lente ocular que se acomoda ao redor dos olhos, criando assim uma vedação contra o vento, poeira, sujeira, pólen e até a exposição ao ar-condicionado.

Essas lentes, ideais para quem gosta de óculos com armações grandes, proporcionam uma espécie de vedação para os seus olhos, ajudando no combate ao ressecamento, especialmente nos dias com baixa umidade relativa do ar. Além disso, se você possui lentes de contato, você pode intercalar o uso delas com os óculos para olho seco.

Você está cuidando da sua visão?

Quando o assunto é saúde dos olhos, com o tempo seco não se brinca. É muito importante que você use os óculos adequados, beba água constantemente, mantenha os olhos sempre lubrificados e nutridos e também procure um oftalmologista ao menor sinal de irritação e infecção nos olhos.

Nós da Lenscope nos preocupamos com a saúde dos seus olhos, por isso, oferecemos lentes para olho seco e com filtro de luz azul com os tratamentos e formatos mais adequados à sua necessidade e sem você precisar pagar uma fortuna para enxergar com mais qualidade e proteção. 

E você nem precisa abrir mão da comodidade: moradores da Região Metropolitana da Grande São Paulo ou de Campinas, contam com o serviço de Coleta e Entrega de Lenscope inteiramente gratuito.

Faça já o seu orçamento gratuito e online. Você nem precisa sair de casa! 

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e assine nossa newsletter, todos os dias trazemos novidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *