Sentir dores de cabeça é algo totalmente normal, que está relacionado a diversas doenças e problemas de saúde. A dor de cabeça também pode ser causada pela falta de óculos, assim como outros sinais e sintomas dados pelos nossos olhos. No artigo de hoje, mostraremos quais os principais sinais indicados pelos nossos olhos que apontam a necessidade do uso de óculos. Além disso, explicaremos qual a relação da dor de cabeça com a falta do uso de óculos. Continue a leitura para saber mais.
Dor de cabeça por falta de óculos: por que isso acontece?
Quando não cuidamos corretamente dos nossos olhos e isso inclui a falta do uso de óculos, quando seu uso é necessário e orientado pelo oftalmologista, sintomas como dores de cabeça podem surgir. Geralmente essas dores de cabeça são consideradas normais. Contudo existem pessoas que apresentam dores fortíssimas, impossibilitando a realização das atividades mais básicas do dia-a-dia.
A dor de cabeça por falta de óculos também pode estar relacionada à refração ocular, como, por exemplo, a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Então, como a pessoa que precisa usar óculos devido a esses problemas refrativos não utiliza óculos corretivos adequados, ela acaba tendo que forçar muito os olhos para tentar enxergar com clareza e nitidez, levando a tensão nos músculos oculares. Essa tensão, pode gerar tensão e estresse nos músculos e estruturas do crânio, causando as enxaquecas oculares.
Além disso, quando estamos com a visão desfocada, nosso cérebro precisa se esforçar para processar as informações visuais, causando cansaço mental e aumento das dores de cabeça. Por isso, é fundamental consultar um oftalmologista para uma avaliação caso você sinta dores de cabeça frequentes.
Conheça outros sintomas por falta do óculos de grau
Além da dor de cabeça, a falta de óculos pode ocasionar outros sintomas como dificuldades visuais e outros desconfortos diários que podem apontar que algo não está certo com a visão, indicando a necessidade do uso de óculos para correção de problemas visuais.
Considerando ajudar as pessoas a identificar a real necessidade do uso do óculos, separamos alguns sintomas que os olhos apresentam nestes casos e como estão relacionados ao uso de óculos corretivos.
Cegueira noturna
A cegueira noturna é um problema visual que impossibilita a capacidade de enxergar com nitidez em ambientes escuros ou com pouca iluminação. Muitas das vezes, a cegueira noturna surge gradualmente, apresentando sinais diários, como, por exemplo, problemas como esbarrar em objetos à noite, enxergar animais ou semáforos na rua à noite, entre outros.
Sobretudo, desenvolver a cegueira noturna não indica que a pessoa perderá a visão completamente em ambientes pouco iluminados. O problema se refere à dificuldade em enxergar claramente.
Em suma, a cegueira noturna é um indicativo de que você precisa de óculos corretivos que irão melhorar significativamente quem sofre com o problema, ajudando na correção de problemas de miopia. Além disso, existem outros tratamentos disponíveis, como, por exemplo, o uso de lentes especiais antirreflexo de uso noturno desenvolvidas com altas tecnologias.
Visão embaçada
A visão embaçada pode ocorrer decorrente de vários problemas visuais e erros refrativos, como, por exemplo, miopia, presbiopia, catarata, astigmatismo e hipermetropia.
Geralmente, o astigmatismo é uma causa bastante comum, já que está ligado com o formato da curvatura da córnea ou lentes nos olhos. Alguns métodos de rotina para aliviar a visão embaçada incluem o uso de óculos corretivos, fazer pausas regulares em atividades que envolvam longos períodos em frente às telas, cuidar da saúde ocular regularmente e evitar esforço visual excessivo.
Contudo, a única forma de identificar qual a causa da visão embaçada e receber um diagnóstico correto, é mediante a exames realizados por um médico oftalmologista.
Fadiga ocular
A fadiga ocular pode indicar que você precisa usar óculos e que seus olhos precisam descansar. Ou seja, é um problema que precisa ser identificado por um profissional para um diagnóstico correto.
Dessa forma, a fadiga ocular pode afetar a rotina diária e a produtividade, reduzindo a capacidade de concentração e aumento do cansaço. Os sintomas geralmente incluem olhos secos, coceira nos olhos, ardor nos olhos ou olhos lacrimejantes, podendo piorar com o passar do tempo se não tratados.
Além disso, a fadiga também pode causar dores de cabeça, dor no pescoço, ombros e costas e alta sensibilidade à luz. As causas geralmente incluem: longos períodos em frente às telas como do computador e celular, iluminação inadequada, esforço visual a longas distâncias, problemas visuais subjacentes, estresse, entre outros.
O melhor tratamento para a fadiga ocular, quando ela não é causada por problemas de visão subjacentes, é repouso, colírios, limitar o tempo de exposição visual nas telas digitais, iluminação adequada e garantir uma boa qualidade do ar em seu ambiente de rotina.
Demora para ajustar os olhos em ambientes escuros e claro
Conforme envelhecemos, os músculos dos olhos enfraquecem, interferindo na forma que os olhos devem se ajustar às luzes. Portanto, se você tem sensibilidade à luz ou sente desconforto quando há mudança de um ambiente iluminado para um escuro ou vice-versa, procure um oftalmologista imediatamente.
Visão dupla
Sintomas de visão dupla não devem ser ignorados, este é um problema que pode se agravar. Se você tem visão dupla ou distorcida, procure um médico imediatamente. Algumas causas da visão dupla incluem: problemas musculares oculares, problemas de refração ou estruturais nos olhos e problemas nos nervos oculomotores.
Enxergando halos
Enxergar halos de luz é como ver círculos brilhantes ao redor de uma fonte de luz, como, por exemplo, uma lâmpada acesa ou um farol de carro. Este é um problema que parece simples, entretanto, é preciso ficar atento.
Os halos de luz são geralmente percebidos a noite ou em lugares pouco iluminados. Em suma, enxergar esses halos pode ser apenas uma reação à difração da luz na córnea, o que é absolutamente normal. Entretanto, também pode ser causado devido a alterações e distúrbios oculares graves como a catarata, e até mesmo pelo uso de lentes corretivas, uso de óculos, ou a cirurgia LASIK.
Estes são apenas alguns sinais indicadores de que existe a necessidade do uso de óculos corretivo. Para um melhor diagnóstico, visite um oftalmologista de confiança. Portanto, ao sentir qualquer um desses sintomas, procure um especialista. Nosso artigo não substitui a visita a um médico.
Fazer óculos de grau nunca foi tão descomplicado
Não subestime os sintomas que seus olhos mostram para você de que existe algo errado com eles. Afinal, como você viu até aqui, sinais simples podem indicar problemas graves de visão. Nossos olhos dizem muito sobre a nossa saúde. Se você percebeu que está com a visão distorcida, embaçada, enxergando halos ou com fadiga ocular, procure o seu médico imediatamente.
Nesse sentido, existe a possibilidade de que talvez você precise usar óculos de grau. Então, o ideal é visitar seu oftalmologista para ver qual a sua necessidade, ou para atualizar a receita dos seus óculos de modo que você passe a enxergar melhor e para se livrar dos sintomas incômodos.
Nós da Lenscope criamos uma jornada inovadora de compra de lentes de óculos pela internet, por um preço justo em lentes mais finas e de qualidade. Além disso, ajudamos você a ter a melhor versão do óculos de grau com dicas e orientações personalizadas gratuitamente. Faça um orçamento online e gratuito agora mesmo no nosso site para conhecer a nossa jornada de compra e surpreenda-se.