dores no olho

Dores no olho podem ser sinal de problemas oculares. Veja quando ir ao médico e como tratar.

0
(0)

Antes de tudo, dores no olho podem significar algumas possibilidades. Como exemplo, sintomas de cansaço ou que os óculos ou lentes de contato estão inadequados ou, podem ser sinais de doenças oculares. Por vezes, elas melhoram sozinhas. Contudo, também podem ser um alerta de que existe algo mais sério.

Neste artigo de hoje você vai entender alguns possíveis causadores das dores no olho, o que fazer para suavizar as dores e como evitar. Continue com a gente.

O que pode causar dores no olho?

As dores nos olhos podem ter várias origens. Quando o que existe é o cansaço, frequentemente não apresenta dor aguda.

As causas mais comuns das dores no olho são:

  • Conjuntivite – é muito comum ir dormir e quando acordar se deparar com a horrível sensação de ter areia nos olhos. Ou ainda, ver os olhos inchados e com secreção. A conjuntivite é uma inflamação na membrana que reveste nossos olhos. Ela pode ser do tipo alérgica, infecciosa ou tóxica.
  • Blefarite – infecção ou inflamação da pálpebra que, normalmente, não é dolorosa. Pode atingir os dois olhos e é caracterizado por apresentar uma espécie de escamas nas bordas das pálpebras.
  • Glaucoma – causado por uma pressão interna no olho que pode afetar o nervo óptico (responsável por fornecer ao cérebro as informações visuais que formam as imagens).
  • Sinusite – acontece quando há inflamação na região da face ao redor das vias nasais (também conhecida como seios da face). Nesse sentido, uma das causas de dor é a pressão elevada atrás do olho.
  • Uveíte ou Irite – também ocorre um processo inflamatório, neste caso, provocado por um impacto, infeções ou problemas no sistema imunológico. Assim, pode apresentar sintomas de dor, visão dificultada e, por vezes, vermelhidão nos olhos.

5 maneiras de aliviar as dores no olho, em casa

Antes de mais nada, vale ressaltar um aviso muito importante:

As dicas não substituem uma consulta médica. Dessa forma, caso apresente qualquer um dos sintomas citados aqui, busque ajuda de especialista. Mas, durante a espera por auxilio médico, se o desconforto estiver muito forte saiba que é possível aliviar os sintomas em casa mesmo.

Então, confira 5 dicas de como você pode reduzir ou até prevenir as dores no olho e a vista cansada:

  1. Limite o tempo de tela: ficar muito tempo em frente às telas (TV, computador, celular, notebook, etc) pode intensificar o cansaço visual e as dores no olho. Dessa maneira, é indicado fazer pausas frequentes do uso das telas para descansar seus olhos.
  2. Umidificador: com um aparelho umidificador é possível aumentar o nível de umidade do ar. Consequentemente, isso evitará que seus olhos fiquem secos (pouco úmidos), reduzindo assim o desconforto das dores.
  3. Lágrima artificial/Colírio: também podem impedir a secura dos olhos que, não raro, causa dores no olho e intensifica a lacrimação. 
  4. Troca de óculos: se você usa lentes de contato ou óculos, é importante fazer a troca do item regularmente. Isso porque é normal que de tempos em tempos haja alteração na nossa visão, principalmente se você trabalha com computador. Então, é importante testar com seu oftalmologista como andam os efeitos do acessório na sua visão.
  5. Proteção solar: uma exposição intensa e direta ao sol pode provocar secura e dor nos seus olhos. Além disso, piorar qualquer dor que já esteja sentindo. Por isso, especialistas recomendam o uso de óculos de sol com lentes com tratamentos adequados para proteger seus olhos.

Alimentos que te ajudam a manter a saúde dos olhos

Vitamina A e ômega 3 são exemplos de alguns nutrientes essenciais para manter a saúde dos olhos em dia, evitar dores no olho e prevenir doenças.

Veja a seguir a lista que preparamos para você de 4 alimentos que ajudam a proteger a saúde dos olhos.

  1. Peixes e óleo de linhaça: os peixes de água salgada, como sardinha, salmão, atum, truta e cavala são ricos em ômega 3 – gordura que ajuda a evitar problemas como a síndrome do olho seco, que gera irritação nos olhos e vermelhidão.
  2. Alho e cebola: alguns temperos como alho e cebola beneficiam a circulação sanguínea, ajudam a controlar o colesterol, aumentam a irrigação dos olhos e previnem diabetes e pressão alta, que são possíveis causas de complicações nos olhos como catarata e glaucoma.
  3. Cenoura: alimentos alaranjados como a cenoura, abóbora e mamão são ricos em vitamina A e betacaroteno. Esses são nutrientes que agem como importes antioxidantes no nosso corpo. Afinal, protegem a retina dos olhos e, ainda mais, mantem a saúde da pele. 
  4. Ovos: a gema do ovo é rica em luteína e zeaxantina, que são nutrientes com alto poder antioxidante. Isso ajuda a prevenir a degeneração macular, doença que pode resultar, inclusive, em cegueira.

Dica extra

Além desses alimentos, você também pode incluir no seu cardápio:

  • Vitamina B3: Afinal, de acordo com estudo cientifico, o nutriente é um possível tratamento para o glaucoma. Você encontra facilmente a vitamina B3 em alimentos como carnes, fígado, leite, cereais, amendoim, feijão, lentilha, entre outros.
  • Morango: além de todos esses alimentos deliciosos, você também pode aproveitar os benefícios do morango para a saúde dos olhos, pois é rica em vitamina A.

Dores no olho: quando ir ao médico?

Como as dores no olho podem ser resultados de doenças existentes na visão, frequentemente existem duas possibilidades:

  • não gera danos importantes no aparelho ocular ou,
  • pelo contrário, pode provocar danos irreversíveis à visão.

Existem muitas causas de dores no olho que não desaparecem sem tratamento. Então, adiar a visita ao médico não é uma solução. 

Caso as dores no olho vierem acompanhadas por algum dos sintomas seguintes, é sinal de que você precisa consultar seu médico oftalmologista o quanto antes.

  • Além da dor, o olho está com cor avermelhada

Se o olho está dolorido e também com uma coloração vermelha ou rosa pode sinalizar que existe algo preso na região. Nada de tentar lidar com o problema sozinho. A orientação é procurar ajuda médica imediatamente.

  • Crostas ou secreção nos cílios

Pode ser sinal de conjuntivite, olho seco ou blefarite. Além disso, pode se tratar de uma infecção bacteriana nas pálpebras, uma reação alérgica à produtos cosméticos como maquiagem, por exemplo. O médico irá te orientar a como se livrar do incômodo. E, é provável que receite medicamentos como colírios.

  • A luz do sol te incomoda

Dores no olho combinadas com sensibilidade à luz pode ser um sinal de que existe algo indesejado acontecendo com seus olhos. E são muitas as possibilidades, desde blefarite à necessidade de usar óculos. Em todo caso, você precisará de auxilio médico.

Você tem cuidado da saúde dos seus olhos?

Por fim, além de todas as dicas que pode conferir aqui, é importante priorizar os cuidados diários com seus olhos.

Isso inclui visitar seu médico oftalmologista com frequência, pois assim é possível acompanhar de perto como sua visão se desenvolve com o passar do tempo e caso seja necessária qualquer intervenção, o diagnóstico precoce de problemas sempre possibilita melhores chances de recuperação.

Nós, da Lenscope, somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para auxiliar no cuidado à saúde dos olhos. Por isso, desenvolvemos nosso teste de visão: uma ferramenta capaz de detectar se você possui astigmatismo ou miopia e qual a graduação dos seus olhos.

dores no olho - teste de visão

Quer ficar sempre informado com dicas e novidades para cuidar da sua visão? Assine nossa newsletter com seu principal email e receba nossos avisos sempre que tivermos novidades!

Fontes

Web MD

Healthline

Medicine Net

Self

Mayo Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *