O que é lente polarizada?

lente polarizada
4.8
(10)

As lentes polarizadas são lentes de sol que bloqueiam o brilho da luz refletida em superfícies horizontais, como água, estrada, computador, etc.

Na prática, elas reduzem os reflexos da luz que atingem nossa visão, evitando as dores de cabeça causadas pela fadiga ocular. 

As lentes polarizadas também protegem os olhos contra os raios UV que podem causar doenças mais graves na visão a longo prazo, como catarata e pterígio (carne nos olhos).

São nas estações mais quentes do ano que o uso de óculos de sol aumenta. Nessa época, as lentes polarizadas geralmente são usadas por pessoas que vão à praia, piscina ou pegam estradas para fazer suas viagens. 

Isso porque esse tipo de lente costuma garantir maior conforto para os olhos em ambientes que são muito iluminados.

Mas não é somente nesses ambientes que o uso de lentes polarizadas é indicado.

Os benefícios dessas lentes são válidos para qualquer situação em que a luz do sol pode ofuscar a visão.

Por esse motivo, as lentes polarizadas também são altamente recomendadas para pessoas que possuem a fotossensibilidade, também chamada de fotofobia.

Mais do que um acessório de moda, o óculos de sol é um grande aliado para proteger nossa visão dos raios nocivos que atingem nossa córnea.

Como funcionam as lentes polarizadas?

O responsável por proteger os olhos do excesso de claridade é o filtro polarizador que é aplicado na lente. 

Basicamente, o que causa o ofuscamento da visão é o elemento de oscilação horizontal da luz. Em outras palavras, quando o raio de sol atinge superfícies planas, a luz reflete horizontalmente, criando uma intensidade de luz.

Por isso, as lentes polarizadas são feitas com estruturas verticais em microtela que eliminam as ondas de luz horizontais.

Essas estruturas funcionam como persianas aos olhos, permitindo que somente as ondas de luz verticais cheguem aos nossos olhos.

Ao usar lentes polarizadas, as imagens ficam um pouco mais escuras que o normal, mas também ficam muito mais nítidas.  

E além de aumentar a nitidez das imagens, o filtro polarizador também protege contra o ofuscamento da luz, proporcionando muito mais conforto visual.

Veja como é a atuação das lentes polarizadas:

lentes polarizadas

Quem pode usar lentes polarizadas?

Basicamente todas as pessoas podem usar as lentes polarizadas, mas elas são mais indicadas para:

  • Adultos
  • Crianças
  • Idosos
  • Esportistas
  • Pessoas que dirigem
  • Pessoas fotossensíveis (fotofobia)

Lentes polarizadas ou não polarizadas?

As lentes não polarizadas, ou seja, as lentes comuns de óculos de sol, não filtram a luz da mesma forma que as lentes polarizadas, portanto o brilho é muito mais perceptível.

Quando o assunto é proteção, tanto a lente polarizada quanto a lente comum protegem os olhos contra os raios UV.

No entanto, a capacidade de eliminar o ofuscamento da luz e a nitidez das imagens são totalmente diferentes nas duas lentes.

Entretanto, não é sempre que a lente polarizada é a melhor opção.

Os pilotos de avião, por exemplo, devem usar lentes comuns porque a lente polarizada dificulta a visibilidade do painel de controle e do GPS. 

Na verdade, em todos os casos de contato com telas de LCD deve-se evitar o uso de lentes polarizadas.

Óculos de sol comum

Mesmo sem polarização na lente, usar óculos de sol é essencial para proteger os olhos dos efeitos nocivos da luz solar.

O óculos de sol comum é uma ótima opção para proteger os olhos. Além de contar com a proteção UV, também é possível combinar o óculos de sol com seu grau.

lentes polarizadas

Óculos de sol com grau

Existe uma maneira muito simples de combinar proteção aos olhos em lentes de grau. E quem te ajuda com isso é a Lenscope.

Especialista em vendas de lentes para óculos pela internet, nós também disponibilizamos a melhor opção de proteção aos raios solares para sua visão.

Para isso, basta ter a receita médica de óculos atualizada. Se sua receita estiver desatualizada (mais de um ano, por exemplo), será necessário passar novamente no oftalmo.

O segundo passo é escolher a cor da sua lente. As mais comuns no mercado são a marrom, a cinza e a verde.

Além da questão estética, cada cor também apresenta um benefício específico e é recomendada para determinado tipo de uso.

Como é o caso das lentes marrom, que por reforçarem o contraste das cores são indicadas para quem dirige.

Já as lentes pretas ou cinza escuro, por serem bem escuras são ideais para uma exposição prolongada à luz solar ou para ambientes de extrema luminosidade.

Por outro lado, as lentes verdes são perfeitas para oferecer o melhor contraste e precisão de cores ao redor.

Então, se você tem uma armação parada em casa, é só enviar para a Lenscope e proteger a sua visão!

lente polarizada

Outro fator importante na hora de escolher seu óculos de grau é a qualidade do material da lente e da armação.

Muitas pessoas acabam comprando óculos de sol barato ou réplica porque acham o modelo bonito. Mas muito mais importante do que o modelo do óculos é a qualidade dele. 

Esses óculos baratinhos de camelô, apesar de serem bem parecidos com óculos de marcas, não possuem nenhum tratamento nas lentes e nenhuma garantia de compra.

Além de fazer mal para os olhos e não protegerem contra os raios UV, ainda corre-se o risco do óculos quebrar na primeira semana de uso.

Lentes de óculos de sol com a Lenscope

Na Lenscope você encontra diversas opções de óculos de sol na linha Shades:

Se você não tem possui grau, nós conseguimos te ajudar também!

Mande um e-mail para: ajuda@lenscope.com.br que te respondemos em até 1 dia útil!

Consideração final

As lentes polarizadas são ideais para quem busca conforto visual e proteção. Por bloquearem a luz solar ofuscante refletida em superfícies planas, são perfeitas para ir à praia, piscina ou praticar esportes aquáticos.

Elas também são altamente recomendadas para quem tem fotossensibilidade e para quem prioriza conforto visual em seu óculos de sol.

Mas é importante lembrar que para enxergar telas de LCD a lente polarizada não é a melhor opção. Nesses casos o ideal é a lente de sol comum mesmo ou lentes que filtram a luz azul das telas digitais.

Saiba mais sobre os benefícios do óculos que filtra a luz azul.

E se você está em busca de uma lente polarizada, a Suncode é a marca parceira da Lenscope que oferece diversas opções de óculos de sol polarizado.

Conheça os modelos da Suncode e escolha seu óculos favorito clicando aqui.

lentes polarizadas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “O que é lente polarizada?”

  1. Landressa Schiefelbein

    Boa noite, gostaria de saber se ha problema em usar oculos solar sem grau mesmo tendo problema de visão para perto?
    Meus oculos de grau sao para perto, o optometrista mandou usar todo o tempo, mas eu nao enxergo com eles para longe. Será que ele se enganou?

    1. Olá, Landressa! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário!

      Você pode usar seu óculos de sol mesmo sem grau, mas cuidado para os problemas não ficarem de incomodando como dores de cabeça ou visão embaçada.
      O que acha de enviar sua receita de óculos para o nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim, podemos conferir a prescrição médica e indicar as lentes mais adequadas ao seu grau, que pelo que nos relatou, seria multifocal.
      Para termos certeza, é só enviar uma foto que retornamos para você indicando as lentes para o seu grau
      Aguardamos o seu envio. Abraços!

    1. Oi, Diogo! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário

      Sim, é possível colocar grau em lentes escuras polarizadas O que acha de enviar uma foto da receita do seu óculos para o nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim, podemos te ajudar indicando as melhores lentes para o seu grau.
      Aguardamos o seu envio!

    1. Oi, Paula! As lentes polarizadas filtram os raios de luz horizontal, que são mais brilhantes e podem ofuscar nossa visão, proporcionando a melhor qualidade visual possível sob a luz do sol. Por outro lado, essas lentes não geram cores ao olhar para superfícies espelhadas e vidros. Ao invés disso, elas estão filtram a luz do sol refletida por essas superfícies. Você pode conhecer um pouco mais sobre as lentes polarizadas nesse outro artigo do nosso Blog: https://lenscope.com.br/blog/lente-polarizada/

      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *