Olho emétrope e olho amétrope: conheça as diferenças

Olho emétrope e olho amétrope: conheça as diferenças
  • por
0
(0)

Emetropia e ametropia. Embora os termos sejam muito parecidos, seus significados são opostos, um olho emétrope é aquele que não possui nenhum erro refrativo, cuja imagem se forma com nitidez na retina. Por outro lado, um olho amétrope ou que apresenta ametropia é aquele que apresenta algum dos erros mais comuns de refração.

Então, nos acompanhe nesta leitura e descubra as principais diferenças entre um olho emétrope e um olho amétrope, as principais ametropias que afligem o olho humano, seus sintomas e tratamentos adequados. Além disso, forneceremos dicas sobre como manter saudável um olho emétrope. Acompanhe.

Diferença entre ametropia e emetropia

Emetropia é o estado do olho humano em que a refração da luz ocorre de forma normal. Ou seja, o olho funciona perfeitamente, forma uma imagem nítida na retina e, consequentemente, enxergamos o mundo ao redor com nitidez máxima. 

Entretanto, por outro lado, em um olho amétrope, há algum tipo de anomalia de refração que compromete a capacidade de focalizar a luz corretamente na retina. Entre os fatores capazes de causar ametropias estão o formato do globo ocular, a curvatura da retina e a integridade do cristalino, entre outros. Sendo assim, as ametropias mais conhecidas são a miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. 

Tipos de ametropia, sintomas e como tratar

A princípio, cada ametropia ou erro refrativo, ocorre quando a imagem é formada fora da retina. Deste modo, mostraremos  a seguir como cada ametropia ocorre. Além disso, falaremos de seus principais sintomas e tratamentos adequados para cada uma delas.

  • Miopia: é uma condição na qual a imagem é focalizada à frente da retina ao invés de diretamente sobre ela. Por isso, o principal sintoma é a dificuldade para enxergar objetos à distância, além de fadiga ocular ao ler ou assistir televisão e dores de cabeça, entre outros. O tratamento ocorre com o uso de lentes corretivas de óculos ou lentes de contato, além de cirurgia refrativa.
  • Hipermetropia: ao contrário da miopia, a hipermetropia é uma condição em que a imagem é focalizada atrás da retina. Portanto, os sintomas incluem dificuldade para enxergar objetos próximos, fadiga ocular, vermelhidão e lacrimejamento nos olhos e dor de cabeça. O tratamento passa pelo uso de lentes corretivas e cirurgia refrativa como a LASIK ou outros tipos de cirurgia a laser.
  • Astigmatismo: pacientes com astigmatismo apresentam a retina com formato irregular, formando imagens em diferentes pontos da retina. Desta forma, os principais sintomas são dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe, visão embaçada, vista cansada e dificuldade para ler letras e números semelhantes, como M e H e 0 e 8. Assim como a miopia e hipermetropia, os tratamentos indicados para o astigmatismo são o uso de óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa. 
  • Presbiopia: também conhecida como vista cansada, é uma condição relacionada à idade que ocorre quando o cristalino perde a flexibilidade e, assim, a capacidade de se ajustar para enxergar objetos próximos. É comum que as pessoas desenvolvam presbiopia a partir dos 40 anos de idade e é geralmente corrigida com o uso de lentes de leitura.

olho sensível - teste de visão

Como proteger os olhos emétropes

Apesar dos olhos emétropes não precisarem de nenhum tipo de correção visual, alguns cuidados com a saúde podem contribuir para que a pessoa mantenha sua visão nítida e saudável por mais tempo:

  • Proteção contra a luz solar: usar óculos de sol com proteção contra raios UVA e UVB, assim garante proteção contra os raios nocivos aos nossos olhos. 
  • Alimentação saudável e exercícios regulares: bons hábitos alimentares juntamente com atividades físicas regulares são fortes aliados da saúde em geral e também da saúde visual, já que vitaminas A, C e E ajudam na saúde visual. Além disso, a prática de atividades físicas diminui a incidência de doenças que podem comprometer a saúde ocular, como diabetes, por exemplo.
  • Proteção adicional aos olhos: o uso de óculos esportivos e de  segurança são essenciais na prevenção de lesões oculares que podem prejudicar a visão. Além disso, óculos com proteção contra a luz azul artificial emitida por telas de aparelhos eletrônicos também ajudam a manter a boa saúde visual. 
  • Visitas regulares ao médico oftalmologista: por último, mas não menos importante, visitas e exames regulares com o médico oftalmologista garantem o diagnóstico precoce de qualquer doença que possa comprometer a saúde visual. Afinal, muitas doenças oculares graves apresentam sintomas somente quando já estão em estado avançado.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Cuide da saúde dos seus olhos para ter uma vida plena

A saúde de nossos olhos pode ser um bom indicador para doenças que afligem outras partes do corpo. Além disso, a visão é um dos principais sentidos que usamos para perceber o mundo à nossa volta. Por isso, é importante estar atento aos principais sinais e sintomas dados pelos nossos olhos: eles dizem muito sobre a nossa saúde.

Nesse sentido, é importante visitar um oftalmologista com frequência. Afinal, cuidar dos nossos olhos regularmente garante que consigamos enxergar bem ao longo da vida. Assim, podemos prevenir doenças oculares ou tratar algum problema de visão.

Do mesmo modo, nós da Lenscope temos a missão de levar informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Ainda mais, após a consulta com o médico oftalmologista de confiança, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as lentes mais finas e de qualidade da Lenscope. Por fim, convidamos você, leitor, a fazer um orçamento online e gratuito conosco e se surpreender com nosso atendimento e qualidade. orçamento

Fontes: 

All About Vision

SPIE

NVISION Eye Centers

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *