o que é hipermetropia

O que é hipermetropia

Você sente dificuldade para enxergar de perto? Então saiba que esse é o principal sintoma da hipermetropia, um dos problemas de visão mais comuns que existem. Veja o que é hipermetropia, os principais sintomas, causas, tratamentos e como é o óculos que de quem tem esse problema de visão.

O que é hipermetropia?

A hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto. Pessoas com esse problema de visão enxergam embaçado tudo o que está próximo a ela, mas enxerga perfeitamente bem o que está longe.

Isso acontece devido a um problema de refração. Os raios luminosos que chegam aos olhos formam a imagem que vemos atrás da retina, quando o correto seria a formação da imagem ocorrer na retina.

o que é hipermetropia
Globo ocular de quem tem hipermetropia

Sintomas de Hipermetropia

Os principais sintomas de hipermetropia são:

  • Dificuldade em enxergar objetos próximos;
  • Cansaço da visão;
  • Dores de cabeça;
  • Vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de olhos pesados.

o que é hipermetropia

Hipermetropia infantil

A hipermetropia é o problema de visão mais comum em crianças e deve ser corrigido o mais cedo possível. Quando não tratada logo no início da infância, a hipermetropia pode levar à ambliopia, também conhecida como olho vago ou preguiçoso.

Além disso, a hipermetropia infantil pode vir acompanhada ou não de estrabismo que é o desalinhamento dos olhos. Nesse caso, um dos principais sintomas é a visão dupla.

Por isso, as consultas com o oftalmologista deve começar cedo e serem frequentes. Recomenda-se fazer exame de vista pelo menos 1 vez por ano.

Causas da Hipermetropia

O que causa a hipermetropia é o formato irregular do globo ocular de quem apresenta esse problema de visão.

Para você ter uma ideia, o formato de um olho perfeito é arredondado. Quando há o desenvolvimento irregular da sua forma, há também o desenvolvimento de um problema de visão.

O formato mais achatado ou plano da córnea provoca a hipermetropia. Dessa forma, a imagem se forma atrás da retina quando o correto seria ser formada na retina. Veja a imagem abaixo:

A principal causa da hipermetropia é o fator genético. Quem tem pai ou mãe com esse problema de visão tem muito mais chance de desenvolver hipermetropia do que miopia, por exemplo.

Hipermetropia e astigmatismo são diferentes?

Sim. Hipermetropia e astigmatismo são problemas de visão diferentes. Enquanto quem tem hipermetropia tem dificuldade em enxergar somente de perto, quem tem astigmatismo enxerga embaçado de perto e de longe.

Isso acontece porque o olho das pessoas que possuem astigmatismo também é diferente. Nesse caso, a córnea apresenta um formato oval e, por isso, distorce a luz quando essa entra nos ohos.

Dessa forma, múltiplos pontos focais são formados, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

É importante saber você pode ter hipermetropia e astigmatismo juntos no mesmo olho. Nesse caso os sintomas são um pouco piores, porque a dificuldade para enxergar acaba sendo maior.

Mas nada que usar óculos ou lentes de contato não resolva completamente sua visão. Vamos falar mais sobre as formas de tratamentos nesse artigo.

Por isso, se você sente dificuldade para enxergar de perto e de longe, agende uma consulta com seu oftalmologista de confiança. Só ele pode confirmar o que você pode ter e indicar o melhor tratamento para a sua necessidade.

Diferença entre hipermetropia e miopia

Hipermetropia e miopia também são problemas de visão diferentes.

A principal diferença entre miopia e hipermetropia está na forma que você enxerga. Ou seja, a miopia provoca dificuldade de enxergar de longe e a hipermetropia provoca dificuldade em enxergar de perto.

É impossível ter miopia e hipermetropia juntos, em um mesmo olho. Se você está com a receita do seu óculos na mão, fica fácil saber qual desses problemas de visão você tem. Clique aqui e veja como entender a receita do seu óculos é mais fácil do que parece.

Qual é a diferença de hipermetropia e presbiopia?

Hipermetropia e presbiopia possuem sintomas parecidos. Mas para identificar qual desses problemas de visão você possui, é muito simples.

Depende da sua idade. Se você tem mais de 40 anos e sente dificuldade para ler de perto, é muito provável que você tenha presbiopia e não hipermetropia.

Mas fique tranquilo. Esse problema de visão também é corrigido com uso de óculos de grau. A diferença é que nesses casos, o tipo de lente que corrige a presbiopia são chamadas de lentes multifocais ou lentes progressivas.

E, na verdade, todas as pessoas a partir dessa idade vão desenvolver presbiopia. Então, você não está sozinho.

Hipermetropia tem cura?

Infelizmente hipermetropia não tem cura. Como esse é um problema de visão relacionado ao formato do globo ocular, não é algo que desaparece com o tempo. Pelo contrário, o grau de hipermetropia pode aumentar todo ano até se estabilizar completamente.

Lembrando que a estabilização do grau acontece de formas de diferentes para cada pessoa. No entanto, a faixa etária mais comum é a partir dos 20 anos de idade.

É possível conviver com a hipermetropia sem grandes problemas usando óculos de grau, lentes de contato e até mesmo recorrendo à cirurgia refrativa.

Mas, nem todas as pessoas podem fazer a cirurgia. Uma série de exames vai te dizer que se é possível ou não fazer esse procedimento para diminuir e até mesmo eliminar o grau de hipermetropia. Então não deixe de perguntar para seu oftalmo.

Tratamentos – corrigindo a dificuldade de ver de perto

As principais formas de tratamento da hipermetropia são:

Só o médico oftalmologista de confiança pode dizer qual é o melhor tratamento para a sua necessidade. Então não deixe de marcar um exame de vista e tirar todas as dúvidas com seu oftalmo.

Como é o óculos de quem tem hipermetropia?

Quem tem hipermetropia e usa óculos de grau deve se atentar a algumas características. Entre elas é o tipo da lente de óculos e o design ou desenho da lente. Vamos falar sobre elas a seguir.

o que é hipermetropia

Qual é o tipo de lente usado para corrigir a hipermetropia?

O tipo de lente usado para corrigir a hipermetropia depende do seu grau. E você de estar se perguntando: Como assim? Bem, é simples, mas infelizmente quase ninguém te conta.

Nós aqui da Lenscope gostamos de dividir o grau de 2 formas pra ficar mais fácil de entender e, principalmente, separar as opções de lentes para óculos que existem.

Dessa forma, dividimos em: Até 4 graus de hipermetropia e Mais de 4 graus de hipermetropia.

Qual a melhor lente de óculos para hipermetropia para até 4 graus?

Quem tem até 4 graus de hipermetropia – você fica sabendo o seu grau depois de ir no oftalmo e tiver com a receita em mãos – pode usar qualquer tipo de lente.

Dessa forma, as lentes para hipermetropia para até 4 graus disponíveis no mercado são: as lentes CR-39, também conhecidas como Orma® e as lentes de policarbonato.

Entre as duas, a melhor é a lente de policarbonato. Esse é o melhor material de lentes, principalmente para aqueles que vão usar óculos o dia todo.

Isso é devido ao fato desse ser um dos materiais mais leves e resistentes que existem. Com ele, é certeza que seu óculos vai durar até a próxima consulta com seu oftalmo.

Clique aqui para conhecer todas as lentes que existem para hipermetropia

Qual a melhor lente de óculos para hipermetropia para mais de 4 graus?

Quem tem mais de 4 graus de hipermetropia, pode sofrer com a espessura das lentes e com o aspecto olho-de-boi. Ou seja, aquele efeito de olhos grandes que faz muita gente ter vergonha de usar óculos.

Se esse é o seu caso, calma. É possível reduzir e, em alguns, casos até mesmo eliminar esse efeito. Tudo vai depender do seu grau, do tipo de lente que você escolher e, principalmente, do design ou desenho das lentes.

Mencionamos o seu grau nessa lista, porque a verdade é que se você tem um grau alto de hipermetropia, infelizmente nenhuma lente vai conseguir eliminar 100% esse efeito. Então, fique de olho para não ser enganado por aí.

Mas o tipo de lente que vai te ajudar a reduzir esse problema é as lentes de alto índice de refração e as lentes de design asférico.

Lentes de alto índice de refração para hipermetropia

As lentes mais indicadas para quem tem mais de 4 graus de hipermetropia são as lentes 1.74 e as lentes 1.76. Essas são lentes de resina, material bem mais leve e resistentes. São basicamente as lentes com a melhor tecnologia que existe hoje no mercado óptico.

Quando maior o índice de refração – esse número que fica na frente das lentes – mais finas as lentes vão ficar. No caso de hipermetropia, mais finas as lentes vão ficar no centro do óculos. E, portanto, mais leves também.

Design ou desenho das lentes para hipermetropia

Em relação ao design das lentes, é importante que você saiba que existem dois tipos: lentes asféricas e lentes esféricas.

As lentes mais populares são as lentes do tipo esféricas. E como o próprio nome sugere, essas lentes seguem um formato esférico ao longo da superfície. O que acaba gerando um acúmulo de material nas bordas. E, consequentemente, elas aumentam as distorções nas laterais do óculos.

Já as lentes asféricas, por serem mais planas, fazem com que a distribuição da lente ao longo de sua superfície seja mais uniforme.

Dessa forma, as lentes do tipo asférica proporcionam lentes mais finas. Além disso, elas reduzem, e em alguns casos, até mesmo eliminam, as distorções que deixam seu olho parecer maior.

As lentes 1.76 da Tokai vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope são lentes de alto índice de refração e possuem design asférico.

Vitor Martins tem +6,5 graus de hipermetropia e experimentou as Lentes Tokai 1.76. Veja o que ele achou do resultado.

Quer ter acesso a nossas dicas personalizadas para o seu grau?

No nosso Consultor Óptico você tem acesso a dicas personalizadas de acordo com o seu grau de hipermetropia. Para ter acesso é só clicar aqui e preencher nosso formulário de acordo com a sua receita. É 100% gratuito.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que já já te respondemos.

o que é hipermetropia

 

O que é hipermetropia
Média 5 de 2 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest