O que é hipermetropia

o que é hipermetropia
  • por
5
(3)

A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto É  um dos problemas de visão mais comuns que existem. No entanto, quem tem hipermetropia consegue enxergar muito bem de longe.

Você sente dificuldade para enxergar de perto? Veja o que é hipermetropia, os principais sintomas, causas, tratamentos e como é o óculos que de quem tem esse problema de visão.

O que é hipermetropia?

A hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto. Quem tem esse problema de visão enxerga embaçado tudo o que está próximo. Porém, enxerga perfeitamente bem o que está longe.

Isso acontece porque o olho com hipermetropia é mais achatado do que o normal. Dessa forma, os raios luminosos que chegam aos olhos formam a imagem que vemos atrás da retina, quando o correto seria a formação da imagem ocorrer na retina.

hipermetropia

Sintomas de Hipermetropia

Os principais sintomas de hipermetropia são:

  • Dificuldade em enxergar objetos próximos;
  • Cansaço da visão;
  • Dores de cabeça;
  • Vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de olhos pesados.

o que é hipermetropia

Hipermetropia infantil

A hipermetropia é o problema de visão mais comum em crianças e deve ser corrigido o mais cedo possível.

Além disso, a hipermetropia infantil pode vir acompanhada ou não de estrabismo que é o desalinhamento dos olhos. Nesse caso, um dos principais sintomas é a visão dupla.

De acordo com a Dra. Liana Ventura, especialista em Oftalmologia Pediátrica, existem alguns fatores que podem influenciar a incidência desse problema ocular em crianças. Por exemplo, o ambiente, a etnia e, principalmente, a genética.

“As formas leves e moderadas, com até seis (graus, são passadas de geração para geração (autossômica dominante). Já a hipermetropia elevada é herdada dos pais (autossômica recessiva)”, explicou a especialista.

Por isso, a importância em identificar prematuramente a hipermetropia na infância. Segundo a especialista, quando esse problema ocular não é identificado na infância, ele pode afetar a rotina visual e funcional das crianças.

“A falta de correção da hipermetropia pode dificultar o processo de aprendizado, e ainda pode reduzir, ou limitar, o desenvolvimento das atividades da criança. Em alguns casos, pode ser responsável por repetência, evasão escolar e dificuldades na socialização, requerendo ações de identificação e tratamento”, concluiu a Dra. Liana.

Além disso, quando não tratada logo no início da infância, esse problema ocular pode levar à ambliopia. Nesse sentido, ela, também conhecida como olho vago ou preguiçoso.

Por isso, as consultas com o oftalmologista devem começar cedo e serem frequentes. Recomenda-se fazer exame de vista pelo menos 1 vez por ano.

Causas da Hipermetropia

O que causa a hipermetropia é o formato irregular do globo ocular de quem apresenta esse problema de visão.

Para você ter uma ideia, o formato de um olho perfeito é arredondado. No entanto, quando falamos do olho com hipermetropia, falamos de um olho achatado. Dessa forma, a imagem se forma atrás da retina quando o correto seria ser formada na retina. Veja a imagem abaixo:

A principal causa da hipermetropia é o fator genético. Quem tem pai ou mãe com esse problema de visão tem muito mais chance de desenvolver esse problema de visão, por exemplo.

Hipermetropia e astigmatismo são diferentes?

Hipermetropia e astigmatismo são problemas de visão diferentes. Enquanto quem tem hipermetropia tem dificuldade em enxergar somente de perto, quem tem astigmatismo enxerga embaçado de perto e de longe.

Isso acontece porque os olhos de quem tem astigmatismo também é diferente. Nesse caso, ele tem um formato oval, como uma bola de futebol americano. Por isso, distorce a luz quando entra nos olhos. Dessa forma, múltiplos pontos focais são formados, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

É importante saber que você pode ter hipermetropia e astigmatismo juntos no mesmo olho. Nesse caso os sintomas são um pouco piores, porque a dificuldade para enxergar acaba sendo maior. Mas a boa notícia é que o uso de óculos ou lentes de contato te ajuda a corrigir ambos os problemas, facilitando a visão clara.  

Por isso, se você sente dificuldade para enxergar de perto e de longe, agende uma consulta com seu oftalmologista de confiança. Só ele pode confirmar o que você  tem e indicar o melhor tratamento para a sua necessidade.

Diferença entre hipermetropia e miopia

Hipermetropia e miopia também são problemas de visão diferentes. Nesse caso, são problemas de visão completamente opostos.

A principal diferença entre miopia e hipermetropia está na forma que você enxerga. Ou seja, a miopia provoca dificuldade de enxergar de longe e a hipermetropia provoca dificuldade em enxergar de perto.

Enquanto o olho míope é muito alongado, o olho com hipermetropia é muito achatado. Por isso, é impossível ter hipermetropia e miopia no mesmo olho. Se você está com a receita do seu óculos na mão, fica fácil saber qual desses problemas de visão você tem. 

Veja nosso artigo sobre como ler a receita do seu óculos.

Qual é a diferença de hipermetropia e presbiopia?

Hipermetropia e presbiopia possuem sintomas parecidos. Mas para identificar qual desses problemas de visão você possui, é muito simples, porque depende da sua idade. 

Se você tem mais de 40 anos e sente dificuldade para ler de perto, é muito provável que você tenha presbiopia, e não hipermetropia. E, ao contrário da hipermetropia, a presbiopia não é causada por um fator genético, mas sim pelo envelhecimento natural de nossa visão.  Com o tempo, os músculos dos olhos perdem a elasticidade, o que acaba causando a presbiopia.

Mas fique tranquilo. Esse problema de visão também é corrigido com uso de óculos de grau. A diferença é que nesses casos, o tipo de lente que corrige a presbiopia são chamadas de lentes multifocais ou lentes progressivas.

Hipermetropia tem cura?

A hipermetropia tem cura através da cirurgia refrativa. O óculos de grau apenas corrige a visão, mas não impede que o grau possa aumentar ao longo dos anos.  Mas é possível conviver com o problema de visão sem grandes problemas usando óculos de grau, lentes de contato e até mesmo recorrendo à cirurgia refrativa.

No caso da cirurgia refrativa, pode haver a eliminação quase completa do grau de hipermetropia, sem a necessidade de usar óculos de grau. Mas, nem todo mundo que tem esse problema de visão pode fazer a cirurgia. Uma série de exames vai te dizer se é possível ou não fazer esse procedimento para diminuir, ou até mesmo eliminar o grau de hipermetropia. Então não deixe de perguntar para seu oftalmologista de sua confiança. 

Tratamentos para hipermetropia – corrigindo a dificuldade de ver de perto

As principais formas de tratamento são:

Só o médico oftalmologista de confiança pode dizer qual é o melhor tratamento para a sua necessidade. Então não deixe de marcar um exame de vista e tirar todas as dúvidas.

Como é a visão de quem tem hipermetropia?

As pessoas com hipermetropia podem enxergar de forma diferente entre si, dependendo do grau de hipermetropia. Alguns podem não notar nenhum problema em sua visão, especialmente quando são jovens. Mas para quem tem alto grau de hipermetropia, a visão pode ficar bastante embaçada ao tentar ver os objetos que estão próximos.

o que é hipermetropia

Como é a visão do olho hipermetrope.

Quando buscar ajuda médica?

Se você não está conseguindo realizar muito bem as tarefas e atividades do dia-a-dia, é hora de fazer um exame de vista com um profissional de confiança. É somente a partir de um exame de vista que você pode saber se tem hipermetropia. Além de também saber quantos graus você tem e qual seria o melhor tratamento para a sua visão. 

E um lembrete importante: é importante repetir o exame de vista a cada 1 ano.

Complicações

A hipermetropia pode ser associada com muitos problemas, como:

  • Estrabismo: algumas crianças com hipermetropia podem desenvolver estrabismo. No entanto, quando identificado cedo, o estrabismo pode ser curado.
  • Baixa qualidade de vida:  com a hipermetropia não corrigida, você pode não ser capaz de executar uma tarefa tão bem quanto desejaria. E sua visão limitada pode prejudicar seu prazer nas atividades do dia-a-dia.
  • Vista cansada: A hipermetropia não corrigida pode fazer com que você aperte os olhos ou force os olhos para manter o foco quando tenta enxergar de perto. Isso pode causar fadiga ocular e dores de cabeça.
  • Segurança prejudicada. A sua própria segurança e a de outras pessoas podem ser comprometidas se você tiver um problema de visão não corrigido. Isso pode ser especialmente sério se você estiver dirigindo um carro ou operando equipamentos pesados.

Por isso, não deixe de procurar por um profissional de confiança caso sinta qualquer dificuldade para enxergar.

Qual o maior grau de hipermetropia?

A hipermetropia pode ser identificada com baixo ou alto grau. O menor grau desse problema de visão é +0,25 grau e o maior grau de hipermetropia pode chegar a mais de +10 graus.

Como é o óculos de quem tem hipermetropia?

Quem tem esse problema de visão e usa óculos de grau deve se atentar a algumas características. Entre elas é o tipo da lente de óculos e o design ou desenho da lente. Vamos falar sobre elas a seguir.

Qual é o tipo de lente usado para corrigir a hipermetropia?

O tipo de lente usado para corrigir a hipermetropia depende do seu grau. E você de estar se perguntando: Como assim? Bem, é simples, mas infelizmente quase ninguém te conta.

Nós aqui da Lenscope, fazemos a divisão do grau em 2 grupos pra ficar mais fácil de entender. E, principalmente, separar as opções de lentes para óculos que existem. Dessa forma, dividimos em: Até 4 graus de hipermetropia e Mais de 4 graus de hipermetropia.

Qual a melhor lente de óculos para hipermetropia para até 4 graus?

Quem tem até 4 graus pode usar qualquer tipo de lente. Dessa forma, as lentes para hipermetropia para até 4 graus disponíveis no mercado são: as lentes CR-39, também conhecidas como Orma®, e as lentes de policarbonato.

Entre as duas, a melhor opção é a lente de policarbonato devido a sua leveza e resistência. Além disso, elas são lentes mais finas comparada às lentes CR-39 ou Orma®.

Conheça todas as lentes que existem para hipermetropia.

Qual a melhor lente de óculos para hipermetropia para mais de 4 graus?

Quem tem mais de 4 graus de hipermetropia, pode sofrer com a espessura das lentes e com o aspecto olho-de-boi. Ou seja, aquele efeito de olhos grandes que faz muita gente ter vergonha de usar óculos.

Se esse é o seu caso, calma. É possível reduzir e, em alguns casos, até mesmo eliminar esse efeito. Tudo vai depender do seu grau, do tipo de lente que você escolher e, principalmente, do design ou desenho das lentes.

O tipo de lente que vai te ajudar a reduzir esse problema são as lentes de alto índice de refração. As lentes de design asférico também irão fazer diferença. Vamos te falar mais sobre elas a seguir:

Lentes de alto índice de refração para hipermetropia

As lentes mais indicadas para quem tem mais de 4 graus de hipermetropia são as lentes de resina, de alto índice de refração, como as lentes 1.74 e as lentes 1.76. Essas são as lentes mais indicadas, por serem de material bem mais leve e resistente. São basicamente as lentes com a melhor tecnologia que existe hoje no mercado óptico.

Quanto maior o índice de refração – esse número que fica na frente das lentes – mais finas as lentes vão ficar. No caso de hipermetropia, mais finas as lentes vão ficar no centro do óculos. E, portanto, mais leves também.

Design ou desenho das lentes para hipermetropia

Em relação ao design das lentes, é importante que você saiba que existem dois tipos de design de lentes: lentes asféricas e lentes esféricas. 

As lentes mais populares são as lentes do tipo esféricas. E como o próprio nome sugere, essas lentes seguem um formato esférico ao longo de toda sua superfície. Por vezes, isso acaba gerando um acúmulo de material nas bordas. E, consequentemente, aumentam as distorções nas laterais do óculos. No caso da hipermetropia, como as lentes são mais grossas no centro, as lentes esféricas poderiam dar o efeito de olho de boi.

Já as lentes asféricas são mais planas. Essa característica proporciona uma distribuição mais uniforme do material em toda a superfície da lente.Dessa forma, as lentes do tipo asférica proporcionam lentes mais finas. Além disso, elas reduzem as distorções que deixam seu olho parecer maior.

As Lentes Lenscope LensAI 1.74, lentes de resina superfinas, além disso, elas possuem design asférico, proporcionando um melhor resultado para quem tem alto grau. As Lentes Lenscope LensAI 1.74 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope.

Quer ter acesso a nossas dicas personalizadas para o seu grau?

Nossa missão aqui na Lenscope é levar saúde visual de qualidade e a um preço acessível para todos que precisam de óculos. Por isso, criamos uma nova maneira de fazer as lentes do óculos, através de um processo 100% online. Você nem precisa sair de casa. 

Dessa forma, fomos capazes de eliminar uma série de intermediários que encarecem o valor do par de óculos de grau. Faça um orçamento online e gratuito e veja o quanto você pode economizar

Fontes:

Mayo Clinic

American Academy of Ophthalmology

WebMD

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Atualizado em 11/10/2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:
Loading comments...