Vício em celular: entenda os malefícios para a sua visão

vicio em celular
5
(2)

Você sabia que o vício em celular tem um nome próprio? Pois é. Atualmente as telas dos dispositivos desempenham papel tão significativo em nossas vidas que o exagero de tempo ao usar o celular, por exemplo, é considerado um vício e é conhecido como nomofobia. Assim, a expressão é uma abreviação, do inglês, das palavras No mobile phone phobia.

Portanto, o termo do século 21 faz referência ao “medo de não poder usar seu smartphone ou qualquer outro dispositivo digital”. Então, no artigo de hoje falaremos sobre como o vício em celular pode afetar a sua visão. Além disso, você vai entender por que a luz azul do celular faz mal à sua saúde podendo, inclusive, provocar dificuldade para dormir e, ainda mais, causar insônia.

Vício em celular: quais são os problemas para a sua visão?

Antecipadamente, cientistas de diversos países alertam para um dos fatos mais perigosos da atualidade: seu telefone está te deixando cego. Antes de mais nada, já não é nenhum segredo que a luz azul presente nas telas dos dispositivos prejudica a nossa visão, já que são capazes de danificar a retina do olho.

  1. Sendo assim, a novidade descoberta por pesquisadores da Universidade de Toledo, em Ohio, é que a exposição à luz azul – o brilho emitido pela maioria dos aparelhos como, tablets e celulares, por exemplo – promove o surgimento de “moléculas venenosas” nos olhos, o que pode resultar em degeneração macular

Em suma, a luz azul é definitivamente tão prejudicial para o olho humano pois, a córnea e a lente do olho não podem bloqueá-la ou refleti-la, ao contrário do que acontece com outros tipos de luz.

  1. Além disso, ficar constantemente “afundado” em enormes porções dessa luz azul sobrecarrega as células fotorreceptores do olho localizadas na retina – são sensíveis à luz. Assim, verificar o feed do Instagram por dezenas de vezes ao dia pode fazer com que as células passem a gerar um produto químico tóxico, capaz de causar até mesmo perda de visão.
  2. Do mesmo modo, o uso excessivo de telas de dispositivos eletrônicos também pode desenvolver o distúrbio da falsa miopia. Frequentemente, a condição ocular não permanente cria a sensação de olhos embaçados como resultado de um esforço exagerado da visão de perto.

Vício em celular pode provocar problemas para dormir

Leitor, o vício em smartphones pode afetar o seu sono. E isso porque, de acordo com pesquisa britânica os aparelhos atrasam o “relógio natural” de sono e vigília do corpo. Nesse sentido, conforme o estudo publicado na Frontiers in Psychiatry, o vício em celular provoca um sono insatisfatório. Vamos entender como a pesquisa aconteceu?

  • Os pesquisadores analisaram a qualidade na hora de dormir de pessoas com até 30 anos.
  • No total, os cientistas analisaram o uso dos aparelhos de 1.043 estudantes com idades entre 18 e 30 anos no King’s College, de Londres.
  • Em seguida, os participantes responderam a dois questionários (pessoalmente e online) sobre a qualidade de sono e uso de smartphones.
  • Surpreendentemente (ou não), o resultado dessa etapa identificou quase 40% dos estudantes universitários como “viciados” em celular.

Ademais, “O tempo de uso na madrugada também foi significativamente associado ao vício em smartphones. Com o uso após 1h da manhã o que resulta em um risco 3x maior”, segundo os autores. De fato, outros estudos também apontam o uso excessivo de celular à noite como um terrível aliado a questões como:

  • dificuldade para adormecer,
  • redução da duração do sono e
  • cansaço diurno.

O ciclo do sono possui 4 etapas, também conhecidas como estágios do sono, e todos nós passamos por elas. São elas:

  1. Adormecimento/Sonolência;
  2. Leve;
  3. Médio;
  4. Sono profundo (REM).

Dessa maneira, a luz azul afeta outro ciclo vital: o ciclo circadiano – através da luz do dia nosso corpo é capaz de entender quando é o momento de realizar as funções essenciais ao organismo. Então, quando estamos expostos à luz azul nosso cérebro entende que ainda precisamos ficar em “alerta”, o que diminui significativamente a vontade de dormir.

Proteja seus olhos da luz azul nociva dos celulares

Agora, vamos falar sobre 5 dicas para você proteger seus olhos da luz azul nociva que é emitida pelos celulares:

  • Regra 20/20/20

Nossos olhos não foram projetados para ficarem focados em uma direção o dia todo. Por isso, a cada 20 minutos olhando para a tela, olhe para algo que esteja a pelo menos 20 metros de distância de você por, no mínimo, 20 segundos. Desvie mais o olhar da tela!

  • Reduza o brilho

O brilho alto nas telas (do computador, celular, tablet, etc) podem causar fadiga ocular. Isso porque o brilho impede que seus olhos se ajustem de maneira fácil como deveriam. Por isso, as telas antirreflexo são uma boa opção!

  • Rotina de exames oftalmológicos

Para saber como anda a saúde dos seus olhos o ideal é visitar seu médico com frequência. Dessa maneira, você poderá saber como está a saúde dos seus olhos regularmente, além de tomar as devidas precauções necessárias.

  • Não se esqueça de piscar

Acha que é bobagem? Mas acredite: não é! Não raro, quando estamos na frente das telas esquecemos de piscar. Inconscientemente, ficamos “vidrados”, tão focados no conteúdo que simplesmente a quantidade mínima necessária de piscadas é reduzida. E isso pode ser muito sério, pois a cada vez que piscamos nossos olhos fazem uma espécie de “manutenção”: os mantendo úmidos e reorientados. Com essa dica você evita tensão ocular e ressecamento das vistas.

  • Óculos com filtro de luz azul

Por fim, se você usa óculos de grau (ou de sol) o óculos com filtro de luz azul é uma alternativa muito prática para filtrar os raios azuis vindo das telas. Para escolher a melhor opção pra você avalie: o material das lentes; os tratamentos aplicados às lentes; a cor do antirreflexo e a coloração das lentes.

5 dicas para combater o vício em celular

Atualmente, de alguma forma, muitas pessoas são viciadas em seus telefones. A internet e a tecnologia são ótimas para muitas coisas, mas também podem ser nocivas – como você já pode conferir. Assim, para te ajudar a resistir à distração de ficar exposto ao celular, confira essas dicas que preparamos para você:

  • Exclua aplicativos mais importunos

Quais sãos os aplicativos que mais te distraem. Aqueles que você sempre entra para “checar”. Que tal manter seu celular livre desses aplicativos e passar a usá-los somente na versão web (para computador)?

  • Defina tempo limite

Hoje, na maioria dos telefones é possível verificar quanto tempo você passa no dispositivo e, além disso, em quais aplicativos gasta mais seu tempo. Analise o quanto você usa os aplicativos e defina um limite de tempo diário para eles.

  • Desative as notificações

Você olha para o celular cada vez que uma notificação pula na tela, né? Então, a melhor solução é desativar todas as notificações de aplicativos. Assim, é você quem vai decidir quando verifica seu celular.

  • Tons de cinza

É provável que seu smartphone tenha a opção de configurar a tela para tons de cinza. Reduzindo as cores seu celular ficará menos atraente.

  • Deixe na bolsa

Finalmente, a última e (talvez) mais simples dica: não deixe seu celular à vista. “Esquecer” ele na bolsa é uma maneira muito fácil de reduzir o uso e, consequentemente, o tempo que seus olhos ficam expostos à nociva luz azul.

Lembre de proteger e cuidar da sua visão

Agora, após ler todas as informações e dicas que preparamos para você nesse artigo, você já está mais preparado e bem-informado sobre os malefícios que o vício em celular causa. Então, não se esqueça de manter uma rotina saudável: alimentação equilibrada, praticando exercícios físicos e com visitas frequentes ao médico.

Nós da Lenscope somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para impactar positivamente a saúde visual das pessoas. Aqui na Lenscope temos lentes para óculos com ótimo “custo x benefício”, não só para baixo grau, como também para alto grau. E, principalmente, com todos os tratamentos inclusos e lentes com filtro de luz azul para proteger os olhos do leitor da luz azul nociva.  Conheça algumas de nossas lentes com filtro de luz azul e solicite seu orçamento agora mesmo.

vício em celular - orçamento

Fontes:

The Daily Illini

New York Post

CNN Brasil

Kraff Eye Institute

Ladders

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *