vicio em celular

Vício em celular: entenda os malefícios para a sua visão

5
(1)

Você sabia que o vício em celular tem um nome próprio? Pois é. Atualmente as telas dos dispositivos desempenham papel tão significativo em nossas vidas que o exagero de tempo ao usar o celular, por exemplo, é considerado um vício e é conhecido como nomofobia. Assim, a expressão é uma abreviação, do inglês, das palavras No mobile phone phobia.

Portanto, o termo do século 21 faz referência ao “medo de não poder usar seu smartphone ou qualquer outro dispositivo digital”. Então, no artigo de hoje falaremos sobre como o vício em celular pode afetar a sua visão. Além disso, você vai entender por que a luz azul do celular faz mal à sua saúde podendo, inclusive, provocar dificuldade para dormir e, ainda mais, causar insônia.

Vício em celular: quais são os problemas para a sua visão?

Antecipadamente, cientistas de diversos países alertam para um dos fatos mais perigosos da atualidade: seu telefone está te deixando cego. Antes de mais nada, já não é nenhum segredo que a luz azul presente nas telas dos dispositivos prejudica a nossa visão, já que são capazes de danificar a retina do olho.

  1. Sendo assim, a novidade descoberta por pesquisadores da Universidade de Toledo, em Ohio, é que a exposição à luz azul – o brilho emitido pela maioria dos aparelhos como, tablets e celulares, por exemplo – promove o surgimento de “moléculas venenosas” nos olhos, o que pode resultar em degeneração macular

Em suma, a luz azul é definitivamente tão prejudicial para o olho humano pois, a córnea e a lente do olho não podem bloqueá-la ou refleti-la, ao contrário do que acontece com outros tipos de luz.

  1. Além disso, ficar constantemente “afundado” em enormes porções dessa luz azul sobrecarrega as células fotorreceptores do olho localizadas na retina – são sensíveis à luz. Assim, verificar o feed do Instagram por dezenas de vezes ao dia pode fazer com que as células passem a gerar um produto químico tóxico, capaz de causar até mesmo perda de visão.
  2. Do mesmo modo, o uso excessivo de telas de dispositivos eletrônicos também pode desenvolver o distúrbio da falsa miopia. Frequentemente, a condição ocular não permanente cria a sensação de olhos embaçados como resultado de um esforço exagerado da visão de perto.

Vício em celular pode provocar problemas para dormir

Leitor, o vício em smartphones pode afetar o seu sono. E isso porque, de acordo com pesquisa britânica os aparelhos atrasam o “relógio natural” de sono e vigília do corpo. Nesse sentido, conforme o estudo publicado na Frontiers in Psychiatry, o vício em celular provoca um sono insatisfatório. Vamos entender como a pesquisa aconteceu?

  • Os pesquisadores analisaram a qualidade na hora de dormir de pessoas com até 30 anos.
  • No total, os cientistas analisaram o uso dos aparelhos de 1.043 estudantes com idades entre 18 e 30 anos no King’s College, de Londres.
  • Em seguida, os participantes responderam a dois questionários (pessoalmente e online) sobre a qualidade de sono e uso de smartphones.
  • Surpreendentemente (ou não), o resultado dessa etapa identificou quase 40% dos estudantes universitários como “viciados” em celular.

Ademais, “O tempo de uso na madrugada também foi significativamente associado ao vício em smartphones. Com o uso após 1h da manhã o que resulta em um risco 3x maior”, segundo os autores. De fato, outros estudos também apontam o uso excessivo de celular à noite como um terrível aliado a questões como:

  • dificuldade para adormecer,
  • redução da duração do sono e
  • cansaço diurno.

O ciclo do sono possui 4 etapas, também conhecidas como estágios do sono, e todos nós passamos por elas. São elas:

  1. Adormecimento/Sonolência;
  2. Leve;
  3. Médio;
  4. Sono profundo (REM).

Dessa maneira, a luz azul afeta outro ciclo vital: o ciclo circadiano – através da luz do dia nosso corpo é capaz de entender quando é o momento de realizar as funções essenciais ao organismo. Então, quando estamos expostos à luz azul nosso cérebro entende que ainda precisamos ficar em “alerta”, o que diminui significativamente a vontade de dormir.

Proteja seus olhos da luz azul nociva dos celulares

Agora, vamos falar sobre 5 dicas para você proteger seus olhos da luz azul nociva que é emitida pelos celulares:

  • Regra 20/20/20

Nossos olhos não foram projetados para ficarem focados em uma direção o dia todo. Por isso, a cada 20 minutos olhando para a tela, olhe para algo que esteja a pelo menos 20 metros de distância de você por, no mínimo, 20 segundos. Desvie mais o olhar da tela!

  • Reduza o brilho

O brilho alto nas telas (do computador, celular, tablet, etc) podem causar fadiga ocular. Isso porque o brilho impede que seus olhos se ajustem de maneira fácil como deveriam. Por isso, as telas antirreflexo são uma boa opção!

  • Rotina de exames oftalmológicos

Para saber como anda a saúde dos seus olhos o ideal é visitar seu médico com frequência. Dessa maneira, você poderá saber como está a saúde dos seus olhos regularmente, além de tomar as devidas precauções necessárias.

  • Não se esqueça de piscar

Acha que é bobagem? Mas acredite: não é! Não raro, quando estamos na frente das telas esquecemos de piscar. Inconscientemente, ficamos “vidrados”, tão focados no conteúdo que simplesmente a quantidade mínima necessária de piscadas é reduzida. E isso pode ser muito sério, pois a cada vez que piscamos nossos olhos fazem uma espécie de “manutenção”: os mantendo úmidos e reorientados. Com essa dica você evita tensão ocular e ressecamento das vistas.

  • Óculos com filtro de luz azul

Por fim, se você usa óculos de grau (ou de sol) o óculos com filtro de luz azul é uma alternativa muito prática para filtrar os raios azuis vindo das telas. Para escolher a melhor opção pra você avalie: o material das lentes; os tratamentos aplicados às lentes; a cor do antirreflexo e a coloração das lentes.

5 dicas para combater o vício em celular

Atualmente, de alguma forma, muitas pessoas são viciadas em seus telefones. A internet e a tecnologia são ótimas para muitas coisas, mas também podem ser nocivas – como você já pode conferir. Assim, para te ajudar a resistir à distração de ficar exposto ao celular, confira essas dicas que preparamos para você:

  • Exclua aplicativos mais importunos

Quais sãos os aplicativos que mais te distraem. Aqueles que você sempre entra para “checar”. Que tal manter seu celular livre desses aplicativos e passar a usá-los somente na versão web (para computador)?

  • Defina tempo limite

Hoje, na maioria dos telefones é possível verificar quanto tempo você passa no dispositivo e, além disso, em quais aplicativos gasta mais seu tempo. Analise o quanto você usa os aplicativos e defina um limite de tempo diário para eles.

  • Desative as notificações

Você olha para o celular cada vez que uma notificação pula na tela, né? Então, a melhor solução é desativar todas as notificações de aplicativos. Assim, é você quem vai decidir quando verifica seu celular.

  • Tons de cinza

É provável que seu smartphone tenha a opção de configurar a tela para tons de cinza. Reduzindo as cores seu celular ficará menos atraente.

  • Deixe na bolsa

Finalmente, a última e (talvez) mais simples dica: não deixe seu celular à vista. “Esquecer” ele na bolsa é uma maneira muito fácil de reduzir o uso e, consequentemente, o tempo que seus olhos ficam expostos à nociva luz azul.

Lembre de proteger e cuidar da sua visão

Agora, após ler todas as informações e dicas que preparamos para você nesse artigo, você já está mais preparado e bem-informado sobre os malefícios que o vício em celular causa. Então, não se esqueça de manter uma rotina saudável: alimentação equilibrada, praticando exercícios físicos e com visitas frequentes ao médico.

Nós da Lenscope somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para impactar positivamente a saúde visual das pessoas. Aqui na Lenscope temos lentes para óculos com ótimo “custo x benefício”, não só para baixo grau, como também para alto grau. E, principalmente, com todos os tratamentos inclusos e lentes com filtro de luz azul para proteger os olhos do leitor da luz azul nociva.  Conheça algumas de nossas lentes com filtro de luz azul e solicite seu orçamento agora mesmo.

vício em celular - orçamento

Fontes:

The Daily Illini

New York Post

CNN Brasil

Kraff Eye Institute

Ladders

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *