Como saber se meu grau aumentou: confira os sinais

como saber se meu grau aumentou
  • por
5
(6)

Muitos até desconfiam, mas não sabem com certeza como saber se meu grau aumentou. Afinal, os sintomas são parecidos com quando começamos a usar óculos que sentimos dores de cabeça ou desconforto nos olhos.

 Contudo, se você sente desconforto nos olhos mesmo após o período de adaptação com seus óculos, isso pode ser um sinal de que o seu grau tenha aumentado. Por isso, no artigo de hoje você irá descobrir como saber se meu grau aumentou. Então, continue lendo para saber mais e veja algumas dicas para você cuidar melhor da sua visão!

Como saber se meu grau aumentou: confira 8 sinais

Há vários sinais que indicam que como saber se meu grau aumentou. Entre eles, separamos os 8 principais que você deve se atentar, confira:

1. Visão embaçada pode ser sinal de que seu grau aumentou

Se você enxergar embaçado a qualquer distância ou mesmo na hora de fazer uma leitura, você pode estar precisando atualizar seus óculos. 

2. Dores de cabeça

Existem muitos motivos relacionados à visão que levam a dores de cabeça e o grau errado é um deles..

3. Apertando os olhos para a tela

Se você estiver apertando os olhos para enxergar a tela do computador, do smartphone ou de outros dispositivos digitais, o seu grau pode ter mudado ou você pode estar com fadiga ocular digital. Neste caso, considere o uso de óculos de computador: eles ajudam a enfocar sua visão intermediária e são projetados para bloquear a luz azul.

4. Visão dupla

A visão dupla frequente pode ter implicações sérias. O seu oftalmologista será capaz de descobrir a causa raiz dos seus sintomas. Nesse caso, você pode ter estrabismo ou uma doença ocular mais séria, como ceratocone. Porém, pode ser apenas que o seu grau mudou e você precisa de uma nova receita.

5. Danos na lente

O desgaste dos óculos nem sempre é apenas cosmético. Às vezes, as hastes ou as lentes danificadas, ou mesmo sujas, podem atrapalhar sua visão. Neste caso, pode ser que o seu grau não tenha mudado, mas ainda assim é preciso rever seus óculos. 

6. Dificuldades para enxergar à noite

A visão noturna é importante principalmente para quem dirige. Então, se você está com dificuldades para enxergar à noite, é importante verificar a sua prescrição o quanto antes.

7. Fadiga ocular

Muitas pessoas sentem os olhos cansados com frequência. Muitas vezes pode ser apenas por conta das telas digitais, mas a fadiga ocular é também um sinal de que o seu grau mudou. 

8. Exames oftalmológicos infrequentes

Sua visão muda conforme você envelhece, assim como sua prescrição. Por isso, fazer um exame de vista anual é a melhor maneira de ficar por dentro dessas mudanças e manter seus óculos atualizados. Ou seja, se você não faz exames há muito tempo e está com problemas para enxergar, há chances de o seu grau ter mudado. E, afinal, você sabe de quanto tempo o grau aumenta? Então, descubra a seguir!

Como saber se meu grau aumentou com o passar do tempo

Para alguns, a prescrição muda a cada ano, enquanto para outros pode levar três anos ou mais. Portanto, a resposta para essa pergunta pode variar de acordo com algumas condições. Veja como e quando algumas condições podem afetar sua visão:

  • A catarata pode surgir logo no nascimento ou mais tarde na vida, como após um ferimento no olho;
  • O ceratocone pode causar sintomas por volta dos 20 anos. Depois, ele pode piorar por até duas décadas antes de desacelerar;
  • Muitas pessoas nascem com astigmatismo e isso pode melhorar ou piorar ao longo da vida;
  • A presbiopia geralmente afeta pessoas com mais de 40 anos. Sua visão pode ser afetada com o tempo, exigindo uma nova prescrição para os olhos ou tipo de óculos;
  • Diversas doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade, demoram um pouco para mostrar os sintomas. Com o tempo, essa condição pode levar à cegueira;
  • Os primeiros sinais de miopia geralmente acontecem quando as crianças começam a estudar. O erro refrativo costuma piorar até os 20 anos.

Se eu não usar óculos, meu grau aumenta?

Muitas pessoas acreditam que não usar óculos pode melhorar a visão, que é uma técnica conhecida como correção natural da visão. A correção natural da visão origina-se da crença de que você pode corrigir sua visão naturalmente sem óculos, lentes de contato, medicamentos ou cirurgia a laser.

Contudo, de acordo com o relatório de 2013 da American Academy of Ophthalmology, a correção natural da visão não ajuda a miopia, hipermetropia ou outros problemas de visão causados por doenças. Ou seja, não usar óculos pode não prejudicar a visão, mas você pode sentir os sintomas de acordo com a sua condição.

Seu grau aumentou? Cuide da sua visão

Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a manter seus olhos saudáveis. Entre elas estão:

  • Fazer uma dieta saudável e equilibrada: Sua dieta deve incluir frutas e vegetais em abundância, especialmente vegetais com folhas verdes e amarelas fortes. Além disso, comer peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, atum e halibut, também pode ajudar seus olhos;
  • Manter um peso saudável: O excesso de peso ou a obesidade aumentam o risco de desenvolver diabetes. Ter diabetes aumenta o risco de retinopatia diabética ou glaucoma;
  • Fazer exercícios regularmente: Os exercícios podem ajudar a prevenir ou controlar o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto. Essas doenças podem causar alguns problemas oculares ou de visão. Portanto, se você se exercita regularmente, pode diminuir o risco de ter esses problemas de visão;
  • Usar óculos de sol: A exposição ao sol pode causar danos aos olhos e aumentar o risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade. Então, proteja seus olhos com óculos de sol que bloqueiam de 99 a 100% da radiação UVA e UVB.

Lentes para o seu óculos

Se você apresenta algum desses sinais que seu grau aumentou, está na hora de procurar por um oftalmologista. Saiba que se o profissional receitar uma nova receita, nós podemos te ajudar a ter lentes muito finas em seus óculos. Aqui na Lenscope, oferecemos lentes para alto e baixo grau com diversos tratamentos inclusos, sem que você precise pagar a mais por isso.

Além do mais, com nossa tecnologia exclusiva, te ajudamos a ter a melhor versão do seu companheiro de todas as horas. Nossa jornada de compra 100% digital, sem que você precise sair de casa. Embarque com a gente nessa experiência inovadora, conheça nossas lentes e se surpreenda.orçamento

Fontes:

Hakimoptical

Allaboutvision

Foreyes

Isightinfo

Medlineplus

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *