Afinal, quantos graus eu tenho?

  • por
4.5
(143)

Muitas dúvidas chegam até nós aqui na Lenscope e a principal delas é a dúvida na receita de óculos, afinal, quantos graus eu tenho?

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham. Dessa forma, ficará mais de identificar qual problema de visão você tem.

Se você compartilha dessa dúvida em querer saber o seu grau, como ler a receita ou até mesmo entendê-la, te convidamos a ler esse artigo especial do #LenscopeResponde.

Vamos lá?

Como ler a receita de óculos – o que é grau esférico?

Aqui temos um exemplo de uma receita de óculos comum. Agora, repare as principais colunas que ela apresenta: esférico, cilíndrico, eixo, D.P.

quantos graus

A primeira delas é a coluna “esférico”. Em algumas receitas também possui a abreviação por “esf” ou “sph”.

Essa coluna vai indicar se você tem miopia (dificuldade de enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto).

Então, para saber qual desses você possui, basta olhar o sinal que acompanho o número.

Se o sinal for positivo, você tem hipermetropia.

Mas, caso o sinal seja negativo, você tem miopia.

No caso da imagem como exemplo, a pessoa possui miopia, pois o sinal está negativo na coluna esférico.

O que é plano ou grau plano?

Se na sua receita veio um desses termos:

  • Grau Plano;
  • Plano;
  • PL.

Então quer dizer que você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação.

Grau cilíndrico

A coluna “cilíndrico”, costuma vir em seguida da coluna do esférico.

Ela indica se você tem ou não astigmatismo que é a dificuldade de enxergar tanto de perto, quanto de longe.

O astigmatismo afeta diversos pontos focais em nossa visão, quando o normal é possuirmos apenas um ponto focal.

Esses pontos focais criados em nossa visão, nada mais são que eixos afetados dificultando a forma de enxergar.

Então, se a coluna da sua receita de óculos estiver preenchida, você tem astigmatismo. Porém, se não estiver, a boa notícia é que você não tem esse problema de visão.

O sinal que acompanha o número na coluna cilíndrico não vai afetar no problema de visão. A maioria dos médicos utilizam o sinal negativo, mas você pode encontrar casos de números positivos.

Nesse exemplo é possível visualizar o que acabamos de explicar sobre a coluna do cilíndrico:

quantos graus

Eixo na receita de óculos

Você já reparou que na sua receita existe a informação de EIXO, certo? Ele corresponde onde o astigmatismo está posicionado no seu olho.

Por isso, essa medida vai variar entre 0 a 180 graus.

O eixo do astigmatismo sempre vem acompanhado do cilíndrico. Então, se uma dessas colunas está preenchida, automaticamente a outra deve estar também.

Simples, né?

Veja onde indica isso na sua receita:

quantos graus

Quantos graus eu tenho?

Você quer saber qual é o seu grau e para isso, você vai precisar olhar todos esses fatores que indicamos aqui: a coluna esférico, coluna cilíndrico e eixo do astigmatismo.

Sabendo disso, você consegue descobrir quantos graus você possui.

Vamos usar como exemplo essa receita:

quantos graus

Exemplo de receita de óculos preenchida

Para esse exemplo de receita de óculos, vemos os termos “OD” que significa olho direito e “OE”, olho esquerdo.

No olho direito, a pessoa possui -0.50 de miopia (sinal negativo) com -0.75 de astigmatismo (coluna cilíndrico preenchida) localizado no eixo de 180 graus.

Já no olho esquerdo, -1.50 de miopia com -0.75 de astigmatismo localizado no eixo de 180º.

Fácil, não é mesmo?

Essa leitura vale para todos os graus. Basta interpretar de acordo com os sinais e números que acompanham a sua receita.

Se a sua receita tem o termo Adição, ADD ou AD, você precisa ler esse artigo.

Grau 0.50 é forte?

Outra dúvida bem comum que aparece por aqui no Blog da Lenscope é entender se o grau é alto/forte ou não. Para isso, é importante entender que a miopia ou hipermetropia pode ser classificada em três tipos. 

Sendo elas:

  • grau baixo – até 3 graus
  • grau moderado – de 3 a 6 graus
  • alto grau – mais de 6 graus

Para você visualizar melhor, fizemos um exemplo com quem possui miopia:

quantos graus

Agora ficou mais simples, não é mesmo?

1,50 graus de astigmatismo é considerado forte?

1,50 graus de astigmatismo não é considerado grau forte. No entanto, é preciso fazer o tratamento. Aliás, o uso de óculos de grau é a opção mais comum e econômica para quem precisa corrigir astigmatismo.

Considerações finais

Agora que você sabe ler a receita do seu óculos, escolher as novas lentes para o seu óculos de grau ficou mais fácil. Aqui na Lenscope, você encontra  lentes superfinas para alto e baixo grau, em diferentes versões e com diversos tratamentos inclusos, sem que você precise pagar a mais por isso. Além disso, você ainda tem a oportunidade de provar e amar nossas lentes durante 100 dias e se não se adaptar, devolvemos o seu dinheiro. 

Conheça nossas lentes e se surpreenda com um  processo de compra 100% digital, pensado para atender às suas reais necessidades.  

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 143

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

55 comentários em “Afinal, quantos graus eu tenho?”

  1. Bom! Fiz meu exame de vista e na receita tem:OD.-100 e -100×08° / OE -100 e -075×08°. Perguntei a dona da ótica qual meu grau e ela me respondeu:OD.=2 e OE.=1.75! Isso está correto? Soma-se pra ter o grau total?

    1. Oi Alana, tudo bem?
      Os graus são distintos
      Isso porque a miopia representa a sua dificuldade de enxergar de longe e o astigmatismo é a dificuldade de enxergar tanto de perto, quanto de longe. Para fazer seu óculos, esses dois fatores são levados em consideração, pois a miopia atinge todo foco de imagem formado antes da retina e o astigmatismo afeta pontos focais em nossa visão (podendo ser antes ou depois da retina), bem como afetando eixos específicos.
      Por isso que na sua receita, quando o “eixo” está preenchido, significa que é a localização do astigmatismo em sua visão 😉 Legal, né?
      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😀

      1. Oi, Crys. Tudo bem?
        Pelas informações da sua receita, você tem, no olho direito: -1.25 graus de miopia com -0.50 de astigmatismo. E no olho esquerdo -0.75 graus de miopia com -0.50 de astigmatismo. Os eixos se referem à orientação do astigmatismo em cada olho.

        Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59. Para calcular o valor para o seu grau e saber mais informações, basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

        Se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, basta entrar em conttao conosco pelos canais disponíveis na página de lentes 🙂

  2. Eu tenho 3 no direito e 1,75 no esquerdo mas tá difícil se desgrudar do celular na Pandemia, tenho aula de manhã, tarefas (as vezes online) a tarde e fico mais uma hora e pouca de tempo livre. Meu grau pode ter aumentado muito?

  3. Oi, bom dia!
    Na minha receita só tem perto, dessa forma:
    Perto
    OD: Esférico +0,75
    OE: Esférico +0,75 / Cilíndrico-0,25/ Eixo 75°
    Perto
    Cilíndrico Add+2,75
    O que significa esses valores?

  4. Gostaria de saber qual é o grau do meu oculos .
    Para longe.
    O.D: esferico -1.00,
    O.E: esferico plano, cilindrico -0,25, eixo 170°.
    Com observação.
    Medir ACO e DNP
    Crizal
    Transition

    1. Olá, Ana!
      Sua receita indica que você tem, no olho direito, -1,00 grau de miopia e, no olho esquerdo, você tem -0,25 grau de astigmatismo.
      Nós atendemos o seu grau com as nossas Lentes Lenscope Poli 1.59. Você pode saber mais sobre elas nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      E se tiver alguma dúvida, é só nos chamar pelo Whatsapp

  5. Olha no olho direito tenho 075 de miopia e 0.5 de astigmatismo
    Já no esquerdo 1 miopia e 1 de astigmatismo
    O grau do meu óculos seria qual ?
    Só somar ?
    Seria 1.25 no direito
    E 2 no esquerdo isso?

    1. Olá Luís, tudo bem?

      Como a miopia e o astigmatismo são problemas de visão diferentes, não é necessário fazer a soma dos graus. O seu grau de miopia no olho direito é -0.75 e no olho esquerdo indica -1.00 grau. Esse grau vai corrigir a sua dificuldade de enxergar objetos de longe.

      Já o seu grau de astigmatismo no seu olho direito é de -0.50 e no esquerdo -1.00 grau. Esse grau vai corrigir o astigmatismo, que é a dificuldade de enxergar objetos tanto de longe, quanto de perto.

      Qualquer dúvida, é só contar com a gente 🙂

  6. Olá! Bom, eu não entendi muito bem minha receita.
    Vou tentar explicar o que tem nela.
    O.D: esférico -2.00 Cilíndrico -1.00 Eixo 15°
    O.E: esférico -2.50 Cilíndrico -1.00 Eixo 175°
    Estou muito confusa e queria saber qual é o meu grau.

    1. Oi, Larissa. Tudo bem? De acordo com a sua receita você tem, no olho direito: -2 graus de miopia com -1 grau de astigmatismo. E no olho esquerdo -2.50 graus de miopia com -1 grau de astigmatismo.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      1. Oi, Maria. De acordo com a sua receita, você precisa de lentes multifocais. No olho direito você tem +2.25 graus de hipermetropia com -1 de astigmatismo. E no esquerdo: +1.50 de hipermetropia com -0.50 de astigmatismo. O eixo representa a orientação do astigmatismo no seu olho. Você também tem +3 graus de adição em ambos os olhos, que é o grau de presbiopia.

        Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Progress. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  7. Olá, eu queria saber se o óculos ajuda à enxergar 100%, pq em 2018 eu fiz todos os exames para eu usar o óculos e na receita do grau está assim;
    Para longe: OD esférico -1,20, cilíndrico -2,5, eixo 160°
    OE Esférico nada, cilíndrico 2,5, eixo 15° e tá marcado Anti-Reflexo Daí eu mandei fazer a lente para o óculos, mas o óculos não me ajuda basicamente em nada, de uma escala de 1 a 10 era 2/10 Então eu parei de usar já que não me ajudava à enxergar. Eu queria saber oq eu tenho que fazer para mim mandar fazer outro óculos

    1. Olá, Fábio! Para o seu caso, recomendamos que procure um oftalmologista para entender se sua visão está 100%, ou se esse é mesmo o seu grau. Além disso, ele te indicará as melhores opções de tratamento, para você poder enxergar com nitidez e conforto.

      E se você precisar de novas lentes mais finas e com melhor custo-beneficio, conte com a gente 🙂

    1. Olá Carol! Pela sua receita, você tem, no olho direito: +0.50 graus de hipermetropia com -0.25 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo: você não tem grau esférico (por isso o campo está preenchido com PL=plano), apenas -0.75 graus de astigmatismo. O eixo se refere apenas a localização do grau de astigmatismo nos seus olhos.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscop

    1. Olá Lucas! A sua receita indica que no olho direito, você possui -0,50 graus de miopia, com -0.25 de astigmatismo. No olho esquerdo você não tem grau esférico, por isso está marcado com PL (plano) no campo esférico, porém, você tem -0.75 graus de astigmatismo. Os eixos fazem referência à orientação do astigmatismo em cada olho, e será usado na confecção das lentes corretivas.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59. Para calcular o valor para o seu grau e saber mais informações, basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

    1. Oi, Castiel. Tudo bem? Possivelmente, esse valor cilíndrico seja, na realidade, -1.00 ou então esse valor pode se referir a um eixo de 100o ou 10o que se refere a orientação do astigmatismo em seus olhos, mas não podemos afirmar com certeza. Você pode enviar sua receita via e-mail para ajuda@lenscope.com.br assim conseguimos te ajudar com mais precisão. Estamos te esperando 🙂

    1. Oi, Luciana Tudo bem? Pelos dados que compartilhou significa que você tem, no olho direito: +5.25 graus de hipermetropia com -5.50 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo: +0.75 graus de hipermetropia com -0.50 de astigmatismo. Você também tem +1.50 graus de adição, que se refere à presbiopia (vista cansada). Os númenos 165 e 60 são os eixos, que se referem apenas à orientação do astigmatismo nos seus olhos.

      Nós conseguimos te atender com as Lentes Tokai 1.76 Resonas, as lentes multifocais mais finas do mundo. Você só precisa enviar um e-mail com a sua receita para ajuda@lenscope.com.br
      Assim conseguimos te ajudar com mais precisão e te enviar um orçamento personalizado. Estamos te esperando 🙂

    1. Oi, Yasmin. Tudo bem?
      Pela sua receita você tem, no olho direito: +0.50 graus de hipermetropia com -3 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo: +0.25 graus de hipermetropia com -2.25 graus de astigmatismo. O eixo se refere à orientação do astigmatismo nos olhos.

      Para calcular o valor das nossas lentes mais finas para o seu grau e ter acesso as nossas dicas e orientações personalizadas para ter a melhor versão do seu óculos, é só acessar: https://lenscope.com.br/orcamento e preencher o formulário com as informações da sua receita. Sempre que precisar, estamos aqui 😉

    1. Oi, Ana Claudia! Conforme a sua receita, você tem, no olho direito: -0.50 graus de miopia, com -0.25 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -0.25 graus de miopia, com -0.25 de astigmatismo. Os números “50” e “120” se referem ao eixo, que indica a orientação do astigmatismo no seu olho. Por fim, você tem 1 grau de adição em ambos os olhos, que se refere ao grau de presbiopia.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Progress. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau, basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress e se precisar de ajuda ou tiver dúvidas, é só falar com a gente pelos canais de atendimento no final da página 🙂

    1. Olá, Gleice. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem +0,50 graus de hipermetropia no olho direito. E no olho esquerdo, -0,50 graus de astigmatismo. O eixo se refere a orientação de astigmatismo no seu olho.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para conhecer a lente é só acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

    1. Oi, Cauã. Tudo bem?
      De acordo com a sua receita, você tem, no olho direito: +1 grau de hipermetropia com -1 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -0.25 graus de miopia com -0.50 de astigmatismo. O eixo se refere à orientação do astigmatismo no seu olho.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar: lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda ou tiver dúvidas é só falar com a gente pelos canais de atendimento disponíveis no final da página. 🙂

    1. Olá, Cauã. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você possui +1,00 grau de hipermetropia no olho direito com -1,00 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -0,25 graus de miopia com -0,50 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. É só acessar:https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página de lentes. 🙂

    1. Olá, Érica. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem no olho direito: -5,00 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo: -1,00 grau de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho.

      Nós te atendemos com as Lentes Tokai 1.76, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para que você tenha a melhor versão do óculos de grau. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

  8. Olá na minha receita do óculos tá
    Od-1,75 d esf. -0.50d cil.eixo1.80
    Oeb-1,50 d esf.-0.50d cil.eixo 1.80
    Então quanto é o meu grau eu não entendi bem.

    1. Olá, Betty. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem no olho direito: -1,75 graus de miopia com -0,50 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo: -1,50 graus de miopia com -0,50 graus de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *